1) Sobre minha idade, bom essa não é a primeira encarnação do fórum que eu vejo, sobre eu rir, tem vários tópicos o qual é difícil não rir (as de falhas de DnD e combos são bons exemplos), pois se for levar a serio eu choro e por ultimo se te ofendi tanto quanto vc expressou, eu peço humildes desculpas.
2) Bom agora vc foi pro campo das opiniões e como cada um leva na sua campanha, pois quando vc iniciou essa discussão de metajogo vc não abordou por esse lado:
Cara, tu interpreta o personagem? Pergunto por que percebo algo muito mecanico e infeliz de alguns jogadores: Utilizar-se do "metagame" para matar os inimigos.
Eu, como narrador, se teu personagem nao tivesse um historico, conhecimento profundo, não fosse alguém já com um nivel Arcano considerável (paragon? 11º +) ou que entedesse de magia de maneira eximia eu, como teu narrador, te dava XP negativo.
Imagina se todo jogador jogasse dessa maneira e pensasse: "Ah, eu tenho 100 PV. no minimo umas 5 espadas para o guerreiro me derrubar. Entao vou matar o maguinho la atrás que me da o rai de 10 d 10) e o guerreiro que bata em mim, nao vo morrer mesmo! DÃ
Para mim vc soou que é escolher entre espadas (1d8+20) e raios torturantes (10d10) seria metajogo em qualquer mesa, pois acredito fortemente que essa é uma opinião sua contraria da maioria, vamos ver o que a comunidade diz. Agora sem ofender, Seu ódio por DnD é semelhante ao meu, desgosto dum jogador de Gurps sente ao estar num sistema simples e limitado, porém isso não é um defeito, é o núcleo do DnD fazendo dele um jogo de heróis longe da realidade
Sobre medo por inimigos poderosos, isso não é sistema é grupo poxa !!! Já vi jogadores pulando em príncipes vampiros de 6º geração, em exércitos em gurps, em dragões em DnD. O mestre tem que colocar medo nos jogadores, na minha mesa dragões são duelos de morte, nenhum jogador vai contra um dragão de maneira inconseqüente, pois sabe que a morte o espera, ta bom que DnD com sua política Heróica potencializa essa falta de medo dos grandes monstros, mas o mestre tem muito mais culpa nesse crime.
3) Sobre aggro management na 4e (sim eu jogo wow a 2 anos já, até mestro no cenário de wow), CONCORDO que fica tosco na mesa, mas temos um sistema com bolas de fogo e dragões. Acabo vendo o aggro management como um efeito mental, eu vejo muito material oriental (filmes, manga e animes), assim eu vejo como naqueles momentos que o somente com olhar o personagem lança um desafio ou coloca medo no adversário, assim o guerreiro da uma “olhada fatal” ou expande sua “presença” para seu adversário e ignorar esse desafio gera um dano na moral, daí surge à penalidade, outro jeito de pensar aggro management é como um efeito mental, assim como encantar pessoas ou imobilizar pessoas e conviver com isso, mais uma coisa heróica/tosca do DnD
Eu topo abrir um outro topico, mas acho que a discussão ta morrendo e não tenho a calma para discutir contra alguem que não quer ouvir
OBS 1º Quero agradecer pelo trabalho do ShinRyuu e Wykthor de trazer as noticias
OBS 2º To rezando pro oda não vir dar porrada em mim por citar orientais, que dos novos membros é um do que mais simpatizo.
"É inerente a um tolo dizer verdades que ninguém mais ousa falar" Sandman - Sonhos de uma Noite de Verão