RPG e Psicologia

Discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderadores: Mirallatos, Moderadores

RPG e Psicologia

Mensagempor leopsixavier em 20 Nov 2007, 09:21

Prezados amigos,

Estamos realizando um projeto de pesquisa que busca comparar MMORPGs e RPGs de Mesa. Para isso pegamos o D&D e o MMO World of Warcraft, e criamos um questionário para investigar os processos de raciocínio e elaboração de estratégias de ação no contexto de ambas as modalidades de jogo.

Por isso, gostaria de lhes pedir alguns minutos para responderem ao(s) nosso(s) questionário(s), dependendo se você jogue ou já tenha jogado um ou outro, ou ainda os dois!

Links:
Jogadores de D&D: http://www.ufpe.br/ecco/formularios/ind ... q=dungeons
Jogadores de WoW: http://www.site.ecco.nom.br/formulary/q ... &q=bruno01

Dúvidas, podem me perguntar aqui ou por e-mail, OK? leopsixavier@gmail.com

Esta pesquisa está sendo conduzida em nível de mestrado pela Universidade Federal de Pernambuco(http://www.ufpe.br/psicologia/cognitiva.htm), sob orientação do prof. Dsc. Bruno Campello de Souza.

Abraços e muito obrigado!
leopsixavier

RPG e Psicologia

Mensagempor Cebolituz em 20 Nov 2007, 10:57

Já respondi o D&D!

O do WoW eu não jogo!
Imagem
Cebolituz

RPG e Psicologia

Mensagempor Lune em 20 Nov 2007, 12:09

Reclamação: ter que marcar "Não" em todos os talentos que o personagem não tem é sacanagem XD
Não tem um jeito mais simples de programar isso?
Imagem

Imagem
Lune

RPG e Psicologia

Mensagempor Aluriel de Laurants em 20 Nov 2007, 12:47

e uma seleção, outros na parte de talentos seria bem útil.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

RPG e Psicologia

Mensagempor Youkai X em 20 Nov 2007, 13:52

Tentei responder o de D&D, mas realmente é meio chato e responder. E em questões mecânicas eles só levam em conta o Livro do Jogador. Podiam falar
Youkai X

RPG e Psicologia

Mensagempor Youkai X em 20 Nov 2007, 13:53

Tentei responder o de D&D, mas realmente é meio chato e responder. E em questões mecânicas eles só levam em conta o Livro do Jogador. Podiam fazer com que certas perguntas pudessem ser puladas (ou dividir entre narrador e jogador já no início do questionário)
Youkai X

RPG e Psicologia

Mensagempor Vincer em 21 Nov 2007, 00:49

Respondi o de D&D, o de WoW parei na metade.

Cara, achei muito interessante sua pesquisa. Mas achei extremamente infeliz tanto os questionários quanto as decisões sobre eles.

Uma análise sobre RPG e MMORPGs baseada numa comparação direta e limitada entre D&D e WoW? Posso não ser psicólogo, mas sou rpgista, já joguei mmorpgs e sei que uma comparação tão limitada é no mínimo uma abordagem superficial ao tema. Te dou os parabéns pela pesquisa interessantíssima, mas tomar apenas um exemplo de cada como amostragem foi infeliz.

Por exemplo, eu jogo e principalmente narro a um bocado de tempo. Mas D&D eu joguei MUITO pouco e levo tanto pela interpretação que com certeza as respostas que dei em partes do questionário, apesar de condizer com a ficha do personagem e etc, não condizem com a intenção do questionário. Por exemplo, as perguntas sobre talentos, perícias etc, deveria ser sobre o tipo de personagem que o jogador mais gosta de jogar, e não seu principal. Meu principal era ladrão, mas eu prefiro mago, a minha ficha era horrível para um ladrão porque eu interpretava um cara derrotado que era ladrão por falta de opção na vida... enquanto eu tenho certeza que o questionário tinha outra intenção e vai considerar outras estatísticas baseadas nas minhas repostas. Entendeu o meu ponto?

Não é só porque odeio D&D que acho que deveria ser mais genérico ou envolver outros sistemas o questionário. É porque, de fato, é abordar o assunto de modo limitado, assim como seria se fosse só storyteller ou GURPS. E no caso de jogadores que jogam principalmente, ou somente outros sistemas, o questionário faz pouco sentido.
Sem falar que muito da intenção do questionário caberia em perguntas genéricas (não falo das perguntas usadas, mas perguntas reformuladas para um mesmo fim).

Pelo que pude notar dos questionários, os mesmos levam a análise apenas para o lado mecânico/tático, a abordagem estratégica de um e de outro, e com algumas perguntas, e tomando todas as respostas para definir preferências dos jogadores. As preferências deveriam (não sei se são) ser separadas dessa questão tática. E deveria haver mais opções em certas perguntas e muito menos em outras.

Tanto no D&D quando no WoW não haviam opções para mostrar que parei de jogar ou os motivos. Ou o porque da frequência, ou preferência de mmorpg/sistema, nenhuma pergunta a respeito do efeito gridding dos MMORPGs... faltou um bocado de coisas.

Leo, espero que não leve para um lado negativo minha opnião, é uma crítica construtiva. Eu só acho que você deveria ter mais do que dois questionários ou questionários mais genéricos, e levando em conta mais opções. E para seus questionários funcionarem eles devem ter avisos de que apenas jogadores frequentes devem responder (pude notar isso porque larguei ambos os jogos dos questionários, e percebi que as perguntas consideravam que eu jogava atualmente e frequentemente, sem me deixar opções reais de resposta. Uma pena).
ImagemImagem
Vincer

RPG e Psicologia

Mensagempor Corvo da Tempestade em 21 Nov 2007, 09:13

Reclamação: ter que marcar "Não" em todos os talentos que o personagem não tem é sacanagem
Não tem um jeito mais simples de programar isso?

[2]
(e cade os talentos metamágicos)
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

RPG e Psicologia

Mensagempor Cebolituz em 21 Nov 2007, 09:14

Na verdade vincer, projetos de pesquisa meio que "devem" ser mais limitados e focados em alguma coisa o máximo possivel.

Um projeto de pesquisa sobre RPG em geral daria um assunto tão vasto e haveria tantas possibilidades que seria inviável de fazer, devido a quantidade enorme de informação que não seria aproveitada e principalmente porque uma pesquisa mais "focada" apesar de não parecer, gera resultados mais precisos. Na faculdade, nós somos encorajados a delimitar nosso tema o máximo possível pra fazer um TCC, as vezes é sobre um personagem em específico em uma obra de literatura, ou uma simples aplicação de sufixo em um TCC sobre língua inglesa por exemplo. :aham:

E outra vincer, o objetivo deles como disse o Leo, é analisar as linhas de raciocínio e estratégias dentro dos jogos. Assim, as questões de interpretação e narração, que apesar de importantes, ficam pra depois já que esse não me parece ser o principal "objetivo" do projeto de pesquisa. Lembre-se, é necessário o chamado "foco" dentro de um projeto de pesquisa e ao que me parece, a parte mecânica de ambos os jogos é o foco dela. :laugh:

É muito interessante mesmo que esteja pesquisando isso a nível de mestrado Leo. A quantidade de informação e os resultados serão valiosíssimos. :pidao:
Imagem
Cebolituz

RPG e Psicologia

Mensagempor Allefcapt em 21 Nov 2007, 14:28

Olá a todos,

LEO,
Conte com a SPELLRPG para este seu projeto.
Todos os estudos que tenham o RPG como tema devem sempre ser apoiados.

Um grande abraço e sorte e sucesso. :victory:
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Allefcapt

RPG e Psicologia

Mensagempor leopsixavier em 23 Nov 2007, 06:39

Queridos amigos,

É muito bom ser tão bem recebido num fórum, como tenho sido aqui na SpellRPG. Sinto-me acolhido e que os nosso esforços de pesquisa estão valendo a pena...

Bem, boa parte de minha resposta às interessantíssimas observações do Vincer foi respondido pelo Cebolituz. De fato, quando fazemos pesquisa temos de dar o famoso "recorte", ou como disse o colega dar um "foco" ao trabalho. A princípio, meu interesse no RPG é clínico, pois sou psicoterapeuta também. Mas como entrei num mestrado em psicologia cognitiva, tive de dar um enfoque mais em raciocínio.

Além do mais, meu orientador de pesquisa é muito vidrado em mecânica de jogo, porque ele curte mesmo é World of Warcraft. Se por um lado seria-me difícil falar de uma forma mais abrangente de MMO´s e PnP´s (ou seja, massivos e de mesa), de outro eu tive que obrigatoriamente estudar WoW devido ao interesse do orientador - do que não me arrependo porque WoW é uma jogo fantástico realmente.

O questionário tem severas limitações, motivo pelo qual também realizei filmagens de sessões de jogo. Por outro lado, escolhi D&D por ser mais familiarizado com ele, e também porque era um sistema compatível com a mecânica de WoW. D&D é legal porque além de trazer dados de estratégias etc., dá a possibilidade, dependendo do narrador, de promover a interpretação do personagens.

De resto, suas observações serão muito úteis para nós!

Muito obrigado e continuemos divulgando, pois ainda precisamos de mais formulários completos.

Abraços!
leopsixavier

RPG e Psicologia

Mensagempor Elven Paladin em 24 Nov 2007, 00:00

Não gostei muito da Questão 9 ( apenas 3 opções? Como se RP e H&S fossem os únicos "pólos" de jogo, ainda há a Tática, a Intriga, o Humor e outros pólos ), a questão 11 é limitada apenas á jogadores ( poderia haver uma diferenciação entre Jogadores e DMs ), a 15 foi cruel para mim ( eu gosto muito de quase todos elementos, colocá-los em ordem foi terrível :b. )e as questões 21-30 poderiam incluir o termo NPC, afinal, DMs não têm PCs :b
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

RPG e Psicologia

Mensagempor Lady Draconnasti em 24 Nov 2007, 21:38

Fiz o questionário, mas algumas perguntas me deixaram na dúvida, pois infelizmente, problemas pessoais do mestre fizeram o jogo ficar parado por dois meses (e, embora ele já tenha resolvido a bronca, já vamos entrar no terceiro mês sem jogo pois um dos jogadores está incomunicável). Por causa disso, as perguntas referentes a skills e feats foram respondidas na base do que eu lembro.
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Lady Draconnasti

RPG e Psicologia

Mensagempor leopsixavier em 28 Nov 2007, 10:52

GENTE!

Obrigado pelo apoio e pelas maravilhosas observações e críticas. Ser-nos-ão muito úteis!
O questionário contém severas limitações às possibilidades de respostas do jogador, mas é um bom instrumento de objetivação e padrinização de respostas. Como tudo na vida, tem suas vantagens e desvantangens, não é mesmo?
Levaremos em consideração nas análises todas as observações aqui citadas.

Peço ainda que continuem nos ajudando a divulgar, pois ainda precisamos de alguns formulários para iniciarmos as análises.

Grande abraço!
Leo
leopsixavier

RPG e Psicologia

Mensagempor leopsixavier em 18 Abr 2008, 09:05

QUERIDOS(AS) AMIGOS(AS):

Após alguns meses de ausência, depois de atravessar uma tenebrosa fase com um problema de saúde que me internou durante um mês no hospital, estou de volta.

Quero primeiramente agradecer o esforço de todos que nos ajudaram neste empreendimento científico cujo objetivo foi compreender o "modus cogitandi" de jogadores de D&D e WoW.
A dissertação foi defendida em 27/03/08, mas ainda estou fazendo as últimas correções para transformar o arquivo em PDF e assim poder divulgar o trabalho.

Mas posso adiantar as CONCLUSÕES para quem saber gerarmos uma discussão do assunto.

Dungeons & Dragons emerge do estudo como um jogo feminino, eminentemente simbólico, orientado para a atividade de interpretação e fantasia conhecida como role-playing. As exigências ligadas à inserção dentro de um mundo imaginário mostraram-se associadas a processos cognitivos relativamente básicos, ainda que requerendo esforço mental significativo, o que é realizado predominantemente através do auxílio de mecanismos mediativos culturais tradicionais. O nível geral de satisfação dos jogadores foi relativamente baixo, possivelmente devido a uma menor capacidade de o jogo incentivar ou recompensar os seus participantes.

World of Warcraft, por outro lado, aparece como um jogo masculino, predominantemente social, orientado para a colaboração, com regras bem estabelecidas entre os usuários. Os processos cognitivos envolvidos na inserção dentro desse universo mostraram-se como relativamente complexos e variados, sendo realizados com o auxílio de sofisticados mecanismos mediativos hiperculturais. O nível geral de satisfação dos jogadores foi relativamente alto, possivelmente devido a uma elevada capacidade de incentivar ou recompensar os esforços daqueles que nele se engajam.

Do ponto de vista da natureza dos jogos, além das diferenças no tocante a privilegiar regras ou o aspecto simbólico, em WoW os quadros de interação (nível social, do jogador e do personagem) se sobrepõem, enquanto em D&D eles são bastante distintos, até para se poder jogar apropriadamente. Na questão das emoções, em WoW há uma predominância de emotividade, notadamente a negativa, embora nele se registre os maiores índices de satisfação geral com o jogo e motivação para jogar. Já em D&D, comparativamente, houve menos emotividade, satisfação e motivação.

Esta pesquisa verificou ainda que no World of Warcraft há uma verdadeira infusão de dispositivos mentais que exigem um maior esforço cognitivo para usá-los na realização das atividades do jogo. E como as habilidades adquiridas no uso dos diversos mecanismos de mediação externos para se jogar, servem para criar mecanismos internos correspondentemente elaborados, pode-se concluir que WoW é um jogo mais “cognitivo”, podendo ser convenientemente aplicado à educação.

Por outro lado, trazendo à tona motivações mais individuais, artístico-dramáticas, ligadas à representação de papéis e a um senso de identidade, D&D parece se mostrar adequado para intervenções no âmbito clínico-psicológico, através de encenações psicodramáticas. Isso é reforçado pelo achado de que em D&D a intensidade de emoções é menor que em WoW, o que favoreceria uma auto-percepção distanciada, no sentido de se poder contemplar alguns aspectos inerentes ao eu que se está representando – o qual acaba se revelando como uma faceta da personalidade do próprio participante. Neste sentido, WoW poderia ser considerado mais catártico, embora menos propício que D&D a elaborações mentais de natureza psicoterapêutica.

OK, pessoal! Estamos abertos a discussão.
Depois posso passar algumas estatísticas sobre escolha de raças, classes etc.

Abraços,
Leonardo (Recife-PE)
leopsixavier

Próximo

Voltar para RPG & Sociedade