agarrar, imobilizar

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

agarrar, imobilizar

Mensagempor mortolani em 19 Dez 2007, 12:48

Oi.

Usando agarrar, e depois imobilizar, o inimigo fica sujeito a ataques furtivos?

e quem está agarrando fica sujeito a ataques furtivos?

e em alguma circustância relativa a agarrar fica sujeito a ataques de oportunidade?

aliás, derrubar um oponente, o inimigo fica sujeito a ataques furtivos? fica sujeito a um ataque de oportunidade quando levanta, certo?
mortolani

agarrar, imobilizar

Mensagempor DracoDruida em 19 Dez 2007, 13:11

SRD escreveu:Grappling

Engaged in wrestling or some other form of hand-to-hand struggle with one or more attackers. A grappling character can undertake only a limited number of actions. He does not threaten any squares, and loses his Dexterity bonus to AC (if any) against opponents he isn’t grappling. See Grapple.

Ou seja, se você está agarrando (status que é gerado tanto em quem provocou o agarrar quanto o alvo, em um sucesso no agarrar), está sujeito a Ataques Furtivos dos outros.

E quando o personagem se levanta ele provoca um ataque de oportunidade sim.
DracoDruida

agarrar, imobilizar

Mensagempor mortolani em 19 Dez 2007, 13:18

Bom, mas a sua citação não responde à pergunta.

Quem está agarrando perde o bonus de CA. Seria possível um personagem tentar agarrar o inimigo, falhar, aí o inimigo agarra o personagem e assim o inimigo fica sujeito a furtivos?

E quem está tentando se soltar de uma imobilização, fica sujeito a ataques de oportunidadE?

Quando vc agarra e depois imobiliza, o alvo fica sujeito a furtivos? tem um pedaço estranho do livro do d20 que eu tenhoa aqui que diz que sim, que um personagem imobilizado fica sujeito a furtivos. em outro lugar diz que não.
mortolani

agarrar, imobilizar

Mensagempor Lune em 19 Dez 2007, 13:38

Quem está agarrando perde o bonus de CA. Seria possível um personagem tentar agarrar o inimigo, falhar, aí o inimigo agarra o personagem e assim o inimigo fica sujeito a furtivos?

Sim, desde que a pessoa dando o ataque furtivo não esteja envolvida no Grapple.

E quem está tentando se soltar de uma imobilização, fica sujeito a ataques de oportunidadE?

Não, a menos que o ato de se soltar envolva uma outra ação que causa ataques de oportunidade, como se levantar ou se mover por uma área ameaçada.

Quando vc agarra e depois imobiliza, o alvo fica sujeito a furtivos? tem um pedaço estranho do livro do d20 que eu tenhoa aqui que diz que sim, que um personagem imobilizado fica sujeito a furtivos. em outro lugar diz que não.

Lendo o SRD, pra mim fica claro que um alvo agarrado está sujeito à furtivos, e um imobilizado idem. Mas, como o Draco explicou melhor, um membro do grapple não fica vulnerável a ataques furtivos de outro envolvido no mesmo grapple.
Editado pela última vez por Lune em 19 Dez 2007, 13:51, em um total de 1 vez.
Imagem

Imagem
Lune

agarrar, imobilizar

Mensagempor DracoDruida em 19 Dez 2007, 13:41

Desculpa pela falta de eficiência (XD) em responder em um post, então vamos lá:
Deve ser livro traduzido com erros da Devir.
Até onde sei, o personagem que está em imobilização (pinning) ainda está em um agarramento (Grapple). Ou seja, AMBOS os personagens envolvidos ficam sem o bônus de destreza na CA para pessoas que não estejam participando do agarramento. Sem bônus de destreza na CA = Vulnerável à furtivos.

Quando vc agarra e depois imobiliza, o alvo fica sujeito a furtivos?

Os dois ficam sem o bônus de destreza na CA para todo mundo menos eles mesmos. Ou seja, temos A, B, C e D no combate. "A" agarra "B", tem sucesso. Os dois estão envolvidos agora no agarramento, então tanto "A" quanto "B" estão sem o bônus de destreza na CA para "C" e "D" APENAS. "A" ainda tem o bônus de destreza na CA para "B" e vice-e-versa.
E quem está tentando se soltar de uma imobilização, fica sujeito a ataques de oportunidade?

Não vi nada que diga que sim. Você faz um teste de Agarrar usando uma ação padrão e no caso de sucesso, não está mais imobolizado, mas ainda está no Agarramento. Mas lembre-se que a imobilização só dura uma rodada. Se o oponente continuar querendo te imobilizar, ele terá que tentar novamente no próximo turno. Mas respondendo à pergunta: Não.

Mais alguma dúvida? =)

EDIT: Lune safado, além de postar quando eu tou respondendo a dúvida do cara tu ainda conflita no que entendeu comigo pra confundí-lo...
Veja bem:
Grappling Consequences

While you’re grappling, your ability to attack others and defend yourself is limited.
No Threatened Squares

You don’t threaten any squares while grappling.
No Dexterity Bonus

You lose your Dexterity bonus to AC (if you have one) against opponents you aren’t grappling. (You can still use it against opponents you are grappling.)
No Movement

You can’t move normally while grappling. You may, however, make an opposed grapple check to move while grappling.
DracoDruida

agarrar, imobilizar

Mensagempor mortolani em 19 Dez 2007, 15:20

obrigado por responder.

Seria então possível, digamos, um grupo de 4 ladinos e 1 guerreiro agarrador?

O guerreiro agarra o inimigo, imobiliza ele e daí os 4 ladinos fazem furtivos nele?

Acho que sim, mas eu ainda não achei no livro do d20 que eu tenho algo que diga com todas as letras que quem está imobilizado pode sofrer furtivos, nem que perca o bônus da CA. Em um pedaço fala que eles ficam com CA -4, mas não fala de perda de bônus de CA. Em outro lugar fala que personagens imobilizados têm -5 de CA e ficam sujeitos a furtivos.

Mas o que DracoDruida falou parece que vai além disso, daria para o guerreiro só agarrar e não imobilizar, e ainda daria pra fazer furtivos no inimigo?
mortolani

agarrar, imobilizar

Mensagempor Lune em 19 Dez 2007, 15:25

Seria então possível, digamos, um grupo de 4 ladinos e 1 guerreiro agarrador?

Seria. Mas tem jeitos muito mais práticos de se dar Sneak Attack.

Acho que sim, mas eu ainda não achei no livro do d20 que eu tenho algo que diga com todas as letras que quem está imobilizado pode sofrer furtivos, nem que perca o bônus da CA.

O Draco acabou de escrever: "You lose your Dexterity bonus to AC (if you have one) against opponents you aren’t grappling. (You can still use it against opponents you are grappling.)". Isso foi tirado do SRD.

Mas o que DracoDruida falou parece que vai além disso, daria para o guerreiro só agarrar e não imobilizar, e ainda daria pra fazer furtivos no inimigo?

Sim, o inimigo e o guerreiro perdem o bônus de AC a partir do instante em que se agarram, não precisa imobilizar. E é bom notar que os dois perdem.
Imagem

Imagem
Lune

agarrar, imobilizar

Mensagempor ShinRyuu em 19 Dez 2007, 15:37

Como já disseram, quem está agarrado perde bônus de Destreza na CA. Quem está imobilizado está agarrado também, então também perde. Só que, no caso do imobilizado, ele não só perde o bônus de Destreza: a sua Destreza vira 0, então o modificador fica -5. Então, se um inimigo imobilizado tinha Destreza 12, ele tinha +1 na CA; ao ser imobilizado, a Destreza cai para 0, o que significa que a CA cai 6 pontos. Além disso, ataques diretos ganham +4 para acertá-lo, mas ataques distantes não.

Note que, se o guerreiro agarrar o oponente, o oponente já está sujeito aos ataques furtivos; não é necessário imobilizá-lo. Note também que, se os ladinos fizerem ataques à distância contra o inimigo agarrado, você deve rolar d% porque existe uma chance igual de acertar o guerreiro ao invés. Isto não ocorre se estiver imobilizado.

Edit:

Seria. Mas tem jeitos muito mais práticos de se dar Sneak Attack.

Pois é, com 4 ladinos, é só cercar o inimigo colocando um ladino na posição oposta ao outro em pares para todos flanquearem o inimigo e usar ataques furtivos. Agarrar só é vantagem se o guerreiro tiver Improved Grapple ou o inimigo tiver uma chance bem baixa de causar dano a ele.
ShinRyuu

agarrar, imobilizar

Mensagempor DracoDruida em 19 Dez 2007, 15:54

Só que, no caso do imobilizado, ele não só perde o bônus de Destreza: a sua Destreza vira 0, então o modificador fica -5. Então, se um inimigo imobilizado tinha Destreza 12, ele tinha +1 na CA; ao ser imobilizado, a Destreza cai para 0, o que significa que a CA cai 6 pontos.

Hã?
SRD escreveu:If You’re Pinned by an Opponent

When an opponent has pinned you, you are held immobile (but not helpless) for 1 round. While you’re pinned, you take a -4 penalty to your AC against opponents other than the one pinning you.
DracoDruida

agarrar, imobilizar

Mensagempor mortolani em 19 Dez 2007, 16:03

muito obrigado pelas respostas.

Ahn... quem é agarrado também está agarrando é? foi o que eu pensei, só não consegui achar um trecho do livro do d20 traduzido que eu tenho que diga isso com todas as letras.

Precisa das duas mãos desarmadas pra agarrar? uma só? Daria pra agarrar com uma mão e usar escudo na outra? Teria algum redutor pra isso?

Aliás, se o guerreiro usar armadura com cravos, só de agarrar ele já causa dano?

Mudando de assunto, tem formas mais práticas de dar furtivos, no nível 1, depois do combate ter começado? Eu achava que jogar bolsa de cola funcionasse, mas parece que não. O alvo perde 4 pontos de destreza, mas não perde o bônus de destreza na CA. Especialização em combate + fintar aprimorado funciona, mas não queria gastar talentos com isso, acho mais legal o ladino gastar talentos em uma perícia. Sem falar que no nível 1 só humanos fariam isso. Eu sei que tem um monte de magias que fariam o ladino dar furtivos, mas no nível um não.
mortolani

agarrar, imobilizar

Mensagempor Lune em 19 Dez 2007, 16:18

Deixando as perguntas de agarrar pra lá porque é uma mecânica muito chata: como conseguir ataques furtivos.

Ganhar a iniciativa ajuda bastante! Você pode dar ataques furtivos contra qualquer um que ainda não agiu no combate. Depois que o combate começa, a melhor alternativa é flanquear com o guerreiro do grupo ou outro ladino. Se o grupo tiver um mago, peça pra ele usar a magia Área Escorregadia - todo mundo que faz um teste de Equilíbrio perde o bônus de Destreza para a CA.
Imagem

Imagem
Lune

agarrar, imobilizar

Mensagempor DracoDruida em 19 Dez 2007, 16:26

Precisa das duas mãos desarmadas pra agarrar? uma só? Daria pra agarrar com uma mão e usar escudo na outra? Teria algum redutor pra isso?

Não vi nada que responda essa dúvida. Eu exigiria as duas mãos livres.

Aliás, se o guerreiro usar armadura com cravos, só de agarrar ele já causa dano?

IIRC (sempre tem um que pergunta, então: If I Remember Correctly), não. Mas nada te impede de criar uma Regra Caseira que faça causar.
DracoDruida

agarrar, imobilizar

Mensagempor Lune em 19 Dez 2007, 16:35

You can have spikes added to your armor, which allow you to deal extra piercing damage (see Table: Weapons) on a successful grapple attack. The spikes count as a martial weapon. If you are not proficient with them, you take a -4 penalty on grapple checks when you try to use them.
Imagem

Imagem
Lune

agarrar, imobilizar

Mensagempor DracoDruida em 19 Dez 2007, 17:01

Ah, valeu Lune. =D
DracoDruida

agarrar, imobilizar

Mensagempor ShinRyuu em 19 Dez 2007, 17:19

Draco:
SRD escreveu:COMBAT MODIFIERS
FAVORABLE AND UNFAVORABLE CONDITIONS
Table: Armor Class Modifiers
Defender is . . . ..................... Melee .. Ranged
Grappling (but attacker is not).. +0[1] .. +0[1,3]
Pinned.................................. –4[4] ... +0[4]
[1] The defender loses any Dexterity bonus to AC.
[2] An entangled character takes a –4 penalty to Dexterity.
[3] Roll randomly to see which grappling combatant you strike. That defender loses any Dexterity bonus to AC.
[4] Treat the defender’s Dexterity as 0 (–5 modifier). Rogues can sneak attack helpless or pinned defenders.

Outra coisa, você só precisa de 1 mão pra agarrar. Escudo não interfere em nada.
ShinRyuu

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários