Moderador: Moderadores
Uma pergunta importante: é realmente necessário que isso esteja expresso no livro? Mesmo? Ou é só birra?
Sim, Ric. Há vários exemplos de Skill Challenges (se bem me lembro, no Guia do Mestre), e o ÚNICO exemplo que é descrito com mais do que mecânica é uma negociação com a nobreza, onde os jogadores INTERPRETAM seus personagens, ao mesmo tempo em que ROLAM as perícias sociais.
NENHUM RPG vai obrigar o jogador a interpretar. Isso é simplesmente bobo, a mesa joga como achar melhor.
AKImeru escreveu:Ric, eu recomendo para você Warhammer Fantasy segunda edição.
Terceira edição se você tiver dinheiro.
Ric.freitas escreveu:AKImeru escreveu:Ric, eu recomendo para você Warhammer Fantasy segunda edição.
Terceira edição se você tiver dinheiro.
Eu tenho jogado Warhammer 40k, mas precisamente Dark Heresy e Rogue Trader, mas me disseram que a mecãnica do Warhammer fantasy é bem diferente.
_Virtual_Adept_ escreveu:Ric, vou resumir meu argumento em poucas palavras:
Mecânica tem que expressar o que deve ser resolvido com mecânica. Interpretação não deve ser tratada pela mecânica do jogo, porque isso não faz sentido. Você quer que o jogo tenha regras para interpretar, ou algo assim? Que te obrigue a interpretar de determinada maneira?
Particularmente, eu não quero.
Ric.freitas escreveu:Uma pergunta importante: é realmente necessário que isso esteja expresso no livro? Mesmo? Ou é só birra?
Sim, é necessário por que mostra como o sistema espera que os jogadores reajam ao ambiente mostrado perante eles. É que nós achamos absurdo que em interações como diplomacia/intimidar/blefar o jogador afirme que irá usar estas perícias sem nenhum tipo de diálogo entre o PC e o NPC mas não achamos absurdo que perante uma armadilha por exemplo os PCs não tentem entender como funciona a armadilha para evitá-la ou desarmá-la, simplesmente declaram: Vou jogar operar mecanismo, tirei 28, passei?
Ou em outras casos como o já citado Obter Informações. Ao invés de fato ele buscar tais informações, o jogador vai na taverna e declara: Vou usar obter informalções.
Só para deixar claro, eu não sou contra o uso de perícias, gosto delas e quando elas existem que haja uma mecânica para isso. O risco que pode haver, e eu fui um dos que cometeu este erro, é o de usar excessivamente a mecânica para resolver conflitos/situações, mesmo quando são sugeridas outras opções pelos jogadores.
O Hermes me lembrou de um caso onde eles se depararam com uma armadilha que cuspia fogo, ele teve a idéia de usar o escudo para evitar a armadilha. Eu afirmei que o escudo tinha destruído e que a armadilha ainda estava lá. Eu achei a solução inadequada? Não necessariamente, mas o que eu queria era uma jogada de dado.
Exatamente, se estiverem se divertindo pouco importa. Tanto que eu não acho o AD&D ou o OD um sistema melhor que o 4.0, e sim sistema diferentes. O fato é que o 4.0 não está me divertindo, espero que o OD tenha sucesso.
Na realidade a mecânica é a mesma, o que muda é o sistema de classes.
Não vamos nos aprofundar aqui porque esse tópico não é o lugar correto.
GoldGreatWyrm escreveu:Isso é bom para ter uma ordem dos trabalhos
É chato quando os jogadores acham que estão na bolsa de valores e quem gritar mais alto é quem ganha
...
Dois exemplos usando o cliche do Iuri
...
Mais uma vez, o jogador pode simplesmente ter Carisma 6 e nem uma ínfima Graduação em Obter Informação e mesmo assim ser bem sucedido porque ele mandou um bom papo.
Mas Virtual, o risco é delas se misturarem em alguns casos. Vamos usar o caso das Skill Challenges por exemplo. O próprio DMG tem um exemplo bem legal, nas páginas 77 e 78 tem uma interação entre os PCs e um Duke representado por um NPC. A mecãnica estabelece que haja uma ordem de iniciativa para jogar a SC e que as perícias relevantes sejam conhecidas pelos jogadores. Logo nas minhas primeiras tentativas de seguir este modelo todos os jogadores do meu grupo reclamaram, e com razão, pois isto amarra o jogo, impede que ele flua com liberdade e naturalidade.
Nós não temos problemas com a premissa da SC, que é um conjunto mínimo de sucessos em diferentes perícias para obter um resultado. Nosso problema foi mecanizar que nosso grupo sempre fez por interpretação.
Voltar para Sistemas e Cenários
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes