NOTÍCIAS D&D 4e

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor ShinRyuu em 09 Mar 2008, 20:12

Cyrus, as proezas (poderes marciais) que vimos até agora nem chegam a tanto. Não vi nenhuma que causava dano por energia nem nada mágico assim. No Tome of Battle, o spellsword tem um bocado de manobras sobrenaturais, e isso fica bem explícito, mas o warblade é mais mundano. As classes marciais da 4e estão sendo modeladas mais ao exemplo do warblade do que dos outros. Ou seja, estão MUITO MENOS mágicos do que você imaginou, e MESMO ASSIM nego reclama que tão virando magias. O que é que se diz pra pessoas paranóicas assim? :roll:

Agora, uma coisa que seu post não considerou é que, na verdade, magias estão cada vez mais fugindo ao estereótipo. Algumas descrevem um gesto simples, outras um sussurro, mas já sabemos que não existe mais falha arcana e tudo indica que componentes verbais, gestuais, materiais e focais também foram embora. Ao que parece, spells (poderes arcanos) e prayers (poderes divinos) agora funcionam como poderes psiônicos: você se concentra, e acontece. Sabemos que spells são focados em ataque, prayers em suporte e poderes psiônicos (cujo nome específico ainda desconhecemos) serão focados em feitiços e outros efeitos mentais... mas, até onde sabemos, só as temáticas distinguem esses poderes: não existe mais nada mecânico como spells requerem gestos complicados, prayers só precisam de símbolos sagrados e poderes psiônicos não precisam de nada. Nenhum deles vai precisar de nada, aparentemente. Agora, um ponto de diferenciação serão os implementos: varinhas, cajados, orbes e, futuramente, tomos, adagas e sei lá mais o que pros poderes arcanos, símbolos sagrados pros poderes divinos e, talvez (aqui estarei especulando), dorjes, tiaras ou tatuagens pros poderes psiônicos.

Disso, não gostei muito. Gosto dos estereótipos de cada modalidade de magia. Mas, não temos informações suficientes ainda.
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor ShinRyuu em 09 Mar 2008, 20:15

Isso já estava na segunda edição. Mas não diziam como fazer, só diziam que devia ser feito.

Justamente. A idéia é velha, mas nunca foi desenvolvida em D&D.

HEaling surge não é magia. Mas mecanicamente falando é como se fosse. O mesmo com os poderes marciais. Não estou falando dentro de jogo, estou falando fora do cenário, na regra, em como usar, etc.

Perfeito. O formato é de magia, mas no cenário são proezas físicas. Qual é o problema, mesmo?
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Vincer em 09 Mar 2008, 20:18

Eu não disse ser problema. Em que parte do meu tópico eu disse isso mesmo?
ImagemImagem
Vincer

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Torneco em 09 Mar 2008, 20:22

Chaotic Neutral: Acho que a maior vantagem do talento extra do humano é o fato de você poder usar ele com qualquer classe. As outras raças possuem algumas habilidades interessantes, mas focadas em algum caminho.
Torneco

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor CyrusSean em 09 Mar 2008, 20:59

ShinRyuu

Eu concordo que os poderes de warblades são mais mundanos que os poderes do swordsage e quando disseram que o ToB seria uma prévia da 4e, eu já associei o warblade com o warrior 4e e o crusader com o paladin 4e, isso vem se mostrando verdade, guardando as devidas proporções. Sinceramente espero que seja nessa linha mesmo, pois são classes muito boas de jogar e o qual seguem seus conceitos, dificilmente confundiria um warblade com um mago.

Agora quanto às magias fugir dos estereótipos, tenho dois pontos: o primeiro era que conjurar magias era uma %#@* na 3e, vc tinha que falar aos plenos pulmões, dançar na boquinha na garrafa, sacar sua merda de morcego e vai bola de fogo, enquanto o psion ficava sorrindo, porém se o sistema inteiro foi refeito para ficar mais simples e amigável, o ato de conjurar magias também passaria por essa revisão e facilitação, que ao meu ver foi uma coisa boa. O segundo ponto eu concordo com vc, o grande diferencial das habilidades na 4e, vai ser fluff e áreas que eles cobrem, ex: magias de dano são mais acessíveis com poder arcano, magias de cura por divino, habilidades físicas extraordinárias por martial, agora se elas não forem facilmente distinguíveis vai acabar parecendo tudo a mesma coisa, mas somente com a trindade em mãos vamos poder dar o veredicto final, porém se tivesse que apostar eu diria não vou ter problemas de saber qual fonte de poder é um cara brilhando uma luz branca e ficando com uma aparência melhor ou um cara batendo o pé se apresentando como novo para a batalha.

Agora uma pergunta pra comunidade, impressão minha ou somente eu gostei do tome of Chrono Trigger ?
"É inerente a um tolo dizer verdades que ninguém mais ousa falar" Sandman - Sonhos de uma Noite de Verão
CyrusSean

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor AKImeru em 09 Mar 2008, 21:44

HEaling surge não é magia. Mas mecanicamente falando é como se fosse.

Não. Não é. LOL.

Oda, a comparação de healing surges com magia vem da mecânica. HEaling surge não é magia. Mas mecanicamente falando é como se fosse. O mesmo com os poderes marciais. Não estou falando dentro de jogo, estou falando fora do cenário, na regra, em como usar, etc.

Vamos aprender a fazer comparações? Vocês estão encarando a quarta edição como se ela fosse a terceira, e sinceramente parece que não é isso que vai acontecer. Vamos aos fatos:

Manobras Marciais terão "usos por encontro" isso significa balanlar sua espada de um jeito.
Magias terão "uso por encontro" as mais fraquinhas, e as poderosas usos por dia.
Healing Surges terão usos diarios.

Vocês precisam entender que as mecanicas de manobras e de magia estão muito proximas, mas isso não faz disso algo mágico.

O sistema Street Fighter possuia manobras marciais. Elas não eram mágicas, mas a mecanica era muito similar as manobras mágicas.

isso fez as manobras marciais mágicas?

E por que não com D&D?

Aqui, uma boa leitura para doom sayers como o Luminus.
http://www.aintitcool.com/node/35776
http://www.aintitcool.com/node/35799
http://www.aintitcool.com/node/35811
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor CyrusSean em 09 Mar 2008, 22:09

legal a leitura Oda, vlw
"É inerente a um tolo dizer verdades que ninguém mais ousa falar" Sandman - Sonhos de uma Noite de Verão
CyrusSean

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Luminus em 10 Mar 2008, 00:40

Oda,

Eufemismos à parte, existem algumas frases interessantes no teu texto... por exemplo, dizer que eu sou "mais um doomsayer que diz que o D&D virará um wargame", sinceramente, eu não escrevi isso. Se tivesse escrito, assumiria, mas como não escrevi, sugiro que vc releia de novo outra vez a sexta profecia... eu estou falando de Magic, se o que eu indico como "mudança" se assemelha às características de um war game, temos APENAS uma coincidência... por sinal, leia também a minha assinatura: por acaso Gary Gygax estava dizendo que o D&D está virando wargame, ou ele apenas criticava as mudanças em sua natureza? Será que existe uma ÚNICA interpretação possível das críticas que ele fez?

Entendo perfeitamente que você esteja enjoado de ver isso e aquilo ser dito sobre o D&D, mas daí a vir atribuir essas declarações a mim... sinto muito, não disse nada a respeito disso. "Ser impossível", por exemplo: de onde você tirou essa?! Cara, em NENHUMA das 6 profecias está escrito a palavra "impossível". Profecias tratam de POSSIBILIDADES, não certezas... sugiro uma consulta ao dicionário. Acorde e leia o que eu escrevi...

E outra, eu não entendo muito sobre wargames, mas conheço alguns nos quais vc não controla PERSONAGENS, e sim exércitos, esquadras, países... e neles não se distribui XP, não se tem um mestre... e geralmente você joga contra outras pessoas, e não no mesmo lado que todos à sua volta na mesa; acho que você está tentando fazer parecer que eu comparei RPG e Wargame. Desculpe-me, mas não foi isso que eu fiz.

Sobre Healing Surges, é como o Vincer citou aí... concordo 100% com o que ele disse... o interessante aqui é que a gente comenta as mudanças, e já vem gente "e qual é o problema?", como se eles fossem os seguranças do pessoal da WotC... arrumem mais o que fazer! O fórum é livre para que TODOS expressem suas opiniões. "Oh, mas no preview tal foi dito isso... oh, mas a gente SABE que na 4ª edição será assim... oh, mas teremos um sistema melhor...". Vocês todos já pararam para pensar que "argumentos lógicos" a favor ou contra um sistema que nem foi publicado ainda têm exatamente o mesmo valor: nenhum? Que os previews são principalmente o "como queremos fazer" e não o "como certamente será"? Dou novamente o exemplo do Magic: Saga de Urza, os caras tinham as MELHORES intenções da face da Terra... novas mecânicas... agilização dos efeitos... simplificação das regras... um jogo mais dinâmico... olha no que deu!

Mas nããããão, a gente tem de se limitar a ecoar o que sai no site OFICIAL da empresa que produz o jogo... nos eventos OFICIAIS... nos fóruns OFICIAIS... listar isso e aquilo, sem achar ruim, vendo o lado bom de tudo... healing surge sinto muito, isso pra mim é apenas máscara para dar "independência" dos combatentes em relação aos clérigos... pode colorir com a cor que quiser, o fato é que querem dizer aos guerreiros "você não depende mais do clérigo vir te curar, vc se concentra e tchum!"... daí dirão que não é ilimitado, tem isso e aquilo... tá, tudo bem, é como eu disse: veremos quando o sistema for lançado. Qualquer "certeza" prévia ao lançamento é só certeza de fanboy.

E!
Luminus

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor AKImeru em 10 Mar 2008, 02:10

sinceramente, eu não escrevi isso.

Pode não ter escrito isso, mas quando disse que o jogo ficou mais individualista e não teriamos mais personagens, você denotou as principais caracteristicas de um wargame. Então talvez você sequer saiba o que é um wargame, mas que o que você disse bate, bate.

eu estou falando de Magic,

Vê? Você não está apenas falando de magic a partir do ponto que você fala absurdos como "vencer fará parte do jogo Hurr"

POSSIBILIDADES

Você HONESTAMENTE acredita que a profecia número 6 tem ALGUMA POSSIBILIDADE REMOTA!?

E outra, eu não entendo muito sobre wargames, mas conheço alguns nos quais vc não controla PERSONAGENS, e sim exércitos, esquadras, países e neles não se distribui XP, não se tem um mestre... e geralmente você joga contra outras pessoas, e não no mesmo lado que todos à sua volta na mesa; acho que você está tentando fazer parecer que eu comparei RPG e Wargame. Desculpe-me, mas não foi isso que eu fiz.

E outros que você controla personagens, uns 3 ou quatro, e outros que joga apenas com um. Os que você controla um geralmente são jogados em grupos.

Vê? Você mesmo admitiu que não conhece bem wargames. O que eu quero dizer é que mesmo sem querer, você fez essa associação. Está lá, pode ler.

E por favor, quando você retira interpretação de personagens, adiciona individualismo(Outro absurdo sem sentido algum devo acresentar, visto que desde o primeiro dia deixaram claro que cada um teria seu espaço em um grupo) e coloca a ideia de ter um vencedor, você tem um wargame.

Você pode não ter dito diretamente, mas que as semelhanças são gritantes, são sim.

Sobre Healing Surges, é como o Vincer citou aí... concordo 100% com o que ele disse... o interessante aqui é que a gente comenta as mudanças, e já vem gente "e qual é o problema?", como se eles fossem os seguranças do pessoal da WotC...

:rolando: Não cara. São pessoas que estão interessadas em discutir e comentaras mudanças ao em vez de choramingar e reclamar delas. Estamos de saco cheio de ter que ver vocês entrando em parafuso só porque grupos vão funcionar sem clérigos. OH NOES ELES ESTÃO DEIXANDO AS COISAS DIFERENTES!

arrumem mais o que fazer!

O cumulo da ironia:

Alguem que perde seu tempo criando "previsões" que ignoram toda e qualquer informação daquilo que ele está pretendendo prever mandando os outros arrumarem o que fazer.

:rolando:

"Oh, mas no preview tal foi dito isso... oh, mas a gente SABE que na 4ª edição será assim... oh, mas teremos um sistema melhor...". Vocês todos já pararam para pensar que "argumentos lógicos" a favor ou contra um sistema que nem foi publicado ainda têm exatamente o mesmo valor: nenhum?

Hã?

Espera...Hã? Como diabos eu foi contra argumentar com você? Senão vejamos...

Ah sim! Os "previews" e "informações" e SCANS DO LIVRO EM QUESTÃO são fatos. O que vai e já está acontecendo no beta testing. Sabe, as noticias que o Shin Ryuu posta? Elas não são ilusões, são informações de verdade.

Tente ler elas quando tiver um tempo.

Que os previews são principalmente o "como queremos fazer" e não o "como certamente será"?

Falacia! Eles tem previews onde POSTAM AS MALDITAS REGRAS! ELES POSTARAM MANOBRAS DE ROGUE NO SITE PELO AMOR DE DEUS!

EU POSTEI TODA A ENTRADA DOS TIEFLINGS, SCAN DIRETO DO LIVRO!

Dou novamente o exemplo do Magic: Saga de Urza, os caras tinham as MELHORES intenções da face da Terra... novas mecânicas... agilização dos efeitos... simplificação das regras... um jogo mais dinâmico... olha no que deu!

Estou convencido de que você vai ignorar esse post, a lógica, e o bom senso de LER OS PREVIEWS, VER OS SCANS E EXAMINAR AS REGRAS QUE JÁ FORAM CONFIRMADAS apenas para continuar matutando a ideia que D&D está virando magic.

Sinceramente, a única coisa que se assemelha a magic são os sistemas de fase em seu turno, que só será relevante quando você estiver sobre efeitos continuos de magia ou qualquer outro.

Mas nããããão, a gente tem de se limitar a ecoar o que sai no site OFICIAL da empresa que produz o jogo...

Eu li isso como

DOOM SAYING! A PROXIMA EDIÇÃO VAI SER UMA PORCARIA! A WOTC É UMA EMPRESA MALIGNA QUE ESPALHA MENTIRA ATRÁS DE MENTIRA, MESES A FIO

Você não percebe a falta de lógica nessa posição!? Vamos ver dois fatos:

1) Ela faz isso, ela perde a venda de todos que acompanharam seus previews falsos.
2) Não é apenas lá que saem os previews. Inclusive, os links que eu postei? Nenhum deles vêem diretamente da WOTC. Um era um scan feito ilegalmente por um fã, e a resenha foi feita por um amigo de um beta tester que está podendo mestrar a quarta edição.

healing surge sinto muito, isso pra mim é apenas máscara para dar "independência" dos combatentes em relação aos clérigos... pode colorir com a cor que quiser, o fato é que querem dizer aos guerreiros "você não depende mais do clérigo vir te curar, vc se concentra e tchum!"...

Vezes ao dia. Você sabe o significado dessa palavra?

A cura do clérigo não se esgota tão facilmente. Como já dito por quem já jogou:

Fighters não precisam mais de clérigos, mas ter um ainda ajuda e MUITO um grupo inteiro.

E não sei se você leu no livro de preview Races e Classes(ou se leu, ignorou) os clérigos irão funcionar beeeeem diferentemente do que a terceira edição.

tá, tudo bem, é como eu disse: veremos quando o sistema for lançado. Qualquer "certeza" prévia ao lançamento é só certeza de fanboy.

Certeza de fanboy?

...

CERTEZA DE FANBOY!

Não me faça rir. É você que está ignorando informações oficiais, regras que vão estar no livro e scans do livro e os beta testers(Só os mais positivos. A primeira resenha negativa e você pulou falando "VIRAM?! EU ACERTEI". Nós chama de fanboy, e depois escolhe quais informações são verdade e mentira? hum soa como um fanboy para mim.) e nós que somos os fanboys porque sentamos e analisamos as informações que recebemos, ao em vez de sentar-se sobre nossa torre de marfim e inventar "previsões" que ignoram boa parte do material já postado?

Por que você perde seu tempo assim? Vai jogar GURPS, a quarta edição está otima, e o forúm precisa de sangue novo.
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor CyrusSean em 10 Mar 2008, 09:12

Realizando uma reflexão, não sei como fui gostar de rpg, os guerreiros somente sabiam catar suas espadas escritas “esse lado para cima” e sentar nas cabeças dos inimigos, os rogues somente achavam armadilhas, os clérigos tinham mais 50% do poder sugado para manter os manes vivos, e tinha um carinha extremamente roubado, que eu amo de paixão, de chapéu pontudo fazem horrores, quando eu falar isso pro meu filho ele vai rir muito “Filho quando eu comecei a jogar rpg o guerreiro...”

Colocando o sarcasmo de lado, o mundo gira, os conceitos tão mudando, eu falei do guerreiro no meu post atrás, mas outros conceitos estão mudando, o ladrão que antes somente achava armadilhas, agora TAMBÉM vai ser responsável pelo dano, o clérigo que era somente um saco de pvs do grupo, vai realizar muito mais coisas, já vi muito player sair de clérigo pq não queria ficar somente curando, se vou ser suporte quero salvar meus companheiros durante o combate, quero aprimorar suas habilidades de combate.

Todos vão receber efeitos de cura e NÃO magias de cura, o que acho bom e relembrando pela enésima vez HP não são ferimentos, o guerreiro não vai se concentrar e suas feridas vão fechar, assista Duro de matar 4.0 vai ser bem ilustrativo disso. Assim, acredito que o paradigna esta mudando de “vc não anda sozinho” para “vc anda sozinho, mas andar com a galera é melhor” e acho isso genial.
CyrusSean

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor ShinRyuu em 10 Mar 2008, 10:02

isso pra mim é apenas máscara para dar "independência" dos combatentes em relação aos clérigos...

Não tem nada de máscara: é intencional, explícito e bradado aos quatro ventos.

E não tem nada a ver com magia. PVs sempre foram abstratos. Agora, estão fazendo bom uso da abstração.

o interessante aqui é que a gente comenta as mudanças, e já vem gente "e qual é o problema?", como se eles fossem os seguranças do pessoal da WotC... arrumem mais o que fazer! O fórum é livre para que TODOS expressem suas opiniões.

Engraçado, isso. Nego chega aqui vomitando que D&D4 vai ser uma merda, aponta a razão do seu chilique, a gente pergunta por que aquilo é ruim e o cara não sabe responder, ou responde usando falácias como argumentos, e depois reclama que sua opinião não é levada a sério. 90% das reclamações que vi aqui são questões de puro gosto pessoal ou baseadas em suposições infundadas. E ainda continuam discutindo isso... :roll:
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Mirallatos em 10 Mar 2008, 10:08

Até parece que nunca viram um "Healing Surge" do Seya em Cavaleiros do Zodíaco. Ou do Van Dame, quando ele vai resgatar a prima da cunhada da vizinha pela 7ª vez.
Imagem
Mirallatos

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Natsuiro em 10 Mar 2008, 10:23

Só uma colocação:

Healing Surge não é limitado a uma vez por combate?
Imagem
Natsuiro

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Mirallatos em 10 Mar 2008, 10:26

Ao que tudo indica, sim.
Imagem
Mirallatos

NOTÍCIAS D&D 4e

Mensagempor Vincer em 10 Mar 2008, 10:35

Cacilda Oda(para não falar outra coisa), quantas vezes terei de dizer que não estou criticando? Para que me passar os links de reviews? O que foi que eu critiquei dessa vez?

O cara disse o porque achava a mecânica de poderes como magia, você não entendeu e eu expliquei.
Manobras Marciais terão "usos por encontro" isso significa balanlar sua espada de um jeito.
Magias terão "uso por encontro" as mais fraquinhas, e as poderosas usos por dia.
Healing Surges terão usos diarios.

Caraca maluco, eu sei que é isso. Toda as classes terão poderes por combate e por dia. Que nem as magias. Você leu o que eu escrevi? Eu não disse que os poderes marciais são mágicos, eu fiz questão de frisar esse ponto. Mas a mecânica, MECÂNICA está igual a MECÂNICA das magias. Eu explico uma coisa e você diz "Não, porque (mesma coisa que eu disse inserida aqui)". Sério, você realmente não entendeu o que eu escrevi ou isso é alguma brincadeira que eu não entendi? Eu disse o mesmo que você cara. O cara fazer uma manobra com uma espada é uma coisa, um cara soltar raios das mãos é outra. Os poderes marciais se diferem das magias nisso. Mas a mecânica, que é cargas por encontro ou por dia, é a mesma, o mesmo com os healing surges (cargas por dia). Que parte disso você não entendeu?? Quando eu falo mecânica eu falo de regras. A única diferença mecânica entre essas coisas é que a magia, as de cargas por dia, o mago pode escolher, as demais classes não. O resto? Mecanicamente falando, está idêntico.

O mago deixa o alvo com desvantagem por que usou uma magia de lentidão, o guerreiro porque causou um ferimento, um usou uma magia de uso diário, o outro, um poder marcial de uso diário... mecanicamente falando, houve diferença? Meu exemplo foi irrisório, é óbvio que o mago tem mais efeitos em área, utilitários e etc. Mas mecanicamente, o modo de usar esses poderes é o mesmo. Entendeu? Ou será que eu terei de repetir novamente o que você concorda (só insiste em chamar de outra coisa)?
ImagemImagem
Vincer

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários