[OGL] Old Dragon

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [OGL] Old Dragon

Mensagempor Ronassic em 07 Dez 2010, 08:18

Locke Winchester escreveu:Eu sou um completo desastrado, sério é um troço incrivel tropeço em mim mesmo e tal.

Minha classe favorita é ladrão, sempre foi.

Nunca nenhum mestre impediu meu ladrão de fazer alguma acrobacia porque eu não consigo fazer igual. Porque diabos o cara que é tímido ou ruim com palavras tem de passar por esse problema?

GoldGreatWyrm escreveu:Sei lá, eu acharia chato um sistema te enfiar guela a baixo como interpretar.

Eu acho que sistema nenhum pode te forçar a interpretar personagens como eles quiserem, eles podem te dar algumas dicas de interpretação, mas você dá a roupagem que quiser, sempre é claro respeitando a ambientação feita pelo mestre, não rola ficar falando gírias atuais em jogos medievais, isso é algo que até me irrita, mas acho desnecessário exagerar ao ponto de ficar falando "Vós.." e coisas do tipo, só se o grupo achar bacana.
"A Vida é uma combinação de efeitos aleatórios e caos, então tome o que quiser, quando quiser, porque Talos pode mandar você para o além a qualquer momento..."
Dogma do Deus da Destruição
Ronassic

Mensagempor Lumine Miyavi em 07 Dez 2010, 08:47

Ronassic escreveu:Eu acho que sistema nenhum pode te forçar a interpretar personagens como eles quiserem, eles podem te dar algumas dicas de interpretação, mas você dá a roupagem que quiser, sempre é claro respeitando a ambientação feita pelo mestre, não rola ficar falando gírias atuais em jogos medievais, isso é algo que até me irrita, mas acho desnecessário exagerar ao ponto de ficar falando "Vós.." e coisas do tipo, só se o grupo achar bacana.

Aí já cai nas preferências pessoais de cada grupo, mas eu pessoalmente acho isso bobo e desnecessário. Gírias são propícias a nossa comunicação e a menos que as cenas sejam em proporção de diálogo 1:1, assumo que o PERSONAGEM usa uma expressão similar no contexto. Isso me poupa muitos problemas em mesa.

Perceba a diferença entre interpretar e representar. Se eu, como jogador estou interpretando meu personagem e digo "Aí eu chego no cara e tipo, tento convencer ele com papo mole, suborno e tal." é uma ação completamente válida, compatível com um "Ó nobre mercador, tu sabes que tuas mercadorias são as melhores devido a teu tino pelos negócios e teu bom gosto, então faço um apelo a ti.", só que o segundo é exagerado.

Se estivesse representando, a primeira seria completamente inválida, enquanto que a segunda seria UMA possível / provável alternativa, a mesma que "Então, meu senhor, como você é um homem de bom gosto, estou com algo aqui para te oferecer". O sucesso delas não deveria depender da sua representação se o jogo tiver uma mecânica social, e sim do argumento proposto via interpretação e da capacidade do PERSONAGEM em convencer, não do jogador.

Essa distinção é importante, porque se como mestre você recompensa o rebuscamento e ignora rolagens, faz com que duas coisas aconteçam: jogadores introvertidos fiquem completamente proibidos de jogarem com personagens com pericias sociais (e eu já joguei / mestrei com / para jogadores muito tímidos) e que pericias sociais são inúteis, porque um jogador com boa lábia não precisa testar e vai sempre passar.

Eu sou contra forçar o jogador a agir de qualquer forma; se na ficha está "cara legal" mas ele "age como babaca" de forma constante e deliberada, eu vou tratá-lo para propósitos mecânicos e etc como "age como babaca", seja isso mudança de tendência ou outras mudanças; nunca declarei em voz alta "você está prestes a perder sua tendência" a um jogador, e pelo menos comigo sempre funcionou.

Por exemplo, um jogador que "interprete" um paladino (nos casos que isso representa um código de honra cavalheiresco, é claro) usando método de interrogatório Jack Bauer e combatendo como BOPE sem respeitar os inocentes, porque "estavam na frente" e não entender porque ele perde seu status é simplesmente sem noção. Se o jogador reservar seus métodos apenas contra aqueles de ideologia oposta, eu sequer marcaria qualquer diferença na ficha; ser bondoso não é sinal de ser legal ou mesmo confiável, coisa que mestres esquecem.

E adivinha? Old Dragon aparentemente não tem essa mecânica de apoio para situações sociais. Ditadura dos extrovertidos? :p
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Metal Sonic em 07 Dez 2010, 09:05

Lumine Miyavi escreveu:E adivinha? Old Dragon aparentemente não tem essa mecânica de apoio para situações sociais. Ditadura dos extrovertidos? :p

É a mesma hipocrisia que faz um dos autores chamar o D&D4 de "rolador de dados".
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor Elven Paladin em 07 Dez 2010, 12:17

Eu na criação de personagens: "Narrador, posso comprar dois pontos em Lacaios? Quero um cigano e um ladrão, ambos sob Laço de Sangue, e sem capacidade de combate. Em essência, vão ser meus olhos na comunidade e coletar informações, não são pra combate">

Narrador: "Pode".

Começa o jogo, o Narrador: "Seus dois Lacaios desapareceram misteriosamente".

Eu: "Não estou vendo você reduzir a Geração de ninguém em dois pontos..."

Detalhe Engraçado e Completo Off-Topic: Como creio que dá para inferir, eu estava jogando em um jogo de poder relativamente alto e investi 5 pontos em Status (Camarilla) e 4 pontos em Aliados, para ter o resto do grupo como aliados.

Primeira sessão, aparece um Justicar Malkaviano de forma completamente espalhafatosa em um dos elísios e diz que vai assumir o controle da cidade - e que o antigo Príncipe estava vivo (mesmo que eu tenha especificado em background e conversa com o Narrador que o antigo príncipe era um crápula que abusou do poder, foi deposto e passou pelo ordálio no Sol - e a Morte-Final). E ainda nessa sessão, dois jogadores, que eram meus aliados, planejavam como tomar controle de uma das fontes de alimentação que eu tinha.

Resultado, logo nessa sessão lá se foram uns 9 pontos de Antecedentes e um Inimigo ganho.
Lindo, não?
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Metal Sonic em 07 Dez 2010, 12:41

Quem manda jogar WoD? Eu até hoje não vi UM, UM MALDITO que Mestrasse uma aventura meia boca de WoD, é tudo de medonho pra baixo. E olha que eu já tentei jogar em 8 grupos diferentes... x.x
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.

Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor Lumine Miyavi em 07 Dez 2010, 12:47

Eu mestrei uma aventura relativamente boa, modéstia a parte. Mas era mais "O Jogo de Supers ligeiramente inspirado em Mago" que "Mago: A Ascenção".

E a pistola de raios com um espírito do paradoxo dentro (como combustível) é uma das memórias mais marcantes da mesa. :hum:
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Corvo da Tempestade em 07 Dez 2010, 13:07

O sistema de perícias no OD e um suplemento:

http://www.paragons.com.br/suplemento-p ... ador-mala/
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Metal Sonic em 07 Dez 2010, 13:22

Ou seja, o sistema é uma farofa que nem o AD&D, que tinha Talentos Ladinos e Perícias como sub sistemas distintos.

Tem alguma regra que retroclone precisa ter os mesmos problemas que o seu antecessor? Porque é o que parece.

Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor Corvo da Tempestade em 07 Dez 2010, 13:33

Tem alguma regra que retroclone precisa ter os mesmos problemas que o seu antecessor? Porque é o que parece.

Bem o sistema se chama Old dragon e tem como meta "reviver" o AD&D, nada mais lógico que tenha os mesmos problemas. :hum:
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 07 Dez 2010, 14:10

Qual o sentido de um retroclone se ele não faz esse tipo de coisa?
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor GoldGreatWyrm em 07 Dez 2010, 14:11

Ainda prefiro os livros da Necromancer Games.
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Metal Sonic em 07 Dez 2010, 14:17

Você não vê essa onde retrô em outras mídias repetirem os mesmos problemas.

Metal Sonic
Webmaster

Mensagempor Monge da Dungeon em 07 Dez 2010, 15:24

Se é para manter os mesmos problemas, acredito que seria melhor traduzir o Osric...

Flws
Monge da Dungeon

Mensagempor Deicide em 07 Dez 2010, 17:59

Corvo da Tempestade escreveu:O sistema de perícias no OD e um suplemento:

http://www.paragons.com.br/suplemento-p ... ador-mala/

Não consigo baixar pra ver...
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor crudebuster em 08 Dez 2010, 09:14

É, link quebrado na cara dura.
Imagem
crudebuster

Twitter: http://twitter.com/crudinho

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários