Raças do cenário e suas características

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Raças do cenário e suas características

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 20 Mai 2011, 18:29

As raças padrão dos jogadores estão fechadas, mas nada impede de detalhá-las mais. As raças de antagonistas podem ser "expandidas". Um jogador pode até jogar com uma raça antagonista, se o Mestre o permitir. Então, talvez seja bom ter mais ideias.

Raças jogáveis
Anões
SPOILER: EXIBIR
A definir as características


Devas
SPOILER: EXIBIR
Casta sacerdotal dos Dragoborns. São idênticos aos Dragonborn em aparência, porém mais frágeis. Quando um morre, cinco meses depois ele reencarna num novo corpo, nascido de pais Dragonborn normais. Para todos os efeitos genéticos e culturais, são Dragonborns, não tendo a menor semelhança com sua contraparte dos outros cenários, mantendo apenas o crunch.


Dragonborns
SPOILER: EXIBIR
Orgulhoso Império do lado oriental do mundo. São mais ou menos equivalentes à Índia ou China no nosso mundo. São ora rivais, ora aliados forçados dos reinos humanos. A definir mais detalhes.


Eladrins
SPOILER: EXIBIR
Seres elitistas que vivem isolados em cidades voadoras, onde têm contato com o plano de Feywilde. Seu contato com o mundo terrestre se dá através de Zepelins (eles têm a melhor frota de Zepelins do mundo, apesar de não ser a única) e alguma forma de comunicação à distância ainda não definida (provavelmente telégrafo).


Elfos
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Descendentes de eladrins cuja cidade caiu. Tiveram que se adaptar à vida selvagem. Ao contrário dos elfos padrão, eles recebem +2 Sab e +2 Des ou For, à escolha do jogador. Assim, eles são os "Rangers ideais", e combinam mais com o conceito de seres que se adaptaram à vida selvagem.


Goblins
SPOILER: EXIBIR
Ainda tem que definir bastante coisa. Mas pretendo que eles estejam entre a elite intelectual do cenário, e inclusive se vistam de acordo com o conceito. Vão receber +2 Des e +2 Int ou Car, à escolha do jogador. Também vão receber bônus em testes de Invenção (quando a mecânica das invenções for criada), e precisaremos criar talentos raciais para eles. Fora isso, têm os mesmos poderes descritos no Manual dos Monstros.


Homúnculos
SPOILER: EXIBIR
Seres gerados artificialmente pelos humanos, através de métodos alquímicos. Em termos de regras, são idênticos aos Halflings. Se dividem basicamente em dois tipos: ratos de esgoto (os que recebem bônus em Con) e atrações de circo (recebem bônus em Car).


Meio-Elfos
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Sem maiores alterações.


Warforgeds (a mudar de nome)
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Construtos mecânicos criados provavelmente por Eladrins que adquiriram inteligência própria. Têm mais modificação na estética (sendo mais parecidos com robôs metálicos movidos a vapor) do que conceitual. Nenhuma mudança em regras.


Yetis
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Vivem em montanhas. A definir mais detalhes. Mecanicamente, são idênticos aos Goliath.


Raças antagonistas
Drows
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Raça que vive em cidades construídas sob as águas. Têm a melhor frota de submarinos do mundo. Mais detalhes a serem definidos.


Hobgoblins
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Tiveram suas cidades (com tecnologia bastante desenvolvida) saqueadas por humanos, que adquiriram maior tecnologia através delas. Mais detalhes a serem definidos.
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Re: Raças do cenário e suas características

Mensagempor AKImeru em 26 Mai 2011, 09:43

E os Orcs? Vão deixar eles de lado?

Vocês podiam fazer os Kenku como uma raça menor no oriente, talvez eles tenham uma pequena ilha.
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AKImeru
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Re: Raças do cenário e suas características

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 26 Mai 2011, 13:43

O Joshua_Crow criou um kenku na seção de playtest que fizemos. Mas, no caso dele, era um ser artificial. Como era um kenku vampiro, era uma combinação de humano, corvo e morcego.
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Re: Raças do cenário e suas características

Mensagempor publicano em 13 Jul 2011, 21:47

Algumas sugestões/considerações...

* Meio-elfos poderiam ser descendentes não só de elfos como também de eladrin e drow. Assim a mudança mecânica seria abrir os talentos e paragon paths drow ou eladrin em vez de elfo para os meio-elfos, a depender da escolha de herança racial, na criação de personagem.
Isto deixaria os meio-elfos com um quê mais mestiço, talvez um jeito latino, caribenho, sei lá. E poderiam ser totalmente mulos no fluffy, ou seja, estéreis...

* Goblins exatamente como manda o MM? Quer dizer com poder racial de combate de uso livre?
Eu acho um tanto exagerado.
Cheguei a imaginar, após o Heroes of Shadow, refazer o poder racial goblin como um utilitário passível de aquisição num nível mais alto, que nem acontece com vrylokas e shades...
Por outro lado, esquecendo-se o poder racial, a raça parece fraca. De modo que fica desequilibrada...
Quais seriam as relações dos goblins com outros ... goblins, já que o MM não usa a palavra goblinoide, isto é, hobgoblins e bugbears, especialmente hobgoblins já que estão citados como raça importante?
Outra coisa importante é botar padrão de atributo atual tanto em goblin quanto em hobgoblin...

* Fragmentais (shardmind) e forjado-bélicos (warforged) não poderiam ser a mesma raça em termos de fluffy, ou compartilhar da mesma origem como ficou sendo o caso dos deva e draconatos?
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Re: Raças do cenário e suas características

Mensagempor Aluriel de Laurants em 14 Jul 2011, 10:16

Gosto da idéia dada pros meios elfos. Tornariam eles versáteis pra caramba.
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Re: Raças do cenário e suas características

Mensagempor publicano em 14 Jul 2011, 12:06

Aluriel de Laurants escreveu:Gosto da idéia dada pros meios elfos. Tornariam eles versáteis pra caramba.


E eu já testei isso em jogo. Era necessário pro plot de uma campanha, que dado personagem fosse filho de uma eladrin com um humano, pq a eladrin teria um filho meio-elfo mesmo quando seu consorte era tb eladrin (o pai humano usou magia pra se passar pelo verdadeiro consorte da mãe). Assim o meio-elfo resultante era na verdade um meio-eladrin, pq podia pegar talentos de eladrin.

Quando eu digo necessário é pq o pai e a mãe faziam parte do grupo de jogo, história complicada, campanha que durou até o épico :b

Enfim, não vejo problema nessa regra opcional, mesmo considerando-se que os talentos drow e eladrin parecem ser um tanto mais fortes que os de elfos; mas também considerando-se que o jogador não tem acesso liberado a tudo e sim a uma raça escolhida na criação de personagem, a la ravenant (este sim tem liberdade total)... e que vários talentos dizem respeito a um poder racial que o meio-elfo NÃO teria, rsrs... vejam que usando só o LIvro do JOgador 1 o fato de poder pegar talentos de elfo é quase inútil. Só os de humano prestam ou são pegáveis, nem me lembro se existe talento de meio-elfo no LdJ1.
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Re: Raças do cenário e suas características

Mensagempor Aluriel de Laurants em 14 Jul 2011, 16:52

bastardo élfico... Isso é mais uma questão de nomenclatura... ou reskinning mesmo.
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Re: Raças do cenário e suas características

Mensagempor Youkai X em 16 Jul 2011, 01:49

Já eu acho que até pelos conceitos dos eladrins como extremamente elitistas e dos drows como gente de regiões distantes do mar não combinaria direito com meio-elfos.

Conceitualmente não consigo pensar nada realmente inovador aos anões, que poderiam ter impérios expansionistas e ser um dos principais escravizadores de tieflings. Poderiam ter uma cultura mais associada ao "inferno", mais sombrios que a média dos anões de fantasia e serem os principais exploradores do "centro da terra", podendo ter inclusive veiculos escavadores gigantes e dinossauros e bestas incomuns domesticados.

Acho que a divisão dos halflings/homúnculos muito pueril, especialmente pq nenhuma outra raça sofre esse tipo de restrição de fluff. Melhor que sejam uma coisa unificada mesmo. O carisma dos homúnculos/halflings podem representar mais a estranheza e temor que eles podem causar nos outros, ao mesmo tempo que transmitem uma sensação de fofura estranha, meio como olhar pra um cachorro "feio".

Por fim, qual será a situação dos orcs no cenário? Mesmo que seja uma raça antagonista menor, como monstros apenas. Seria necessário mais um tópico ou aqui mesmo discutimos sobre "raças de monstros" como bugbears, orcs, gnolls, etc? E dizer quais existe e quais não existem. Sei que ficou decidido que no cenário não existirão gnomos. E quanto a essas outras raças que citei?
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Re: Raças do cenário e suas características

Mensagempor publicano em 16 Jul 2011, 06:39

Qual foi mesma a racionalização pra não existirem gnomos? Sò pq naõ gostam da raça?...

Não acham que gnomos e anões servem como bons inventores?


Quanto aos meio-elfos, pode ser que a maioria dos jogadores tenha de escolher elfo mesmo, e o mestre só permita essa escolha, mas abrir eladrin e drow significa um elemento de preconceito a mais, de hibridação com coisas estrangeiras.

Essa é a minha sugestão para refletir os preconceitos de uma sociedade "renascentista" ou "vitoriana" contra mestiços... seria como minotauros em dark sun, são uma raça similar à dos golias (meio-gigantes), porém bem mais rara e misturada com gigantes de cabeça de fera. Como são raros, não é todo mestre que aceita um minotauro. A mesma coisa se daria com esses meio-eladrin e meio-drow, mas a opção estaria ali citada.
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Re: Raças do cenário e suas características

Mensagempor Youkai X em 16 Jul 2011, 12:18

Publicano, foi pq não conseguimos pensar em nada interessante pra gnomo e por não sermos fãs da raça. E dar logo de cara as opções mais incomuns não é realmente o melhor caminho. Melhor dar tais opções posteriormente.
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Re: Raças do cenário e suas características

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 20 Jul 2011, 02:03

Gnomos, como estão na 4E, combinam muito mais com ilusionistas que com inventores. O clima que eu quero para inventores combina mais com goblins estilo Warcraft III.
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Re: Raças do cenário e suas características

Mensagempor publicano em 20 Jul 2011, 06:45

_Virtual_Adept_ escreveu:Gnomos, como estão na 4E, combinam muito mais com ilusionistas que com inventores. O clima que eu quero para inventores combina mais com goblins estilo Warcraft III.


Bom, eladrin são raros.
Talvez os gnomos pudessem sim ser uma raça artesã, mas vivendo nas cidades eladrin das nuvens... talvez escravizada, ou vista como uma classe ou casta inferior de cidadão.
Se utilizarem esta sugestão, eu diria que é melhor casta inferior, com responsabilidades pesadas, tipo as das pessoas de castas baixas na Índia antiga, do que "simples escravos clichês". Isto inclusive os faria encarar suas responsabilidades como naturais.
Esse servilismo gnomo o aproximaria, pra dar um exemplo, daquela visão de fada que é representada no velho Changeling: the Dreaming como o boggan, enquanto o goblin estilo Warcraft estaria mais pro nocker.

Faço essa sugestão apenas para estar mais de acordo com a máxima do 4e de aceitar raças refazendo o seu fluffy, do que simplesmente rejeitando-as. A sacada dos draconatos dray e golias meio-gigantes, por exemplo, em Dark Sun. Tem gente que gosta dos gnomos, afinal de contas. A melhor maneira de pôr uma raça que vc não gosta num cenário é sacaneá-la em seu histórico :linguinha:
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Re: Raças do cenário e suas características

Mensagempor Youkai X em 20 Jul 2011, 14:23

nossa, faz bastante sentido mesmo para uma sociedade feérica baseada em contratos que uma raça inteira tenha sido tornada uma casta inferior por vezes maltratada por alguns membros da casta superior. Os "warforgeds" poderiam ser inclusive obras dos gnomos. As noções sociais dos gnomos e eladrins seriam bem alineígenas pra nós jogadores ocidentais do século XXI, sendo até meio "cruéis" ou fatalistas demais em alguns pontos. Sendo assim poderia ser mesmo interessante inserir gnomos.
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Re: Raças do cenário e suas características

Mensagempor publicano em 20 Jul 2011, 15:12

E olha, eu não lembro como ficou o gnomo com seus atributos padrão (+2 primário/+ 2 em um de 2 secundários), mas,

ou aqui admitimos ele ter (+2 Int/+2 em Car ou Sab) ou (+2 Int/+2 em Car ou Cons) pra ser um bom artífice,

ou fazemos a ironia de que os warforgeds que eles criaram podem ser melhores artífices que seus criadores!

Sim, pq agora o warforged tem +2 For/+2 Cons ou +2 Int ... essas variantes com bônus de inteligência poderiam ser, em vez de modelos especiais como é o caso em Eberron, avanços freak inesperados, produtos da magia às vezes caprichosa das fadas.

Isso poderia ser racionalização pro criador ter inveja da criatura!

[É, eu sou a favor de malhar muito o histórico dos gnomos ao incluir a raça no no cenário! :b ]
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Re: Raças do cenário e suas características

Mensagempor Youkai X em 20 Jul 2011, 15:46

na verdade gnomo tem +2 Inteligência e +2 destreza ou Carisma. E Warforgeds tem +2 constituição e +2 força ou inteligência. É, não ficam mal não ambas as raças pra artífice, mas warforgeds seriam melhores. Continua funcionando bem a idéia dos gnomos de Z&Z serem como os elfos de Tormenta XD

Aliás, falou pro VA adicionar os tielfings nas raças protagonistas, hein!
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