NOTÍCIAS D&D 4e

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Mirallatos em 07 Mar 2008, 18:56

OFF:

E que possui uma jogabilidade mais solida e divertida do que WoW.

Discordo Oda.

ON

Acho que uma classe psiônica deveria vir no PH, já que mudaram a perspectiva do jogo.
Imagem
Mirallatos

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Natsuiro em 07 Mar 2008, 18:58

Mas Shin, usando livros oficiais [acho que o próprio LdJ] fala que movimento diagonal nunca é só 1 quadrado.
O primeiro diagonal é vale por 1 quadrado e o segundo na diagonal que você andar var valer 2 quadrados.

E essa substituição do cone vai deixar as coisas beeeem mais fáceis. Mas será que não fáceis demais? XD

Tipo... agora vai ficar lembrando SRPG os efeitos de área.
Imagem
Natsuiro

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor ShinRyuu em 07 Mar 2008, 19:04

Mas é disso que eu tou falando, no 3.x, diagonal custa 1, 2, 1, 2, 1... só que agora vai sempre custar só 1.
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor AKImeru em 07 Mar 2008, 19:43

Discordo Oda.

Aproveite seu grind no endgame.

Se você olhar a nova capa do PH, fala especificamente que traz classes Marciais, Divinas e Arcanas, somente. Só que ainda faltam Marciais pra sair. E sabemos que o defensor arcano, o swordmage, vai sair no Player's Guide to FR. Não duvido que o bardo acabe saindo também por aí pelo meio. Ainda não definiram como vai ficar o PH2, mas estão considerando os primais (bárbaro, druida...) e psionic, porque não querem que psiônicos demorem muito pra sair.

Vou ter que esperar por um suplemento para jogar com um barbaro?!

É bom esse barbaro ser extremamente roubado.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Fëanor em 07 Mar 2008, 22:57

Novidades: Tá rolando a maior polêmica no ENWorld porque, além da doideira de que a movimentação diagonal sempre custa só 1 quadrado, de modo que você é mais rápido na diagonal do que reto, agora tem a polêmica das áreas quadradas. Sim, porque cones morreram, substituídos por blasts, e tanto blasts como burst serão quadrados. A diferença é que burst parte da origem para todos os lados e blast parte para um lado só, digamos assim. Por exemplo, um burst 2 afeta toda a área a 2 quadrados da origem, então se o teu espaço for 1, o quadrado vai ser 5x5 (2 pra esquerda, 1 de origem, 2 pra direita), mas se o espaço 2, vai ser 6x6 (2 pra esquerda, 2 de origem, 2 pra direita). Isso no caso do close burst, que parte de você mesmo; se for area (ranged) burst, a origem é sempre 1 quadrado só, mas funciona igual. Já no caso do blast, ele sempre é close, ou seja, você é sempre a origem, sendo que o tamanho do blast é igual ao lado do quadrado, e o quadrado tem que ter pelo menos um lado ou canto adjacente a você. Então, um blast 3 pode ser 3 à sua direita e 3 pra baixo, ou pode ser 3 pra direita e 1 pra cima e 1 pra baixo e assim por diante. É tosco explicar sem desenhar, mas com paciência dá pra entender.

Mas isso nem é um grande problema.
Pode usar o sistema antigo ou o de poligonais sem problema.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor CyrusSean em 08 Mar 2008, 00:01

O problema nisso é a quantidade de coisas que vamos ter que "remendar", de cabeça essa seria a segunda ou terceira regra necessitando de um corretivo, se teremos que recriar o sistema inteiro pra ficar "redondo", para que serve o sistema básico ?

Porém o saldo ainda é positivo, para mim, eu diria que do total de noticias que vi somente uns 15% me desagradou e ainda não soube de nada que me desanimasse, não mais que dnd atual já me desanima.
"É inerente a um tolo dizer verdades que ninguém mais ousa falar" Sandman - Sonhos de uma Noite de Verão
CyrusSean

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor AKImeru em 08 Mar 2008, 00:27

Eu sou o único daqui que não vê problema algum nos quadrados?
AKImeru

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor ShinRyuu em 08 Mar 2008, 00:41

O problema nisso é a quantidade de coisas que vamos ter que "remendar", de cabeça essa seria a segunda ou terceira regra necessitando de um corretivo, se teremos que recriar o sistema inteiro pra ficar "redondo", para que serve o sistema básico ?

Contanto que sejam remendos simples, podem ser 100. Após mestrar D&D3.0 e 3.5 por apenas 3 anos (considerando que os dois duraram, juntos, 8 anos), eu já tinha tantas variantes que já dava pra fazer um sistema independente (e, com fé em deus, um dia esse sistema independente vai sair). Acho que qualquer sistema que eu escolhesse, sairia mudando as coisas, porque eu penso diferente de você, de Oda, de Eltor, de Monte Cook, de Andy Collins etc. O que é bom pra um pode não funcionar legal na cabeça ou na mesa do outro. E eu me recuso a conduzir um jogo com regras que não são consistentes com minha visão de como o cenário deve funcionar. Eu vou e mudo. E voltar os blasts pra cones, os firecubes de volta pra fireballs e as diagonais pra custar mais é muito fácil e tem impacto mínimo no jogo. Eu fiz coisa pior, que foi mudar a escala para 1 quadrado = 1 metro, com ajustes pra cima e pra baixo no sistema... não precisa nem de experiência pra mudar essas áreas quadradas e diagonais estranhas.

Eu sou o único daqui que não vê problema algum nos quadrados?

Contanto que não afaste jogadores novos que achem essas áreas quadradas um insulto à sua inteligência, mas sim que os atraia por facilitar suas vidas, então viva! Eu vou até experimentar, mas creio que vou acabar mudando, sem esforço.
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor CyrusSean em 08 Mar 2008, 00:53

Enquanto não chegar a 4e eu não diria que isso é um problema, mas um ponto tenso do sistema. Seria muito difícil fazer uma analise mais correta sem ver o conjunto da obra, mas aos meus olhos o dnd estaria trocando um sistema mais “realista” para um sistema com uma mecânica mais simples e amigável, me lembrando aqueles personagens que param de tentar arrumar seus defeitos e passa a investir nos seus melhores aspectos. A pergunta seria se isso é bom para o publico alvo de dnd ? Eu acho que sim e somente pra constar eu jogo com mapa de hexágonos e gostaria de ter um dnd com uma mecânica mais pesada, vulgo "advanced dnd 4e".
"É inerente a um tolo dizer verdades que ninguém mais ousa falar" Sandman - Sonhos de uma Noite de Verão
CyrusSean

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor ShinRyuu em 08 Mar 2008, 00:58

Errata das fichas:
Corrin
Errado: Will 16
Certo: Will 14 (Bem que eu tava achando estranho base de +1/+1/+3!!)
Errado: Some of your powers require you to use a weapon and some require you to have a holy symbol (also called an implement) in hand. If a power does not state "weapon" or "implement", then you don't need to have your weapon or holy symbol in your hand.
Certo: Some of your powers require you to use a weapon. If a power does not state "weapon", then you don't need to have your weapon in your hand. You usually have your holy symbol (an Implement) in your hand when you use certin powers, but it's not required.

Erais:
Errado: Initiative +1
Certo: Initiative +0 (Estranho, Will não tá errado também não??)
Errado: Some of your powers require you to use a weapon and some require you to have a holy symbol (also called an implement) in hand. If a power does not state "weapon" or "implement", then you don't need to have your weapon or holy symbol in your hand.
Certo: Some of your powers require you to use a weapon. If a power does not state "weapon", then you don't need to have your weapon in your hand. You usually have your holy symbol (an Implement) in your hand when you use certin powers, but it's not required.
Errado: Special: You can use divine fortune, power of Amaunator, or turn undead once per encounter, but not two or more of these in the same encounter.
Certo: Special: You can use divine fortune, power of Amaunator, or turn undead once per encounter, but only one of them per encounter.

Riardon
Errado: Careful Attack (...) Hit: 1d10 + 4 damage.
Certo: Careful Attack (...) Hit: 1d10 damage. (Parece um Power Attack inverso e à distância.)

Skamos
Errado: Some of your powers require you to have your wand (also called an implement) in hand. If a power does not have "implement", then you don't need to have your wand in your hand.
Certo: You usually have your wand (an Implement) in your hand when you use your powers, but it's not required.

Tira
Errado: Your powers require you to have your wand (also called an implement) in hand.
Certo: You usually have your wand (an Implement) in your hand when you use your powers, but it's not required.
Errado: Ray of Frost (...) At-Will (...)
Certo: Ray of Frost (...) Encounter (...)

Gostei de saber que os implementos não são obrigatórios, apenas podem conceder melhorias aos poderes. O que não gostei de saber é que parece que não há mais nenhum componente para magias, tá feito psionismo... :P
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor CyrusSean em 08 Mar 2008, 01:27

Eu sou um exemplo do que vc disse, ShinRyuu , comecei em dnd 2e, mas por achar o sistema muito bobo, fui pra gurps somente voltando com a 3e, mais por pressão dos meus jogadores do que por vontade, quantos outros podem seguir o meu trajeto e ir embora na 4e ? Se num primeiro contado vc perceber que vai ter que reinventar a roda pra jogar a chance de vc ir pra outro sistema ou pior largar o RPG é grande. Porém essa edição esta sendo feito com todo o zelo para trazer um novo publico pra dnd, assim tenho um pouco de fé no que eles estão fazendo, afinal tem milhões de verdinhas na brincadeira.

Agora sobre as magias não ter mais o V,G, e o M, eu nunca gostei disso principalmente do M, pois o mago precisava de uma a mulinha para os componentes das magias dele, além do fato de explicar aonde vc achou uma escama de dragão, isso sem falar que o V e o G nunca foram bem explicados, o qual sempre gerava atritos na minha mesa. Os componentes era uma tentativa de equilibrar um sistema onde as magias ficavam nas mãos de poucos e eram extremamente poderosas, porém num sistema onde todos têm poderes não faz sentido manter essas travas, e para mim já vão tarde, deviam ter ido na 3e, que soltem os rojões !!!!
CyrusSean

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor AKImeru em 08 Mar 2008, 02:14

sistema onde todos têm poderes

SPOILER: EXIBIR
As manobras funcionam como talentos, a diferença é como você as usa e quando.
AKImeru

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Styker em 08 Mar 2008, 09:01

Riardon
Errado: Careful Attack (...) Hit: 1d10 + 4 damage.
Certo: Careful Attack (...) Hit: 1d10 damage. (Parece um Power Attack inverso e à distância.)

Agora faz sentido, eu me perguntava ateh ontem pq o cara daria um ataque normal se ele tinha esse careful atack com o mesmo dano e ba mais alta.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Fëanor em 08 Mar 2008, 11:13

Serve para usar como base.
A moral é que a maioria das coisas que não ficaram boas na 4e são coisas faceis de consertar. Na 3.5, alguns problema (como os personagens dependerem muito dos itens mágicos em niveis altos) era um problema muito grande para ser consertado, muito dificil.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor CyrusSean em 08 Mar 2008, 12:20

Nisso sou obrigado a concordar...
CyrusSean

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários