Pintando Um Artista - Ulisses Peres

Mostre seus desenhos, troque idéias e dicas sobre técnicas de desenho.

Moderadores: Léderon, Moderadores

Pintando Um Artista - Ulisses Peres

Mensagempor Lady Draconnasti em 17 Nov 2007, 21:53

Olá pessoas, aqui é a dona dragoa vermelha albina e constantemente estressada (jura?). O Pintando Um Artista desse mês traz para todos, em especial para aqueles que acompanharam as revistas de mangá e anime que pulavam nas bancas em meados da década de 90.

Algumas pessoas podem não conhecê-lo, mas aqueles que acompanharam esse período, sabem que ele fez bem ao cenário com sua arte. Numa época em que os animes passaram a invadir mais e mais nossas TVs, cujas portas foram abertas de vez por Cavaleiros do Zodíaco (Saint Seiya), revistas e mais revistas surgiam, mostrando N ilustradores hoje sagrados (Daniel HDR, Erika Awano, Erika Horita, Roberta Paes e muitos outros). E mesmo sabendo o quão ingrata é a vida de quem desenha, ele não desistiu.

Para esse mês, fiquem inteiramente a vontade com a entrevista com Ulisses Peres, antigo ilustrador da Anime>Do.

=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=

Olá... Meu nome é Ulisses Perez , tenho 26 anos e desde criança (uns 9 anos) desenho, mas desenhos infantis de quem amava ver televisão....então apenas rabiscava mesmo. Mas depois que assisti, pela primeira vez, Cavaleiros do Zodíaco minha vontade se intensificou, mas que de fato se solidificou, e me fez ver que era o desenho minha verdadeira vocação, quando assisti me encantei com a magia e inocência de Sailor Moon. E olha que foi tudo na raça mesmo,olhando, observando, assistindo aos desenhos e assim aprendendo o máximo que pudesse. Até que conheci as reuniões na Gibiteca Henfil, na Vila Mariana, em São Paulo, onde pude conhecer vários desenhistas e deles eu aprendi muito também observando cada arte e assim agregando o que achava necessário. Com o passar dos anos, fui adaptando minha arte ao mercado, às tendências e, é claro, acima de tudo... Ao meu gosto!!!

O mágico disto tudo, é que por mais referências que veja, desenhos que assista eu sempre crio de algo totalmente inesperado, e sempre estou escutando músicas, sempre... e como sou romântico , opto por POP ROMÂNTICO (minha maior inspiração é CELINE DION). E mesmo com os imensos obstáculos, nunca deixo de acreditar que um dia vou conseguir ver minha arte transformada em vida... Seja ela onde e como for!!! E por acreditar tanto que em determinados momentos me transformo numa máquina de desenhar, chegando á fazer 37 páginas por dia e até 15 ilustrações finalizadas por dia... UFA!!!

Sabe qual é o mais engraçado da história toda? É que estou começando a fazer quadrinhos AGORA... Sou completamente novato, e os profissionais não entendem isso e já acham que, pelo fato de eu ser um profissional de ilustração, eu já tinha o domínio da HQ... Essa é uma grande dificuldade, pois sou cobrado muito mais, e por conseqüência me cobro muito além do normal e estou processo que seria o aprendizado!!! Fora enfrentar e tentar furar as chamadas PANELINHAS onde o clube se forma... Mas eu sei que num tempo não muito distante eu surgirei e vou ARREBENTAR, mostrando que um artista pode sim fazer mangá 100%BRASILEIRO, BEM FEITO, PROFISSIONAL para não deixar nada a desejar aos mangás japoneses!!!!

BUÁÁÁÁÁ... MOMENTO TRISTESA!!!!
Eu sou alucinado por coloração digital. Confesso que me amarro mais na de Anime. Este é um tema complexo, pois se assemelha ao que muito tempo atrás eu ouvi. Quando comecei a desenhar, eu adorava colorir com cores ultra-mega fortes e fazer inúmeras pintinhas brancas que simbolizavam os brilhos que o shoujo mangá possui... Visualmente fica lindo, mas tecnicamente... NOSSA!!! ECA!!! E eu ouvi isso:
Ulisses, no dia que você fizer uma arte limpa e ver que ela não precisa de nada para se mostrar certa e quem sabe perfeita... você se tornou um desenhista!!! Falo isso pois você POLUI demais o desenho,mascarando os erros com cores fortes e brilhos!!!

Fiquei com aquilo na minha cabeça e aprendi demais, tanto que não uso borracha... e quando á uso, é para corrigir apenas uns detalhes... Por que o grosso da arte eu aprendi e decorei (e olha que tenho tanto a aprender ainda)...

Mas voltando ao assunto, falei isso por que vejo hoje quase 99% dos desenhistas tendo a ilusão de que as cores feitas por computador serão a salvação e que no momento exato ao toque da TABLET , o rascunho se transforma em arte. Isto é um engano absurdo no qual estão se perdendo mesmo, oferecendo coisas horríveis!!! E deixando de treinar, aprender de fato a desenhar , e se especializando em camuflagem!!! E no D.A. (DeviantArt) tem muitos que fazem apenas alguns rabiscos e já colorem achando que é aquilo!!!! É isso, penso que precisam prestar mais atenção no traço e deixar as cores para segundo plano!!!
AH!!!!INFELIZMENTE EU NÃO SEI USAR O PC PARA COLORIR E NEM TENHO TABLET, SENÃO SÓ COLORIRIA COM ELE!!!!

E olha a coincidência... um artista que sou alucinado faz exatamente isto que acabei de falar, só que, além dele dominar a coloração digital, ele é um fera na arte do mangá....ele se chama HYUNG TAE KIM... hehehhehe!!!aprendi muito com ele e adaptei ao lápis de cor....(consigo fazer com o meu material o que ele faz como pc-tablet (legal, né?)....mas minhas grandes paixões do mangá , por mais que eu conheça outros novos ...sempre será CLAMP (Rayearth, X/1999, Sacura Card Captor) , NAOKO TAKEUCHI (Sailor Moon, Wedding Peach) e KOSUKE FUGISHIMA (Oh My Goddess!). Claro que tenho outros, mas apenas por trabalhos específicos ou apenas por character design.....

Olá pessoal!!!não importa qual material vocês usaram quando se aventurarem no mundo do manga. E por mais que digam que é uma arte estranha... nada!!! É a arte do futuro...

E eu vou apenas dizer algumas coisas que sigo até hoje....:

1- Seja seu pior e melhor crítico;
2-Olhe sua arte com olhos de público e veja se aquela arte é merecedora de elogios, se existe erros, se está pronta de fato para ser exposta...
3-Ai sim....mostre e esteja preparado para as críticas...
4-Não se fixe em elogios, pois eles apenas fazem o seu ego se energizar para trabalhar. Fixe, sim, em críticas CONSTRUTIVAS, pois são com elas que de fato aprendemos.
5-Não feche os olhos para o que lhe pareça feio, pois tenha certeza que poderá tirar o belo!!!
6-E o melhor de tudo, experimente...ouse.....tente....e treine.....por que uma vez passada a maior barreira, o resto fica tão fácil e tão mais simples!!!!


É isso!!! Sorte... sucesso à todos e até mais... nos vemos num momento qualquer!!!!


Algumas Imagens do Monstrinho

Imagem
Imagem
Imagem

Galeria do Ulisses Peres: http://ulisses-perez.deviantart.com/
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

Pintando Um Artista - Ulisses Peres

Mensagempor Irish Carbon em 18 Nov 2007, 21:41

THIS GUY IS FUCKING GOD! *-*
Here come the test results:
You are a horrible person.

That's what it says: A horrible person. We weren't even testing for that.


Tumblr: Aerial Combo // YouTube: thanatosacizis
Avatar do usuário
Irish Carbon
 
Mensagens: 3347
Registrado em: 27 Ago 2007, 20:28
Localização: São Caetano do Sul - SP
Twitter: @ErickPolido

Pintando Um Artista - Ulisses Peres

Mensagempor Lady Draconnasti em 19 Nov 2007, 00:51

Diga isso a ele. Eu já disse XD.
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

Pintando Um Artista - Ulisses Peres

Mensagempor Salver Mãoleve em 27 Nov 2007, 10:23

mais um novo wacth nomeu DA

^^
Encontro de dois algozes...
Imagem
visitem http://www.emanuelbraga.deviantart.com
Avatar do usuário
Salver Mãoleve
 
Mensagens: 49
Registrado em: 24 Set 2007, 09:46
Localização: Tefé/AM

Pintando Um Artista - Ulisses Peres

Mensagempor Lady Draconnasti em 27 Nov 2007, 10:51

Alguém tem sugestão para o próximo?
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

Pintando Um Artista - Ulisses Peres

Mensagempor Letthull em 28 Nov 2007, 00:08

Que tal tentar com o Edu Francisco? Ou Rafael Picardt?
No estilo mangá, são os artistas brasileiros que mais gosto (especialmente o RP).
Imagem
Com escáner, e muita nostalgia.
Quer conhecer outros desenhos meus? Vai fundo, clica na imagem, não dói. :D
Avatar do usuário
Letthull
 
Mensagens: 424
Registrado em: 02 Out 2007, 12:03
Localização: Algum lugar em Feldur

Pintando Um Artista - Ulisses Peres

Mensagempor Lady Draconnasti em 28 Nov 2007, 09:47

Tentarei entrar em contato com eles.

O Edu Francisco, eu sei que tem DA, então, dá pra falar com ele. Sabe dizer se o RP tem DA ou coisa parecida?
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

Pintando Um Artista - Ulisses Peres

Mensagempor SneakGuardian em 28 Nov 2007, 14:58

Muito bacana Lady ^^

Na época da Anime-Do tinhas uns 13, 14 anos, e viva sonhando em rabiscar como o Ulisses, a Denise, a Awano e a Horita.. ai ai, até hoje eu sonho como isto :bwaha: ahaha
Song, Silence & Triumph
Avatar do usuário
SneakGuardian
 
Mensagens: 9
Registrado em: 24 Nov 2007, 22:07
Localização: Poá, São Paulo

Pintando Um Artista - Ulisses Peres

Mensagempor Lady Draconnasti em 28 Nov 2007, 22:14

Você não era o único.
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno


Voltar para Artes Visuais

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante

cron