Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Cak em 22 Jan 2008, 18:27

Eltor Macnol escreveu:
Cak escreveu:Mas não é motivo pra acabar. Esse é o ponto. Ninguém nega que a religião tenha qualidades e defeitos, assim como a ciência. A questão é que se for acabar com tudo que possa trazer algum "mal" pra sociedade, acabe com tudo.

Acho que a questão está mais para, "o mundo seria melhor se religiões não existissem"?

Eu acho que seria.

Só me responda uma coisa: qual critério você usuou para isso? Porque se for simplesmente opinião, o negócio não via pra frente.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

Mensagempor Cak em 22 Jan 2008, 18:34

Mas ela não tem "um mal". Ela é um mal, cnforme aponto. Que trás malefícios de nível estratosférico e nenhum benefício, conforme já demonstrei.

E os inúmeros programas sociais que várioas igrejas de várias religiões realizam, é nada? Sério, pra você escrever uma bobagem dessa, você não tem propriedade pra falar de religião. Sério, uma coisa é você atacar a religião com os defeitos dela, outra é você anular os qualidades e exaltar os defeitos. Assim não rola discutir, senão eu vou começar a pregar que a ciência é um mal pra humanidade e que avanços científicos podem gerar armas ainda mais mortais.
GD: Do you find it annoying if a man plays video games while you are around?
Jasmine: No, not at all. I love games.
GD: So, if you saw a man playing video games, you would cheer him on?
Jasmine: Oh, definitely.
GD: What would you say to him?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me!
GD: Can you say that one more time?
Jasmine: Go! Go! Get the high score! Do it for me! [Laughs]
GD: Thank you for making my day.
Jasmine: That's what I'm here for.
Cak

Mensagempor Eltor Macnol em 22 Jan 2008, 18:51

Só me responda uma coisa: qual critério você usuou para isso? Porque se for simplesmente opinião, o negócio não via pra frente.

Já respondi isso nos posts após o que você citou, imaginei que você fosse lê-los antes de responder.

Sim, algumas poucas. Elas podem ter mais fiéis e serem famosas, mas existem MUITAS religiões diferentes.

Existem quase mais religiões do que clérigos, fazer o quê. Mas acho perfeitamente aceitável nos focarmos nas que são mais presentes e influentes no mundo, por quê não?

Forma devidamente correta da religião? Eu não falo em utopias, em mundos felizes com o povo adorando Deus e as religiões servindo para isso. O que eu quis dizer com forma correta foi outra coisa.
Religião vem de uma raiz do termo religar, em suma, elas devem ser um modo de ligar você com o divino ou mundo espiritual, ou devolver essa ligação, alguns diriam. Portanto, religiões concernem apenas ao aspecto espiritual, elas sendo utilizadas de outra forma é sim a forma errada de utlizá-las. Elas foram feitas para tratar do que concerne ao espiritual, pura e somente. Se alguém defende algum ponto de vista político ou ganha dinheiro com isso é sim uma forma errada e é sim culpa do indíviduo.

Esse é o teu conceito de "forma correta de usar a religião"... ok, tudo bem. Não vou discutir, é um conceito bacaninha. Infelizmente, na prática, ele é completamente ignorado pela absoluta maioria dos religiosos do mundo, mas fazer o quê, né?

Por isso que eu falo que não vale a pena discutir utopia, vamos falar é sobre como as religiões são efetivamente utilizadas. ;)
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Twitter: http://twitter.com/Macnol

Mensagempor Lanzi em 22 Jan 2008, 19:17

Cak escreveu:
Mas ela não tem "um mal". Ela é um mal, cnforme aponto. Que trás malefícios de nível estratosférico e nenhum benefício, conforme já demonstrei.

E os inúmeros programas sociais que várioas igrejas de várias religiões realizam, é nada? Sério, pra você escrever uma bobagem dessa, você não tem propriedade pra falar de religião. Sério, uma coisa é você atacar a religião com os defeitos dela, outra é você anular os qualidades e exaltar os defeitos. Assim não rola discutir, senão eu vou começar a pregar que a ciência é um mal pra humanidade e que avanços científicos podem gerar armas ainda mais mortais.

Isso não é papel da igreja. É a mesma coisa que dizer que a Igreja ajuda na recuperação de drogados. Ela ajuda, mas esse não é o papel dela. Nesse ponto, ela acaba funcionando muito mais como um "controlador" social e isso é coisa que crença nenhuma nunca deveria fazer. Por que? O que te garante que esse controle possa ser usado de maneira prejudicial? Nada, porque é justamente isso que acontece.
Lanzi

Mensagempor Skar em 22 Jan 2008, 19:33

Um outro manual é o Torat.

Tipo o real problema das religiões q muitas vezes não acompanham os progressos sociais q vivemos. O antigo testamento biblico fala de um momento histórico onde aquela é a realidade da vida. Já o Novo começa uma parte estranha q em certos momentos ele fala q paz e amor são legais e outros onde parece q ele aceita violência.

E sinceramente não acho q um mundo sem religiões seria melhor q o nosso, pq nós achariamos motivos piores para nos matarmos pelo menos as religiões servem pra manter a esperança e ajudam as pessoas a enfrentar seus problemas.
"I am free from all prejudice, I hate everyone equally."

“Tudo com moderação, incluindo a moderação.” Harvey Steiman

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Frases legais e aleatórias.
Skar

Mensagempor Aluriel de Laurants em 22 Jan 2008, 19:37

O lumine tinha perguntado que tipo de conduta é a indicada, pra um ateu.

Eu acho que simplesmente é não fazer aquilo que você não quer que façam com você, isso seria a forma mais simples, outra seria minimizar os danos de suas ações.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Eltor Macnol em 22 Jan 2008, 19:42

pelo menos as religiões servem pra manter a esperança e ajudam as pessoas a enfrentar seus problemas.

Ajudam?

Olha que eu não acho não, viu. É muito mais comum ver coisas como "entrega tudo na mão de deus", ou "espera, deixa quieto que deus vai fazer justiça", ou "não se preocupem, o aquecimento global não é problema nosso, deus vai cuidar bem do nosso mundinho".

A quantidade de religiões (e religiosos) que pregam a filosofia do "levanta desse traseiro gordo e vai trabalhar pra resolver teus problemas, mané" é, na minha opinião, inversamente proporcional à de não-religiosos.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Skar em 22 Jan 2008, 19:49

A quantidade de religiões (e religiosos) que pregam a filosofia do "levanta desse traseiro gordo e vai trabalhar pra resolver teus problemas, mané" é, na minha opinião, inversamente proporcional à de não-religiosos.

Era só isso q eu ouvia quando eu tava ainda no colégio XD

A questão é q se usa esse tipo de ditado em geral quando o problema não pode mais ser resolvido por vc então vale a pena ficar se reomoendo por essas razões???Vc quer q as pessoas comecema fazer justiça por si msm ??

São coisas q são melhores q vc deixe de lado e se foque no q vc pode mudar. E as religiões muitas vezes te dão a força pra enfrentar isso.

"Alcohol is like love. The first kiss is magic, the second is intimate, the third is routine. After that you take the girl's clothes off." - Raymond Chandler

Skar

Mensagempor Eltor Macnol em 22 Jan 2008, 19:57

Um ombro amigo também dá. Acompanhamento psicológico também. Até um maldito livro de auto-ajuda pode te dar isso. Religiões não são necessárias pra isso.

E repare que isso não é ajuda pra enfrentar nem resolver o problema, é pra se conformar com o problema.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Aluriel de Laurants em 22 Jan 2008, 20:19

é a parte que mais incomoda nessa história de crer em deus, ela reforça um conformismo.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Mensagempor Skar em 22 Jan 2008, 21:04

Um ombro amigo também dá. Acompanhamento psicológico também. Até um maldito livro de auto-ajuda pode te dar isso. Religiões não são necessárias pra isso.

Eu não concordo , acho q as religiões são extremamente necessárias nesse sentido social fora q eu duvido q se fossem outras pessoas ela seriam tao uteis quanto um padre por exemplo.

E repare que isso não é ajuda pra enfrentar nem resolver o problema, é pra se conformar com o problema.

Não eu falei,as situações em q deve ser conformar mas msm assim só depois de vc ter feito td q estava ao seu alcance pra solucionar o problema. Concordo q muita gente usa Deus como desculpa pra ficar sentado mas generalizar é exagero.

Skar

Mensagempor Lanzi em 22 Jan 2008, 21:07

Skar

Por acaso você leu o meu post a respeito desse "amparo"? Vai lá e lê então.
Lanzi

Mensagempor Skar em 22 Jan 2008, 21:17

Lanzi

eu sei q eu li algo a respeito no tópico mas não encontrei pra reler não

Skar

Mensagempor Eltor Macnol em 22 Jan 2008, 21:17

Eu não concordo , acho q as religiões são extremamente necessárias nesse sentido social fora q eu duvido q se fossem outras pessoas ela seriam tao uteis quanto um padre por exemplo.

Discordo de absolutamente todas as palavras desse parágrafo. :)

Você acha realmente uma função social vital e insubstituível ter religiões que ajudem as pessoas a se conformar com problemas que não podem resolver? Eu insisto, há inúmeras outras formas de cumprir essa mesma função, a igreja não é nem um pouco vital nesse sentido. Ela pode, sim, cumprir essa função, mas outras coisas podem igualmente ou melhor.

Especialmente se você levar em consideração que, como há incontáveis religiões e muitas, muitas delas pregam que são a única certa e todas as outras são erradas, se formos acreditar realmente nisso, então o padre/pastor/clérigo/etc. estará conformando a pessoa, sim, mas baseado em algo que não é realmente verdade, apenas vai fazer ela se sentir bem. É como um pai que consola o filho que perdeu um dente, dizendo que a fada dos dentes vai deixar um dinheirinho debaixo do travesseiro dele mais tarde. É algo que conforma, é algo que faz a pessoa se sentir bem, mas não é algo realmente verdadeiro.

Mais ainda se você levar em consideração a possibilidade de simplesmente não haver divindade nenhuma e todas as religiões se basearem em crenças em algo que não existe.
Imagem
Eltor Macnol
Administrador

Mensagempor Skar em 22 Jan 2008, 21:28

Vamos lá q outras formas seriam essas ???

Apoio psicológico ??? pago e o gratuito entraria na esgera de governo, e td q é do governo tende a ser demorado ou ruim pra maioria das pessoas pelo menos.

Livros de auto-ajuda???? pagos, e não servem pra procaria nenhuma se uma pessoa está procurando ajuda ela quer alguêm pra conversar.

As religiões dão esse apoio seja com os outros fiéis q se ajudam ou com o pastor/padre. Q estam lá pra escutar vc.

Só uma coisa das religiões eu não levo em conta as universais da vida e outras igrejas ltda

Skar

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic