por Luminus em 23 Fev 2008, 15:29
Tabris,
Um grupo que tenha paladino e não tenha guerreiro, tudo bem. Agora, um grupo que tenha paladino e não tenha clérigo? Como assim? O mestre colocava 2d6 +3 poções de cura/nível do grupo em cada aventura? Porque nem dá para jogar sem clérigo em AD&D, sério, todo o mundo tem pouco ponto de vida, sem a curazinha básica... nem dá! Paladino cura 2 pontos de vida por nível por dia... paladino de primeiro nível, levou dois tapas de um kobold, curou os dele... e o resto do grupo? E quando alguém for envenenado? E quando precisar de proteção a fogo para matar o dragão? E se precisar de arma mágica e não tiver (magia clerical de 1º círculo em AD&D)? Cara, olha, te digo: jogo em um grupo sem mago, ou sem ladino, ou sem guerreiro. Mas num grupo sem clérigo ou druida, eu não jogo AD&D de jeito nenhum! Se for jogar, e eu não estou dizendo que jogaria, mas se tiver mesmo que jogar, eu faço um Guerreiro de 10º nível, com seus seguidores, e rezo para que o mestre permita que um deles seja multiclasse ou classe dupla guerreiro/clérigo. Sério.
E sobre as campanhas específicas que constam nos "Completes", todos eles fazem mudanças drásticas nas regras e sugerem uma ambientação beeeem diferente do considerado "usual" nos materiais de AD&D, vide as opções presentes para uma campanha na época das Cruzadas, com a ausência de Clérigos e Magos... Ausência de clérigos e magos, com profusão de guerreiros? Muita gente se trucidando e ninguém emendando os pedaços? Largo a vida de aventureiro, abro uma funerária e fico milionário!
Sobre as empresas, ao menos te digo: a mudança na cara do AD&D para o 3D&D, deste para o 3,5D&D e por último o 4D&D se parece, e muito, com as mudanças ocorridas no Magic, quando este ainda era da Wizards, e quando a Wizards era dela mesma. Consulte a história do jogo e suas mudanças entre 1995 e 2000 para ver se não é...
E!