Religião

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Re: Religião

Mensagempor Deicide em 03 Jan 2011, 21:35

Daniel Martins escreveu:tenho um personagem assim na minha mesa atual. Ele começou como guerreiro, mas sua interpretação foi ficando tão apegada aos deuses com o decorrer da campanha que ele passou a pegar niveis de paladino.

No meu caso, escolhi a classe Oathsworn (que é uma variante de monge, mas não tem que ser leal, e representa determinação ao invés de treinamento e foco), porque com os níveis o personagem vai ficando cada vez mais sobre-humano, representando a lenta ascensão dele a um deus (ele era bem puro de coração, respeitoso e pio, e queria se tornar um deus para proteger os fracos, não por algum tipo de ambição desmedida. Ele era totalmente sincero, mas caótico, totalmente sem medo e sem muito bom senso, e isso o tornava muito legal de interpretar).

Sempre que algo de bom acontecia para ajudar o grupo, ele agradecia a um deus diferente, e sempre que podia ele honrava aos deuses (pode-se dizer que estava cultivando boa vontade entre eles para que, chegada a hora, fosse aceito no panteão... rsss)

No pouco tempo que a campanha durou, ele já tinha conquistado a confiança de sacerdotes de umas três ou quatro religiões diferentes.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Daniel Martins em 03 Jan 2011, 21:41

Personagens com profundidade dao gosto de jogar!

Cara, eu acho que a religiao, especialmente nos cenarios medievais, eh uma excelente fonte de conteudo tanto para role play qto para tramas durante o jogo.
Daniel Martins

Mensagempor Deicide em 03 Jan 2011, 21:46

Daniel Martins escreveu:Personagens com profundidade dao gosto de jogar!

Cara, eu acho que a religiao, especialmente nos cenarios medievais, eh uma excelente fonte de conteudo tanto para role play qto para tramas durante o jogo.

Pois é. E isso que me deixa desmotivado, pois em geral sou mestre, e mesmo com os DMPC's que costumam auxiliar o grupo, não é a mesma coisa que ser jogador.

Gosto muito quando meus jogadores exploram esses lados de seus personagens. Eu tenho um em particular que é muito bom em pegar detalhes do cenário e usar para aprimorar o histórico de seus personagens.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Armitage em 03 Jan 2011, 21:59

Uma pena que esse tipo de coisa não seja promovida pelos jogos em si, e acabam dependendo unicamente da criatividade dos jogadores (veja Planescape por exemplo, com seu potencial religioso fantástico, mas que prefere sequir o caminho comum de "deuses como fonte de spells"). Os únicos jogos que conheço que dão importancia à religião são Pendragon e Runequest. Nesses jogos o culto ou religião do personagem o define (às vezes até a nível mecânico*) e não apenas servem de pretexto pra kewl powerz. Que outros jogos existem que fazem isso? Como é o Terras Sagradas nesse aspecto? :sobrancelha:

* as virtudes e paixões de Pendragon são baseados na cultura e religião do personagem; em Runequest os cultos e religiões funcionam de forma semelhante às "classes" de D&D.
Editado pela última vez por Armitage em 03 Jan 2011, 22:07, em um total de 1 vez.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Daniel Martins em 03 Jan 2011, 22:06

Religiao definindo classes? Po, abordagem interessante. Infelizmente nao conheco nenhum dos dois sistemas...
Daniel Martins

Mensagempor Lorde da Dança em 03 Jan 2011, 22:21

Nos meus jogos nas terras de hienas os personagens ganhavam um bônus de vontade contra inimigos que se opusessem a sua religião. Alguem que seguisse o deus da morte teria um bônus contra mortos vivos e assim por diante. Era desiquilibrado, mas eu queria ver se eu conseguiria fazer algo semelhante na versão d20.
Rule of threes -Taken five times
Argue and rumble - war for our minds
Fifteen factions - All in a row
Looking for meaning
or is it all show?
Lorde da Dança

Mensagempor Armitage em 04 Jan 2011, 08:34

Daniel Martins escreveu:Religiao definindo classes? Po, abordagem interessante. Infelizmente nao conheco nenhum dos dois sistemas...

Não sei se funcionaria em D&D. Existem caracteristicas presentes em Runequest (e não em D&D) que combinam com essa proposta...

- seu cenário não é medieval mas sim Era do Bronze com culturas politeístas/henoteístas (pense tróia, celtas, aqueus, sumérios, etc). Nele todo personagem escolhe uma divindade para devoção, e quanto mais se aprofunda no culto dessa divindade mais seus "mistérios" são revelados. Então todo personagem é “mago", pois todo mundo solta "magia" correlata com sua divindade;

- mas o conceito de "magia" de Runequest é bem diferente de D&D: nele os "spells" são como os rituais e superstições que as pessoas fazem/têm na vida real. Ou seja, sabe aquela sua tia velha que bate 3 vezes na madeira pra afastar mal-olhado? Ou o jogador de futebol que entra em campo dando 3 pulinhos pra ter sorte na partida? Ou quando o general Maximus Decimus Meridius (filme Gladiador) pega areia do chão e esfrega nas mãos antes de enfrentar os bárbaros germânicos ? Então, ISSO são spells em Runequest.

Aqui, um exemplo de spell ensinado aos Iniciados de Wahá, o deus-nômade das planícies de Prax..

The Peaceful Cut.
Magnitude: 1

Esse spell faz com que a besta ou animal sacrificado morra pacificamente e sem medo, guiando seu espirito de volta ao ventre da mãe-vaca para descansar até o próximo renascimento, e impede o espírito do animal de amaldiçoar/assombrar o Iniciado. É ensinado a todo nômade que ingressa ao culto de Wahá, e deve ser usado em conjunto com a skill Butchery para evitar desperdício da carne do animal.

(repare que o spell é muito mais que um mero "armamento com nome diferente" como é a maioria de D&D ;) )
Editado pela última vez por Armitage em 04 Jan 2011, 11:52, em um total de 1 vez.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Daniel Martins em 04 Jan 2011, 09:40

Silva escreveu:
Aqui, um exemplo de spell ensinado aos Iniciados de Wahá, o deus-nômade das planícies de Prax..

The Peaceful Cut.
Magnitude: 1

Esse spell faz com que a besta ou animal sacrificado morra pacificamente e sem medo, guiando seu espirito de volta ao ventre da mãe-vaca para descansar até o próximo renascimento, e impede o espírito do animal de amaldiçoar/assombrar o Iniciado. É ensinado a todo nômade que ingressa ao culto de Wahá, e deve ser usado em conjunto com a skill Butchery para evitar desperdício da carne do animal.

(repare que o spell é muito mais que um mero "armamento com nome diferente" como é a maioria de D&D ;) )

Cara, mutio maneiro, estava sentindo falta das spells mais voltadas pro role play q pro mecanico, como os rituai no wherewolf. Ne d&d elas nao temfeito mto sucesso msm, basta olhar qtos magos especializados em adivinhacao (q eh a escola q mai puxa um pouco mais pro role play) tem por ai......
Daniel Martins

Mensagempor Elven Paladin em 04 Jan 2011, 10:37

Ne d&d elas nao temfeito mto sucesso msm, basta olhar qtos magos especializados em adivinhacao (q eh a escola q mai puxa um pouco mais pro role play) tem por ai......

Eu adorarei saber o que há de mais "interpretativo" em um Adivinho do que um Evocador ou Necromante.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Daniel Martins em 04 Jan 2011, 11:15

Elven Paladin escreveu:
Ne d&d elas nao temfeito mto sucesso msm, basta olhar qtos magos especializados em adivinhacao (q eh a escola q mai puxa um pouco mais pro role play) tem por ai......

Eu adorarei saber o que há de mais "interpretativo" em um Adivinho do que um Evocador ou Necromante.

Eh q normalmente as magias de adivinhacao incentivam mais a interpretacao e a criatividade, tanto do mestre qto do jogador, do q simplesmente soltar uma fireball ou levantar um esqueleto. O mestre tem de pensar em uma forma de dar pistas ao jogador sem ser objetivo, e o jogador tem de interpretar aquela visao e por sua vez passar aos demais.
Daniel Martins

Mensagempor Elven Paladin em 04 Jan 2011, 12:50

Eh q normalmente as magias de adivinhacao incentivam mais a interpretacao e a criatividade, tanto do mestre qto do jogador, do q simplesmente soltar uma fireball ou levantar um esqueleto.

Err... então Adivinhação é mais interpretativa porque leva a mais interpretação? Isso é um raciocínio circular. E ser criativo não é interpretar, ambos são atos bem difentes, já que a criatividade pode ser encontrada em praticamente toda forma de jogar RPG.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Daniel Martins em 04 Jan 2011, 13:04

Elven Paladin escreveu:
Eh q normalmente as magias de adivinhacao incentivam mais a interpretacao e a criatividade, tanto do mestre qto do jogador, do q simplesmente soltar uma fireball ou levantar um esqueleto.

Err... então Adivinhação é mais interpretativa porque leva a mais interpretação? Isso é um raciocínio circular. E ser criativo não é interpretar, ambos são atos bem difentes, já que a criatividade pode ser encontrada em praticamente toda forma de jogar RPG.

Entao, por definicao algo q te leva mais a interpretacao eh sim mais interpretativo, mesmo sendo um raciocinio circular. E eu disse q essas magias incentivam a interpretacao E a criatividade, portanto eu sei que sao atos diferentes.
vc ha d convir q e mais complexo criar e interpretar visoes do q pensar numa forma legal de lancar um cone glacial. Tb nao estou defendendo q os adivinhadores sao melhores q os outros magos, longe disso, mecanicamente acho ate piores, mas sao personagens que por si so exigem uma maior interpretacao.
Daniel Martins

Mensagempor Madrüga em 04 Jan 2011, 13:36

Daniel Martins escreveu:vc ha d convir q e mais complexo criar e interpretar visoes do q pensar numa forma legal de lancar um cone glacial.

Não, não hei de convir. Dá para pensar em diversas maneiras de "interpretar" um cone glacial, é só querer. Isso de achar que uma classe ou outra é "mais interpretativa" é bobagem.

Silva escreveu:Que outros jogos existem que fazem isso? Como é o Terras Sagradas nesse aspecto? :sobrancelha:

É querer demais que os jogos SE BASEIEM nisso. Mas os livros "complete divine" e "complete champion" têm bastante coisa (para D&D 3.5) de organizações religiosas, com ações que influenciam seu "rank" nela e até benefícios mecânicos que recompensam isso. Fora a ideia de pontos de fé.

Em TSagr... tem pouca coisa de sistema feita nesse sentido, até porque o sistema está todo mal montado. Mas há ideias, :hum:
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Daniel Martins em 04 Jan 2011, 13:54

Madrüga escreveu:
Daniel Martins escreveu:vc ha d convir q e mais complexo criar e interpretar visoes do q pensar numa forma legal de lancar um cone glacial.

Não, não hei de convir. Dá para pensar em diversas maneiras de "interpretar" um cone glacial, é só querer. Isso de achar que uma classe ou outra é "mais interpretativa" é bobagem.

Silva escreveu:

Po, eu concordo q toda classe/acao/magia/etc pode ser elaborada e interpretada. Mas eu acho que determinadas classes/magias demandam sim, uma maior interpretacao por parte do jogador.

Mas enfim, nao eh isso q estamos debatendo neste topico.....
Daniel Martins

Mensagempor arghsupremo em 04 Jan 2011, 14:56

Daniel Martins escreveu:
Elven Paladin escreveu:

Entao, por definicao algo q te leva mais a interpretacao eh sim mais interpretativo, mesmo sendo um raciocinio circular. E eu disse q essas magias incentivam a interpretacao E a criatividade, portanto eu sei que sao atos diferentes.
vc ha d convir q e mais complexo criar e interpretar visoes do q pensar numa forma legal de lancar um cone glacial. Tb nao estou defendendo q os adivinhadores sao melhores q os outros magos, longe disso, mecanicamente acho ate piores, mas sao personagens que por si so exigem uma maior interpretacao.

Ou seja, mais complexo é sinônimo de interpretação?
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

AnteriorPróximo

Voltar para Dicas & Ideias