Acho que depende muito do grupo e da proposta de jogo. é uma ferramenta presente, a forma como ela é usada (e considerada) vai definir se vale ou não. O que um jogador pode ver como incômodo, outro pode ver um divertido desafio. Lamento a resposta simples, mas é o que posso passar.
EDIT: Anônimo, na verdade eu quis dizer a "Humanidade" de Vampire, e não o Willpower.
Acho que para este tópico o que deveria ser avaliado é a Natureza e o Comportamento (ou, no novo WoD, a Virtude e o Vício). colocar a humanidade como indicador de comportamento foi um grande reducionismo no antigo vampire, afinal seres humanos variam e muito em comportamento, sem deixar de serem humanos. A humanidade (e, por que não, a Moralidade, a Harmonia, a Sabedoria e a Clareza), influencia de maneira leve aí, o mérito dessas características é, em parte, outro. Ou, sei lá, as vezes ela juntamente com os arquétipos é que devam ser considerados.
A interpretação de um vampiro, no que tange à moralidade, deve estar intimamente ligada à Humanidade. Mas ironicamente, na maioria das sessões de Vampire que joguei, todo mundo ignorava isso!
Eu diria que a humanidade deve refletir essa interpretação. mas acho que não estou discordando de você.