Puxa, não pensei que iriam responder diretamente ao meu post, mas já que ele foi (retomando um post de algumas páginas atrás):
Lune escreveu:O mesmo raciocínio pode ser aplicado a qualquer partida de RPG, o mérito é SEMPRE do Mestre e do grupo. Tanto é que dá pra jogar partidas horríveis em Rokugan, e Deus sabe o que eu já passei jogando Storyteller. Mas, segundo a sua lógica, se fosse Forgotten ou Eberron, o mérito é do cenário. Como é Tormenta, e é fato conhecido que Tormenta é esterco radioativo flamejante +1, vamos ignorar o fato de que realmente há pontos positivos e atribuir todo o mérito a outra coisa pra não ter que admitir o erro. Ridículo.
E quando foi que eu falei que tirar as coisas que não gosta de um cenário (qualquer cenário), aproveitar as coisas boas, suprir as ruins e rebatizar o cenário novo com o mesmo velho nome NÃO é mérito dos jogadores e dos mestres,
mon ami? Por favor, me aponte para eu corrigir o mais rápido possível. Não gosto de passar falsas idéias ou aparente (porém falsa) lógica.
Eu só acho que a diferença é bem vísivel aqui: enquanto que eu particularmente não utilizo, o que, 10% das idéias de FR (e olha que eu também acredito que dá para jogar
by the book nele, e aqui na Spell ele já recebeu os mais acalorados montes de estrume flamejante que já vi), em Tormenta eu tenho que jogar uns 60% para mais do cenário fora E substituir/ampliar à enésima potência com meu suor. E acabamos caindo naquela história de "pegue o que gosta, e coloque em outro lugar", o que já demonstrei ser possível (e, droga, até mesmo batido!) em outros cenários, bem melhores. E, adivinhe, continuará sendo mérito dos jogadores e mestre ao tornar um cenário bom melhor com uma idéia legal de outro cenário. E entre reformular 10% e reformular 60%, eu quero os 10%: eu tenho pouco tempo para jogar e mestrar.
É o que eu faço, pessoalmente. Mas ainda tenho que dar crédito a Tormenta por ter dado essas idéias (e nem todas são copiadas de outros cenários, ou são copiadas de uma maneira nova e interessante). E claro, essa é a minha abordagem - se outra pessoa quiser jogar em Tormenta, qual é o problema afinal? Existem cenários melhores? Com certeza. Isso impede que a pessoa se divirta em Arton? De forma nenhuma.
Não falando de zoeira nem te provocando, mas queria uma lista, se possível, destas idéias originais ou de formas originais. Gostaria de comparar com outros cenários, livros, jogos, etc., de antes de surgir a Tormenta, e ver se eles estariam disponíveis ao Mestre sem precisar mover mundos e
*gasp* comprar Tormenta.
E, como foi dito: o problema não é gostar de Tormenta, é propagandeá-lo e alienar pessoas a propagandeá-lo como o "maior, melhor, e mais tudo cenário brasileiro de RPG!!!1!", sendo que vocês mesmos admitiram que ele é cheio de falhas extremamente podres! Óbvio que, se você não estiver nem se f****do para a coerência, seriedade e profundidade no seu jogo ele deve ser um cenário perfeito - embora eu prefira muito mais até mesmo um RPG
free form ou com regras simples inventadas em 15 minutos de Paranoia e Toon, que sairia bem mais barato, e que já que foram feitos para o tema de piada/zoeira/etc.
E sabe, esta tarde fui na casa de um amigo que foi fazer universidade fora, não o via à uns 3 meses, jogamos conversa fora, e na volta estava pensando nesta discussão toda... e cheguei à uma comparação estranha, mas que queria saber se mais alguém me entenderia nela (momento blog, uhul!). Estava pensando, e nessa história toda de estilo, puritanismo, fanservice, etc., cheguei à uma conclusão:
[Aviso: pode ser ofensivo, não a ninguém específico, mas pode ser pesado]
Tormenta é como uma prostituta com uma DST terminal. Você paga para ela se vestir com o que você quer (embora algumas fantasias não dêem certo, mas ela ainda as coloca mesmo assim), e para ela se produzir toda, e te dar momentos de prazer efêmeros, mas pode ter certeza que por dentro ela está toda ferrada. E se não usar proteção, você vai se contaminar (aka, fanboyismo).
Já o bom cenário (qualquer que seja ele para você) é a mulher que você ama e quer para casar. Vocês se divertem por longos períodos (e não só da maneira sexual), pagando uma ou outra coisa ali para ela (que para os apaixonados nem parece tão oneroso), e se você conseguir fazer ela se adaptar à idéia, ela pode se vestir com algo que você goste (embora não haja garantia que ela lhe atenderá no seu fetiche com gorilas). Óbvio que ela vai ter um defeito ou outro (assim como você tem), mas você não vai ficar contaminado com ela se não usar proteção.
Será que isso está "entendível" de como vejo a situação?