por Kear em 07 Jan 2011, 02:54
Galera, acabei de assistir o stream de um campeonato de Marvel 3 com alguns top players, o vencedor foi Marn, jogando de Dante/C. Viper/Zero, e o segundo lugar foi do Justin Wong, com Trish/Chun-li/Storm.
Coisas que eu fiquei sabendo:
- "Cable controls the air, Chris control the ground.", esse foi o comentário de um dos narradores sobre o Chris, dizendo que ele é básicamente igual o Cable.
- No lugar do tech roll do Marvel, você tem 3 opções, você pode rolar pra frente, pra trás, ou não rolar at all, ficando em OTG. O finisher com golpe forte nos air combos sempre te deixa em OTG, o que permite aos personagens continuar o combo com um super. Aparentemente, a Capcom decidiu fazer isso porque, caso contrário, só personagens com supers no ar teriam combos bons, e assim o jogo consegue funcionar sendo mais diversificado.
- Alguns golpes derrubam e forçam o personagem a levantar logo em seguida, no mesmo lugar, sem a possibilidade de rolar, a partir desses golpes, você pode chamar uma assist que tenha um ataque de rasteira ou overhead pra criar um unblockable e fazer outro combo, e, da próxima vez que você usar esse golpe, ele não vai fazer o oponente levantar, ou seja, não tem como ficar repetindo isso ad infinitum.
- Trish é o "Ryu" do jogo, ou seja, a personagem balanceada, ela pode fugir, pode zonear, tem dano, tem rushdown, tem air game, tem ground game, mas ela não é excelente em nada e tem defesa baixa.
- Na assist da Chun-li, ela pula na frente do seu personagem e dá um Hyakuretsukyaku, essa assist funciona como um misto da ground assist do sentinel (que atira os braços voadores), a anti-air do Doom (das pedras) e a assist do Colossus do MvC1 (que ele dava uma ombrada multi-hit absurdamente apelona), básicamente, essa assist serve pra extender combos, aumentar o dano de combos, preparar mix-ups, fazer pressão e controlar espaço, tudo ao mesmo tempo. A Chun-li começa a atacar absurdamente rápido, e mesmo que você seja acertado ao chamar ela, ela dá o ataque mesmo assim, então, muitas vezes você toma hit, ela aparece, ataca o cara, você se recupera do hit e pode contra-atacar com um combo.
- Um dos narradores disse que estava usando o Dr. Doom como assist, mas que depois ele percebeu que a assist da Chun-li faz o mesmo trabalho, com a desvantagem de não ser fullscreen, mas com a vantagem de ela ser um personagem melhor. E por isso ele começou a usar ela.
- Hulk causa MUITO DANO, com combos bem simples ele tira 50~60% da vida dos oponentes, e ele parece não ter sido completamente explorado, em termos de possibilides de combos.
- "Chip damage is so powerfull in this game, thats ridiculous" - Justin Wong. "Chip damage will play a greater part in this game than in Marvel 2".
- Modok tem um golpe que ferra os controles do oponente, não foi espeficicado como.
- V. Joe tem um golpe que "inverte" os poderes dos personagens, eu não entendi muito bem os comentário, mas o exemplo foi mais ou menos assim: se o Wolverine usar o especial de ficar mais rápido, ele na verdade vai tomar um slow, e o slow passa pros outros personagens do time.
- Aliás, V. Joe parece muito mais forte do que no Tatsunoko, Justin Wong comentou que muitos combos que não pegavam no TvC estão funcionando.
- Morrigan é o novo cyclops/captain commando em termos de assist, o shoryuken dela é aaaaalto.
- Amaterasu tem uma das melhores assists do jogo, são projéteis de gelo vindos do ar.
- Amaterasu parece mais voltada pra keepaway, ela tem pokes realmente longos e supers full-screen que são bem safe.
- Dante tem combo de 100% usando X-Factor, Marn usou e abusou deles, as variações são poucas e o personagem parece bem tedioso, sempre repetindo o mesmo combo. Aliás, a assist dele é parecida com a do CapCom no Marvel 2.
- O jogo tem alpha counter.
- "Don't try to do the Marvel 2 strategies, it does not work at all" - Justin sobre Doom. "In marvel 2 he is better". Aparentemente, a Capcom tinha dito que o Doom seria mais personagem e menos assist no Marvel 3, mas o Justin Wong disse que o Doom do Marvel 2 era bem melhor, o Doom do 3 parece ter perdido alcance e comboabilidade. Lembrando que Clockw0rk era o único jogador que conseguia usar o Doom competitivamente no Marvel 2.
- Tem low assists e overhead assists, ou seja, unblockables.
- Hyakuretsukyaku da Chun-li tá MUITO BOM, causa um dano absurdo e comba muito bem, especialmente com X-Factor, numa das lutas, o Justin Wong matou um personagem E uma assist, ao mesmo tempo, usando isso.
- Chun-li parece um bom personagem de rushdown, mas ela é um pedaço de papel.
- O dano do jogo se assemelha mais ao do Marvel Vs. Capcom 1, ou seja, mais alto, ao mesmo tempo, o potencial pra combos diminuiu.
- Os narradores disseram que os personagens do Marvel 3 vão ser mais fáceis de se aprender a jogar que os do SSF4, lembrando que os personagens do Marvel 2 eram infinitamente mais dificeis de se dominar que os do SF.
- O X-Factor está funcionando da seguinte maneira, agora: Cada time tem um X-Factor por partida, existem 3 tipos de X-Factor:
Com os 3 personagens vivos, ele dura 10 segundos e dá +10% de dano.
Com 2 personagens vivos, dura 20 segundos e dá +20%.
Com 1 personagem vivo, dura 30 segundos e dá +30%.
O X-Factor também serve pra cancelar um golpe, qualquer golpe, podendo servir, por exemplo, pra você combar dois supers de um unico personagem, ele também faz com que o personagem recupere HP.
- O time do Marn parecia um time de rushdown e tinha 3 personagens que funcionavam independentemente, ele conseguiu vários comebacks e ganhou o campeonato de uma forma bem bizarra.
- O time do Justin Wong parecia um time equilibrado, com uma boa sinergia entre os 3 personagens e a possibilidade tanto de rushar quanto de fugir.
- O time de um dos jogadores que eu não me lembro o nome, tinha 3 personagens que dependiam bastante um do outro e das assists, e tinha um gameplay focado em zonear~fugir. Ele venceu muitas lutas por time-over e o zoning do time dele era absurdamente forte, por outro lado, se um personagem morrese, o time dele acabava.
- Ou seja, aparentemente Marvel 3 tem vários tipos de estratégia viáveis, mas, claro, conforme o jogo progredir, um deles deve se destacar.
---
Pelo que eu vi do Stream, o jogo me parece muito, muito perfeito, muito bem pensado, muito divertido, muito acessível, e decentemente balanceado.
Resta ver se ele vai continuar assim com o passar dos anos.