Não acho tão difícil assim abolir Ressurreição. Eu o fiz no meu d20 Anima com alguns passos simples:
- Você está incapacitado entre 0 e -(Bônus de Con se houver) PVs. Logo, se você tem Con 16 (+3), você fica incapacitado se ficar entre 0 e -3 PVs. (No D&D oficial, só em 0 PV)
- Você está morrendo se estiver entre -(Bônus Con +1) e -(Nível Con) PVs. No exemplo acima, você está morrendo entre -4 e -16 PVs. Você tem uma chance de estabilizar igual ao seu nível de Con (16% no caso). (No D&D oficial, está morrendo entre -1 e -9, e tem 10% de chance de estabilizar sozinho)
- Se cair abaixo de -(Nível Con) PVs, você corre o risco de morrer. Se não estabilizar (sozinho ou com ajuda), tem que testar Fortitude (CD igual ao seu número negativo de PVs atual) a cada rodada para não morrer. (No D&D oficial, morre se tiver -10 ou menos PVs).
- Magias Save-or-Die não existem, ou foram substituídas por magias que te deixam um PV abaixo do mínimo para estar acordado. O mesmo vale para qualquer efeito "mortal".
- Níveis Negativos são sempre temporários, falhar no teste de Fortitude ao final do dia só os fazem durar mais um dia, ao invés de ficarem permanentes.
- Você cura Nível + Bônus Con por noite de descanso, ou o dobro disso por dia inteiro de descanso. O valor dobra novamente (virando 2x ou 4x o valor normal) se tiver tratamento médico. (No D&D normal, é só o Nível)
- Há um Talento "Duro na Queda" que faz considerar como se você tivesse +10 em Constituição para determinar quando você está incapacitado, morrendo ou morto. (No exemplo acima, ficaria incapacitado entre 0 e -8, morrendo entre -9 e -26, e risco de morte em -27 ou menos).
Isso já torna o jogo bem menos letal. Cair num combate ainda é sério, mas o risco de morrer é menor se seus aliados sobreviverem e te salvarem.
------------------------------------------------------------------------------------------------
De volta ao Tópico:
Eu até tolero a idéia em si de Triumphus como uma cidade amaldiçoada. O que eu acho tosco é o motivo. Em Tormenta tem casos demais em que o Deus X ou o sacerdote do Deus X simplesmente decide uma coisa e faz acontecer. Porque não se darem ao trabalho de fazer um background mais elaborado? Porque não fazer isso efeito de mortais, ao invés de deuses? Que tal uma guerra antiga que devastou os reinos, causada pelo Arquivilão X, que amaldiçoou a cidade em tempos antigos e etc. Façam uma história elaborada. Porque tem que ser um Deus Leal e Bom que simplesmente decidiu ser sacana? "Por que Deus quis assim" é a desculpa mais manjada da história da humanidade.
Aliás, falando em História, taí algo que não sei em Arton. Tem História? Digo: acontecimentos passados, guerras antigas que deixaram seqüelas, heróis lendários do passado com estátuas e honrados pelos reinos? Grandes vilões que atormentaram o mundo em tempos antigos? Ou toda a história do mundo é simplesmente voltada ao Deus X que fez isso e a Deusa Y que fez aquilo?
).