Iuri escreveu:Desvantagem: Armadura não poderia conceder bônus em Ref, pois descaracterizaria completamente a resistência em questão (talvez teria até mesmo que conceder penalidades na mesma). Solução: Armadura concedendo redução de dano.
Alguém aí gosta do velho AC (Toque) e AC (total) da 3.X? Se alguém quiser manter aquela lógica, ataques armados teriam um bônus da arma, enquanto o Reflexos teria um bônus da armadura. Já ataques mágicos não teriam bônus, mas afetariam as defesas naturais também. Na prática isso significa que ataques armados atingem mais fácil oponentes sem armadura, enquanto ataques mágicos atingem mais fácil oponentes que dependem de armadura.
Eu usei isso no meu sistema, mas realmente adiciona uma quarta defesa "oculta", pois teria Reflexos com valor "Toque" e "Total". No meu caso, cheguei nesse resultado porque originalmente tinha CA e Reflexos separados, mas eu queria que bônus/penalidades num afetassem também o outro, e aí acabei unificando. No meu sistema, armaduras concedem uma pequena RD
e um pequeno bônus de armadura em Reflexos.
Se quiserem algo mais simples (que eu acho que é o objetivo do e8), então é melhor esquecer isso de "valor de Toque". Aí é só o ataque-base contra a defesa-base, e armaduras (e amuletos, etc.) reduzem o dano.
Pontos a serem considerados antes desta solução ser adotada: Seria uma conta extra à ser feita a cada ataque (dano = rolagem - RD, ao inves de apenas dano = rolagem), o que pode alongar um pouco o combate;
Não acho que isso seja um problema. RD já é parte do sistema há muito tempo e nunca teve um impacto muito grande na duração dos combates. Em geral, isso só significa que o atacante só se preocupa com quanto dano causou, enquanto o defensor tem que lembrar de subtrair a RD antes de aplicar o dano nos PVs.
As progressões de dano devem ser revistas atentamente (ao invés de simplesmente usar o padrão 3.X), para se adequar ao novo modelo (mais ou menos ataques sendo acertos; quantidade de dano absorvido);
Isso terá algum impacto em combate realmente. Menos dano significa que demora mais a derrotar um oponente, mas pode ser resolvido aplicando-se menos PVs aos personagens.
Caso Will seja mantida semelhante a Ref, ou o dano das magias é nerfado em relação aos ataques, ou se utiliza alguma espécie de equipamento que conceda RD contra magias também, para manter a relação ataque corporal/ataque mágico bem balanceada. Um equipamento deste tipo poderia ser, por exemplo, amuletos.
Legal a ideia de amuletos.
Não acho necessário mexer muito nos valores de danos, contudo. Só pra base de comparação, no meu sistema tem um equilíbrio meio intuitivo: RD só se aplica a danos físicos provindos de ataques. Logo, dois guerreiro terão um combate mais longo, pois costumam ter RD; Conjuradores também, pois em geral há magias e talentos para reduzir danos elementais ou mágicos de tipo específico. Já Conjurador vs. Guerreiro, contudo, não há resistências mútuas (RD não afeta a maioria dos feitiços, feitiços raramente concedem RD).
Outra coisa: o que escudos fariam, se não houver bônus na CA/Reflexos? Mais RD?
Gun_Hazard escreveu:Bom o StarWars usa OU Bonus de Reflexo OU Armadura.
E Funciona muito bem, obrigado.
Acho que Substituir CA por Reflexo exatamente como no StarWars Saga em nada atrapalha em nenhum lado (incluindo mecânica).
Quem gosta de Armadura, usa armadura; quem gosta sem, fica sem.
Tem isso também. A armadura poderia
substituir o bônus do Atributo nos Reflexos, mas precisaríamos de algum sistema para manter a armadura melhorando com o nível da mesma forma que os Atributos o fariam.
Eu tenho um pouco de medo de aplicar esse método no e8, contudo, pois o SW é um cenário que desmeresse as armaduras (a ideia é que são boas no começo, para personagens fracos, mas com o tempo é melhor abandoná-las).
Da mesma forma, temo que um personagem usando uma armadura muito boa vá ignorar os atributos que iriam em Reflexos, focando-se apenas em conseguir um ataque, fortitude e vontade altos.