[idéia] Rpg medieval MESMO

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Re: [idéia] Rpg medieval MESMO

Mensagempor kaishakunin em 31 Mai 2011, 08:42

Defina "medieval".
kaishakunin

Mensagempor Agnelo em 31 Mai 2011, 08:56

Como de costume o tópico que o silva abriu tá vago pacas, mas devo dizer que gostei bastante do brainstorming do Vincer.

Pra fazer um jogo "medieval MESMO" tu precisa saber o que o pessoal quer jogar.

Eu não gosto de intriga na corte, por exemplo, mas poderia achar bacana uma campanha nas cruzadas se tu pudesse ser um plebeu recrutado ou um mouro tentando defender sua terra.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor taverneiro em 31 Mai 2011, 13:54

Como exercício de imaginação, pensei em fazermos um rpg medieval mesmo - algo (ironicamente) raro no mercado. Quando falo em medieval mesmo, falo num sistema que emule o máximo possível o ethos medieval, porém sem se tornar chato ou injogável.

Armitage, foi mal a pressa mas to digitando isso do trampo, mas antes que eu me esqueça: quem realmente estiver interessado nisso PRECISA conhecer o Chronica Feudalis. PDF a 10 dolares aqui: http://chronicafeudalis.com/

Vou querer participar disso sim. Gostei da idéia e já to vendo fontes de pesquisa. Droga, tenho que voltar pro trampo!

T+
"Owo Grunish topuck norio kromsh?
OW ROUTZ PRECOIL CHARTZAM!!!!"
- Antigo provébio Troll
taverneiro

Mensagempor Blackbird em 31 Mai 2011, 14:13

kaishakunin escreveu:Defina "medieval".
Se eu tivesse estudado direito ( :haha: ) eu poderia ajudar integralmente a responder essa questão e ajudar a desenvolver.

Acho que o kaishakunin ou o Seth são mais indicados pra responder essa dúvida ( XD ), que é MUITO pertinente - especialmente para adequar aquilo que o senso comum conhece por "medieval" às discussões atuais sobre medievalismo e a periodização da história.
i am jack's complete lack of surprise.

Imagem
Blackbird

Mensagempor oculto em 31 Mai 2011, 14:56

Bem, temos um grupo online aqui da Spell que, se não me engano, está jogando uma campanha "medieval mesmo".
Imagem
oculto
Moderador / Co-ordenador da seção de RPG Online

Twitter: @jca_godoy

Mensagempor Nibelung em 31 Mai 2011, 18:53

E este tópico já existia, a alguns anos atrás. Um dos primeiros tópicos da Spell RPG, na verdade.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor _Virtual_Adept_ em 31 Mai 2011, 19:22

Eu vejo diferença entre ambos os tópicos. O primeiro era mais um estudo, se haveria possibilidade de fazer uma fantasia medieval mais "medieval".

Agora é a proposta de um cenário, mesmo.

Eu só queria que o Armitage postasse de novo dizendo as opiniões dele quanto às nossas perguntas.
Adepto do Heroísmo, blog sobre Mutantes & Malfeitores.
_Virtual_Adept_
Webmaster

Twitter: http://twitter.com/Denommus

Mensagempor Darin em 31 Mai 2011, 20:09

Cenário?

Mas o Cenário é o nosso mundo real!

Acho que ele tá falando de sistema mesmo...

Edit: fui ver o tópico que o nibe linkou e fiquei com medo do meu português...
Darin

Mensagempor GoldGreatWyrm em 31 Mai 2011, 21:12

O problema desse cenário seria a letalidade.

A Idade Média era onde as pessoas morriam de doença, de ferimentos, de ferimentos de tortura, de ferimentos infeccionados, de ferimentos de tortura infeccionados, de ferimentos que as pessoas cauterizavam com piche quente, de sangrias, de peste, de tiros de besta, de óleo quente sendo jogado do alto da muralha, de machado de viking, de cimitarra de mouro, de envenenamento em intrigas reais, de envenenamento em intrigas papais.... a lista é imensa.
Imagem
Imagem
Imagem
GoldGreatWyrm

Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Mensagempor Darin em 31 Mai 2011, 21:23

Sim, daí depende da premissa...

Se fosse se jogar com uma família, por exemplo, a morte poderia ser um elemento recorrente, vir de várias formas e mesmo assim o jogo continuar interessante...

Ou até mesmo jogar com todo um feudo. Mas como isso funcionaria? Eu sei la. O dono do tópico tem que voltar e elaborar...

Que é medieval já entendemos, mas mesmo assim é vários estilos do que isso pode ser.
Darin

Mensagempor Elven Paladin em 01 Jun 2011, 00:33

Quando falo em medieval mesmo, falo num sistema que emule o máximo possível o ethos medieval, porém sem se tornar chato ou injogável.

Qual ethos medieval? Dos cavaleiros cruzados em direção de Jerusalém? De um escritor judeu vivendo no califado abássida em Al-Aldalus? De um Viking saqueando mosteiros e rindo dos seguidores de Jeová? De outro Viking, convertido e trabalhando com mercenário em Constantionopla para um Império Bizantino em seu ápice? De um mercenário borgonhês sendo pago para lutar por seu condottiero sob ordens de um Orsini ou um Medici? De uma jovem nobre ensinada a administrar as terras de seu pai, que faleceu e apenas ela é uma herdeira apta? De um suposto gnóstico cátaro da região de Languedoc, um dos primeiros alvos da Cruzada Albigense? De um escravo em terras eslávicas ainda não cristianizadas?

Ou você está falando da visão esterotipada de Idade Média, que é essencialmente restrito ao que hoje é chamado de França, Alemanha e Inglaterra entre 1000-1300?
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

Mensagempor Armitage em 05 Jun 2011, 16:57

VOLTEEEEIII!!!!

Foi mal a ausência galera, tenho andado muito ocupado essas semanas.
- - -

Bom, acho que quem melhor entendeu minha idéia inicial foi eu mesmo. Ops.. digo, o Vincer. xD Quando falei em "emular", eu quis dizer capturar carcterísticas mais marcantes/identificadoras do tema/período, e não necessariamente fazer algo ultra-complexo e simulacionista à la "Gurps Escritório de Contabildade".

Por isso achei que as idéias do Vincer ótimas, tem tudo a ver com o que imaginei. E apesar da idéia dos cruzados ser mais "redondinha", achei melhor essa aqui..
Vincer escreveu:Destino. Todos têm esses pontos de destino, que podem ser gastos para as mais diversas coisas... e também sobreviver. Existem aos montes, mas são limitados e difíceis de ganhar mais. Mas esse jogo é cheio de situações e rolagens capciosas, cada nova cidade são novas chances de ficar doente, pisar no calo de um lorde e viajar entre elas não ajuda muito... Felizmente vocês têm sua sorte, que podem te salvar do destino implacável ou corrigir suas más escolhas.

O grande porém: você tem suas metas pessoais, e uma que todos têm: subir na vida. Num mundo onde subir na escada social é raridade, adivinhe o que será preciso para suceder? Os malditos pontos de destino...

Sem falar que existe um atalho como na vida real... não ser bonzinho, traição, jogar a culpa nos outros e crimes funcionam tanto quanto no nosso mundo. Não seja pêgo e você chega lá... só tome cuidado com seus pecados, acumule muitos e você vai para o inferno.

objetivo do jogo: específico da campanha+realizar suas metas e garantir um final feliz(purgatório). Porque na idade média tem tantos pecados que ninguém consegue o céu. Paranóia com humor mais negro, sem lasers mas com manguais... 'i'l go all medieval in thou ass!'

( O problema, a meu ver, são alguns pontos que não me soam muito "medievais" (porra Vincer, como assim "destino" e "subir na escala social" !? O que tu fumou o safado, É pra ser medieval! xD). Mas se trocarmos pts de destino por pts de devoção, louvor, piety ou algo assim, e trocarmos a ascenção social por "cumprir bem o papél que lhe foi dado por deus" ou algo assim, acho que a coisa fica melhor. Essa idéia tem um quê de "Live a Life: Medieval"/"Alter Ego: Medieval", onde você cria um personagem e usa [destino? devoção? piety? ] pra progredir na vida/ocupação/carreira deste. Quem sabe consigamos desenvolvê-la melhor ? )

Bem,

Antes de qualquer coisa deveriamos definir o escopo do que queremos fazer. Que tipo de gameplay queremos ver aqui? algo tradicional na linha "kill things and take their stuff" ? Algo competitivo e talvez tongue-in-cheek como um Paranóia-Medieval ? Algo light e emulacionista como os indies 3:16, Agon, Mountain Witch, etc? Um pouco de cada? Nenhum desses? Eu não tinha idéia do tipo de jogo que queria quando criei esse tópico, apenas gostaria de ver algo mais "genuinamente medieval" do que a média da indústria.

Vou listar abaixo coisas legais que vi em outros jogos, que têm a ver com o "ethos medieval" que procuro, e que poderiamos "pegar emprestado" ou apenas tomar como inspiração..

Warhammer FRP: ocupação aleatória/impossibilidade de escolher ocupação desejada;
Runequest: não se "distribui pontos" em stats - escolhe-se apenas ocupações durante etapas da vida, que por sua vez são condicionadas à familia em que nasceu (e isso você NÂO escolhe - ver warhammer, acima), resultam nos numeros finais. As opções familia seriam as classes sociais medievais, mais ou menos emiuçadas: camponeses, burguesia/baixa nobreza, alta nobreza, clero.
Mountain Witch: elemento temático central ao sistema, "Trust/Confiança" no caso deste jogo, é utilizado para vencer obstáculos e progredir o personagem no cenário. No nosso caso seria o "destino" que o Vincer citou (mas que eu sugeriria fortemente que se chamasse Devoção/Louvor/Piety ou algum outro rótulo mais "cristianizado").
Darklands (rpg de pc): santos (São Sebastião, Santa Agnes, Santa Edwiges, Sâo Marcus, etc). Cada santo concede benefícios de acordo com seu portfólio, para aqueles com devoção (e aqui poderiamos fazer um link com a idéia acima: você gasta pts de Devoção/Piety pra receber bênção dos santos; e aprende mais bênçãos na medida que visita catedrais e monastérios para aprender mais sobre a vida daquele santo ).

P.S¹: lendo a wikipedia, acho que o melhor rótulo para aquela mecânica seria "Piety".. "In spiritual terminology, piety is a virtue.. generally used to refer either to religious devotion or to spirituality, or often, a combination of both. A common element in most conceptions of piety is humility.". Qual seria a melhor tradução para Piety ? (que não seja meramente "piedade", já que o sentido do termo usado aqui é mais amplo que isso).

P.S²: Taverneiro, conheço superficialmente o Chronica Feudalis. O que ele teria de interessante que poderiamos copiar ? :D
Editado pela última vez por Armitage em 05 Jun 2011, 17:08, em um total de 1 vez.
"For those who came in late, Glorantha is a myth-heavy Bronze Age with a strong Howardian feel, but much more than that. It's probably the best fantasy world ever created for a game" -Kenneth Hite

"Apenas cale a boca e jogue, mocorongo" - Oda
Armitage

Mensagempor Lumine Miyavi em 05 Jun 2011, 17:08

Elabora mais. =P

e não necessariamente fazer algo ultra-complexo e simulacionista à la "Gurps Escritório de Contabildade".

O que é uma pena, porque o Agnelo já tem quase um livro desses pronto. XD
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Lumine Miyavi em 20 Jun 2011, 21:55

Acabei de lembrar! Vai ter regra pra disenteria, Silvitage?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor AKImeru em 21 Jun 2011, 11:25

Bem Silva "RPG medieval mesmo" não existe.

O que existem são: RPGs de eras. RPGs de conceitos. RPGs de contextos.

"Medieval" é vago demais. Escolha um momento histórico que eu te recomendo como montar um jogo que respeite tal momento com regras realísticas (Ou não, se assim desejar.)

Este é o desafio AKI.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários