Eu não quis dizer isso colega. Vc me entendeu mal.

Moderador: Moderadores
metalsonic escreveu:Tá ProAlex, e como o seu trecho desmente o meu trecho?
É um livro gigante, escrito por muitas pessoas diferentes, passou por muitas traduções de traduções, OBVIAMENTE terão incoerências. Isso é um FATO. É como o Locke disse:Locke Winchester escreveu:O problema com a bíblia é que ela se contradiz tantas vezes que tu, apenas citando o que encontra nela, é capaz de defender qualquer ponto sobre, praticamente, qualquer assunto.
Elven Paladin escreveu:A melhor explicação que eu já vi para as religiões abraâmicas:
Think of it like a movie. The Torah is the first one, and the New Testament is the sequel. The Qu'ran comes out, and it retcons the last one like it never happened. There's still Jesus, but he's not the main character anymore, and the messiah hasn't shown up yet.
Jews like the first movie but ignored the sequels, Christians think you need to watch the first two, but the third movie doesn't count, Moslems think the third one was the best, and Mormons liked the second one so much they startred writing fanfiction that doesn't fit with ANY of the series canon.
Sampaio escreveu:Jesus só tem alguma "validade" (ou seja, só é divino e não um mano qualquer que disse coisas legais) por causa do Antigo Testamento. Ele seria o profeta anunciado, o filho de Deus. Embora os judeus discordem, claro.
E Jesus tb certifica-se de validar tudo que foi dito no Antigo Testamento. Ele diz mais de uma vez (me lembro de cabeça em Mateus, acho que logo antes do Sermão da Montanha) que vem é fazer cumprir tudo que foi dito no Antigo Testamento, que as leis continuam valendo.
Quem fala que o Antigo Testamento é oldschool geralmente se sustenta em Paulo, quando ele diz que após Jesus não vivemos mais sob as leis, mas sob a graça, ou algo assim. No contexto parece claro que mesmo Paulo se refere às leis humanas (inclusive coloca elas em minúsculas) mas a Bíblia é assim mesmo, cada um interpreta de acordo com sua conveniência. Como disse alguém (não lembro de cabeça e, como notaram, hoje estou com preguiça de pesquisar qualquer coisa): "A inspiração da Bíblia depende da ignorância de quem a lê."
Mas é nesse "cumprir" a Lei Mosaica que há discussões. Algumas denominações concordam com você - Jesus confirma a Lei Mosaica, e ela deve ser seguida melhor que antes.
Mas se o cumprimento fosse como você está dizendo, não haveria o Sermão da Montanha (que prega algo basicamente oposto à Lei Mosaica, que se baseava na Lei de Talião, enquanto que o Sermão da Montanha pregava a resposta através do amor), Jesus não executaria milagres aos sábados, e mais algumas coisas...
Nesse caso, interpretam que a Lei Mosaica foi cumprida porque tudo o que precisava ser feito dela foi feito, pois ela já tinha sido suficientemente realizada. A partir de Jesus, a nova lei deveria imperar.
Eltor Macnol escreveu:Prox, tu teve que usar algum critério pra decidir que uma passagem da Bíblia deve ser levada em consideração ao contrário de outra. Como tu chega a esse critério?
Meu ponto é: se a bíblia contradiz a si mesma, e exige que o leitor já tenha a capacidade prévia de discernir o bem do mal antes de lê-la, ela não cumpre a função de guia ético ou moral.
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes