ShinRyuu escreveu:Ou seja, resumindo: alguém para levar porrada dos inimigos, alguém para eliminar os inimigos, alguém para curar o que está levando porrada e buffar o que batendo e alguém para garantir que tudo isso funcione direito
Eu não diria assim... o defender não é só pra levar porrada, mas também pra impedir o avanço (como vc mesmo disse).
Sim, ele impede o avanço... o que significa que é função dele garantir que os outros não levem porrada, o que implica que ele é que acaba levando porrada, ou seja, ser o saco de pancada inclui isso também.
Acho importante frisar isso porque o defender exerce grande controle sobre suas adjacências, e isso é tão importante quanto ele ter muitos PVs e CA alta.
Sim, e como você falou, eu já tinha dito isso antes; você está ampliando a explicação da parte em que eu resumi repetindo o que foi resumido.
E não se deve esquecer também que, com o build certo, um guerreiro não deixa nada a dever a um striker. Não sabemos se isso também vale pro paladino; acho que o guerreiro é sobretudo defender mas com um pouco de striker, sendo que o paladino é sobretudo defender mas com um pouco de leader.
Sim, e eu acho que isso é mais por afinidade de certas fontes de poder com certos aspectos dos papéis. Poder marcial é muito bom em causar dano (striker); Divino em curar e ajudar (leader); Arcano em dano em massa e controle (controller). Todas as classes desses grupos acabam tendo uma pitada disso.
Além disso, o leader cura, buffa e organiza o combate (garante que funcione direito). Pelo que eu peguei do esquema até agora, não é papel do controller organizar as coisas; o papel dele é atacar vários alvos de uma vez. Ele não causa tanto dano individual quanto o striker, mas a soma do seu dano infligido a vários alvos provavelmente dá mais. A essência do controller é atacar múltiplos alvos de uma vez, seja pra infligir dano ou condições nocivas. Provavelmente também faz parte do nicho dele atrapalhar ou forçar a movimentação dos oponentes à distância, diferente do defender que só faz isso de perto.
Não falei de organizar o grupo; falei de "organizar" os inimigos!
Simplesmente causar pouco dano em muito alvo não merece um título de "controlador". Ele me parece um líder invertido; enquanto o defensor é pesado, apanha e atrapalha o movimento, o striker é leve, bate e se move mais. Se o líder cura o grupo, o controlador causa dano em massa; se o líder buffa, o controlador dá penalidade; se o líder garante que o defensor continue em pé e o striker continue batendo, o controlador tenta tirar as vantagens dos inimigos e garantir que só o defensor é alvo dos ataques.