Prazos: Lapidando Terras Sagradas

Projeto coletivo de criação de um cenário oriental para o sistema d20, bem como criação e alteração de regras para o mesmo.

Moderadores: Madrüga, Youkai X, Léderon, Moderadores

Prazos: Lapidando Terras Sagradas

Mensagempor Léderon em 22 Jul 2011, 20:36

Há uns dias eu mandei um recado pro pessoal, dizendo que queria fazer uma reunião sobre Tsag. Bem, o que me motivou foi isso aqui. Clichê, uma entrevista com o Amano, eu que sou fanboy dele, etc. Mas especificamente isso ficou na minha cabeça:

Yoshitaka Amano escreveu:Without a deadline, projects just die. I wanted to create my own anime, "Deva Loka," more than 10 years ago. But I had no deadline, so it's still not done. Now we have a schedule and we're sticking to it, so we're making progress. If you want a project to live, have a deadline.


Prazos. Precisamos disso. Urgentemente.

Eu sei que não temos obrigação nenhuma de produzir, que temos trabalho e vida fora do fórum, mas se não nos dermos um certo calendário para seguir, acho que o cenário vai acabar sendo empurrado com a barriga indefinidamente. Estamos num marasmo? Estamos, e isso é normal; todo ano temos a nossa fase menos produtiva. Mas parem pra pensar: já temos TONELADAS de material pronto. Que tal organizar isso de uma vez e fechar um pacote? Fora que precisamos dar um jeito de registrar o negócio.

Fechando o "pacote" do cenário, nos desprendemos dele e podemos criar mais coisas. Estamos com a base praticamente pronta, só precisamos poli-la para, depois disso, colocar outras coisas sobre a mesa. Sejam essas coisas expansões do cenário, outros continentes ou eventos, ou até mesmo outro projeto partindo do zero.

Então eu pergunto: o que é que, de essencial, falta em Tsag para ser um cenário de RPG completo?

O que eu consigo puxar de memória agora, e que vive me atormentando há semanas é:

  • Um eixo/tema específico;
  • Uma ameaça/coisa que mova o cenário;
  • Eventos continentais recentes, isto é, que liguem os reinos mais ainda;
  • Guerras (praticamente não existem grandes disputas internacionais, focamos nas internas).
Sobre coisas que estão inacabadas ou faltando detalhamento, temos o Índice do cenário para nos lembrar. Mas e vocês? Acham que tem mais alguma coisa faltando? O que acham de estabelecer prazos para lapidarmos tudo de uma vez?
Avatar do usuário
Léderon
Coordenador da seção de Arte
 
Mensagens: 3203
Registrado em: 25 Ago 2007, 20:58
Localização: Areiópolis - SP
Twitter: lederon

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

Mensagempor Youkai X em 22 Jul 2011, 20:45

Originalmente eu achava que o tema de Terras Sagradas fosse a religiosidade/visão antropológica das coisas e dos povos. Após muitas discussões, a visão antropológica teria ficado em segundo plano, mas ainda ali. Mas um aspecto muito ligado a ela ainda é forte no cenário e em seus ganchos de aventuras e eventos: A Religião

A ameaça geral do cenário é a mácula e os povos "filhos da mácula", como shuskho e nagash. Mas parece pouco, ou reducionismo demais. Algum tipo de ameaça mais natural e neutra vinda das estrelas a ser adicionada?

A própria separação de Neerghul, a conquista de Hyenhu, reinos conquistados por Tervat seriam exemplos de eventos recentes. Assim como a tomada de Imgiibhir (vou mudando o nome do reino vunya ilhéu do norte) pelos shuskho.

De guerras teríamos/temos/podemos desenvolver a guerra dos shuskho vs. vunyas do norte + manhul e a conivência temporária de Urz'ala. Temos do ocidente a Liga do Norte contra Tervat. Ainda há conflitos marinhos nas ilhas Ohilu entre Sreok Epsang contra Daguna e Gavagai ocasionalmente sentindo alguns efeitos dessa guerra, assim como ameaça de piratas.

Ao menos é isso que vejo do que o Léderon mostrou.

E por favor, menos medo de números grandes, especialmente os de base histórica (mesmo de algumas fontes um pouco exageradas de alguns historiadores).
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

Mensagempor guca0 em 22 Jul 2011, 20:48

Primeiro tenha em mente oque define um cenário completo.

Tendo isso em mente, é só escrever em algum lugar o tópico e ir cortando oque foi feito.
Avatar do usuário
guca0
 
Mensagens: 1243
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:53
Localização: Interwebs.

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

Mensagempor Lumine Miyavi em 23 Jul 2011, 11:38

Precisamos de respostas pros questionamentos do Léderon. Que tal um teste de prazo? São perguntas relativamente simples; podemos ver se isso funciona.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

Mensagempor Youkai X em 23 Jul 2011, 12:55

Vai, ignora o que eu falei (não que seja algo completo) :P

Mas um organograma tem que ser estabelecido para ajudar e assim ajudar em prazos.
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

Mensagempor Lumine Miyavi em 23 Jul 2011, 13:15

Eu não te ignorei, Mon. Mas tem uma caralhada de gente pra responder ainda. Se não conseguirmos cumprir isso no prazo, melhor largar de mão, é o que eu tou querendo dizer aqui.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

Mensagempor Madrüga em 24 Jul 2011, 22:24

Léderon escreveu:Então eu pergunto: o que é que, de essencial, falta em Tsag para ser um cenário de RPG completo?

O que eu consigo puxar de memória agora, e que vive me atormentando há semanas é:

  • Um eixo/tema específico;
  • Uma ameaça/coisa que mova o cenário;
  • Eventos continentais recentes, isto é, que liguem os reinos mais ainda;
  • Guerras (praticamente não existem grandes disputas internacionais, focamos nas internas).

Sobre coisas que estão inacabadas ou faltando detalhamento, temos o Índice do cenário para nos lembrar. Mas e vocês? Acham que tem mais alguma coisa faltando? O que acham de estabelecer prazos para lapidarmos tudo de uma vez?


Eu fiz, se não me engano, uma pergunta similar no Dicas: o que diabos constitui um bom cenário? É um metaplot? É um lance único, como uma mecânica nova de uma expansão de Magic? É a arte? É uma guerra enfadonha à la "Aliança Negra que nunca se move"?

Uma coisa que me incomoda são ameaças mundiais e conflitos de larga escala, mas devo admitir que isso dá uma tônica completamente diferente ao cenário, ou ao que quer que seja. Isso move, motiva, etc. Histórias inteiras giram em torno dessa porra. O problema é que há uma suposta guerra num continente não descrito. E talvez estejamos receosos de colocar nossos reinos, nossos filhos (cafona, eu sei, mas tenho essa sensação) uns contra os outros. Mas agora não sei como funcionaria um conflito de larga escala. Talvez os shusk'o? Uma aliança com os nagashi?

"Ameaça das estrelas" para mim soa tosco, não curto. A mácula pode ser um bom tema, até porque vem de dentro, etc, mas será pouco?

Talvez precisemos mesmo de prazos e, além disso, de uma "profissionalização" do negócio todo. Precisávamos é chamar o Mirallatos (sugestão de funcionalidade pro fórum: colocar @nick_do_usuário e ele receber uma notificação por email) para transformar num projeto mesmo. Essa merda toda esbarrou na nossa completa inexperiência com o que quer que seja um projeto de produto. Os designers da Spell também poderiam dar um toque. Já nos arrastamos por o quê, CINCO ANOS?

Honestamente, em se falando de TSagr ser um PROJETO ao invés de um monte de coisa bacana acumulada, eu estou simplesmente perdido. Juro. Eu ficaria feliz com uma ajuda, um parecer, uma maneira de transformar isso em algo mais produtivo.

Quanto à mudança de foco, por mais que desagrade o Fabian, é algo unânime: queremos algo legal, que faça sentido, mas JOGÁVEL. Não quero virar Tékumel.

Eu gosto do foco em religião, mas ele pelo jeito não é o suficiente para moldar um cenário. Aceito dicas e sugestões aí.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

Mensagempor cigano em 24 Jul 2011, 23:12

Cara, vou dar meus dois centavos.

Quando eu quero criar algo pra uma campanha, ou cenário, e em certo aspecto uma aventura. Eu sigo um manual que eu achei em Vampiro. Vou por os passos a passos que eu faço:

> Motivo
> Cenário
> Personagens
> Antagonistas
> Esquema
> Título

Motivo: É um assunto, tema ou idéia recorrente que aparece repetidamente. Aqui eu considero que vai muito do estilo que se espera encontrar. Por exemplo, um cenário low-magic, com níveis mais baixos, combates mortais. Esse tipo de coisa, é aqui que eu defino em que sistema minha campanha vai cair melhor.

Cenário: As cidades são o cerne do jogo. Essa é a parte mais comum e mais fácil. Mas você tem que manter um olho aqui pra não deixar ela fugir muito do Motivo. Se o motivo tem haver com corrupção as cidades tem que refletir isso.

Personagens: Os personagens são o centro da campanha. É importante ter personagens carismáticos no jogo. Como estamos falando de um mundo inteiro, esse conceito tem que se expandir mais, alguns grandes heróis, lendas, mitos.

Antagonistas: Os personagens precisam de alguém ou alguma coisa com quem lutar. Simples, você precisa de algo que ameace a paz, algo que deixe o clima do cenário tenso, coloque todos numa posição sem muita saída. Pode ser uma ameaça humana (ou toda sorte de monstros que existirem), pode ser um evento natural, pode ser um grupo de pessoas e eventos juntos, enfim, qualquer coisa que represente perigo pro mundo.

Esquema: Você precisa criar um plano de como deseja que a coisa progrida. Basicamente, um meta-plot. Tudo amarrado ao Motivo, sempre. Parece meio estranho, mas se tu planeja toda essa situação, tu precisa ter em mente mais ou menos como ela vai acabar. Mesmo que isso nunca aconteça, a ideia de como os eventos vão prosseguir precisa existir, do contrario as coisas pareceram estáticas demais.

Claro, desses pontos vocês devem ter uma renca de coisa preparada. Então basta saber o que querem fazer. Já se perguntaram isso? Eu não posso dizer que to falando algo novo, não acompanho a historia do Terras Sagradas, mas posso ajudar com isso, vocês precisam saber o que querem. Querem publicar o livro? Fazer um material gratuito em .pdf? Criar um site pra comportar todo esse material?

Vai ser bem mais fácil ajudar quando souber isso!
Avatar do usuário
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais
 
Mensagens: 5508
Registrado em: 25 Ago 2007, 16:43

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

Mensagempor Blackbird em 24 Jul 2011, 23:23

Eu gostaria de me inserir em qualquer que seja o prazo que vocês pretendem dar, que também prefiro trabalhar com limites.

Agora fico meio na sombra do que o Madruga falou, só.

Uma das coisas que eu pensei quando somei Religião a "ameaça das estrelas" (que também, pra mim, soa piegas) foi uma série de eventos que fizessem os povos - quaisquer fossem - questionarem suas fés. Eventos astronômicos como desaparecimento de estrelas, órbitas inesperadas de planetas, inversão do Anel, surgimento de uma Lua, ou elevado número de estrelas cadentes e chuvas de meteoro.

Madruga, por que a religião não é suficiente pra ser o foco?
i am jack's complete lack of surprise.


Imagem
Avatar do usuário
Blackbird
 
Mensagens: 975
Registrado em: 28 Dez 2007, 03:07
Localização: Zonas Mutáveis de Sampa

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

Mensagempor Lumine Miyavi em 24 Jul 2011, 23:40

Pessoalmente, não gosto de colocar apenas Religião como foco principal, mesmo porque pra mim é uma temática enfadonha como motivadora principal.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

Mensagempor GoldGreatWyrm em 25 Jul 2011, 00:27

Eu sempre achei que o motor do cenário fossem as diferenças culturais. Isso pode ir de estudiosos querendo ver a cultura de outros povos até conflitos. Ou renegados de uma cultura achando espaço em outra. Etc.

Quanto a prazos, só me dar o que tem que fazer e o dia de entrega que e me viro ^_^
Imagem
SPOILER: EXIBIR
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
GoldGreatWyrm
 
Mensagens: 3301
Registrado em: 26 Ago 2007, 20:26
Localização: Porto Alegre, RS
Twitter: http://twitter.com/goldwyrm

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

Mensagempor Madrüga em 25 Jul 2011, 16:40

Lumine Miyavi escreveu:Pessoalmente, não gosto de colocar apenas Religião como foco principal, mesmo porque pra mim é uma temática enfadonha como motivadora principal.


Isso.

Religião, do jeito que eu vejo e quis aplicar no cenário, não serve como elemento motivador. FIca chato. Se ainda fossem uns deuses presentes, clérigos superpowers, coisa e tal...

E adorei o post do Cigano. É desse tipo de coisa que precisamos, mas ainda não sei se isso responde tudo...
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

Mensagempor Youkai X em 25 Jul 2011, 16:54

Não é bem que responda tudo, mas sim que sirva como base pra se pensar em cima. Seria questão de que? Criar NPCs mais presentes que sirvam de antagonistas/aliados (e montar as fichas deles e material como talentos e Classes de prestígio ou habilidades alternativas de classe)?Já planejar com anteced6encia determinados eventos de metaplot pro cenário? Pensar grandiosamente como em quase todos os cenários de RPG e relegar o mundano a meras páginas de rodapé? O que mais poderia ser pensado/acrescentado?
Avatar do usuário
Youkai X
 
Mensagens: 4506
Registrado em: 29 Ago 2007, 16:26
Localização: Manaus, no não-mundo

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

Mensagempor Lumine Miyavi em 25 Jul 2011, 18:41

Youkai X escreveu:Não é bem que responda tudo, mas sim que sirva como base pra se pensar em cima. Seria questão de que? Criar NPCs mais presentes que sirvam de antagonistas/aliados (e montar as fichas deles e material como talentos e Classes de prestígio ou habilidades alternativas de classe)?Já planejar com anteced6encia determinados eventos de metaplot pro cenário? Pensar grandiosamente como em quase todos os cenários de RPG e relegar o mundano a meras páginas de rodapé? O que mais poderia ser pensado/acrescentado?

Acho que NPCs, sejam aliados ou antagonistas não valem de muito se não forem atrelados a eventos que conectem parte do mundo. É fácil pensar em Athas com npc importante (de Warcraft) porque as ações dele influenciam parte do mundo graças aos eventos que ele esteve envolvido; de outro lado, é difícil você pensar em algum grupo npc de vilões sem nenhuma menção a eventos ou relevância ao "metaplot" principal. Exatamente nesse exemplo é que se encaixa o "Grupo do Mal" de Tormenta (quem mesmo?), quatro vilões aleatórios num grupo. O conceito é legal, mas a relevância no cenário é nula. É esse o tipo de coisa que não deve ser feito agora, porque é recheio; não dá pra rechear um sanduíche, se a gente nem fez o pão ainda.

Fichas e regras no momento são secundário; primeiro precisamos definir o que, pra saber o como.

Sobre o mundano e comum, a minha concepção é que TSag pode até lidar com o cotidiano de seu povo. Isso é tudo bonito e tal de se ler, mas é relativamente inutil em jogo. TSag ainda É um cenário de fantasia. Mesmo que o mundano esteja ali presente, esse aspecto (e digo isso com 99.9% de certeza) não será o foco de (ou não deveria ser, pelo porte do cenário) grande parte do produto final.

Além desse foco que eu citei (a parte fantasia do cenário), também acho que falta uma "região padrão", um default. Falta um Reinado (Tormenta), uma Tyr (Darksun), Rokugan (L5R), Sigil (Planescape), pra citar alguns. Uma região que quando a pessoa leia ou ouça o cenário, associe-o a essa localidade / reino, região. Quando eu penso em TSag, nada me vem a mente além de regiões temáticas sem nenhuma ligação profunda. Considerando as críticas tecidas contra Tormenta, eu acho isso deveras irônico.
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Avatar do usuário
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2
 
Mensagens: 7856
Registrado em: 25 Ago 2007, 11:15
Localização: Duque de Caxias RJ
Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Re: Prazos: Lapidando Terras Sagradas

Mensagempor Blackbird em 25 Jul 2011, 19:01

Lululululumine, não sei se é irônico. Talvez essa coisa da região default seja um padrão que as Terras Sagradas se disponham a quebrar. É mesmo necessário? Não seria isso reduzir o cenário a um povo, a um local só?
Não sei se essa comparação retrata o que você quis dizer (me desculpe, se não), mas tem que haver um esforço pra olharmos a Terra e não pensarmos nos Estados Unidos, ou no Brasil.
Não vou me iludir dizendo "não há regiões temáticas em TSagr" porque não conheço o cenário a fundo - mas duvido disso. E se tiver, lapidemos ad nauseam. É um cenário multicultural, não o Hopi Hari.
i am jack's complete lack of surprise.


Imagem
Avatar do usuário
Blackbird
 
Mensagens: 975
Registrado em: 28 Dez 2007, 03:07
Localização: Zonas Mutáveis de Sampa

Próximo

Voltar para Terras Sagradas

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes

cron