Cenário Steampunk em D&D

Moderadores: _Virtual_Adept_, Moderadores

Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 16 Mai 2011, 15:45


Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.


O Youkai pediu para eu mestrar D&D 4E, usando o conceito de themes (que estão saindo agora para coisas mais genéricas que Dark Sun). Eu, que já estava com algumas ideias Steampunk encubadas, achei que seria uma ótima ideia usá-las... até começar a tentar executá-las.

O crunch de algumas raças está diretamente relacionado ao Points of Light (como o Fey Step, do Eladrin) e é bem difícil conciliar classes Divinas e Primais num cenário com um tema mais científico.

Então, acabei desistindo da ideia de mestrar Steampunk. Mas achei que a ideia poderia vir a se tornar aproveitável para o início de um projeto na Spell: o primeiro cenário de D&D 4E da Spell, com uma temática mais Steampunk.

Eu gostaria que o cenário proporcionasse uma experiência de descobrimento do novo, com os livros do Julio Verne (especialmente Viagem ao Centro da Terra), e também de experimentar os limites que a ciência, em conjunto com a magia, pode proporcionar. Ainda não pensei num tema unificador, acho que daria uma boa discussão inicial. Gostaria, também, que a magia fosse vista mais ou menos como em Eberron ou Full Metal Alchemist: fazendo parte do dia-a-dia, mas não sendo qualquer um que a conjura.

Sempre que for possível abstrair o crunch para ficar mais fácil de adaptar, gostaria que isso fosse feito. Por exemplo: em vez de criar estatísticas novas para a arma "Rifle", considerá-la mecanicamente idêntica ao Arco, e a classe "Pistoleiro" seria um Seeker ou um Ranger especializado em arco.


Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.


Como o cenário é mais científico, acho melhor deixar a religiosidade no campo da especulação, sendo, inclusive, possível haver personagens ateus. Mas as classes Divinas terão poderes, normal. A questão é que os cientistas consideram isso apenas uma manifestação de magia oriunda do paradigma da fé da pessoa, sem haver nenhuma evidência real de que há um elemento divino por trás. Demônios e anjos podem existir, mas, novamente, poderiam ser explicados como manifestações do consciente coletivo. Se isso parecer forçado demais, podemos eliminá-los, ou torná-los manifestações físicas de outra coisa.

Personagens ressuscitados não teriam lembranças do período em que estiveram mortos, ou se tiveram seriam tão vagas/polêmicas quanto as EQM's.

Ainda não sei o que fazer quanto a outros planos de existência, se existirão ou não. Acho que isso mudaria profundamente o funcionamento de algumas raças (como o Eladrin). No entanto, se não existirem, já tenho uma ideia de como isolar Eladrins e Drows do resto do mundo sem recorrer a planos de existência alternativos:

Eladrins viveriam em cidades voadoras, muito bem escondida das vistas das raças terrenas. Poderiam fazer comércio com outras raças através de dirigíveis (que seriam os mais bem construídos do mundo), mas, de um modo geral, outras raças não podem pisar em suas cidades. O problema dessa abordagem é... como ficaria o Fey Step. Até pensei em transformar num Vôo, com o dobro do deslocamento do Eladrin, mas eu não sei se gostaria que eles fossem naturalmente capazes de voar.

Drows viveriam em cidades construídas abaixo do mundo, como normal, mas também em cidades subaquáticas. Não, eles não seriam anfíbios, mas muitas de suas cidades seriam construídos em ambientes pressurizados a vários quilômetros de profundidade. Por isso mesmo, eles teriam os melhores submarinos, ou talvez mesmo os únicos (seriam os "Capitães Nemo" do cenário).

(Fontes das imagens: http://browse.deviantart.com/?qh=&secti ... k#/d25g51t http://browse.deviantart.com/?qh=&secti ... n#/d1qfaz8
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor Lumine Miyavi em 16 Mai 2011, 15:48

Eu acho que podemos inovar mais. =3
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor shido_vicious em 16 Mai 2011, 15:56

_Virtual_Adept_ escreveu:Drows viveriam em cidades construídas abaixo do mundo, como normal, mas também em cidades subaquáticas. Não, eles não seriam anfíbios, mas muitas de suas cidades seriam construídos em ambientes pressurizados a vários quilômetros de profundidade. Por isso mesmo, eles teriam os melhores submarinos, ou talvez mesmo os únicos (seriam os "Capitães Nemo" do cenário).


Por serem "coisa ruim" e já terem, no material de referência, hábito de criar/treinar aracnídeos monstruosos, a tecnologia dos drow, sobretudo dos subaquáticos, poderia ser menos "engrenagens e fumaça" e mais um biotech frankensteiniano.

Crustáceos têm aquele aspecto insetóide e podem prover uma ótima base para a estética da cultura deles, assim como a fauna abissal. Os submarinos podem ser coisas vivas, ou híbridos de coisa viva com partes mecânicas. Para pilotar, o cara precisaria vestir um "elmo" quitinoso que introduz filamentos que entram pelo nariz do piloto e invadem o cérebro. Se dói? "Sempre e toda a vez".
Tapista: feels like home... Stockholm!

Meu Deviantart
Avatar do usuário
shido_vicious
 
Mensagens: 70
Registrado em: 26 Nov 2010, 14:09

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 16 Mai 2011, 16:01

Por onde começamos? Pelas raças?

Eladrins e drows já foram descritos. Elfos seriam descendentes de Eladrins de cidades que caíram na terra, e tiveram que se adaptar à vida selvagem.

Como eu associo Steampunk com um monte de humanos, warforgeds, gnomos e goblins, eu acho, sinceramente, meio difícil encaixar outras raças, então preciso de ajuda nesse aspecto.

Como tieflings são uma "variação" de humanos, dá para encaixá-los como descendentes de algum grupo de magos que, tentando obter o máximo de poder, fizeram experimentos "proibidos", até o ponto que seus corpos sofreram mutações e se tornaram o que são hoje... como quimeras em FMA, por exemplo.

Por serem "coisa ruim" e já terem, no material de referência, hábito de criar/treinar aracnídeos monstruosos, a tecnologia dos drow, sobretudo dos subaquáticos, poderia ser menos "engrenagens e fumaça" e mais um biotech frankensteiniano.

Crustáceos têm aquele aspecto insetóide e podem prover uma ótima base para a estética da cultura deles, assim como a fauna abissal. Os submarinos podem ser coisas vivas, ou híbridos de coisa viva com partes mecânicas. Para pilotar, o cara precisaria vestir um "elmo" quitinoso que introduz filamentos que entram pelo nariz do piloto e invadem o cérebro. Se dói? "Sempre e toda a vez".


Perfeito, shido. Eu já estava com a ideia de fazer os submarinos serem inspirados na fauna abissal (inspirado no Nautilus dos quadrinhos da Liga Extraordinária), mas você aprimorou bastante a ideia.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor Iuri em 16 Mai 2011, 16:16

Que tal um cenário mais sombrio, onde os personagens jogadores formem um grupo dom-quixotesco?

Exemplo: existem outros mundos, mas a travessia é muito difícil, além de acarretar sérias consequencias àqueles que tentam, independente de conseguirem ou não. Eladrins, por serem criaturas capazes de fazer estas viagens, são capturadas ilegalmente e usadas por "corporações" de pesquisa interessadas em extrair esta essencia mágica responsável pela viagem. Os eladrins que mais viajam entre os mundos (potencialmente os jogadores) foram tão afetados pelo volume de viagens que possuem algum tipo de disturbio mental, alguma esquizofrenia. Deuses não existem, mas existem algumas criaturas de poder mágico muito elevado em algum outro mundo que acham extremamente engraçado dar poderes para criaturas humanóides deste mundo que tenham "síndrome de herói" e padrões éticos altamente maníqueistas, para ver o que essas pessoas "aprontam" quando se acham escolhidas por deuses. Drows poderiam ser remanescentes de uma raça muito antiga, da época em que os humanos chegaram "a estas terras", e encontraram palácios e engenhosidades de um nível tecnologico muito elevado. Tal maravilha tecnologica teria sido desenvolvida primariamente pelos drows, que naquele momento tinham a maior parte de seus cientistas e contingente militar no subsolo profundo, onde eram desenvolvidas pesquisas muito importantes. A humanidade se aproveitou e eliminou todos da superfície, selando os outros lá embaixo e tomando posse de suas tecnologias. Os drows, que ficaram presos e sem acesso a grande parte de suas tecnologias, acabaram desenvolvendo mais suas aptidões mágicas, e quando tentam vir a superficie reclamar o que é seu por direito são rapidamente eliminados.

Eu gostaria de um cenário assim :P
CURSE YOUR SUDDEN BUT INEVITABLE BETRAYAL!!!

-- Máfia Firefly. Aqui na Spell, daqui a alguns meses! (dá tempo de rever os episódios!)
Avatar do usuário
Iuri
 
Mensagens: 2715
Registrado em: 30 Jan 2010, 09:47
Localização: Porto Alegre - RS

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 16 Mai 2011, 16:22

É uma ideia legal, Iuri, mas a ideia inicial não se encaixa com a proposta, que é de exploração e descobrimento.

Quanto às outras, são ideias interessantes. O problema é que já entra em contradição com as ideias já apresentadas. Podemos adaptar com outras raças, no entanto (em vez de drows, no último exemplo, poderiam ser goblinóides).

Eu gostaria que ainda houvesse elementos identificáveis de D&D no cenário. Por isso os eladrins estão num "plano" superior, por exemplo.

E quanto aos deuses: não sei se isso se encaixa com a temática de Steampunk. Funcionaria para um cenário de fantasia medieval humorística, no entanto.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 16 Mai 2011, 17:37

Metal Sonic me perguntou, via chat como seriam os mechas steampunk no cenário. A princípio, eu achei melhor não ser algo a alcance dos jogadores, e ser um elemento raro que só aparece ocasionalmente nas mãos de um NPC, usando ficha de monstro.

Mas aí o fungo deu uma ideia simples e eficaz: fazer mechas usarem ficha de monstro sempre, e tratá-los como montaria para o jogador. Para representar a proteção que elas concedem ao piloto, a habilidade de montaria deles seria conceder RD ao personagem.

Editado: Fungo deu uma ideia melhor ainda que o RD: o mecha daria cover para o piloto.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor Sony em 16 Mai 2011, 17:39

Pensando sobre Anjos e Demônios, pensei que talvez fosse bom fazê-los ex-mágicos que transcederam de forma.

Os poucos anjos de poder maior seriam magos líderes de algum tipo de culto (a se pensar), que dominou a magia e transformou a si e a outros que o seguiam em anjos. Não necessariamente ANJOS, mas uma forma de luz. Como anjos são servos e não líderes, o culto não giraria em torno do mago responsável pela transformação, mas sim por outra crença. Como magia é corriqueiro, ciência fala mais alto mas ainda não explica o uso de magia e existem religiões mas a serem deixadas a segundo plano, não há necessidade de construir uma religião, uma crença. É só atribuir características de religiões "benígnas" (Religiões que buscam o melhor do praticante), sem muito "estudo" sobre o assunto.

Os demônios seriam o mesmo princípio, talvez nem tão parecidos, mudando mais os valores e motivação de transcedência. A ~~alma corrompida~~ poderia ser o diferencial. O desnível de poderes pode ser por isso também. Enquanto os que se tornaram anjos procuraram só elevação espiritual (além de terem ido na carona do guia da seita), os demônios foram magos que usaram da magia pra passar para uma forma que o permitisse realizar uma ambição forte (ou angústia ou [insira motivo aqui]). A extrema vontade que o levou a transceder de forma é o que potencializa os poderes.

Mas como inserí-los no cenário e como fazer caso não hajam outros planos de existência, eu não faço ideia. Talvez fazer um clichê e dizer que são formas de existência diferentes e, para tanto, se materializam somente em casos necessários (quando forem entrar em ação). Anjos, saindo da luz. Demônios saindo das sombras. E bla bla bla.

Eu não sei muito sobre D&D, sobre Steampunk em D&D pior ainda. Mas foi a melhor coisa que consegui imaginar pra essa questão de anjos e demônios.
Imagem
Avatar do usuário
Sony
 
Mensagens: 32
Registrado em: 16 Ago 2010, 15:11
Localização: Purgat... Manaus

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 16 Mai 2011, 17:47

Acho que você precisa ler o Manual dos Monstros. Anjos não são necessariamente bons, geralmente partilham a tendência da divindade que servem.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor stinger957 em 16 Mai 2011, 18:20

VA, acho que a não ser que seja algo crucial pro cenário, não há por que se preocupar muito com o poder divino e sua origem, e deixar esse tipo de coisa só como uma manifestação do sobrenatural que ninguém sabe direito como explicar e que alguns grupos racionalizam de maneiras distintas.

Deixar em aberto é mais interessante, na minha opinião: não há certezas o suficiente pra falar "há deuses!" ou "não há deuses, só há manipulação de efeitos sobrenaturais!", e isso pode gerar, no fluff, conflitos, facções e outras coisas interessantes que não seriam possíveis quando deuses existem de fato, se manifestam ocasionalmente no plano físico e sua existência não pode ser questionada por causa disso.
Imagem
stinger957
 
Mensagens: 176
Registrado em: 24 Set 2010, 11:53

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor Youkai X em 16 Mai 2011, 18:36

Já que é um projeto a médio prazo (tem que levar em conta quando que vai brotar uma quinta edição de D&D e tal) certas inovações podem ser melhor pensadas (tal qual em Dark Sun), como quais raças, rituais ou classes podem ser limadas do cenário (claro, alguns jogadores podem conseguir um shdar-kai avenger em Dark Sun após muita, mas MUITA choradeira pro mestre e uma explicação MUITO convincente, mas ainda assim é exceção da exceção).

Uma idéia que tive pra um cenário desses é deixar a divisão de tiers e conhecimentos relacionados ainda mais evidente: O mundo como um todo (e aventureiros de patamar heróico) ainda vivem naquela confusão de quem são deuses ou se existem e afins. Nos patamares exemplar e épico, algumas raras organizações e grupos já saberiam verdades bem mais estranhas. Talvez os outros planos (especialmente os exteriores) seriam na verdade... outros planetas e os tais extraplanares na verdade seriam alienígenas. Algumas das raças podem ser na verdade típicas de regiões mais selvagens e equivalentes a África/Ásia/Américas/Oceania ou mesmo banir certas raças ou dar roupagens interessantes a outras. O que vocês pensam?


E monstros montaria steampunk como mechas foi uma das idéias mais ÓLSOM e bem encaixadas já desferidas por aqui! Sério mesmo! Pq ninguém pensou nisso antes XD !

Editado: como que funcionariam armaduras pesadas num cenário steampunk? O que faria tanta gente ainda preferir espadas, manguais e machados ao invés de pistolas e rifles?
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor Agnelo em 16 Mai 2011, 18:43

Yuka escreveu:Talvez os outros planos (especialmente os exteriores) seriam na verdade... outros planetas e os tais extraplanares na verdade seriam alienígenas.

Estranhamente eu tava pensando na mesma coisa.

Mas como eu disse pro VA no chat, o ruim de criar coisas diferentes pra DnD é que tu tem de pensar na ordem inversa, nunca é "Será que fica legal pôr elfos nesse cenário?" tem que ser "Como é que eu vou pôr elfos nesse cenário"...
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor Youkai X em 16 Mai 2011, 18:51

Ou simplesmente retire algumas raças e crie novas tão interessantes quanto.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 16 Mai 2011, 19:09

Pistolas e rifles são "desajeitadas" e lentas. Espadas são ágeis e de uso prático.

Pense em três mosqueteiros: há pistolas, mas na maior parte do tempo eles usam florete.


Trocar Fey Step por um encounter de shift de 5 quadrados, interrupt, será que funciona?

E gostei da ideia dos outros planetas. Funciona pra ideia que pretendo. Só falta usarem canhões para acessarem os mais próximos. XD
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
Avatar do usuário
_Virtual_Adept_
Webmaster
 
Mensagens: 6879
Registrado em: 25 Ago 2007, 14:31
Localização: Manaus
Twitter: http://twitter.com/Denommus

Re: Cenário Steampunk em D&D

Mensagempor Léderon em 16 Mai 2011, 19:17

_Virtual_Adept_ escreveu:Só falta usarem canhões para acessarem os mais próximos. XD

Imagem reduzida. Clique na imagem para vê-la no tamanho original.
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Próximo

Voltar para Zepelins & Zigurates

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

cron