[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Lady Draconnasti em 07 Dez 2007, 21:55

charmoso = vamos aplicar essa situação absurda pra ver se alguém engole
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Lady Draconnasti

Mensagempor Haiyate em 07 Dez 2007, 21:57

Lady Draconnasti escreveu:charmoso = vamos aplicar essa situação absurda pra ver se alguém engole

deve ser... para um grupo que não segue as regras do livro do jogador porque eles iriam seguir a definição que aparece no aurélio?
Haiyate

Mensagempor Lumine Miyavi em 07 Dez 2007, 22:07

Tormenta vende mais porque é charmoso?
Ou é charmoso porque vende (de alguma maneira) mais?
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Mensagempor Haiyate em 07 Dez 2007, 22:10

Lumine Miya escreveu:Tormenta vende mais porque é charmoso?
Ou é charmoso porque vende (de alguma maneira) mais?

de acordo com os criadores é porque não segue as regras... mas vai saber
Haiyate

Mensagempor arghsupremo em 07 Dez 2007, 23:09

Bom, ai está. O único problema de Ravenloft é que ele foi descontinuado. :'(

Metaplot
Ravenloft possui metaplots que giram com o mundo. A existência de um dukkar (cigano homem que tem o dom da visão, as lendas dizem que eles trazem a destruição ao povo cigano e para todo o mundo) normalmente envolve mudanças drásticas ao cenário.
Cenário colcha de retalhos
“Ó que horror, Ravenloft é uma colcha de retalhos!” Mas isso faz sentido dentro do cenário. Ele não é um mundo comum, cada domínio (entenda reino) é uma “prisão”. Essa prisão é um reflexo do Dark Lord, por isso, as vezes, os domínios não parecem levar em consideração livros de geografia.
Dark Lords
Em geral os personagens de Ravenloft são bem construídos , cheios de paixões e defeitos. Os Dark Lords não são exceção. Todos os Dark Lords fizeram atos de maldade imensuráveis condenados a eternidade a viverem nas suas prisões. Mesmo sendo muito poderosos eles são atormentados pelos seus piores pesadelos (Vide Strahd que por amor acabou matando seu irmão e provocando a morte da sua cunhada a quem ele amava. Ele é atormentado pela visão de sua amada caindo para a morte e todos os seus planos para achar as reencarnações dela dão errada e ele acaba com seus planos frustrados.).
Horror
O tom de horror gótico, vilões atormentados, heróis inocentes, ciganos misteriosos, magia negra, conspirações sobrenaturais.
Poderes Sombrios
Os Poderes Sombrios são os mestres supremos de Ravenloft. Eles que criaram o mundo inteiro e mesmo assim ninguém nem mesmo com o maior poder de adivinhação são capazes de descobrir a sua verdadeira identidade. Somente algumas pessoas sabem da existência dos Poderes Sombrios, mesmo assim não se sabe mais nenhum detalhe. Alguns inclusive acreditam que eles não existam e são a manifestação dos pecados humanos.
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Mensagempor Haiyate em 08 Dez 2007, 00:12

bem argh vc veio com um pontos interessantes

Metaplot
bem não sei o significado da palavra...mas pelo que eu intendi nesse cenário uma unica pessoa ( o cigano profeta pelo que deu pra intende) pode mudar o rumo do mundo certo?
bem acho que isso é padrão em quase todo tipo de jogo de terror gótico... vampiro e lobisomem são bons exemplos disso onde quando uma pessoa em especial surgir catastrofes irão acontecer

bem não sei se vc implicou com tormenta quanto a isso...mas vamo lá eu tambem curto esses cenários sem muita restrição de localização e com mudanças drasticas de um lugar para outro..seila fica um aspecto mais fantasia no cenário

Dark Lords
realmente interessante a ideia mas me diz essas pessoas ganharam algum poder,tipo voce comentou que eles são poderosos mas digo ao se tornarem dark lords eles ganham algo?ou somente são pessoas que estão pagando pelos seu pecados?

Horror
novamente isso não é exclusividade mas agrada muita gente esse genero

Poderes Sombrios
interessante esse conceito mas me diga.. por que exatamente não consseguem descobrir nada deles?
Haiyate

Mensagempor Lune em 08 Dez 2007, 00:27

Quanto à colcha de retalhos, a principal diferença em relação a Tormenta é que em Ravenloft isso é explicitado. Cada Reino foi literalmente arrancado de seu plano de origem e costurado no meio do mapa pelos Poderes Sombrios. As fronteiras entre um Reino e outro podem ser completamente fechadas se um Lorde assim o desejar. Então toda essa diferença está bem explicada.

Os Dark Lords ganham muitos poderes... entre eles controle sobre as fronteiras do reino, e geralmente também sobre o clima. Eles também conseguem sentir qualquer paladino que esteja no reino deles, e muitos têm seu poder pessoal aumentado. Um ex-Dark Lord promovido a Deus é o Vecna.

Sobre os Poderes Sombrios, o verdadeiro motivo pelo qual não se sabe nada sobre eles é que se soubessem não teria graça. Mas muitas pessoas especulam que os Poderes são na verdade os Deuses do multiverso, que usam Ravenloft como uma espécie de Inferno para punir e testar as almas de vilões e heróis. Outros, mais pessimistas, assumem que os Poderes Sombrios são maiores que os deuses, e por isso nem mesmo um Milagre consegue fazer com que alguém saia de Ravenloft. E claro, há teorias mais estranhas.
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Youkai X em 08 Dez 2007, 00:27

Hã, falando de Ravenloft aqui? Fiquei curioso agora.

E aquela fala da clériga de Lena não foi de humor, e sim de preocupação, pois ela sentiu que os soldados jovens e extremamente inexperientes não tinham onde descarregar suas tensões, pois não faziam nenhuma atividade de lazer.
Ficavam apenas em alerta por tempo demais. Essa é a justificativa do livro. Podem começar o ataque.

SPOILER: EXIBIR
E a espada menor do samurai ainda pode PREVER A MORTE DE QUEM OLHAR SEU REFLEXO NA LÂMINA, MINHA GENTE!
Youkai X

Mensagempor Lune em 08 Dez 2007, 00:29

E a espada menor do samurai ainda pode PREVER A MORTE DE QUEM OLHAR SEU REFLEXO NA LÂMINA, MINHA GENTE!

Eu tinha dado a mesma habilidade pro escudo de um paladino na minha campanha de Eberron... me inspirei no Heroes of Horror. E não, não era nenhuma habilidade divinatória real, o escudo simplesmente gostava de assustar as pessoas. Funcionava XD
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor Haiyate em 08 Dez 2007, 00:47

@youkai
sim é de preocupação...

@lune
intendo que em raven eles tiveram melhor organização para fazer a colcha
mas isso se deve ao fato dele não ter surgido de um brinde....
uma duvida vecna não é deus de FR?
e quanto aos poderes sombrios: bem ficou bem legal só não intendo pq essa de "se descobrir perde a graça" não funciona com a cidade do anões em tormenta >.< (matutando pra tentar descobrir)
mas de modo geral gostei do conceito

bem vou dormir amanha to ai dinovo...
Haiyate

Mensagempor Youkai X em 08 Dez 2007, 00:48

Bem sacana esse escudo XD

Ilusões e mentiras podem muito bem parecer outras coisas, de fato.
Youkai X

Mensagempor NeverSleep em 08 Dez 2007, 00:58

uma duvida vecna não é deus de FR?

Não, de Greyhawk e Ravenloft.

Metaplot é a história principal do que está acontecendo no cenário, que move os NPCs e PCs. Outro exemplo seria a Tormenta em Tormenta ou o Time of Troubles em Forgotten na terceira edição.

E aquela fala da clériga de Lena não foi de humor, e sim de preocupação, pois ela sentiu que os soldados jovens e extremamente inexperientes não tinham onde descarregar suas tensões, pois não faziam nenhuma atividade de lazer.
Ficavam apenas em alerta por tempo demais. Essa é a justificativa do livro. Podem começar o ataque.

Espartanos caro amigo, espartanos... ou talvez no cenários do Cassaro não haja brecha para homossexualismo mesmo em personagens totalmente necessitados...
Enquanto isso no IRC:

.:00·24·12:. ( ~soulstaker ) hoje eu imaginei uma interface idiot proof
.:00·24·27:. ( ~soulstaker ) ela teria apenas um botao na tela
.:00·24·37:. ( ~soulstaker ) "Click Here to Get Shit Done"
.:00·24·42:. ( ~soulstaker ) só
.:00·25·02:. ( ~soulstaker ) e mesmo assim eu ainda consegui achar no minimo 3 melhorias pra ela
NeverSleep

Mensagempor kimble em 08 Dez 2007, 01:07

Incrível como isso aqui avança rápido.

Eu não li nada e não sou exatamente um fã, mas não vejo uma contradição tão grande nessa parte... se eles são uma ordem tão dedicada, eles podem muito bem ter adotado as Restrições do deus por vontade própria. Ou simplesmente eles temam que não consigam mentir sobre o assunto (Bluff não deve ser class skill pra membros da ordem, quem sabe?)

O problema é que ao fazer isso, eles adotam uma restrição mas desrespeitam o dogma da religião. Ou como já apontado por um colega:

Não é do credo da professorinha de boteco NÃO-GUARDAR o conhecimento? Que TODOS tem o direito de saber? Ou li a página errada do pantião?

Ou seja, isso gera uma contradição. E é absurdo o nível em que isso é levado. Essa ordem se isola, não deixa ninguém sair do local onde eles vivem e prendem até as almas dos mortos para nada sair dali de dentro, porque 'escolheram seguir a restrição'. Só que ao fazer isso, eles desrespeitam o dogma da religião, que é espalhar esse conhecimento.

Além disso, não existe em nenhum ponto dizendo que eles escolheram se impor as restrições sem serem clérigos. Ao contrário, existe outro problema. É dito primeiramente que eles NÃO são clérigos da deusa (e isso é dito uma única vez). E um pouco depois é citado a restrição dos clérigos (sem falar em nenhum ponto que eles escolheram seguir essa restrição sem serem clérigos) e dito que por isso eles tem que se manter ali. E isso é repetido e relembrado diversas vezes ao longo do prólogo. Isso com poucas linhas de distância. Ou seja, o que acontece é um erro mesmo, básico de texto mal redigido e não revisado. Em um primeiro momento o autor deve ter descrito eles como clérigos e mais tarde percebeu que isso ia contra o dogma da religião. Ele então colocou mais algumas linhas dizendo que eles não eram clérigos logo no começo do prólogo, mas esqueceu de retirar as partes seguintes que dão a explicação de porque eles (como clérigos) não podiam sair dali. Basta ver que a afirmação que eles NÃO são clérigos só ocorre uma vez, enquanto a restrição do acesso a informação e o isolamento que eles se impõe são repetidos diversas vezes e são dois dos fatores mais importantes para construção de boa parte do prólogo. Porque esses dois fatores são importantes para 'causar impacto' (se bem que isso falha) no diálogo entre a deusa emo e o sumo-sacerdote (ou genérico disso) em que o religioso ignora o que normalmente faz e conta tudo para a emo.

------------------

Outra coisa óbvia é que, se a Professorinha realmente quer que eles guardem segredo (e vamos brincar de esquecer os dogmas de novo, já que o Arsenal faz isso, já que o Khakha faz isso, a Professorinha também pode) porque ela não dá para esses seguidores a mesma habilidade de 'choque de retorno' dos anões quanto a localização do reino?

-------------------

quanto a ordem lá de tanna-toh eles poderiam sim ocultar o segredo já que eles não são clérigos mas preferem não fazelo pois isso vai contra os dogmas do clero deles intão eles se isolaram para evitar que esse conhecimento caisse em mãos erradas e tambem para continuar as pesquisas sussegados( e quem achar o lugar e perguntar educadamente é bem capaz de descobrir tais segredos...)

Segundo o romance, NÃO. Amigo, não inventa coisa. Eu entendo que você pode querer defender o cenário, mas inventar coisa sem base não tem sentido. O próprio romance demonstra que se alguém chegar lá, o que acontece é que você recebe a chance de passar a viver ali o resto da vida ou ser morto. Ninguém ganha resposta grátis se encontrar eles.

------------------------

por isso mesmo se escondem pois se alguem perguntar terão que responder e isso pode gerar uma confusão dos infernos( novamente não me culpem por ser assim o cassaro que inventa essas tosquises..)

A visão do cenário sobre religião é muito engraçada. Sobre restrições em geral na verdade. Como o tal "O Arsenal 'se retira' antes da luta começar, por isso não tem problema."
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Lune em 08 Dez 2007, 01:24

De fato, sua explicação é plausível - o autor esqueceu de incluir uma linha explicando por que os cultistas seguem as restrições dos clérigos. Má revisão.

A contradição com o credo da deusa é um pouco mais complicada, mas não é tão idiota quanto parece - como o Hayate citou, Tannah-Toh realmente proíbe os clérigos de esconderem informações, mas ao mesmo tempo incentiva que essa informação só seja dada aos que realmente a merecem e/ou estão preparados para lidar com ela. Exemplo anedótico pode ser encontrado nas edições extras de Holy Avenger, na qual o sumo-sacedote da deusa se recusa a dar informações, err, confidenciais a um outro membro da ordem.

Quanto ao "choque de retorno"... ora vamos, se ela fizesse isso seria uma tremenda falta de originalidade E um Deus Ex Machina, não concorda? Se a Ordem conseguiu se manter escondida sozinha até agora, pra que meter o dedo? Além disso, pelo próprio credo da Deusa, se alguém conseguir fazer todo o trabalho para encontrar a tal ordem, ele merece ficar sabendo das profecias.

EDIT: Li o seu edit. Realmente, parece que esses cultistas interpretam de maneira bem curiosa os preceitos da deusa... vai ver por isso mesmo que eles não são clérigos! Ou o romance foi escrito sem levar em conta o que já tinha se escrito sobre Tannah-Toh. Escolha o seu favorito! xD
Imagem

Imagem
Lune

Mensagempor arghsupremo em 08 Dez 2007, 01:47

bem não sei se vc implicou com tormenta quanto a isso...mas vamo lá eu tambem curto esses cenários sem muita restrição de localização e com mudanças drasticas de um lugar para outro..seila fica um aspecto mais fantasia no cenário

Não, esse aspecto de fantasia não é dado pra ser charmoso, mas sim pq sempre que aparece alguém que os poderes sombrios acham dignos de um dominio (ou seja, eles consideram o cara mau pacas XD) do nada emerge um dominio, com pessoas, casas, geografia e inclusive uma cultura totalmente única e história que não necessariamente bate com a do mundo. Para eles, o reino sempre existiu ali, algumas vezes a milhares de anos.

Mas mesmo assim não impede dos reinos mais antigos comercializarem, personagens viajarem, culturas serem mixadas e esse tipo de coisa. O cenário é vivo.
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários