Eltor Macnol escreveu:Eu entendo. Mas a minha pergunta se refere a esse exemplo também. Essas passagens são conflitantes. Em um ponto a bíblia incita violência e discriminação, em outro prega o perdão e amor incondicional ao próximo.
Meu ponto é: se a bíblia contradiz a si mesma, e exige que o leitor já tenha a capacidade prévia de discernir o bem do mal antes de lê-la, ela não cumpre a função de guia ético ou moral.
Bem, isso depende do ponto de vista de cada um, porque pelo fato da mesma ter sido escrita em outros idiomas, que as vezes possuem verbetes sem tradução direta para o port. e a mesma já ter sido traduzia diversas vezes, fica complicado fazer um estudo do livro, para se guiar ética ou moralmente, sem devida orientação. Falo de pessoas que estudam hebraico e grego para tentar explicar as passagens da forma mais clara possível.
Além disso Eltor, o que vc afirma que bíblia incita como discriminação para Deus se chama PECADO e Jesus não diferencia homicídio de adultério, ou mesmo homossexualismo. Na Bíblia, com os católicos gostam de usar não há nada como Pecados Capitais. E não há incentivo de violência, a não ser em leis já abolidas como a do "Olho por Olho e Dente por Dente". Se vc procurar pelo Novo Testamento todo vc não vai achar nenhuma orientação a praticar nenhum tipo de violência. Pelo contrário, até mesmo informa que se vc receber um tapa em um face, vc deve virar a outra face para quem te bateu. Bem esse livro é de certa forma complexo e analisá-lo de forma superficial, como a grande maioria faz, realmente deixa muitas brechas para as "contradições".