Feliz ano novo povo!
===
Cara, acho que o desejo exagerado de forçar aos elfos a não serem fodões no cenário que os levou a fazerem isso.
Mas os elfos serem fodões varia de cenário para cenário.
Eu vejo eles assim metidos no changeling que é um sistema não D&D por exemplo e não acho ruim. Até sofri com um sluagh sendo perseguido mas não descontei nos elfos quando criei meu cenário. Por sinal, quando criei meu cenário coloquei os elfos como seres meio distantes, metidos e poderosos no seu território, meio como os eladrins ainda na feywild - e nota fiz isso ainda no 3.0
Fora das terras deles porém, eles não apitam nada.
Se fosse feito assim, seria igualmente interessante, onde temos uma raça orgulhosa e metida a besta, sofrendo reveses de não serem ouvidos e agraciados, mais ou menos como vemos nobres perdidos das pessoas que lhe dão pompa e importância tendo que viver por si mesmos e sofrendo agruras por não saberem viver sem serem obedecidos sem questionar.
Juntando isso com a invasão goblinóine e a deusa - digamos assim - não ter feito nada para evitar a queda do país deles, fariam os elfos se perguntarem o que eles fizeram de errado para sua deusa os castigarem assim.
Teríamos uma faceta mais complexa e interessante deste evento, onde uma parte os elfos iam perdendo fé na deusa criadora, outra ia perseverando tentando descobrir suas faltas para serem abençoados novamente e o comportamento da deusa seria um mistério - seria bem interessante assim.
Da mesma forma, agora - desconsiderando o romance onde ela se escraviza - temos a deusa misteriosa ordenando ou colocando um impulso de submissão nos elfos, não só aos minotauros, mas a raças em geral, os quais os minos sabendo disso, se aproveitam para escravizar o maior número de elfos possível. Da mesma forma temos uma deusa misteriosa, punindo ainda mais seus servos, e caberia a eles a descobrir suas faltas para sofrer tantas humilhações - o que levantaria outra gama de plots e visões menos terríveis que estas que discutimos tanto por aqui.
Quanto tempo levei para pensar isso? 5min
EDIT:
Mais pensamentos:
Se a deusa tivesse algum portifólio mais transcendental do que simplesmente elfos, também ajudava a explicar como ela age. Lin Wu apesar de ser porcamente orientalóide, ainda assim por ser orientalóide evoca diversos sentimentos e conceitos em nossas mentes que ficam mais fáceis de trabalhar, diferente de uma divindade cujo conceito fosse por exemplo maçãs - e maçãs fosse uma raça em seu jogo...
Edit 2:
Se o portifólio dela fosse beleza, graça ou qualquer coisa similar, até seres feéricos, teriamos muito mais para trabalhar, por exemplo deles terem sido punidos por terem tido contato com o ferro-frio, o metal impuro (que poderia ser um conceito metafórico para descrever o contato dos elfos com coisas mundanas como forjaria primitiva, desprezo pelo uso da magia em favor de outras formas de poder: druidismo, criando uma cisma com a deusa da natureza ou sei lá, com o deus dos monstros ou ainda com o deus da morte, com os elfos sendo o pináculo a longevidade, o eterno brigando contra raças que são efêmeras - tanta coisa podia ser erigida disso que fica no fim das contas um tremendo desperdício...
Bom, são todas boas ideias para guardamos e usarmos em nossos cenários...