Agora dizer que é "brincar com uma doença"...bem acho que é exagero. Afinal todos sabemos que é apenas diversão e que não iremos "escraxar" os loucos do asilo...se isso e "sacanear os loucos" vamos parar de jogar RPG, por incentivar a pilhagem, a chacina(nem sempre justificada) e ao assassinato( quantas vezes um grupo não se matou)
Assim como não vamos sair por aí prendendo mulheres em calabouços e torturando elas esperando que elas gostem, apesar do que o cenário possa sugerir. Assim como eu não vou esperar que as mulheres andem de fio dental no dia a dia.
Mas a questão é que todas estas coisas me deixam pelo menos desconfortável. Não acho que ninguém vai sair por aí apontando dedo para quem tem problemas e fazendo piada ou raptando pessoas, mas é mais uma dessas coisas que eu questiono quanto a validade em jogo. Tem um personagem na minha campanha atual, por exemplo, que está interpretando um bully. Eu vou conversar com o jogador, mesmo sabendo que ele é responsável, para dar um toque e deixar claro que tem certas coisas com as quais ele tem que tomar cuidado na sua interpretação. É a mesma situação aqui. No instante em que praticamente todo louco do cenário é um piadista, ou você admite logo que o cenário não tem nexo ou lógica nenhuma, ou isso entra como mais uma das coisas questionáveis dentro de Tormenta. Porque insanidade é algo sério e num cenário SÉRIO exigiria um tratamento em termos de ambientação, adequado.
Traz isso para uma outra ótica então. Pessoas com dislexia. Se todas as pessoas com dislexia fosse tratadas como burras, idiotas ou de alguma outra forma usadas para serem fontes de piadas, será que não estariam tratando de forma desrespeitosa esse problema?
Ou mesmo, no caso de algo que não é um problema. Como uma minoria. Se todo gay do cenário fosse afetado e estereótipo, se toda mulher fosse uma donzela indefesa e submissa, etc. e etc., não seria desrespeitoso?
Ou então, citando um exemplo fora do cenário. Eu odeio a forma como o Brasil é mostrado em alguns rpgs estrangeiros. Parece que a civilização só existe no Rio, São Paulo e o resto de nós somos macacos ou vivemos em tribos canibais. Isso é desrespeitoso!
Essa falta de tato não é só um problema de Tormenta (biquini chainmail é um 'clássico' do Ad&d antigo), mas isso não justifica a falha do cenário em se supor sério mas criar esse tipo de situação 'desconfortável'. No instante que o cenário simplesmente se admitisse como uma piada e algo sem lógica, a liberdade para usar de estereótipos e padrões mais ofensivos aumentaria, mas até nesse caso seria preciso manter alguns padrões de até onde se pode ir. Mas enquanto Tormenta for tratado como sério, tenta colocar algumas coisas como algo 'normal' (como tratar doenças mentais de forma engraçada) no mínimo invalida a seriedade, no máximo ofende o tipo de pessoa que for alvo do estereótipo da vez.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]