Só me responda uma coisa: qual critério você usuou para isso? Porque se for simplesmente opinião, o negócio não via pra frente.
Já respondi isso nos posts após o que você citou, imaginei que você fosse lê-los antes de responder.
Sim, algumas poucas. Elas podem ter mais fiéis e serem famosas, mas existem MUITAS religiões diferentes.
Existem quase mais religiões do que clérigos, fazer o quê. Mas acho perfeitamente aceitável nos focarmos nas que são mais presentes e influentes no mundo, por quê não?
Forma devidamente correta da religião? Eu não falo em utopias, em mundos felizes com o povo adorando Deus e as religiões servindo para isso. O que eu quis dizer com forma correta foi outra coisa.
Religião vem de uma raiz do termo religar, em suma, elas devem ser um modo de ligar você com o divino ou mundo espiritual, ou devolver essa ligação, alguns diriam. Portanto, religiões concernem apenas ao aspecto espiritual, elas sendo utilizadas de outra forma é sim a forma errada de utlizá-las. Elas foram feitas para tratar do que concerne ao espiritual, pura e somente. Se alguém defende algum ponto de vista político ou ganha dinheiro com isso é sim uma forma errada e é sim culpa do indíviduo.
Esse é o teu conceito de "forma correta de usar a religião"... ok, tudo bem. Não vou discutir, é um conceito bacaninha. Infelizmente, na prática, ele é completamente ignorado pela absoluta maioria dos religiosos do mundo, mas fazer o quê, né?
Por isso que eu falo que não vale a pena discutir utopia, vamos falar é sobre como as religiões são efetivamente utilizadas.