Wounding (Sangramento)

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Wounding (Sangramento)

Mensagempor Galardron em 31 Ago 2007, 20:03

Wounding
A wounding weapon deals 1 point of Constitution damage from blood loss when it hits a creature. A critical hit does not multiply the Constitution damage. Creatures immune to critical hits (such as plants and constructs) are immune to the Constitution damage dealt by this weapon.

Damage Reduction
Whenever damage reduction completely negates the damage from an attack, it also negates most special effects that accompany the attack, such as injury type poison, a monk’s stunning, and injury type disease. Damage reduction does not negate touch attacks, energy damage dealt along with an attack, or energy drains.

Stunning Fist
Stunning Fist forces a foe damaged by your unarmed attack to make a Fortitude saving throw (DC 10 + 1/2 your character level + your Wis modifier), in addition to dealing damage normally.

A questão: para que um inimigo seja afetado pela propriedade wounding (sangramento) o ataque precisa passar a rd do alvo (causar dano)? Citei alguns trechos do SRD para ajudar no julgamento.
GALARDRON.
A perseverança, mais do que o mérito, é o que leva à vitória. Lute até o fim.
Galardron

Wounding (Sangramento)

Mensagempor Madrüga em 31 Ago 2007, 20:20

Lá no sangramento diz "when it hits", não quando causa dano.

Na redução de dano diz "most attacks", não todos. Nos exemplos não citam nada parecido, pois o funcionamento da arma é mágico, não depende de "entrar" no corpo, como um veneno.

No meu julgamento, só acertar é necessário.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Wounding (Sangramento)

Mensagempor Galardron em 31 Ago 2007, 20:36

Concordo que os textos indiquem que só seja necessário acertar (e, particularmente, acredito nessa interpretação), Madruga, por isso destaquei alguns termos ('hits', 'most' e um exemplo de algo que precisa causar dano pra funcionar, apontando na descriçao a seguir o termo 'damaged' que reforça isso). Porém, fica claro na descrição do wounding que a perda de Constituição é por sangramento ('blood loss'), e se a rd de uma criatura for entendida como uma pele grossa (uma das interpretações possíveis), um golpe que não cause dano não causaria sangramento.

... Sometimes damage reduction is instant healing. Sometimes damage reduction represents the creature’s tough hide or body ...

Ainda é uma tese fraca (não me convence), já que é subjetiva: um pequeno sangramento poderia haver, mas sem efeito significativo (perda de pvs). Porém, gera a incerteza. Será que não abordaram isso no FAQ ou no fórum da WotC?
GALARDRON.
Galardron

Wounding (Sangramento)

Mensagempor Madrüga em 31 Ago 2007, 20:55

Acho que no caso é uma hiperinterpretação do texto, Galardão. Você está se prendendo demais no nível do discurso com um efeiuto que é mágico (e, sendo mágico, tem precedentes diferentes e não precisa de justificativa lógica além da descrição mecânica de seus efeitos).

Suponhamos um shambling mound. Ele é uma planta, não possui sangue. Mas possui Constituição, e perderia um ponto dela se acertado por uma arma do sangramento.

Imagem
Madrüga

Wounding (Sangramento)

Mensagempor Youkai X em 31 Ago 2007, 21:09

A árvore ficaria perdendo seiva XD
Youkai X

Wounding (Sangramento)

Mensagempor Lumine Miyavi em 31 Ago 2007, 21:21

<Insira a piada obrigatória do seringueiro, que vive tirando leite do pau.>
ImagemImagem ImagemImagemImagemImagem
Let's Play de FF8! \o\ Adaptações do Lumine! [d20!] Cidadeando o Tarrasque!
Blog do Lumine, PhieLuminando!
Avatar atual: Izumi Shingo + Ankh, Kamen Rider OOOs
Tabus na Spell: Ronassicar / Allefar o trabalho alheio
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi
Coordenador de desenvolvimento do sistema S2

Twitter: http://twitter.com/PhielLumine

Wounding (Sangramento)

Mensagempor juma em 31 Ago 2007, 21:25

Creatures immune to critical hits (such as plants and constructs) are immune to the Constitution damage dealt by this weapon.

Acho que o Shambling Mound não seria afetado pelo Wounding :b
juma

Wounding (Sangramento)

Mensagempor Youkai X em 31 Ago 2007, 21:32

Aí a gente cria um monstro vegetal baseado na seringueira e que é vulnerável a sangramento, continuando assim a piada. :bwaha:
Youkai X

Wounding (Sangramento)

Mensagempor Madrüga em 31 Ago 2007, 21:36

juma escreveu:
Creatures immune to critical hits (such as plants and constructs) are immune to the Constitution damage dealt by this weapon.

Acho que o Shambling Mound não seria afetado pelo Wounding :b

Touché. Esqueça meu exemplo.

Imagem
Madrüga

Wounding (Sangramento)

Mensagempor Galardron em 31 Ago 2007, 21:54

O assunto é outro agora, mas já que se refere à mesma construção e estamos embalados, vou emendar. Um monge 10 / discípulo de shou 5 / dervixe 10 (bab +22/+17/+12/+7/+2), com rajada de golpes equivalente a um monge com bab +12 (+12/+12/+12/+7/+2, porque somam-se o bab de monge com o do shou pra determinar isso), usando um par de cimitarras com combate com duas armas maior (pelo dervixe armas leves, -2/-2, e pelo shou armas possíveis de serem usadas com rajada de golpes), teria para um ataque total em rajada de golpes o seguinte bab: +20/+20/+20/+20/+15/+15/+10/+10/+5/+0. A questão: quando eu uso a habilidade Milhares de Golpes do dervixe, dobrando seus ataques, posso faze-lo com duas armas em uma rajada de golpes (dobrando o número de ataques para 20)?
GALARDRON.
Galardron

Wounding (Sangramento)

Mensagempor Lumine Miyavi em 31 Ago 2007, 22:00

Mais de Nove Mil.
I return to help burn / Your people's future down / You destroyed my children / You forced my retribution / The battle is ending / True war is just beginning! / I'll learn from this disaster / I'll build eight robot masters...
Lumine Miyavi

Wounding (Sangramento)

Mensagempor Galardron em 31 Ago 2007, 22:07

Lumine, numa boa: eu até me esforcei mas não vi ainda uma postagem pertinente tua nos tópicos em que pude compartilhar da tua companhia. Isso tudo é fome por número de postagens? Tá valendo algum brinde? Floodar atoa não é mais contra a política da Spell? Há uma linha que separa o humor do pastelão, e eu tô achando que não a enxergas muito bem. "Rir é bom, mas rir de tudo é desespero".
GALARDRON.
Galardron

Wounding (Sangramento)

Mensagempor Lumine Miyavi em 31 Ago 2007, 22:20

Eu também te amo, amigo. :linguinha:
Lumine Miyavi

Wounding (Sangramento)

Mensagempor Galardron em 01 Set 2007, 02:17

Galardron escreveu:O assunto é outro agora, mas já que se refere à mesma construção e estamos embalados, vou emendar. Um monge 10 / discípulo de shou 5 / dervixe 10 (bab +22/+17/+12/+7/+2), com rajada de golpes equivalente a um monge com bab +12 (+12/+12/+12/+7/+2, porque somam-se o bab de monge com o do shou pra determinar isso), usando um par de cimitarras com combate com duas armas maior (pelo dervixe armas leves, -2/-2, e pelo shou armas possíveis de serem usadas com rajada de golpes), teria para um ataque total em rajada de golpes o seguinte bab: +20/+20/+20/+20/+15/+15/+10/+10/+5/+0. A questão: quando eu uso a habilidade Milhares de Golpes do dervixe, dobrando seus ataques, posso faze-lo com duas armas em uma rajada de golpes (dobrando o número de ataques para 20)?

Permanece a questão. Se alguém souber, por favor.
GALARDRON.
Galardron

Wounding (Sangramento)

Mensagempor DracoDruida em 02 Set 2007, 14:10

O Lumine só gosta de brincar, cara. Não tá prejudicando ninguém. o.o
Também não acho que seja sede por número de posts.
DracoDruida

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários