por Lord_Metatron em 08 Mar 2011, 02:02
Exatamente por causa disso. Você sabe o que é uma hate-fic? ambém conhecida como bashing? É uma fanfic onde um (ou mais) personagens que desagradam ao autor se tornam o exato oposto de uma Mary Sue. Nada do que eles fazem dá certo, todo mundo os odeia, eles não tem nenhuma característca positiva... Mencionei que a lógica e o bom-senso são jogados pela janela, fazendo com que o alvo da fic sempre tome as piores decisões possíveis e seja vítimas das mais ridículas circunstâncias? Enfim. É uma forma imatura de "se vingar" de um personagem imaginário por uma "ofensa" imaginária.
Tormenta nada mais é que uma Elf-bashing fic. Nada dá certo para os Elfos. Glórienn é escrita sem nenhuma elemento que nos faça sentir o mínimo de simpatia por ela, chamar aquilo de bi-dimensional ainda é muito elogio. Os Elfos parecem não ter a mínima capacidade de organização e planejamento. Além, é claro de suas atitudes extremamente sem nexo. Numa hora são orgulhosos a ponto de serem exterminados sem pedir ajuda. Noutra, meras duas décadas depois de sua queda (Tempo insignificante para um Elfo, segundo o próprio Tormenta), viram cento e oitenta graus e aceitam a humilhação de se tornar serviçais de uma raça de Furries, prostituindo as prórias mães, irmãs, esposas e filhas em troca de "proteção" (Atitude, aliás, reflexo da de Glórienn).
E tudo isso, é claro, porque Elfos são supostamente Mary Sues em todo outro cenário de fantasia medieval. Oh, crime! A audácia! Certamente, eles devem ser punidos por Tormenta, o cenário justiceiro! Bem, conheçendo Khalmyr...
Aliás, rápido Checklist
Tolkien: Qualquer um que ponha as mãos no Silmarillion (Ou mesmo se disponha a ler os Apêndices d'O Senhor dos Anéis) vai ver que a história dos Altos-Elfos da Terra-Média é uma sucessão de desgraças e sofrimento causadas por seu próprio orgulho.
Forgotten: Guerras da Coroa? Trocentos reinos élficos reduzidos à nada. Evreska? Invadida e saqueada. Myth Drannor? Em ruínas há mais tempo do que posso lembrar. Evermeet? já foi invadida tantas vezes que perdi a conta. A porcaria de um Devorador de Almas Élficas entrou lá e tirou a barriga da miséria.
Reinos de Ferro: Deuses mortos. Império caindo. Elfos se extinguindo lentamente. Yadda, yadda, yadda.
Warcraft: War of the Ancients, Third War, Scourge destruindo toda Quel'thalas, Elfos vendendo almas em troca de Magia Arcana...
Não tenho tanto conhecimento pra me aventurar em outros cenários, mas a temática "Elfos se fodem" é bem disseminada. Mas eu realmente não espero que o fã médio de Tormenta tenha bagagem pra perceber que o que é feito em Arton é apenas o que acontece em outros locais, mas tirando toda e qualquer conotação positiva (Perseverança, heroismo, bravura, tenacidade pra se reeguer das cinzas etc) dos Elfos, teoricamente pra contrabalancear o mito urbano de que Elfos são sempre Mary Sues.
Meh, acho que acabei escrevendo demais.
Mas o que eu queria dizer é, essa situação dos Elfos é uma das falhas de Tormenta que mais incomodam. Seja pela falta de lógica da história toda, seja pela pirraça juvenil contra um trope conhecido da fantasia medieval, ou por qualquer outro motivo. Boa parte dos jogadores de Tormenta busca reeguer os Elfos. Mesmo alguns dos mais mais devotos fanboys admitem que, enquanto a situação inicial de Lenórienn no lançamento do cenário era bem instigante, a posição atual dos Elfos no cenário é simplesmente ridícula e só tende a piorar (Desafio qualquer um aqui a encontrar um Elfo descrito positivamente num dos romances do Leonel Caldela). Então, reerguer Lenórienn é um dos "fixes" mais comuns em Arton.
E eu suponho que, dada a tenacidade com que os autores perseguem os Elfos em seu trabalho, alguns encaram a idéia de Elfos fortes e poderosos em Arton é uma cuspida a mais no trabalho dos autores. EU particularmente lavei minhas mãos.
Editado pela última vez por
Lord_Metatron em 08 Mar 2011, 02:13, em um total de 1 vez.
All will be Well