Eu Acho que Justamente por causa de Ambientação (Ou Falta dela).
D&D terceira edição teve mais fluff do que AD&D, ao menos no core.
Em suma: LOL wut?
Nas mesas de outras pessoas que ví (Encontro e Foruns da Vida).
Eu noto falta de "Espirito de Aventura".
Eu já joguei Tagmar duas vezes. Em uma, foi uma sessão interpretativa e interessanre, e a segunda foi como um videogame.
Ao lado de ambas as mesas eu vi um jogo de Vampiro virar pancadaria.
Seguindo sua lógica, Vampiro é mais pancadaria do que Tagmar.
Hoje em dia não se escolhe um "Mago" por ser um personagem Misterioso e Mitico que controla as forças do Universo a sua vontade e sim para soltar bolas de fogo, "a final todo mundo sabe que guerreiro não tá com nada o que causa mais dano são os conjuradores".
Tem como provar isso?
Os únicos livros (3.X) que tem mais ou menos alguma coisa de diferente e para incrementar as aventuras são os Suplementos (Pilhas não Inclusas, Vendidas Separadamente), mas que quem já leu o Livro do Jogador e já joga a algum tempo sem nunca ter lido nada a respeito de ambientações pega os suplementos e pula logo para a parte de talentos e Classes de prestigio...
Quanto a primeira parte:
Não sei se você sabe mas é muito comum os mestres criarem cenários em cima do fluff do core, ou criar apenas elementos dele para as aventuras. Onde está a falta de ambientação?
É mais ou menos reclamar que Exalted não tem ambientação por não descrever cuidadosamente cada pais do mundo(E olha que Exalted tem uma incrivel e bem descrita ambientação, ele só não entra em detalhes nos ondes).
Quanto a segunda parte: Tem como provar isso?
De Que adianta o 3.X ter mais opções que o AD&D se estas opções são somente para pensar menos e bater mais...
Você se contra disse aqui. Opções. Você precisa pensar e escolher elas, ou seja, exige pensamento, antes de se bater.
Em resumo: Nunca fale "D&D terceira edição é mais pancadaria" sem ter provas concretas. É apenas sua visão, e sem fatos e argumentos, ela tem peso de papel.
Sem duvida nenhuma eu prefiro uma boa interpretação e uma historia profunda em detrimento de porrada pura e gratuita!
E aqui vem a pergunta de um milhão de dolares: Você tem algum problema com quem gosta da porrada pura e gratuita?
Eu não tenho nada contra, eu apenas saiu do jogo.
Se ao menos os mestres não se sentissem tão ofendidos quando eu faço isso...