VOLTEEEEIII!!!!Foi mal a ausência galera, tenho andado muito ocupado essas semanas.
- - -
Bom, acho que quem melhor entendeu minha idéia inicial foi eu mesmo. Ops.. digo, o Vincer. xD Quando falei em "emular", eu quis dizer capturar carcterísticas mais marcantes/identificadoras do tema/período, e não necessariamente fazer algo ultra-complexo e simulacionista à la "Gurps Escritório de Contabildade".
Por isso achei que as idéias do Vincer ótimas, tem tudo a ver com o que imaginei. E apesar da idéia dos cruzados ser mais "redondinha", achei melhor essa aqui..
Vincer escreveu:Destino. Todos têm esses pontos de destino, que podem ser gastos para as mais diversas coisas... e também sobreviver. Existem aos montes, mas são limitados e difíceis de ganhar mais. Mas esse jogo é cheio de situações e rolagens capciosas, cada nova cidade são novas chances de ficar doente, pisar no calo de um lorde e viajar entre elas não ajuda muito... Felizmente vocês têm sua sorte, que podem te salvar do destino implacável ou corrigir suas más escolhas.
O grande porém: você tem suas metas pessoais, e uma que todos têm: subir na vida. Num mundo onde subir na escada social é raridade, adivinhe o que será preciso para suceder? Os malditos pontos de destino...
Sem falar que existe um atalho como na vida real... não ser bonzinho, traição, jogar a culpa nos outros e crimes funcionam tanto quanto no nosso mundo. Não seja pêgo e você chega lá... só tome cuidado com seus pecados, acumule muitos e você vai para o inferno.
objetivo do jogo: específico da campanha+realizar suas metas e garantir um final feliz(purgatório). Porque na idade média tem tantos pecados que ninguém consegue o céu. Paranóia com humor mais negro, sem lasers mas com manguais... 'i'l go all medieval in thou ass!'
( O problema, a meu ver, são alguns pontos que não me soam muito "medievais" (porra Vincer, como assim "destino" e "subir na escala social" !? O que tu fumou o safado, É pra ser medieval! xD). Mas se trocarmos pts de destino por pts de devoção, louvor, piety ou algo assim, e trocarmos a ascenção social por "cumprir bem o papél que lhe foi dado por deus" ou algo assim, acho que a coisa fica melhor. Essa idéia tem um quê de "Live a Life: Medieval"/"Alter Ego: Medieval", onde você cria um personagem e usa [destino? devoção? piety? ] pra progredir na vida/ocupação/carreira deste. Quem sabe consigamos desenvolvê-la melhor ? )_______________________________________________________
Bem, Antes de qualquer coisa deveriamos definir o escopo do que queremos fazer. Que tipo de gameplay queremos ver aqui? algo tradicional na linha "kill things and take their stuff" ? Algo competitivo e talvez tongue-in-cheek como um Paranóia-Medieval ? Algo light e emulacionista como os indies 3:16, Agon, Mountain Witch, etc? Um pouco de cada? Nenhum desses? Eu não tinha idéia do tipo de jogo que queria quando criei esse tópico, apenas gostaria de ver algo mais "genuinamente medieval" do que a média da indústria.
Vou listar abaixo coisas legais que vi em outros jogos, que têm a ver com o "ethos medieval" que procuro, e que poderiamos "pegar emprestado" ou apenas tomar como inspiração..
Warhammer FRP:
ocupação aleatória/impossibilidade de escolher ocupação desejada;
Runequest:
não se "distribui pontos" em stats - escolhe-se apenas ocupações durante etapas da vida, que por sua vez são condicionadas à familia em que nasceu (e isso você NÂO escolhe - ver warhammer, acima), resultam nos numeros finais. As opções familia seriam as classes sociais medievais, mais ou menos emiuçadas: camponeses, burguesia/baixa nobreza, alta nobreza, clero.
Mountain Witch:
elemento temático central ao sistema, "Trust/Confiança" no caso deste jogo, é utilizado para vencer obstáculos e progredir o personagem no cenário. No nosso caso seria o "destino" que o Vincer citou (mas que eu sugeriria fortemente que se chamasse Devoção/Louvor/Piety ou algum outro rótulo mais "cristianizado").
Darklands (rpg de pc):
santos (São Sebastião, Santa Agnes, Santa Edwiges, Sâo Marcus, etc). Cada santo concede benefícios de acordo com seu portfólio, para aqueles com devoção (e aqui poderiamos fazer um link com a idéia acima: você gasta pts de Devoção/Piety pra receber bênção dos santos; e aprende mais bênçãos na medida que visita catedrais e monastérios para aprender mais sobre a vida daquele santo ).
P.S¹: lendo a wikipedia, acho que o melhor rótulo para aquela mecânica seria "Piety"..
"In spiritual terminology, piety is a virtue.. generally used to refer either to religious devotion or to spirituality, or often, a combination of both. A common element in most conceptions of piety is humility.". Qual seria a melhor tradução para Piety ? (que não seja meramente "piedade", já que o sentido do termo usado aqui é mais amplo que isso).
P.S²: Taverneiro, conheço superficialmente o Chronica Feudalis. O que ele teria de interessante que poderiamos copiar ? :D
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite
"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda