NOTÍCIAS D&D 4e

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor ferdineidos em 29 Fev 2008, 16:09

- Off -

Chaotic neutral, sei que não é meu papel, mas tente não fazer post duplos por favor.

E sério, acho que essa discussão não vai levar ninguém a nada. Entendemos que você acha que isso é meta jogo, mas muitos de nós, eu incluso, não consideramos, bola pra frente e esperemos novidades de 4ª edição

- Off -

E tô achando esses poderes muito interessantes, ainda tô um pouco bolado com algumas pericias terem sumido, mas vamos esperar para ver.

E valeu Shinryu pelo ótimo trabalho, toma R$ 50,00 virtuais... :bwaha:
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
Avatar do usuário
ferdineidos
 
Mensagens: 1002
Registrado em: 27 Ago 2007, 14:59

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor AKImeru em 29 Fev 2008, 16:10

Errado. Estou considerando exatamente o contrário. Que a maioria dos jogadores não se importa em levar 5 ou 10 espadadas de um Guerreiro pois sabe que, provavelmente, o dano nao se compare ao poder de uma magia de um mago. Sendo assim a maioria vai la, não dá a "atenção merecida" para o Guerreiro e simplesmente vai matar o arcano como se nao pudesse levar um golpe fatal. Isso é acima de tudo "icoenrencia"dos personagens encima das regras tanto é que por isso na 4º edição agora nao será simplesmente facil o cara "sair do guerreiro" como se ele fosse uma bosta e ir atacar o arcano ao fundo". E isso será um ponto positivo, ao meu ver.


Identifiquei o problema.

Você está se esquecendo que D&D é um jogo de cooperação, não apenas dos jogadores entre si, mas também o mestre. Por exemplo, um Orc guerreiro ao se deparar com um guerreiro na sua frente e um mago mais atrás, provalvelmente irá pensar em atacar o mago, mas assim que ver o metal indo em sua direção, ele terá que repensar. O mestre precisa cooperar e criar este medo nos inimigos para fazer a função dos combatentes funcionar.

A nova regra aparentemente ignorou isso. Será uma coisa ruim? Será uma coisa boa? Como podemos ter certeza? Não a vimos em ação ainda. É apenas esperar para ver.

Quem tu pensa que é? Eu to vendo um pirralho metido a besta achando-se o máximo que começa com um comentário ofensivo dizendo estar rindo da situação. Se ta rindo é porque tem algum palhaço na conversa e com toda certeza tu é o próprio. Começou ofendendo, que lindo.


Está quebrando uma importante regra do forum, recomendo editar.

2º Não é briga é pontos de vista. Se você acha que o cara que fez um soldado da milícia que deixou o exército e resolveu sair a caça de ladrões foragidos e, consequentemente, tornou-se um aventureiro pode determinar num nível de ameaça a vida dele que é “Oh, vou matar o arcano antes.” O problema é teu. Pra mim isso é meta game e ilógico já que o guerreiro a frente pode causar muito mais problemas para o personagem que o arcano ao fundo. Mesmo porque o que é a magia para alguém que so ouviu falar, viu pouco ou nem conhece? Antes arriscar-se pelo certo que tentar defender as duvidas.


Eu posso compreender e aceitar isso já que era assim desde primeira edição. A nova regra é uma dinamica radicalmente diferente do que estamos acostumados. Mas acho que auxiliaria aos combatentes ganharem mais opções. E isso nunca é uma má coisa não acha? Contudo, um pode entender quando alguem acredita que seja um tanto inlogico. Acredito que não temos informações suficientes sobre a regra para ve-la em fluff.

D&D é um sistema falho


D&D pode conter muitos problemas. Ele consegue representar uma otima fantasia heroica contudo. Não acho ele falho, acho que ele tem falhas.

Gurps não tem o tão clássico medieval que o D&D tem


A terceira edição, e agora a quarta, está perdendo os moldes classicos do D&D e abraçando novos movimentos de fantasia heroica.



Resumo da Opera: Não interessa se você pensa que seu argumento está menos ou mais certo. Você não pode faltar respeito com os usuarios e fazer-le ataques tão pessoais assim. Formule melhor seus argumentos, pense antes de ofender alguem. Se continuar assim, não veremos mais você.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor CyrusSean em 29 Fev 2008, 16:17

1) Sobre minha idade, bom essa não é a primeira encarnação do fórum que eu vejo, sobre eu rir, tem vários tópicos o qual é difícil não rir (as de falhas de DnD e combos são bons exemplos), pois se for levar a serio eu choro e por ultimo se te ofendi tanto quanto vc expressou, eu peço humildes desculpas.

2) Bom agora vc foi pro campo das opiniões e como cada um leva na sua campanha, pois quando vc iniciou essa discussão de metajogo vc não abordou por esse lado:


Cara, tu interpreta o personagem? Pergunto por que percebo algo muito mecanico e infeliz de alguns jogadores: Utilizar-se do "metagame" para matar os inimigos.

Eu, como narrador, se teu personagem nao tivesse um historico, conhecimento profundo, não fosse alguém já com um nivel Arcano considerável (paragon? 11º +) ou que entedesse de magia de maneira eximia eu, como teu narrador, te dava XP negativo.

Imagina se todo jogador jogasse dessa maneira e pensasse: "Ah, eu tenho 100 PV. no minimo umas 5 espadas para o guerreiro me derrubar. Entao vou matar o maguinho la atrás que me da o rai de 10 d 10) e o guerreiro que bata em mim, nao vo morrer mesmo! DÃ


Para mim vc soou que é escolher entre espadas (1d8+20) e raios torturantes (10d10) seria metajogo em qualquer mesa, pois acredito fortemente que essa é uma opinião sua contraria da maioria, vamos ver o que a comunidade diz. Agora sem ofender, Seu ódio por DnD é semelhante ao meu, desgosto dum jogador de Gurps sente ao estar num sistema simples e limitado, porém isso não é um defeito, é o núcleo do DnD fazendo dele um jogo de heróis longe da realidade

Sobre medo por inimigos poderosos, isso não é sistema é grupo poxa !!! Já vi jogadores pulando em príncipes vampiros de 6º geração, em exércitos em gurps, em dragões em DnD. O mestre tem que colocar medo nos jogadores, na minha mesa dragões são duelos de morte, nenhum jogador vai contra um dragão de maneira inconseqüente, pois sabe que a morte o espera, ta bom que DnD com sua política Heróica potencializa essa falta de medo dos grandes monstros, mas o mestre tem muito mais culpa nesse crime.


3) Sobre aggro management na 4e (sim eu jogo wow a 2 anos já, até mestro no cenário de wow), CONCORDO que fica tosco na mesa, mas temos um sistema com bolas de fogo e dragões. Acabo vendo o aggro management como um efeito mental, eu vejo muito material oriental (filmes, manga e animes), assim eu vejo como naqueles momentos que o somente com olhar o personagem lança um desafio ou coloca medo no adversário, assim o guerreiro da uma “olhada fatal” ou expande sua “presença” para seu adversário e ignorar esse desafio gera um dano na moral, daí surge à penalidade, outro jeito de pensar aggro management é como um efeito mental, assim como encantar pessoas ou imobilizar pessoas e conviver com isso, mais uma coisa heróica/tosca do DnD

Eu topo abrir um outro topico, mas acho que a discussão ta morrendo e não tenho a calma para discutir contra alguem que não quer ouvir


OBS 1º Quero agradecer pelo trabalho do ShinRyuu e Wykthor de trazer as noticias
OBS 2º To rezando pro oda não vir dar porrada em mim por citar orientais, que dos novos membros é um do que mais simpatizo.
"É inerente a um tolo dizer verdades que ninguém mais ousa falar" Sandman - Sonhos de uma Noite de Verão
Avatar do usuário
CyrusSean
 
Mensagens: 24
Registrado em: 19 Fev 2008, 16:03

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Natsuiro em 29 Fev 2008, 16:26

Gostei destas habilidades novas para os... "controllers". É este o nome da função, certo?

Embora não possamos afirmar nada pela falta de base (como não sabemos como funcionam as penalidades] vai dar um "quê" a mais para eles.

E, sinceramente? Não acho que eles vão fazer algo que fique tão forçado, a ponto de ficar ridículo ou comparável à um "Provoke" de MMORPG. Como o [me desculpa citar 3.5e aqui, mas é preciso] Knight; só funciona em criatura inteligente [Int 5 ou maior] e que tenham um idioma próprio.

Não estou presumindo que o caso do guerreiro seja assim, um 'duelo'; mas sim algo que, da mesma forma, tenha alvos 'restritos': como aquele oponente que estiver na área de ameaça e atacando algum parceiro do guerreiro. Talvez ele feche mais o cerco neste infiltrador, dificultando os ataques, ou talvez o próprio guerreiro receba bônus para atacar àquele que esteja 'de costas' para ele.

Enfim, são especulações!
O que importa [pra mim] é que elas já existem, e eu espero que sejam 'completas' [bom fluff e boa mecânica.
Imagem
Avatar do usuário
Natsuiro
 
Mensagens: 1001
Registrado em: 01 Jan 2008, 22:19
Localização: São José do Rio Preto, São Paulo

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor AKImeru em 29 Fev 2008, 16:26

Sinceramente, o "Aggro" mannagement é bem diferente do WoW(Ainda bem pois odeio aquele) e mais parecido com o de Guild Wars.


Inclusive, o Self Heal saiu exatamente de lá. E sinceramente, não poderia estar mais feliz. O sistema de lá é equilibrado e divertido.


Contudo, eu ainda tenho minhas dúvidas quanto a esta habilidade.
Avatar do usuário
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas
 
Mensagens: 5972
Registrado em: 25 Ago 2007, 00:54

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Natsuiro em 29 Fev 2008, 16:53

Até agora, com as informações vazadas/liberadas, como funciona o "Self-heal" [Second Wind, né?] do D&D4e?
Imagem
Avatar do usuário
Natsuiro
 
Mensagens: 1001
Registrado em: 01 Jan 2008, 22:19
Localização: São José do Rio Preto, São Paulo

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor ShinRyuu em 29 Fev 2008, 18:55

Pra onde foi o Intimidar, Usar Instrumento Mágico e as profissões, atuações e ofícios? Será que vão ter uma mecânica separada pra eles?


Intimidar continua. Usar Instrumento Mágico será, no máximo, habilidade de alguma classe louca, mas não de ladino.

Profissões, Atuações e Ofícios não são mais perícias como as outras, são detalhes do personagem.

Mas e se eu quiser que o meu personagem saiba criar coisas, ter cnhecimentos de uma determinada profissão ou ter algum talento artístico musical ou cênico?


Você anota na ficha dele e pronto. Se tornar-se relevante saber quanto ele pode gastar ou ganhar por isso, deve haver orientações pro DM.

Qualquer regra que sugira que o tank OBRIGUE o inimigo a ataca-lo (nem que essa forma de obrigar seja impôr trocentos mil de penalidade em tudo se não o fizer), é irreal. Nesse aspecto, prevalece o war (insira VIDEO se quiser) game, e um chute nas bolas do óbvio.


Você é muito radical. Consigo imaginar perfeitamente um guerreiro abalando a moral de um inimigo com desafios e xingamentos e o cara engolindo seco, atacando outro inimigo por ser taticamente melhor, mas com a mente ainda querendo largar tudo e espancar o guerreiro.

Se o atacante recebe penalidades é só imaginar pela perspectiva que, pelo fato de concentrar seu turno para atacar o conjurador atrás, ele acaba por não ficar tão preparado para um golpe e consequentemente deve dar a atenção aos dois inimigos, ficando assim, receoso e com uma reação menor aos 2 inimigos.


Justamente.

Povo tá fazendo uma tempestade em copo d'água por aqui.


Neste tópico, é sempre assim.

E estou gostando do sumário, Shin. Pode continuar?


Valeu, continuarei sim. Agora ficou mais fácil com imagens bem-definidas. Tive que parar por questões de tempo e de um transtorno recente (choveu demais na cidade, alagou tudo e meu carro sofreu calço hidráulico no meio da noite de ontem... :P).

Parabéns pelo esforço na atualização , Shinryu


Parabéns e obrigado a você, que me veio me poupando de muito trabalho já há algum tempo. Se lembrar, antes de você começar a atualizar os tópicos de notícias, há alguns meses, eu acabava fazendo boa parte disso, e tava pesando pro meu lado. Os teus updates estavam saindo mais rápido e melhor formatados que os meus, então fui me aquietando... hehehe
Avatar do usuário
ShinRyuu
 
Mensagens: 1185
Registrado em: 28 Ago 2007, 14:10
Localização: Salvador

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Letthull em 29 Fev 2008, 18:56

Eu já tive essa revolta com D&D.
Mas já passou o tempo deu ficar se debatendo na cadeira e distribuindo chuvas de Fingers of Death no meu teclado de raiva. Ou você aceita o sistema como ele é, ou vai procurar outra coisa.
No universo de D&D, levar uma espadada é mais vantajoso que tomar um Wail of the Banshee/Disintegrate/Mordekainen Disjunction/ensira magia que causa um estrago muito grande, e ponto final.
Imagem
Com escáner, e muita nostalgia.
Quer conhecer outros desenhos meus? Vai fundo, clica na imagem, não dói. :D
Avatar do usuário
Letthull
 
Mensagens: 424
Registrado em: 02 Out 2007, 12:03
Localização: Algum lugar em Feldur

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Wykthor em 29 Fev 2008, 20:15

Parabéns e obrigado a você, que me veio me poupando de muito trabalho já há algum tempo. Se lembrar, antes de você começar a atualizar os tópicos de notícias, há alguns meses, eu acabava fazendo boa parte disso, e tava pesando pro meu lado. Os teus updates estavam saindo mais rápido e melhor formatados que os meus, então fui me aquietando... hehehe


Apesar de qualquer ressalva em regras até agora, diria que ambos estamos muito interessados por quaisquer notícias da 4E :) Falando nelas, uma pequena sobre a mudança na ordem dos atributos:

Originally Posted by WotC_Shoe
Str, Con, Dex, Int, Wis, Cha. A slight re-ordering, as we've paired ability scores to match their respective defenses. Str and Con feed into Fort, Dex and Int feed Ref, and Wis and Cha feed Will. More details on exactly how will probably follow from the D&D Experience experience.


Fonte:
http://www.enworld.org/showpost.php?p=4 ... ostcount=1
http://www.gleemax.com/Comms/Pages/Comm ... logid=2074
Victor Caminha

Co-autor de "Mítica - Desbravando o Oriente"

Arquivos de Mítica: Cosmologia do cenário, Errata de "Mítica - Desbravando o Oriente"

Bestiário: Sentinela Nacarita, Druhak, Centauro da Lua Nova (Lápito), Kurapsu
Avatar do usuário
Wykthor
 
Mensagens: 419
Registrado em: 25 Ago 2007, 01:38

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Eltor Macnol em 29 Fev 2008, 21:10

Chaotic_neutral escreveu:1º Quem tu pensa que é? Eu to vendo um pirralho metido a besta achando-se o máximo que começa com um comentário ofensivo dizendo estar rindo da situação. Se ta rindo é porque tem algum palhaço na conversa e com toda certeza tu é o próprio. Começou ofendendo, que lindo.


Chaotic_neutral, mensagens ofensivas como essa não são permitidas aqui no fórum. Você está recebendo uma advertência; se quebrar as regras do fórum novamente nos próximos 30 dias, sua conta será temporariamente suspensa.

[/Moderação]
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Vincer em 29 Fev 2008, 21:10

Bem Nat, o self-heal funciona através dos heal surges.

Cada classe tem um valor de heal surge, valor esse que aumenta a cada nível. O guerreiro, por exemplo, se não me engano tem 9.

Uma vez por combate você pode usar um heal surge, e recuperar um valor em pvs igual seu valor de heal surge. E parece ser ação livre. Ou seja, o guerreiro precisa então usa seu heal surge e ganha 9 pvs. Sempre que se usa heal-surge se ganha +2 na CA até o final da rodada.

Não vou nem dizer o quanto eu "gostei" da regra :bwaha:
Enquanto D&D está melhorando algumas coisas que eu criticava ele está, ao meu ver, piorando outras...

O sistema parece que vai funcionar melhor, apesar de tudo.
ImagemImagem
Avatar do usuário
Vincer
 
Mensagens: 1593
Registrado em: 07 Out 2007, 01:26
Localização: Niterói

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Natsuiro em 29 Fev 2008, 21:24

:S:S:S:S

De boa? Achei bem desnecessária esse Heal Surge.

Quer dizer... eles já tem PV inicial maior [x4 o total, ou x3, não?] e o crítico funciona de maneira diferente [maxima os dados de dano, mas não dobra nada]... pra que isso?

Só se o clérigo, por exemplo, começar a curar menos... mas aí é um 'erro' atrás de outro!




[As informações contidas nesta mensagem refletem apenas a opinião do autor da mesma, e não a realidade em si.]
Imagem
Avatar do usuário
Natsuiro
 
Mensagens: 1001
Registrado em: 01 Jan 2008, 22:19
Localização: São José do Rio Preto, São Paulo

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor ShinRyuu em 29 Fev 2008, 22:41

Nat, o seu ponto de vista é perfeitamente coerente, mas considere os seguintes pontos. Constituição só se aplica aos PVs no 1º nível, mas continua fazendo diferença em todos os níveis ao modificar o número de surges por dia. Como essa cura é de 1/4 dos PVs totais, que crescem com o nível, termina que a coisa deve escalar direitinho. Além do mais, a meta era que você possa jogar decentemente mesmo sem líder, e mesmo quando tiver líder no grupo, não exigir tanto assim dele, pra que ele possa ter sua própria fatia da diversão na porradaria. São mudanças de estilo, não significa que eles estão mais certos do que você nem vice-versa.
Avatar do usuário
ShinRyuu
 
Mensagens: 1185
Registrado em: 28 Ago 2007, 14:10
Localização: Salvador

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Fëanor em 29 Fev 2008, 22:48

Str, Con, Dex, Int, Wis, Cha. A slight re-ordering, as we've paired ability scores to match their respective defenses. Str and Con feed into Fort, Dex and Int feed Ref, and Wis and Cha feed Will. More details on exactly how will probably follow from the D&D Experience experience.

OMG adorei! :pidao:

Não entendi muito a moral do Heal Surge.

Acho que é para fazer aquela cena cinematografica do heroi a beira da morte se superando, levantando para lutar e acabar com o inimigo depis de apanhar muito.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"


http://www.valinor.wikidot.com
Avatar do usuário
Fëanor
 
Mensagens: 2030
Registrado em: 27 Ago 2007, 13:04

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor ferdineidos em 29 Fev 2008, 23:08

Vincer escreveu: Uma vez por combate você pode usar um heal surge, e recuperar um valor em pvs igual seu valor de heal surge. E parece ser ação livre. Ou seja, o guerreiro precisa então usa seu heal surge e ganha 9 pvs. Sempre que se usa heal-surge se ganha +2 na CA até o final da rodada.


pelo que entendi é standard action, você usa ao invés de atacar ou utilizar outro poder. E acaba ganhando +2 em todas as defesas (AC, refl., fort. e will).


E Natsuiro:
Achei interessante, agora o clérigo não precisa ficar todo turno curando, pode se divertir batendo também, e se houver alguma situação em que o clérigo (ou warlord) estiver impossibilitado de agir não vai ser aquele deus nos acuda.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
Avatar do usuário
ferdineidos
 
Mensagens: 1002
Registrado em: 27 Ago 2007, 14:59

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes

cron