Como sabemos o multiverso artoriano e os deuses maiores dessa realidade nasceram da união do Nada e Vazio, nesse livro não é feita nenhuma afirmação oficial, apenas sugestões para os mestres usarem em suas campanhas, de como a Tormenta nasceu, também diz que a partir do momento que a Tormenta penetrou em Arton os deuses maiores passaram a recompreender o que são os lefeu, mas não diz pq depois disso eles não exterminaram os lefeu como outrora, diz que pode ser medo, ou talvez não possam, ou talvez queiram deixar tudo nas mãos dos artorianos, mas nenhuma afirmação oficial sobre isso é feita, não explica como os lefeu vieram pra Arton mesmo com a barreira feita da essência divina de Tillian bloqueando a passagem das duas realidades, só se sabe que o Panteão foi guiando os passos dos aventureiros ao Albino pra trazer a Tormenta e usá-la pra destruir a Aliança Negra, o que sabemos que não aconteceu, enfim, esses foram os três maiores mistérios deixados pelo livro (na minha opinião), agora vamos as revelações!
Como os lefeu ressurgiram depois de exterminados? Pq eles são foda. "Ahn, como é?!" É isso o que o livro diz, não com essas palavras é claro, mas lá diz que uma raça com uma garra e vontade infinitas como aquela não poderia continuar apagada.
O que é a tal perfeição dos lefeu que eles alcançaram evoluindo? Eles foram absorvendo aspectos da realidade deles, até absorver ela própria, sendo assim o ar, a geografia, os planetas, os planos, a própria Tormenta são lefeu!
Os lefeu são divididos em 5 castas, os Uktril e os lefeu dessa casta são os... Uktril/Kanatur; existem os Qerluakk, os Hikarel, os Fggurath, os Lekael (Lordes da Tormenta) e Os Cinco Reis Impossíveis (cuja existência é hipotética) cujo poder rivaliza com o do Nada e Vazio (as castas aqui estão em ordem crescente de poder).
Como se destrói uma AdT? Matando o Lorde dela e depois destruindo o Coração dela que pode ser QUALQUER coisa, mas esse Coração sempre estará no centro exato da AdT, pq é de lá que a Tormenta jorra pra dentro de Arton, o foda é destruir o Lorde e descobrir o que é o Coração daquela AdT x) (e destruir o Coração primeiro é impossível pois ele é indestrutível até a morte do Lorde, sendo que o Lorde volta em alguns dias se o Coração não for destruído depois da morte dele).
Os simbiontes são lefeu da casta Hikarel criados (isso mesmo, lefeu se criam, não nascem, eles são feitos em Criadouros, uma Estrutura da Tormenta, lefeu como todo o resto, que se assemelham a árvores) para fazer simbiose com os artorianos, mas não se sabe ainda se eles são lefeu que querem ajudar os artorianos contra a Tormenta ou querem corrompê-los pra ela, talvez sejam ambos os motivos e muitos outros mais!
Quem leu o IdM sabe, cada Lekael possui um objetivo, e o mais poderoso deles quer somente a aniquilação de Arton enquanto outros mesmo após a morte do Albino ainda queriam tornar-se deuses menores, pra depois tornar-sem deuses maiores (essa de virar deuses maiores não é explicada no IdM, mas AdT deixa isso subentendido). AdT mostra exatamente isso, cada Lekael revelado lá possui um objetivo, Aharadak, Lorde da Tormenta de Zakharov é o único Lekael que já possui o modelo deus menor, Gatzvalith quer corromper os artorianos para seu exército, Igasehra, Lorde da Tormenta de Tamu-ra só quer aniquilar Arton, Raigheb, Lorde da Tormenta do Deserto da Perdição aparentemente não tem objetivos sendo o mais apático Lekael, cuja personalidade se assemelha aos lefeu "menores" que vêem uns aos outros como a si mesmos, tendo uma mente coletiva e por fim temos Urazyel, Lorde da Tormenta das Montanhas Sanguinárias que é uma fortaleza viva! Os objetivos dele também não ficam bem claros, mas o interior dele é um semi-plano.
A Tormenta pode atacar o mar sim, só não tinha atacado antes pq ela "não quis" (na verdade foram os criadores do cenário que quiseram manter uma parcela de culpa no Grande Oceano Brincando).
Sobreviver dentro de uma AdT é muito difícil, sobreviver dentro da própria Tormenta é quase impossível.
A Companhia Rubra é composta por seis membros e depois de confrontarem Aharadak só dois deles voltam vivos e um se aposenta da carreira de aventureiro e escreve o conto que explica tudo isso, sendo que cada capítulo desse conto é mostrado no começo de cada capítulo de AdT.
Os lefeu podem ver passado, presente e futuro num único instante na realidade deles já que a absorveram e dentro dela estava o tempo, porém nas AdTs onde a Tormenta recém está se mesclando a Arton eles só podem ver alguns momentos no futuro, recebendo bônus em jogadas de combate, além disso a Tormenta está consumindo não só Arton, mas sua realidade, sendo assim chega a um ponto que determinado tempo-espaço de Arton deixa de existir e então é deixada a pergunta: Quando isso acontecer com Tamu-ra o que acontecerá com Lin-Wu que é o deus desse lugar? E os tamuraianos se esquecerão que já viveram lá?
Claro que tem mais coisa pra explicar, mas se quiserem saber mais perguntem depois que isso é o mais principal mesmo
