FR e o bacanal inter-racial

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Khelben Arunsun em 27 Fev 2008, 12:40

Não é o mesmo caso.

Bárbaros Uthgardt: organização tribal, com um chefe e um shaman como líderes da tribo. Vivem da natureza extraindo dela o que necessitam, e de pilhagens. Atualmente estão sendo "civilizados", o que deixa os mais tradicionalistas em pé de guerra com os povos civilizados do Norte.

Berserkers de Rashemen: Uma nação organizada, com leis estabelecidas, um Rei, regentes das cidades, o apoio das bruxas (que são uma irmandade muito civilizada, as remanescentes da antiga Raumathar). Possuem um código de leis estabelecido. Comercializam (importam e exportam). Vivem em cidades.

Portanto, são bem mais civilizados que a contraparte do Norte. Por obedecerem às leis, por obedecerem às bruxas, e por defenderem a nação, poderiam ser considerados Leais, pois a lealdade aos preceitos de sua nação já é a lealdade à liberdade e à natureza.

Eles não precisam expressar internamente um desejo de amor á liberdade (ou seja, serem Caóticos), sendo que sua nação já expressa isso como um todo (ou seja, serem Leais).
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Khelben Arunsun

Mensagempor Natsuiro em 27 Fev 2008, 13:38

Vou ler sobre eles hoje então, e continuamos esse assunto em um outro tópico.
Pode criar ele?

Este aqui está mais para discutir o 'bacanal interracial'.
Imagem
Natsuiro

Mensagempor Fëanor em 27 Fev 2008, 13:42

Artic elf não existe em Forgotten Realms, então não sei qual é o ponto

Acho que tem Artic dwarf.

Eu concordo com a existencia de elfos do sol, da lua, da floresta e do diabo a quatro, mas não precisava ter diferenças brutais entre eles. Seria tipo a diferença entre um humanos de varias regiões. Suas diferenças poderiam ser representadas por proficiencias com armas diferentes, talvez pequenos bonus em algumas perícias e talentos raciais.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

Mensagempor Khelben Arunsun em 27 Fev 2008, 13:45

Concordo contigo, Feanor! Era assim que funcionava na segunda edição, e é assim que vai funcionar na quarta! :aham:

Isso por si só já me deixa feliz.

Beleza, Natsuiro, pode deixar que abrirei um tópico específico sobre o assunto. ^^
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

- Dave Arneson

Khelben Arunsun

Mensagempor Rhapfir o Goblin em 28 Fev 2008, 00:14

Antes de mais nada! Não vou responder provocações rancorosas. Eu coloquei esse topic aqui apenas para apontar incoerências de D&D, gerar discussões bem humoradas conversando numa boa. Acho que ninguém aqui tem tentáculos nem ventosas ou chifres demoníacos (principalmente ao mesmo tempo) pra se ofender com nada do que está escrito.

Enfim...
Etinias tudo bem... Mas eu acho que não tem que entrar em regra. Um negro africano não ganha +2 de str e -2 de int. Dizer isso seria até racismo. Eu acredito que os elfos seriam muito mais legais se as diferenças étnicas fossem ÉTNICAS + culturais e não uma sub-espécie com atributos diferentes.

Quanto aos Wemmics... Gente... Pelo amor de DEUS! Isso foi apenas um EXEMPLO. Reconheço que não domino muito de Forgotten, tanto porque eu nem sequer gosto. Posso não ser capaz de dar os exemplos que melhor ilustram o que eu estou dizendo, mas se atenham à idéia e não ao exemplo que vocês vão ter capacidade de entender tudinho. Não gosto de FR por causa da piruada de deuses (deus do fogo, deus do calor, deus da queimadura, deus do espectro infravermelho...) e por causa da piruada de raças. Sabe o que é o pior? Suponhamos que foi lançado um livro novo de D&D (veja bem... isso é uma suposição fictícia com base em algo real, e não o relato de um fato). Lançaram o Monster Manual XLVII e lá tinha a nova raça. Os Sprungarblégs. Eles têm tentáculos magenta na cabeça e cabelinhos verdes na ponta de cada tentáculo. Eles tanham +4 de INT devido ao seu grande..... cabeção.... e têm a capacidade de se comunicar com qualquer raça por causa das sua micro boquinhas no joelho cor de abóbora. Os Sprungarblégs nasceram a partir de um capsula que foi mandado do futuro pelo grande mago Xarvibinkukunubufubá. E aí aparece: Sprungarblégs em Faerum: Nos reinos esquecidos o povo Sprungarblég é bla bla bla....

Tipo... A porcaria da raça não existia há cinco minutos antes de alguém idiota o suficiente pra ter a idéia de criar os Sprungarblégs (no caso em questão, eu) e de repente, existe viagem no tempo em Faerum! Só pra enfiar a porcaria do montro (ou raça jogável) em Faerum.

Eles tentam com tanta força ser uma coisa pra todos, que esquecem da coesão.

É aí que eu quero chegar. Não estou disposto a discutir a política drow nem quem são os seus inimigos. Só fazer uma saudável gozação com a variedade exacerbada que deixa um cenário que tinha tudo pra ser maneiro em algo circense.

Green Kisses.
Rhapfir o Goblin

Mensagempor AKImeru em 28 Fev 2008, 02:03

Antes de mais nada! Não vou responder provocações rancorosas. Eu coloquei esse topic aqui apenas para apontar incoerências de D&D, gerar discussões bem humoradas conversando numa boa. Acho que ninguém aqui tem tentáculos nem ventosas ou chifres demoníacos (principalmente ao mesmo tempo) pra se ofender com nada do que está escrito.

Que tal você ser um pouco melhor educado nos seus tópicos, hm? Talvez evitasse a perda de paciencia tentando contra argumentar suas tiradas.

E repare que ninguem aqui levou para o lado pessoal, pare de tentar usar essa carta.

Enfim...
Etinias tudo bem... Mas eu acho que não tem que entrar em regra. Um negro africano não ganha +2 de str e -2 de int. Dizer isso seria até racismo. Eu acredito que os elfos seriam muito mais legais se as diferenças étnicas fossem ÉTNICAS + culturais e não uma sub-espécie com atributos diferentes.

Eu concordo. E ao que tudo indica, vai ser assim na quarta edição.

Não gosto de FR por causa da piruada de deuses

Junte-se ao clube.

Lançaram o Monster Manual XLVII e lá tinha a nova raça. Os Sprungarblégs. Eles têm tentáculos magenta na cabeça e cabelinhos verdes na ponta de cada tentáculo. Eles tanham +4 de INT devido ao seu grande..... cabeção.... e têm a capacidade de se comunicar com qualquer raça por causa das sua micro boquinhas no joelho cor de abóbora. Os Sprungarblégs nasceram a partir de um capsula que foi mandado do futuro pelo grande mago Xarvibinkukunubufubá. E aí aparece: Sprungarblégs em Faerum: Nos reinos esquecidos o povo Sprungarblég é bla bla bla....

Então o topico virou de "Eu estou cansado de raças exoticas" para "Eu odeio Forgotten Realms: Aqui meus motivos?" Pois muito bem.

Forgotten Realms adora de atualizar as regras de maneira completamente forçada. É uma das principais criticas do cenário. É só ver o que fizeram com ela na quarta edição, mais prova impossivel.

Você também a aconselhar um barbaro de multipla personalidade porque é mais "diversificado". Só fica bom em um contexto concisso. O mesmo com raças exoticas. É possivel fazer os meio orcs funcionarem sim. Como exemplo, aponto os de Eberron.

É aí que eu quero chegar. Não estou disposto a discutir a política drow nem quem são os seus inimigos. Só fazer uma saudável gozação com a variedade exacerbada que deixa um cenário que tinha tudo pra ser maneiro em algo circense.

Se não quer discutir uma coisa, por que a menciona-la? Forgotten Realms, algo a ser maneiro? E por que? Não era você que reclamava do cerne de um cenário momentos atrás, a coesão?

É justamente essa coisa básica que falta ao cenário. Alias, minto. Ela existe. Mas é uma coesão selecionada. Alguns reinos são concissos, outros não. E isso acaba entrando em conflito. Por isso mestrar em reinos em separados é de fato uma experiencia melhor do que tentar juntar muitos reinos diferentes em forgotten realms.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Khelben Arunsun em 28 Fev 2008, 07:55

Rhapfir o Goblin escreveu:Antes de mais nada! Não vou responder provocações rancorosas. Eu coloquei esse topic aqui apenas para apontar incoerências de D&D, gerar discussões bem humoradas conversando numa boa. Acho que ninguém aqui tem tentáculos nem ventosas ou chifres demoníacos (principalmente ao mesmo tempo) pra se ofender com nada do que está escrito.

Não, você não quis apontar incoerências em D&D, senão o tópico se chamaria "D&D e o bacanal inter-racial".

Enfim...

Não, não tem que entrar em regras mesmo. Como DM em Forgotten a mais de 15 anos, eu concordo com o que você disse. Isso era algo que eu gostava na Segunda edição, e é uma das mudanças da quarta edição que me deixou mais feliz.
Quanto à terceira, dá pra viver com essas regras "character-combo". É chato, mas dá.

Quanto aos Wemmics... Gente... Pelo amor de DEUS! Isso foi apenas um EXEMPLO.

Um mal exemplo, só pra constar. E não estou sendo chato, apenas apontando o fato real de se usar um exemplo tão sofrível para se criticar algo do Core, usando raças de FR.

Reconheço que não domino muito de Forgotten, tanto porque eu nem sequer gosto. Posso não ser capaz de dar os exemplos que melhor ilustram o que eu estou dizendo, mas se atenham à idéia e não ao exemplo que vocês vão ter capacidade de entender tudinho.

Então vou lhe pedir encarecidamente para reconhecer outra coisa: os fóruns são públicos. E se um jogador de D&D, que nunca jogou em FR e está se interessando no cenário agora, entra no fórum e vê o seu post (e pior, sem ninguém contradizê-lo)? Obviamente essa pessoa sairia com uma impressão errônea de um cenário que ela nem conhece, tudo isso baseado na opinião... de quem também não conhece o cenário!

Bonito, não?

O mesmo vale para quem nunca jogou D&D, entra no fórum, lê um tópico desses, e pega raiva de um cenário sem nem conhecê-lo. Por quê? Porque alguém que nem conhece, tampouco gosta, fala do que não sabe.

Não falo isso pra te atacar, de maneira alguma. Nem tenho nada contra você, nem contra o seu direito de postar sua opinião.

O fato é que, pura e simplesmente, ela não tem base sólida. Então é melhor que os outros venham mesmo e expliquem melhor a situação, antes que o mal seja feito.

Continuemos.

Não gosto de FR por causa da piruada de deuses (deus do fogo, deus do calor, deus da queimadura, deus do espectro infravermelho...)

Certo. Não existem deuses no sentido que vc falou, mas compreendo sua indignação: a quantidade imensa de deuses. Logicamente, cada povo e cada raça possui suas divindades, e suas religiões, para explicar a vida, a morte, e a criação. Isso gera verossimilhança. Por isso que em Faerûn existe um deus do Sol (Lathander), e um deus do fogo (Kossuth). São conceitos diferentes. Um é a esfera da renovação, que renasce a cada dia. O outro, é o fogo elemental, que queima e purifica.
Infelizmente, foram jogadas culturas da terra em Faerûn (que graças a Deus, estão dando adeus na quarta edição). Por isso, temos também a presença de Hórus, que cumpre esses dois papéis para os egip.. err. Mulhorandi.
Mas isso está sendo resolvido, ainda bem.

e por causa da piruada de raças. Sabe o que é o pior? Suponhamos que foi lançado um livro novo de D&D (veja bem... isso é uma suposição fictícia com base em algo real, e não o relato de um fato). Lançaram o Monster Manual XLVII e lá tinha a nova raça. Os Sprungarblégs. Eles têm tentáculos magenta na cabeça e cabelinhos verdes na ponta de cada tentáculo. Eles tanham +4 de INT devido ao seu grande..... cabeção.... e têm a capacidade de se comunicar com qualquer raça por causa das sua micro boquinhas no joelho cor de abóbora. Os Sprungarblégs nasceram a partir de um capsula que foi mandado do futuro pelo grande mago Xarvibinkukunubufubá. E aí aparece: Sprungarblégs em Faerum: Nos reinos esquecidos o povo Sprungarblég é bla bla bla....

Tipo... A porcaria da raça não existia há cinco minutos antes de alguém idiota o suficiente pra ter a idéia de criar os Sprungarblégs (no caso em questão, eu) e de repente, existe viagem no tempo em Faerum! Só pra enfiar a porcaria do montro (ou raça jogável) em Faerum.

Ah, sim. É como eu respondi antes: seu problema é com as regras do core, as regras do D&D básico, e nada tem a ver com Faerûn, ou seus suplementos.

Beleza.

Se no Races of Stone tem goliaths, não tem nada que obrigue a enfiar goliaths nos Reinos. Nem warforged. Nem coisa nenhuma. Nem como monstro, nem como raça para jogadores. Se um DM permite, é problema dele, e não do cenário.

Deixa eu explicar isso de novo, negritado, pra ver se fica bem entendido:

A culpa de abusos de regras, de saladas tropicais de raças/classes/whatevers, e de falta de criatividade e de interação, não vem nem de Forgotten Realms, muito menos de D&D, e sim de DMs que não tem controle sobre suas mesas de jogo.

Green Kisses.

Você pode não estar disposto a discutir a complexidade das raças que você cita, mas eu estou. Olhar apenas o lado da questão que nos interessa é bom para nossas opiniões pessoais, mas descabido em um fórum público. Citar que "os drow mandam no Subterrâneo", mas não querer discutir as implicações da citação
é um direito seu.

Mas eu as discuto assim mesmo.

Como eu disse antes... embasamento... quer falar de Faerûn, fale. Mas tenham embasamento.

Olhá só o exemplo de uma crítica embasada:

Oda Nobunaga escreveu:É justamente essa coisa básica que falta ao cenário. Alias, minto. Ela existe. Mas é uma coesão selecionada. Alguns reinos são concisos, outros não. E isso acaba entrando em conflito. Por isso mestrar em reinos em separados é de fato uma experiencia melhor do que tentar juntar muitos reinos diferentes em forgotten realms.

Gostei do seu ponto de vista, Oda, e concordo com ele. A falta de coesão interna de alguns Reinos e locais de Faerûn é algo que também me incomodou. Ainda bem que os que me incomodavam (no caso, os reinos "da Terra" que foram parar lá - Mulhorand, Unther, Chult, Maztica) estão sendo retirados.

Poderia citar os Reinos em que vc identificou também tal problema? Porque, dependendo do Reino, um suplemento obscuro ou um novel legal podem alterar totalmente o prisma do local. ^^
Editado pela última vez por Khelben Arunsun em 28 Fev 2008, 08:02, em um total de 1 vez.
- Gary Gygax

- Dave Arneson

Khelben Arunsun

Mensagempor Sr. Pichu em 28 Fev 2008, 10:07

Unther, já tinha ido pro beleléu depois que Tiamat detonou o panteão deles?
e Unther e Chult e Maztica são baseados em que reinos da terra?

aliás, Góblin, se tu nom gosta da Peruada de Deuses de FR, dá um look em Tormenta com seus Deuses menores infintos: apontando o deus menor dos chapéus e o das ARMAS DE FOGO
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Khelben Arunsun em 28 Fev 2008, 10:25

Apenas o panteão fora exterminado por Tiamat. A população, continuou sendo de babilônicos exilados em Faerûn... e que recentemente foram conquistados pelos egípc... err.. mulhorandi.

Unther = Babilônia, tanto o seu povo (inclua aí crenças, costumes,nomes, etc.), quanto seus deuses (Gilgeam - Gilgamesh; Marduk; Nana-sin, e outros).

Chult é um mixto de África com Jurassic Park. Nada contra termos dinossauros em Faerûn, eles dão um senso de "mundo antigo" bem legal. Aliás, temos dinossauros até na Marvel, pq não em Faerûn. Mas Chult é África demais pro gosto de muita gente.

Maztica piorou a situação: uma cópia descarada das civilizações Aztecas e Maias, incluindo o lance da colinização de Amn. Ficou muito mal feito.

Esse ctrl+c / ctrl+v que vários autores da TSR fizeram em Forgotten contribuíram em muito para o demérito dos Reinos, como cenário coeso.

Para você ter uma idéia, temos os celtas (as Moonshaes), os esquimós (na Grande Geleira), e outros perdidos nos cantos dos Reinos. Isso não foi criação do Greenwood, mas jogada editorial da TSR. Queimou o filme, e distorceu o cenário. Graças a Deus a 4a edição está vindo para corrigir essa falha da ambientação.

Agora, o restante dos Reinos é simplesmente fabuloso, e original. Comparar Cormyr com EUA, ou Thay com URSS é o cúmulo do absurdo, mesmo. :queixo:
- Gary Gygax

- Dave Arneson

Khelben Arunsun

Mensagempor Sr. Pichu em 28 Fev 2008, 10:35

ah pow, eu gostava do ar celta das Moonshaes...
"What is profit to a man, if he gains the world but loses his own soul?" (Matthew 16:26)

"É por isso que eu odeio tudo nesse mundo! É por isso que eu odeio a segunda lei da Termodinâmica" (Desty Nova)
Sr. Pichu

Mensagempor Vincer em 28 Fev 2008, 12:04

Eu tenho cá me impressão de que um cenário que possibilita tais combinações existirem tem algo de errado ou que eu não goste, minha visão de variedade envolve um outro aspecto de como fazê-la, e essa minha opnião permeia o D&D com um todo mas principalmente Faerun. Mas não vou entrar em detalhes até mesmo porque com certeza alguém vai tomar como ofensa ou argumento sem base.

Agora, criticar o número de deuses? Essa talvez seja a ÚNICA coisa que eu vejo em Faerun que foi realmente inteligente, a única coisa que elogio. Um cenário com panteão limitado para diversas culturas diferentes é no mínimo pouco coeso, mas cá entre nós, se torna totalmente incompreensível e sem nexo.
ImagemImagem
Vincer

Mensagempor Khelben Arunsun em 28 Fev 2008, 12:09

Eu gostaria de ouvir sua opinião, Vincer!

Me manda em Mensagem Privada, para não iniciar outra "temporada de caça ao vincer" :cool:
- Gary Gygax

- Dave Arneson

Khelben Arunsun

Mensagempor AKImeru em 28 Fev 2008, 13:09

Poderia citar os Reinos em que vc identificou também tal problema? Porque, dependendo do Reino, um suplemento obscuro ou um novel legal podem alterar totalmente o prisma do local. ^^

Os que você mencinou são justos os que eu mais tenho problema, apesar de que o oriente de Faerun é bem nesse estilo também.

Eu pessoalmente amo tanto os Rashemen que eu acho que eles mereciam mais espaço no cenário.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Mirallatos em 28 Fev 2008, 13:41

Apenas o panteão fora exterminado por Tiamat. A população, continuou sendo de babilônicos exilados em Faerûn... e que recentemente foram conquistados pelos egípc... err.. mulhorandi.

Não sei porque o povo pega tanto no pé de Mulhorandi e essa associação com os egípicios. A maioria dos cenários de D&D carrega uma herança da Europa Medieval. :roll:
Imagem
Mirallatos

Mensagempor Styker em 28 Fev 2008, 14:11

Mirallatos escreveu:

Não sei porque o povo pega tanto no pé de Mulhorandi e essa associação com os egípicios. A maioria dos cenários de D&D carrega uma herança da Europa Medieval. :roll:

É porque existe uma diferença entre ctrl+c e ctrl+v e uma herança :P
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários