A questão é mais "financeira" que outra coisa. Recentemente, precisei adquirir livros para um concurso que irei fazer em breve. Estes se referem a uma área específica: Gestão Pública. São pouquíssimas obras existentes que versam diretamente sobre o tema, sendo algumas extremamente caras (120 reais pra cima).
Eis que eu achei 2 obras de dois especialistas no assunto (Mestres em Administração Pública, Professores Acadêmicos e com várias outras titulações), bem recomendados, com obras completíssimas para a minha necessidade. Tou pagando, pasmem, 35 reais em 3x (com frete incluso e tudo mais). Por pouco mais de 100 reais, recebi os livros em casa em 2 (DOIS) dias apenas, um com 160 páginas e o outro com 340 páginas.
Se eu fosse comprar uma obra daquelas que citei lá no começo, caríssimas, com 100 reais não pagaria nem metade delas (e livros com 150-200 páginas, menos do que o que eu adquiri). Para a área acadêmica, a coisa fica pior ainda do que as outras áreas. Tem livros de Direito que numa coleção completa com 7 volumes, cada (
cada, cada, CADA) um custa 170 reais. Se for mais específico, como os que eu precisaria ter para Direito do Trabalho ou Processo do Trabalho, o custo sobe para 230-270 reais em um Manual/Curso Completo (Leia-se: tijolo de 1000 páginas).
Não desmerecendo o trabalho dos autores, que muitas vezes se esmeram, mas o imposto e o objetivo de lucrar onera muito as obras. Resultado lógico? Dos livros que precisei quando tava cursando, tenho fotocópias quase de toda a obra que achei interessante, mas não tive dinheiro para comprar. Biblioteca? Nas públicas dá até dó; nas privadas eles tem 1-3 exemplares mais atualizados, todavia o caminho é o mesmo.
Basicamente, hoje em dia, você paga para poder estudar, paga para poder trabalhar e o que ganha, devolve uma fatia IMENSA pro governo.

Fikdik