Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Cyrano em 19 Jan 2011, 18:48

Eltor Macnol escreveu:
_Virtual_Adept_ escreveu:
Você está duvidando das capacidades literárias de um ser onipotente, nesse caso, o deus cristão? Que... heresia.

Só que não foi Deus quem escreveu a Bíblia.

E por quê não foi? Afinal ele queria passar a mensagem ou não? Ele é onipotente o bastante pra fazer isso de forma clara... ou não?

É absurdamente difícil entender conceitos de justiça, amor, onipotência e misericórdia tudo numa só pessoa. Compartilho dessas inquietações também, Eltor.

Eltor Macnol escreveu:
Cyrano escreveu:
Elven Paladin escreveu:
SPOILER: EXIBIR
Entretanto não podemos imputar a Deus (ou a qualquer outra coisa) uma culpa que ele não tem. A culpa de crianças passarem fome é nossa, porque é nossa responsabilidade cuidar e cultivar nosso planeta. O "controle" do planeta foi passado aos homens, assim como boa parte das responsabilidades sobre ele. Posso fazer outra analogia, correndo o risco de torná-la simplória também: um pai que dá um carro de presente ao filho passa a ele o controle sobre o carro. O carro pode continuar sob o poder do pai, ele ainda pode vendê-lo, proibir o filho de andar nele (e assim evitar que o filho morra em um acidente). Mas o pai respeita o filho, e respeita a liberdade do filho.

Como ele não tem culpa? Como nós podemos ser responsáveis por doenças genéticas, que foi o que eu enfatizei na mensagem anterior, Cyrano, se foi impossível para o ser humano alterar intencionalmente o seu genoma durante praticamente toda a sua existência e nós mal sabíamos diferenciar o que era uma doença de uma influência de entidades malignas ou maldições de feitiçaria, quiça saber que elas são de causa gênica?

Sim, sim. A questão da doença é complicadíssima! Falei a respeito da fome e de outras mazelas que nós provocamos ou deixamos de sanar quando podemos.

:hum: Hmmmm...

Ateu: Essa questão das mutações benignas/malignas é complicada! Tó aqui um post de 1000+ palavras explicando isso de forma clara.

Cristão: Essa questão das doenças que deus criou é complicada mesmo! ... *som de grilos*

Se os grilos significam minha incapacidade de compreender e minha admissão de não saber tudo, bem, então você está certo.
Cyrano

Re: Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Eltor Macnol em 19 Jan 2011, 19:43

Não creio que seja uma questão de não compreender - acho que você compreende que o conceito é conflitante e indica fortemente que não existe um deus como a bíblia descreve, mas como isso iria contra a fé...
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Elven Paladin em 19 Jan 2011, 20:00

Sim, sim. A questão da doença é complicadíssima!

O que há de complicado nela?

Droga! Vou deixar pra evocar o Pecado Original depois então, hehehe...

Okaydokay. :b

Não creio que seja uma questão de não compreender - acho que você compreende que o conceito é conflitante e indica fortemente que não existe um deus como a bíblia descreve, mas como isso iria contra a fé...

Traduzindo o que o Eltor escreveu: Duplipensar/Doublethink.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 20 Jan 2011, 16:26

Eltor Macnol escreveu:E por quê não foi? Afinal ele queria passar a mensagem ou não? Ele é onipotente o bastante pra fazer isso de forma clara... ou não?

Aí eu já não sei. Onipotência, por si só, é um troço bem estranho.

Eltor Macnol escreveu:Isso parte do pressuposto budista de que o propósito da vida é o crescimento através da adversidade. Estamos falando do deus cristão especificamente aqui - um deus que se diz onipotente e de amor infinito, mas não age de acordo com essa descrição.

Depende de qual denominação cristã estamos falando. O mormonismo, por exemplo, prega mais ou menos a mesma coisa.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Ronassic em 20 Jan 2011, 18:53

Elven Paladin escreveu:
É verdade Cak

É, mais uma prova de que sua Sabedoria oscila entre 6 e 8. Fui eu que escrevi aquele trecho :laugh:

Depois dessa, quem vai sair da conversa sou eu. :sobrancelha:
Até aqui ela estava sendo respeitosa.
"A Vida é uma combinação de efeitos aleatórios e caos, então tome o que quiser, quando quiser, porque Talos pode mandar você para o além a qualquer momento..."
Dogma do Deus da Destruição
Ronassic

Mensagempor Eltor Macnol em 20 Jan 2011, 19:03

:putz: ..."Sabedoria" é o atributo que rege testes de Percepção no D&D. Você falhou no teste pra perceber que foi o Elfo e não o Cak quem escreveu aquela mensagem, por isso ele repetiu a sua própria piada de que deve ter uma penalidade em Sabedoria.

A piada não foi nem um pouco desrespeitosa. :sobrancelha:

Usar ela como uma "saída pela esquerda" dessa conversa é que seria desrespeitoso... porque até agora todos os envolvidos estão apenas demonstrando disposição e paciência pra te passar alguns conhecimentos corretos sobre o assunto, consertando um pouco o dano que os sites criacionistas mentirosos fizeram.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Elven Paladin em 20 Jan 2011, 23:21

Depois dessa, quem vai sair da conversa sou eu.

Mas o quê?

E caso você não tenha notado que era uma piada, sua Sabedoria de fato é 6. Afinal, além de Percepção (Observar e Ouvir), Sabedoria regula também Intuição/Sentir Motivação. :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Madrüga em 20 Jan 2011, 23:57

Chorou, parou, ein, Rona? Sair pelos fundos assim, que feio...
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Sr. Pichu em 21 Jan 2011, 00:06

Cak escreveu:Por que é? Eu adoro comer um bifinho! Se você acha realmente predatismo ruim, tem a opção de virar vegan. Agora julgar que ele seja ruim só porque você não gosta é meio nonsense.

mas hein?
vegans predam vegetais
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor FreeSample em 21 Jan 2011, 00:49

(...)Estamos falando do deus cristão especificamente aqui(...)

Deus Abrâmico. Espero não estar vendo anti-cristianismo disfarçado de ateísmo aqui.
FreeSample

Twitter: @loleite

Mensagempor Cak em 21 Jan 2011, 10:17

Deus quer prevenir o mal, mas não consegue? Então Ele não é onipotente.
Deus consegue prevenir o mal, mas não quer? Então Ele é malevolente.
Ele quer e Ele consegue? Então por que o mal acontece?
Ele não quer e não consegue? Então por que chamá-lo de Deus?

O problema disso é que ele usa um conceito(o mal) extremamente abrangente. Tá, Deus é contra o mal, mas o que é o mal? E sem definições simplistas de que o mal é o contrário do bem! :duh: Estou tentando definir um conceito que seja universal, não que sirva pra uma sociedade ou um momento histórico.

E por quê não foi? Afinal ele queria passar a mensagem ou não? Ele é onipotente o bastante pra fazer isso de forma clara... ou não?

Por que ele não se materializou em forma humana para escrevê-la, e sua forma humana( segundo o cristianismo) não se preocupou em fazê-lo? Bom, passar uma mensagem escrita nem sempre é o modo mais efetivo, ainda mais em um mundo onde a maioria das pessoas que lêem não conseguem interpretar aquilo que foi lido. Imagina numa época onde quase ninguém sabia ler.

Só um detalhe: seria mais produtivo, para a discussão, se esses conceitos abastratos fossem evitados. Digo isso porque é complicado discutir sobre coisas tão abrangentes como o mal ou a inspiração divina sem o mínimo de referência.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

Mensagempor Agnelo em 21 Jan 2011, 10:32

cak, como discutir religião sem discutir esses conceitos?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Cyrano em 21 Jan 2011, 10:42

Elven Paladin escreveu:
Sim, sim. A questão da doença é complicadíssima!

O que há de complicado nela?

Traduzindo o que o Eltor escreveu: Duplipensar/Doublethink.

Como eu disse anteriormente, o conceito nem sempre é conflitante. O conceito de amor é conflitante com o de justiça? E a liberdade, conflita com a proteção? Isso que digo que é complicado.

Ateu: Essa questão das mutações benignas/malignas é complicada! Tó aqui um post de 1000+ palavras explicando isso de forma clara.

Cristão: Essa questão das doenças que deus criou é complicada mesmo! ... *som de grilos*

O post de fato explica cientificamente a questão biológica das coisas. Oras, é normal que a ciência explique o que se encontra em sua alçada, certo? Mas nós temos assuntos metafísicos, e temos que lidar com ele.

A biologia pode explicar como as doenças existem. Podem explicar como o sofrimento ocorre. Mas não pode explicar por que sofremos. Qual o motivo de sofrermos? São assuntos metafísicos.

Ronassic escreveu:
Elven Paladin escreveu:
É verdade Cak

É, mais uma prova de que sua Sabedoria oscila entre 6 e 8. Fui eu que escrevi aquele trecho :laugh:

Depois dessa, quem vai sair da conversa sou eu. :sobrancelha:

Rona, acho que ele simplesmente pegou o gancho da sua piada. Talvez você tenha entendido errado, não?
Cyrano

Mensagempor Cak em 21 Jan 2011, 10:45

Estabelencendo referências. O Deus no judaismo não é visto do mesmo modo que o Deus no cristianismo. Se eu simplismente jogar a presença divina na discussão, ninguém sai do lugar.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

Mensagempor Eltor Macnol em 21 Jan 2011, 11:38

FreeSample escreveu:
(...)Estamos falando do deus cristão especificamente aqui(...)

Deus Abrâmico. Espero não estar vendo anti-cristianismo disfarçado de ateísmo aqui.

O que seria "anti-cristianismo disfarçado de ateísmo"? Um judeu disfarçado de ateu? :bwaha:

No mais, me desculpe se não fui específico o bastante, são tantos sabores diferentes de religião que é bem mais fácil a pessoa que está falando sobre a própria religião especificar claramente qual é a divindade que menciona, e não o contrário.

Cak escreveu:

Por que ele não se materializou em forma humana para escrevê-la, e sua forma humana( segundo o cristianismo) não se preocupou em fazê-lo? Bom, passar uma mensagem escrita nem sempre é o modo mais efetivo, ainda mais em um mundo onde a maioria das pessoas que lêem não conseguem interpretar aquilo que foi lido. Imagina numa época onde quase ninguém sabia ler.

Pelo amor da vaca jérsei, que falta de imaginação!

Vou repetir: você é deus onipotente. Não consegue mesmo inventar um ou dois jeitinhos melhores de passar uma mensagem aos seres que você criou, no mundo que você criou, com as leis da física que você criou, os cérebros que você criou, etc etc?

Pra facilitar, vou dar um exemplo: todos os humanos sabem caminhar. Eles não precisam ler como fazer isso. Todos, invariavelmente, aprendem isso e ninguém aprende do jeito errado. Ninguém fica discutindo interpretações de como seria o jeito certo de caminhar. Todos apenas... sabem. E vivem bem com isso.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic