Eltor Macnol escreveu:Não acompanhei tão de perto as discussões sobre as classes, pode dar uma recapitulada rápida sobre como isso funcionaria?
Minha sugestão é que os atributos físicos e mentais sejam menos influentes no desempenho do personagem em combate para que a distribuição deles seja mais livre de acordo com a descrição do personagem, não com o que a classe/profissão exige que ele tenha.
O consenso atual é que todo personagem terá duas "classes": uma voltada a combate, usando parâmetros genéricos (combatente, especialista, conjurador) e outra que represente uma profissão/meio de vida/ofício/carreira, que traz benefícios fora de combate.
Então você pode ser um combatente/ferreiro, e ser ferreiro traz benefícios específicos. Ou ser um conjurador/arcanista, em que ser arcanista traz os benefícios de magias utilitárias para o dia-a-dia (a parte "conjurador" engloba apenas magias mais voltadas a combate).
(Aliás, Madruga, reforçando o pedido, já feito por mim três vezes e pelo Iuri uma vez: atualize o post inicial do tópico conforme decisões forem tomadas. Deixa tudo mais fácil pra quem vier participar e permite a todos acompanhar facilmente o andamento do projeto sem ler várias páginas de fórum. Além do mais, quanto mais demorar a fazer isso, mais ideias vão se perder e mais coisa tem que editar)