cigano escreveu:Esses dias ouvi um psiquiatra conversando com uma médica, bem na minha frente, que alguns pacientes com esquizofrenia podem na verdade estar passando por um problema espiritual e por isso ele não tratava elas! Chegou a relatar, feliz ate, que um dos seus pacientes que ouvia "coisas" se tornou hoje um médium de um centro espirita.
Porra bicho, nada contra espiritas, e nem contra médicos ou psiquiatras, mas, sai da copa envergonhado por eles!
Antes de mais nada, não estou pregando a objetividade de qualquer realidade espiritual aqui.
Provavelmente isso aí foi tolice da parte desse psiquiatra, MAS:
1) Embora medicina não seja direito, quando um advogado não se sente confortável em defender um cliente, por razões pessoais que sejam, ele tem toda razão em se sair. Razões religiosas do advogado contam. Sempre existem outros advogados.
Acredito que a mesma ética se aplique aqui: naõ se trata de uma emergência, então se o psiquiatra é espírita e tem essa convicção, por mais equivocada que seja (e é... conheço espíritas, minha família nuclear é espírita embora eu não o seja mais, e conheço psiquiatras espíritas que jamais diriam que esquizofrenia não existe, embora admitindo a existência de "problemas espirituais" o psiquiatra espírita sério não embolaria o meio de campo e não descartaria o transtorno psicótico clássico, de origem física, da química cerebral, que é a esquizofrenia), ele poderia se recusar a tratar esquizofrênicos. By the way, a esquizofrenia é um transtorno controverso, ninguém sabe dizer precisamente o que a provoca. Eu fico mais com a explicação de DNA junk largado por vírus, durante a pré-história, e que ficou acumulado em toda a espécie humana -- algumas pessoas tÊm mais probabilidade de "despertar a doença", mas o gatilho é sempre alguma alteração das coisas durante a gravidez ou primeiro dias de vida (é , mamães, não bebam!) que se manifesta como surto na puberdade ou mais tarde.
2) Por outro lado, seria idiotice separar o paciente de questões religiosas/espirituais, a depender de sua formação. O psiquiatra que quisesse eliminar a religiosidade já existe de um paciente seria um CRIMINOSO, esse sim, não aquele que se RECUSA a tratar.
Infelizmente, na sociedade atual, um esquizofrênico está em desvantagem, e sofre muito; se estivéssemos numa sociedade "primitiva" (que não quer dizer que seja PIOR que a nossa, vejam bem), um esquizofrênico seria reconhecido como xamã (basta olhar estudos antropológicos sobre isso), seria visto como diferente na sociedade mas com o seu papel social adequado, sua função e utilidade, e está mais ou menos comprovado que rituais de iniciação xamânica de sociedades assim "abrandam" transtornos como esquizofrenia, deixando-os em "condições seguras", por assim dizer.
...
Engraçado que fui ler o primeiro post, e concordei com retirar quaisquer envoltórios religiosos do estado que deve ser leigo e secular, como crucifixos de repartições, etc. Mas mover uma cruzada, porque isto sria cruzada, contra a religião é totalmente inútil, e um desrespeito à liberdade de expressão, equiparando-se á ação de fanáticos religiosos.
Nosso cérebro TENDE a crer, a maioria dos ateus são formados por dissonância cognitiva, ou então por formação em família de ateus. É algo inerente, culpem a biologia se quiserem. E vejam, embora naõ seja uma religião, o ateísmo É UMA CRENÇA. O que não é crença é agnosticismo.
Outro dia vi um cara discutindo na net que, assim como a escravidão "acabou" no mundo, também as religiões poderiam "acabar". Impossível por duas razões: 1a) a escravidão é bem menos imediatamente consequente da estrutura cerebral humana do que a religiosidade; 2a) a escravidão foi proibida (levada por razões econômicas) por força do ESTADO, não por uma tendência natural. Quem gostaria que o Estado proibísse religião? As merdas que aconteceram na URSS não já provam a imbecilidade disso (e olha que simpatizo com comunismo)? E se o Estado proíbe religião, ele tem prerrogativa e precedente pra impedir todas as outras liberdades pessoais... como por exemplo idiota, jogar RPG, já que estamos num fórum de RPG