Idéias com ilusões

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Idéias com ilusões

Mensagempor Styker em 10 Nov 2007, 11:48

Ola pessoal, conversando com o Art ainda agora ficamos curiosos quanto ao uso de magias de ilusão:
POr exemplo: A magia terreno ilusório cria um terreno natural correto? Isso me traz duas dúvidas:
1 - Quando um mago invoca ela pra cria rum abismo por exemplo, eu posso fazer o abismo aparecer com a terra se abrindo e talz ( oque dá um efeito de veracidade na magia) ou simplesmente o abismo aparece lá?
2 - Se alguém pisa no abismo ilusório e FALHA no teste de vontade, ele tem a sensação de estar caindo?

Aproveitando a idéia da questaõ 2, como eu faço pra criar uma ilusão que deixe você caindo?
Outra questão: Existe algum meio de fazer com que uma criatura feita de ilusão dê medo no pessoal (feito uma aura de medo) ou simplesmente tenho de esperar o pc em questão ter medo daquela criatura?

p.s. Esamos considerando apenas as magias do CORE pq sabemos que no spell compendium tem muita magia diferente, mas no geral não usamos aquele livro.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Idéias com ilusões

Mensagempor Lune em 10 Nov 2007, 12:34

1 - No caso específico de terreno ilusório, não parece que você pode fazer o abismo se abrindo. Por outro lado, como o casting time é de 10 minutos, creio que um DM razoável permitiria criar o efeito especial enquanto a magia está sendo utilizada. Mas uma vez criada a ilusão, ela é fixa. Já Silent Image diz explicitamente que você pode controlar o movimento da ilusão - o que pode muito bem ser utilizado para o efeito que você deseja.

2 - Se alguém pisa no abismo ilusório ele automaticamente passa no teste de Vontade (como qualquer pessoa submetida a uma prova incontestável de que uma ilusão não é real). A única exceção seria caso o ilusionista tivesse o nível de substituição Chains of Disbelief, e mesmo assim a pessoa não ia achar que estava caindo - ia simplesmente achar que está flutuando ou coisa parecida. Existe uma magia específica (no Spell Compendium XD) que serve pra criar a ilusão de queda.

Outra questão: não. Se um personagem sente medo ou não da criatura ilusória é algo que depende puramente do roleplay. Se você quer causar medo com uma ilusão, existem outras magias pra isso - Phantasmal Killer, pra citar uma core.
Imagem

Imagem
Lune

Idéias com ilusões

Mensagempor Lune em 12 Nov 2007, 12:08

Ressucitando o tópico: que tal citar táticas com ilusões que funcionam?

A minha favorita é usar Silent Image pra criar a ilusão de escuridão. A área afetada pela magia é imensa, e ainda por cima ela pode ser moldada de forma a não incluir seus aliados. Se você tiver uma forma de sinalizar aos seus amigos que é uma ilusão, eles ganham +4 nos saves - e aí os inimigos ficam no escuro enquanto o seu grupo enxerga perfeitamente. De brinde, essa estratégia funciona contra seres com darkvision ou que enxergam dentro de escuridão mágica. Nada mal pra uma magia de 2º círculo!

Combine essa com Shadow Conjuration para invocar monstros que enxergam no escuro ou que tem tremorsense e você pode seriamente arruinar o dia dos adversários. Funciona bem pra NPCs também!
Imagem

Imagem
Lune

Idéias com ilusões

Mensagempor Eltor Macnol em 12 Nov 2007, 12:30

Infelizmente esse uso vai além do poder da magia, Lune. Ela só permite criar "the visual illusion of an object, creature, or force".

Mas criar uma cobertura ilusória (por exemplo, uma parede) é sim uma tática muito útil, especialmente se você tiver um grupo bom em ataque à distância. Avisando que é uma ilusão, vocês podem ver livremente através da imagem, enquanto os inimigos não poderão ver o grupo até que descubram que a parede não é real (claro, flechas atravessando a parede como se ela não existisse podem ser uma pista bem óbvia... :b ).
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Idéias com ilusões

Mensagempor Lune em 12 Nov 2007, 12:42

Eu estava relendo a descrição da magia, e estava me perguntando se escuridão contava como "force". Mas assumindo que não conta, você pode criar um cubo opaco, o efeito prático é rigorosamente o mesmo XD
Imagem

Imagem
Lune

Idéias com ilusões

Mensagempor Torneco em 12 Nov 2007, 14:28

Normalmente, quando eu jogava com meu gnomo bom em ilusões, eu havia combinado com os aliados que toda vez que eu mencionasse as palavras "Ti Feeralu" (Alguma coisa em gnômico pra eu te enganei, tá noa Race of Stone), o que aparecesse era uma ilusão minha. Então eles já sacavam que era uma ilusão e podiam ver através dela. Era muito útil pra fazer aparecer névoas e etc e encobrir o grupo de ataques de flechas.
Torneco

Idéias com ilusões

Mensagempor WillDice em 13 Nov 2007, 14:19

Eltor Macnol escreveu:I(claro, flechas atravessando a parede como se ela não existisse podem ser uma pista bem óbvia... :b ).

Inclua seteiras. ;)
Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem Imagem
WillDice

Idéias com ilusões

Mensagempor Styker em 13 Nov 2007, 23:39

O interessante de ilusão é isso, voce se for criativo pode criar efeitos que ajudem a aumentar a veracidade da ilusão.

Exemplo clássico: Grades com algum tipo de substância/elemento que desencoragem aproximação e opa, temos uma parede que os caras JURAM que eh uma parede mesmo... Aproveite e use essas mesmas grades para montar um corredor de modo que os caras terão de andar vários metros inuteis arrodeando o caminho (ou ateh sendo levado a armadilhas) por causa das tais grades ilusórias...
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

Idéias com ilusões

Mensagempor Melkor em 13 Jan 2008, 11:05

Preparar armadilhas usando ilusões é ótimo...Use terreno ilusório sobre um lago, para fazê-lo parecer uma planície. Quando algum infeliz cair no lago, você tem um leque de possibilidades contra ele, como por exemplo prendê-lo debaixo da água *congelar a água, eletrecutar a água, etc*.
Outra muita boa é a magia escrita ilusória...

*Talvez um pouco out-topic, mas acho interessante*

Atentado terrorista: Pegue um infeliz qualquer que parece apto a falhar em um teste de Resistência. Usa a magia sugestão no indivíduo, sugerindo que este leia o livro que está na mesa, especificamente a página 34, onde estará um Selo da Serpente Sépia. Com o indivíduo paralizado, você tem todo o tempo do mundo pra preparar o atentado. Pegue um livro, pergaminho, ou escrito qualquer, e insira magias como Runas Explosivas ou Símbolo da Morte (se alguém tiver outras idéias, por favor noticie). Agora é só utilizar Tarefa/Missão ou efeito semelhante de forma que o indivíduo que você paralizou seja seu homem-bomba. A tarefa dele pode ser simplesmente chegar até o alvo e entregar para ele um "aviso importante", assegurando que ele leia, ou pode apenas mandá-lo ler próximo ao alvo. Para alvos mais cuidadosos, efeitos como a Aura Mágica de Nythsul (ou algo assim), podem auxiliar no disfarce.
No song, no tale wich contains all the grief...renowed the deeds and the victims of defeat. Sit down on your chair and watch out your kin, with my eyes you'll see, with my ears you'll hear, you've troubled my day and you've questioned my strenght, don't mess with the master of fate! Smash down the light! I'll not rest till I'm king!Valinor's empty, now allied the elves and men, they shall be damned!
I've smashed down the light! And dared Valinor! I've smashed down the light! Revenge will be mine
Melkor

Idéias com ilusões

Mensagempor Yellow 13 em 13 Jan 2008, 11:19

Ilusão é uma das escolas mais divertidas quando o mestre (e o grupo) te dão liberdade para usá-las dentro e fora de combate XD

E para os combistas de plantão, sendo gnomo e pegando Shadowcraft Mage, Heighten Spell e Earth Spell, você pode simular toda a escola Evocação com Silent Images xD
Yellow 13

Idéias com ilusões

Mensagempor Melkor em 13 Jan 2008, 12:28

Outras utilizações interessantes de ilusão são as relacionadas ao som. Pode-se causar distrações, aumentar o realismo de uma outra ilusão, alterar o teor de uma conversa, abafar sons, causar disturbios em um grupo inimigo, entre outras :rolando:

P.S: Alguém temuma sugestão ou gostou da idéia do ataque terrorista? :b
No song, no tale wich contains all the grief...renowed the deeds and the victims of defeat. Sit down on your chair and watch out your kin, with my eyes you'll see, with my ears you'll hear, you've troubled my day and you've questioned my strenght, don't mess with the master of fate! Smash down the light! I'll not rest till I'm king!Valinor's empty, now allied the elves and men, they shall be damned!
I've smashed down the light! And dared Valinor! I've smashed down the light! Revenge will be mine
Melkor

Idéias com ilusões

Mensagempor Torneco em 13 Jan 2008, 13:40

Uma coisa legal de se fazer com runas explosivas é disparar flechas com pergaminhos com runas explosivas. Com certeza alguém vai querer ler o bilhete.
Torneco

Idéias com ilusões

Mensagempor Fëanor em 13 Jan 2008, 16:05

Uma coisa legal era na 3.0 onde você não dissipava automaticamente suas magias.

Então você conjurava umas 20 runas explosivas (ficava umas semanas fazendo), daí no chefão final você pega todas as runas enroladas e joga no chão perto do cara, usa dissipar magia e falha propositalmente. Falhando no teste de dissipar, as runas explodem, causando 6d6 por runa que você conjurou.
20 runas dariam 120d6 de dano.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Idéias com ilusões

Mensagempor Eltor Macnol em 13 Jan 2008, 19:29

Melkor escreveu:P.S: Alguém temuma sugestão ou gostou da idéia do ataque terrorista? :b

Eu não gostei, eu fiquei foi assustado. Depois de saber da regra alternativa que usam pra críticos, eu achei que teu grupo era um bando de masoquistas, mas lendo isso, percebo que estão muito mais pra sadomaso! :b
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Idéias com ilusões

Mensagempor Torneco em 13 Jan 2008, 21:59

Se caveiras lêem, você pode fazer um bocado de caveirinhas correrem na direção do oponente e ler um pergaminho com runas explosivas.
Torneco

Próximo

Voltar para Sistemas e Cenários