[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Nibelung em 27 Dez 2007, 00:13

O cenário de tormenta sempre foi voltado pra D&D

Errado!

Inicialmente, ele era voltado pra AD&D e GURPS Fantasy. Depois virou uma adaptação de AD&D pra 3D&T (de onde saíram a maioria das regras dos manuais posteriores, como regras de magia e kits). Fez uma rápida passagem pelo sistema Daemon (e muitos consideram o livro de Daemon o melhor dos básicos), e aí voltou pro D&D 3.0, readaptando de volta as regras de 3D&T que já tinham sido adaptadas do AD&D.

A maior parte dos erros de regras do manual de Tormenta vem dessa adaptação da adaptação, sendo que eles esqueceram qual era o propósito das regras nos sistemas antigos pra adaptar aos novos. O tal Caldela narrando no IdM o método "decora-esquece" é uma prova disso: Ele ignorou totalmente o fluffy da preparação de magias do D&D 3ª edição e voltou pra aquela coisa tosca que era no AD&D.
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor Skar em 27 Dez 2007, 00:17

Aew fazendo double post

eu vou viajar por isso não vou postar por um longo periodo (até semana q vem lá pra domingo)

mas eu volto XD

[Edit}

Inicialmente, ele era voltado pra AD&D e GURPS Fantasy.

Cara AD&D e D&D tem diferenças de sistema mas pra mim são a msm coisa no sentido de ambientação foi isso q eu quiz dizer
Editado pela última vez por Skar em 27 Dez 2007, 00:24, em um total de 1 vez.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Smaug em 27 Dez 2007, 00:20

Boa viagem!

Ok, ninguém vai falar nada dos rios que correm pra cima? Que história eh essa afinal?
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Mensagempor Skar em 27 Dez 2007, 00:28

Ok, ninguém vai falar nada dos rios que correm pra cima? Que história eh essa afinal?

Ninguêm sabe da onde são isso

eu devia ta dormindo
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Diel em 27 Dez 2007, 00:34

Smaug escreveu:Boa viagem!

Acho que 3 seres assistiram Anaconda demais...
Diel

Mensagempor Nibelung em 27 Dez 2007, 00:46

AD&D e D&D tem diferenças de sistema mas pra mim são a msm coisa no sentido de ambientação

Devo levar umas pedradas por aqui, mas AD&D e D&D 3ª edição tem filosofias de jogo diferentes. Enquanto o primeiro se focava mais na fantasia medieval, o segundo cortou fora o medieval da lista e ficou apenas como um jogo de fantasia.

Um exemplo básico: Em AD&D, Arsenal ser um colecionador compulsivo de itens mágicos fazia sentido, uma vez que esses itens eram raros, não podiam ser criados levianamente, e uma "simples" espada +3 era um objeto extremamente poderoso e cobiçado. Hoje qualquer conjurador cria itens mágicos, então o termo "colecionador de itens mágicos" se perdeu na transição, virando apenas um sujeito que fala em caixa alta e foge de lutas no último momento.

Isso foi apenas um exemplo. Se eu criar ânimo pra reler meu tormenta da DB 50, os artigos do Panteão (52 e 53), e encontrar de novo um livro de AD&D, é bem capaz que eu encontre mais coisas desse naipe: Bem encaixados em AD&D, malfeitos em D&D 3.x
Imagem
Imagem
Em tradução: Capítulo 14: Gênio
SPOILER: EXIBIR
Gostaria de lembrar a todos que King Bradley destruiu um tanque de guerra com uma espada e uma granada.
Nibelung
Coordenador da seção D&D Online

Twitter: @nibelung

Mensagempor AKImeru em 27 Dez 2007, 01:15

Cara AD&D e D&D tem diferenças de sistema mas pra mim são a msm coisa no sentido de ambientação foi isso q eu quiz dizer

Wut?
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Lorde Asriel em 27 Dez 2007, 02:04

Nibelung escreveu:
AD&D e D&D tem diferenças de sistema mas pra mim são a msm coisa no sentido de ambientação

Devo levar umas pedradas por aqui, mas AD&D e D&D 3ª edição tem filosofias de jogo diferentes. Enquanto o primeiro se focava mais na fantasia medieval, o segundo cortou fora o medieval da lista e ficou apenas como um jogo de fantasia.

Um exemplo básico: Em AD&D, Arsenal ser um colecionador compulsivo de itens mágicos fazia sentido, uma vez que esses itens eram raros, não podiam ser criados levianamente, e uma "simples" espada +3 era um objeto extremamente poderoso e cobiçado. Hoje qualquer conjurador cria itens mágicos, então o termo "colecionador de itens mágicos" se perdeu na transição, virando apenas um sujeito que fala em caixa alta e foge de lutas no último momento.

Isso foi apenas um exemplo. Se eu criar ânimo pra reler meu tormenta da DB 50, os artigos do Panteão (52 e 53), e encontrar de novo um livro de AD&D, é bem capaz que eu encontre mais coisas desse naipe: Bem encaixados em AD&D, malfeitos em D&D 3.x

Sem pedradas :b
Concordo com tua visão da leviandade da criação de itens mágicos, e pra mim esse problema tá no sistema do D&D 3.x como cê mesmo disse, nem tanto no cenário. Quando eu fiz um colecionador de armas, ele colecionava-as por material, ao invés de por serem mágicas ou não, ficou bom.

Agora, me atendo ao tópico, e como é possivel que alguem já tenha mencionado aqui, o problema pra mim ficou na mecânica de muita coisa que eles tentaram fazer diferente, e acabaram fazendo bobagem, fora a mania de eles lançarem uma sacola cheia de classes de prestígio BEM desequilibradas e/ou com habilidades estranhas, simplesmente da cabeça deles, cara, fica bem desequilibrado mesmo, vide o novo suplemento Piratas & Pistoleiros. Se eles se limistassem a fazer uma descrição das cidades e coisas, inventando o mínimo possível,ia ficar melhor.

Eu atualmente jogo numa campanha em "Arton". As aspas tão aí pq o Mestre provavelmente teve tanto trabalho adaptando coisa,proibindo coisa de entrar no jogo,que ele fez praticamente um cenário novo. Tá bastante diferente, já(afinal, já tem um bom tempo da campanha rolando ) e as coisas tão conseguindo evoluir bem com as mudanças que o mestre tem feito.( A gente ainda usa os talentos dos deuses e os regionais sim, mesmo eu achando que alguns [Khubar,Collen,Petrynia] bem destoantes do resto).

Enfim, acho que realmente tem um punhado(exagerei?) de coisas que vale a pena pegar do cenário sim, não estando incluídas as ilustrações do cassaro(peloamordedeus),e sobra muito pra fazer correções aqui e ali. Enfim, dá pra mexer com o cenário razoavelmente sim, é minha opinião.

Não me levem em consideração como um tormenta fanboy, só to relatando o que rola na minha mesa de jogo =p

E cara, eu concordo que os dois romances do cenário parece que acontecem em outro mundo, meu deus =P
"Uma vez Flamengo,Flamengo até morrer!"
Lorde Asriel

Mensagempor Youkai X em 27 Dez 2007, 02:14

Já que falaram aqui da 4E o Trio já disse algum plano para Tormenta envolvendo a nova edição por vir?
Youkai X

Mensagempor AKImeru em 27 Dez 2007, 02:17

Enfim, acho que realmente tem um punhado(exagerei?) de coisas que vale a pena pegar do cenário sim, não estando incluídas as ilustrações do cassaro(peloamordedeus),e sobra muito pra fazer correções aqui e ali. Enfim, dá pra mexer com o cenário razoavelmente sim, é minha opinião.

E na minha é um grande pedaço de esterco flamejante.

vamos concordar em discordar. :aham:
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor kimble em 27 Dez 2007, 07:18

Na verdade não era só o fato de ter sido Ad&d o problema. Como era Gurps também, eles tiveram que se adaptar ao sistema em algumas coisas.
Claro, isso permitiu ainda mais bobagens incríveis. Que eu lembre um spellcaster seguidor de Nimb em Gurps só podia tirar falha crítica ou sucesso crítico. Qualquer falha ou sucesso era convertido para seu extremo. Isso porque na versão original para Ad&d, qualquer clérigo seguidor de Nimb jogava 1d6 e dependendo do resultado, tirava 'o melhor ou pior resultado possível' para aquela magia.
Não sei o que eu acho mais incrível. A tal mecânica do 1d6 para melhor ou pior resultado possível, ou a total falta de conexão com a mecânica como foi implantada no Gurps. Eu lembro de algumas progressões absurdas em Gurps usando disso.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Corvo da Tempestade em 27 Dez 2007, 07:45

O deus apareceu ressucitou todo mundo e como provação deixou a fera de duas cabeças lá. O clérigo morreu pela visão do deus ou como parte do ritual, desde então a cidade tem essa magia. A fera serve pra elmbrar a todos do desatre q ocorreu. E os beholders são um teste q as pessoas tem q fazer pra conseguir sair da cidade e provarem merecer a segunda chance.

Pera ai...tem certeza que estamos falando de Thyatis???? pois essa coisa de "testar" parece coisa de Valkaria.
Aliáis que deus é esse "vou ressusitar todo mundo, mas lhe tascarei uma maldição"??? :queixo:

PS: O "pobre" clérigo não foi ressusitado.

Sobre o "ranger surfista" (nome real da classe, ou classe de prestigio). Imagino a fala, comum, deles:

" E ai brou, vamos pegar uns tubos..."

Não sei o que eu acho mais incrível. A tal mecânica do 1d6 para melhor ou pior resultado possível, ou a total falta de conexão com a mecânica como foi implantada no Gurps.

Pra quem disse que a perícia corrida influencia na esquiva... :sobrancelha:...acho que eles nem leram o Gurps
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Deicide em 27 Dez 2007, 08:02

Skar escreveu:Tipo houve um desastre lá só o um sacerdote da galinha de fogo(deus da ressureição) restou ele orou ao seu deus clamando por uma segunda chance para sua linda cidade. O deus apareceu ressucitou todo mundo e como provação deixou a fera de duas cabeças lá. O clérigo morreu pela visão do deus ou como parte do ritual, desde então a cidade tem essa magia. A fera serve pra elmbrar a todos do desatre q ocorreu. E os beholders são um teste q as pessoas tem q fazer pra conseguir sair da cidade e provarem merecer a segunda chance.

KCT! Tem um deus lá só pra ressurreição também? Tormenta e seus "Deuses Ex Machina"!

(Para falar a verdade, odeio cenários com deuses ativos demais... para mim panteão tem que existir nos lábios dos clérigos, não tacando literais raios nas cabeças das pessoas)

Obs.: quanto a mecanica todo mundo ressucita e sem perder niveis, e vc morre de vez se for morte por causas naturais. :cool:

Só se mudaram isso nas versões recentes. Lembro muito bem que na versão original de Triumphus tinha alguma pena permanente (não lembro se níveis ou pontos de Constituição), que se você ressucitasse demais, uma hora morria de vez.

Lembrei mais uma coisa de Triumphus! O Oráculo de Lá, que tinha um minotauro como guarda-costas. Aí, como plot twist sem necessidade, na verdade o minotauro era o oráculo, e o oráculo era um golem que se faz de oráculo para proteger o minotauro.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

Mensagempor Corvo da Tempestade em 27 Dez 2007, 08:07

Só se mudaram isso nas versões recentes. Lembro muito bem que na versão original de Triumphus tinha alguma pena permanente (não lembro se níveis ou pontos de Constituição), que se você ressucitasse demais, uma hora morria de vez.

Contrituição, pois em AD&D você perdia um ponto de constituição cada vez que ressusitava...
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor WillDice em 27 Dez 2007, 08:09

Imagino a cena do clérigo pedindo ajuda pra Thyatis:

"Oh, bondoso e justo (LB) deus da ressurreição, você que nos ensina que uma morte injusta deve ser revertida e que todos merecessem uma segunda chance, ajude a trazer de volta todos os que morreram na minha cidade".

Resultado: cidade reconstruída, ok. Todos de volta à vida, ok. Todos o que morrerem na área ressuscitarão de novo, ahn, não precisava tanto, mas ok. Todos que ressuscitam aqui ficam presos na cidade... mas hein? O Moock continua vivo e atacando a cidade (e, segundo HA, agora TAMBÉM está preso na região por ter morrido e voltado), putz. Mais alguma coisa? Ah, sim, quem tentar sair da cidade morre? Muito obrigado por nada, Thyatis. Ei, peraí, eu não quis ofender não, espera... *clérigo morre*
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários