E Oda e Lune...
SPOILER: EXIBIR
Moderador: Moderadores

Filosofia? Perae, eu li no final da página anterior que Tormenta tem filosofia???
O fato do design dela ser um plágio da Naga é inegavel. Quanto da personagem, é pura conjectura minha.
Não importa oq a gente fale tem muita q joga em arton pq não acesso a outros livros. Não falo de modulo básico e sim de romances, histórias ou contos. Eles vêem arton mudando e criando caras novas q não são só uma ficha e tem personalidade.
Comentários em aberto: eu frequento vários fóruns. Muitos nem me dou ao trabalho de responder. Gosto porque me permite entender como está a situação do RPG no Brasil, permite ver como pessoas diferentes pensam. É interessante notar, por exemplo, como algumas idéias costumam surgir ao mesmo tempo em um ou dois fóruns e logo se espalham.
Voltando ao tópico: Uma coisa que já notei nessas andanças é exatamente como muitos jogadores brasileiros sofrem com a falta de material com o qual comparar o que existe aqui no nosso país. Estava lendo em outro fórum hoje um grupo de jogadores defendendo que Tormenta:
a) Tem MUITA história, muita bagagem em termos de cronologia;
b) Que possui filosofia (volto nisso depois).
A questão da cronologia não é nem algo que mereça discussão. Basta olhar para a linha de tempo deles. Ou então o pouco desenvolvimento de cada reino, que são limitados a conceitos fixos como parques de diversões, o que não ocorreria em reinos reais que precisam evoluir com o tempo. Evolução ocorrida devido a influências internas (nobres, família real, economia, etc.) quanto externos (invasões, acordos, casamentos entre famílias importantes, etc.). Como todas estas questões nunca foram consideradas, a história nunca precisou ser desenvolvida e cada reino vive no seu pequeno 'êxtase temporal', como se os reinos fossem na verdade isolados um dos outros.
A questão da filosofia vem da surpresa (ênfase em SURPRESA) destes jogadores em existir um fórum só para o cenário (!) onde ocorriam discussões entre jogadores (!!) e onde estes mesmos jogadores costumavam discutir questões ainda não tratadas nos livros e criar suas próprias teorias (!!!). Agora, por favor, alguém aqui com acesso a material importado e que frequenta fóruns de empresas famosas (Wizards, WW, etc.) acha isso surpreendente? Isso é óbvio que vai acontecer, é o mínimo que você espera num fórum de um sistema bem sucedido.
Mas é importante notar que o fórum em questão é formado principalmente por iniciantes, gente sem acesso a material de fora e sem conhecimento do que acontece fora do nosso país (o que em também engloba boa parte da população brasileira sobre a maioria dos assuntos internacionais, mas isso fica pra uma discussão política no off topic).
Muito iniciante e gente sem acesso a qualquer coisa que custe um pouco mais caro e exija inglês não conhece outra coisa além de Tormenta e o Trio e acham isso a oitava e nona maravilhas dos mundo. Porque não existe base para comparação.
Mas esse é um problema antigo, que existia desde a época que o Trio estava na DB e criticava qualquer coisa que pudesse ameaçar os conceitos que eles vendiam para os leitores. Sem muitas fontes de informação confiáveis, é normal que a situação acabe assim.
A questão da filosofia vem da surpresa (ênfase em SURPRESA) destes jogadores em existir um fórum só para o cenário (!) onde ocorriam discussões entre jogadores (!!) e onde estes mesmos jogadores costumavam discutir questões ainda não tratadas nos livros e criar suas próprias teorias (!!!). Agora, por favor, alguém aqui com acesso a material importado e que frequenta fóruns de empresas famosas (Wizards, WW, etc.) acha isso surpreendente?
acha isso surpreendente?
Cara, o mais legal é você ver os próprios AUTORES dos cenários participando ativamente nessas discussões sobre detalhes e minúcias da vida naquele mundo, como eu tive o prazer de degustar em um tópico do Rich Baker explicando as angústias psicológicas de um Changeling em Eberron.
É realmente grave esse problema da falta de bases de comparação. O cara vê um cenário com reinos que mais parecem divisões temáticas do Beto Carrero World e acha que é a quinta maravilha do mundo.
Cara, o mais legal é você ver os próprios AUTORES dos cenários participando ativamente nessas discussões sobre detalhes e minúcias da vida naquele mundo, como eu tive o prazer de degustar em um tópico do Rich Baker explicando as angústias psicológicas de um Changeling em Eberron.

Voltar para Sistemas e Cenários
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes