Um pedido de ajuda aos veteranos

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Cebolituz em 12 Abr 2008, 11:26

Apesar de falar sobre um cenário em específico, creio que essas minhas dúvidas também dizem respeito a várias questões do RPG em geral, por isso achei que essa sessão é a mais apropriada. Qualquer coisa, o Ramon pode mandar esse post lá para o tópico de Ravenloft, se achar melhor.

Bom, como alguns de vocês já devem ter visto na minha assinatura, eu vou voltar a jogar RPG. Um privilégio concedido a poucos presentes nesse fórum. XD

Bom, mas nem tudo são rosas. Infelizmente temos um grande problema para que nossas campanhas sejam um pouco mais "legais". A falta de experiência do mestre e dos jogadores.

Um passo importante para que as nossas sessões estejam funcionando é que todos estão levando a sério os jogos. As piadas diminuíram, o respeito pelo mestre se faz presente e a tentativa de levar os objetivos propostos pelo mestre também estão na mente de todos. Só mesmo o que atrapalha é a inexperiência que faz com que as vezes, os jogadores se fazem perdidos nas campanhas de não saberem muito como agir.

Então vendo que esse grupo tem futuro, resolvi investir meu suado dinheiro pela primeira vez na vida em RPG. Pensei em um cenário. E dentre todos os cenários, resolvi optar por Ravenloft 3.0 e mais um Nativos das Trevas.

Minha intenção é fazer uma campanha de tom sério e melancólico. De baixo nível de magia e de baixo nível dos personagens. Já dei uma conversada com o grupo e acho que eles aceitarão a proposta, embora não saiba se eles conaseguirão jogar dessa forma, bem diferente do que estão acostumados (altos níveis de poder, muita ação, sou amigo do personagem mais foda do cenário e tal).

Agora as questões:

1) Seria um bom investimento comprar um cenário que não tem mais continuação oficial? Por tudo o que os senhores já sabem da quarta edição, eu teria muitas dificuldades em adaptar o cenário para as novas regras da quarta edição?

2) Essa digamos, seria a primeira campanha com a intenção de abordar assuntos com temática adulta, violenta e pesada. Acham que eu deveria tentar em breve a propor uma campanha assim, ou ainda devo esperar os jogadores adquirirem mais XP?

3) A proposta do cenário me permitiria fazer uma campanha com jeito um pouco mais "humano" (sem anões, elfos, fadas, duendes... retirando-os do cenário ou colocando-os de maneira rara)?

4) Se eu não conseguir jogar o cenário nunca na minha vida, ao menos seria um bom investimento como leitura de passatempo?

5) E o mais importante: eu mereço mestrar/jogar nesse cenário?
Editado pela última vez por Cebolituz em 12 Abr 2008, 13:31, em um total de 1 vez.
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Khelben Arunsun em 12 Abr 2008, 11:38

Cebolituz, parabéns pela iniciativa. Tens bom gosto na escolha do cenário e da proposta da campanha.

Estou sem tempo para elaborar melhor as respostas, mas já vou te repassar algo:

1) Seria interessantíssimo. Ravenloft é ótimo, e possui muito material bom, seja 2.0, 3.0 ou 3.5. A vantagem é que vc poderia (por exemplo) conseguir algum material 3.x mais barato (agora com o advento da 4ª edição). E com o que se tem, dá pra se ir longe demais. Só com o Livro do Cenário mais o Nativo das Trevas, você já tem tudo o que precisa.

2) É o caminhante que faz o caminho. Só tem um jeito de você saber se você e o grupo estão preparados para uma campanha nesse nível, e é mestrando / jogando. Bola pra frente, que sua campanha tem muito potencial.

3) Com certeza! Eu não os retiraria totalmente, mas os deixaria como raridades, mesmo.

4) O Cenário, sim. O Nativos das trevas, eu acho livro de monstro bom só pra se mestrar mesmo, não como leitura.

5) Claro!!!
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Khelben Arunsun

Mensagempor Torneco em 12 Abr 2008, 12:07

Bem, os jogadores estão acostumados a serem "fodas", mas, mostre pra eles que vai ser bom trabalhar e muuuito pra construir essa reputação. Nem todo mundo nasce poderoso, e eles vão gostar muito de trabalhar pra ganharem reputação. E experiência eles vão ganhar com o tempo, e vontade de aprender parece que eles tem, já que estão dispostos a tentar coisas novas e diminuir as brincadeiras.

1) Seria um bom investimento comprar um cenário que não tem mais continuação oficial? Por tudo o que os senhores já sabem da quarta edição, eu teria muitas dificuldades em adaptar o cenário para as novas regras da quarta edição?

Embora eu ache interessante vários outros cenários pra uma proposta semelhante (Eberron é bem low level, com magia mediana), Ravenloft é um cenário muito bom. Ainda há muito material por aí, e você pode construir uma aventura muito boa pra eles. Só que ao meu ver, é um cenário dificil de se acertar o tom, pois a proposta dele é terror. Acho que dá pra fazer uma camapanha sem muito terro, mas focando nos outros aspectos do ceneário como o fato do bem nunca ter uma vitória significativa, o sofrimento das pessoas, os eventos obscuros, etc. Contanto que você deixe todo mundo com medo a maior parte do jogo, tá indo bem.

2) Essa digamos, seria a primeira campanha com a intenção de abordar assuntos com temática adulta, violenta e pesada. Acham que eu deveria tentar em breve a propor uma campanha assim, ou ainda devo esperar os jogadores adquirirem mais XP?

Eu acho que você deveria começar um pouco mais leve, até eles se acostumarem com o cenário. Tente fazer uma aventura introdutória, onde eles encontrem vários elementos do cenário e tal. Isso é particularmente útil se os personagens forem de fora do semi-plano.

3) A proposta do cenário me permitiria fazer uma campanha com jeito um pouco mais "humano" (sem anões, elfos, fadas, duendes... retirando-os do cenário ou colocando-os de maneira rara)?

Creio que sim, mas não tira tudo não, pq perde a graça.

4) Se eu não conseguir jogar o cenário nunca na minha vida, ao menos seria um bom investimento como leitura de passatempo?

Claro, eu apesar de não narrar nesse cenário, tenho muito material e uso ele nas minhas aventuras mais aterrorizantes.

Com certeza!

Se quiser, pode me procurar no msn, eu tenho algum material de Ravenloft, que vc pode usar. E posso dar umas dicas também.
Torneco

Mensagempor arghsupremo em 13 Abr 2008, 13:33

Cebolituz escreveu:3) A proposta do cenário me permitiria fazer uma campanha com jeito um pouco mais "humano" (sem anões, elfos, fadas, duendes... retirando-os do cenário ou colocando-os de maneira rara)?

Claro, tem domínios que raças não humanas não existem ou são 1% do total. Não é difícil retirá-los e muito menos fazê-los raros, pelo contrário em alguns lugares essa é a regra (que por sinal eu adoro!).
Imagem
arghsupremo

Twitter: @arghsupremo

Mensagempor cigano em 13 Abr 2008, 14:57

Não sou veterano não, mas vou dar uns pitacos, poucos!

Vc só deveria pensar em "Upgrades" de sistema se assim vc quiser, e achar que vai ser divertido. Não é porque um sistema foi descontinuado que você tem que migrar. RPG em sumo é pura imaginação e história, se vc tem a historia na mão (de outro sistema, sem ser de RPG, na sua cabeça, tanto faz) então o sistema não deveria ser um problema.

E quanto a tirar algo de cenário, bom ele é seu agora, faça o que quiser. Se tiver dificuldades tenta ir em algo que se assemelha ao que vc quer e usa como um guia pra não deixar você fugir da ideia. No seu caso, diminuir o numero de seres fantasticos, eu me lembro na hora do sériado sa Shena e do Hercules!

No mais, boa sorte e bom jogo!

[]s
cigano
Coordenador da seção Jogos Sociais

Mensagempor Madrüga em 13 Abr 2008, 15:22

Cebolituz escreveu:1) Seria um bom investimento comprar um cenário que não tem mais continuação oficial? Por tudo o que os senhores já sabem da quarta edição, eu teria muitas dificuldades em adaptar o cenário para as novas regras da quarta edição?

(1) Dane-se a quarta edição. Você deveria arrumar um sistema prazeroso e usar o livro como guia, como simplesmente cenário. Eu recomendaria E6, pela proposta do cenário.

(2) Vá levando gradualmente a campanha para esse lado.

(3) Claro, por que não?

(4) Literatura fantástica, por exemplo, especialmente pelo que diz respeito à hesitação sobre o que ocorreu ou não. Literatura gótica, também.

(5) Claro, por que não?
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Gun_Hazard em 14 Abr 2008, 12:24

O Torneco e o Khelben resumiram tudo sobre as perguntas vou só acrescentar minha opnião pessoal.

Ravenloft pode ser um diferencial legal para seus jogadores, eu considero sempre bom tentar jogar jogos ou temáticas diferentes, se o grupo realmente não gostar deixe de lado, mas neste caso eu dúvido muito.

Novamente reintero a dica de introduzir o Clima de terror aos pouquinhos (Inclusive isso aumenta a expectativa), pegue leve no começo e quando perceber que todo mundo pegou o clima do jogo, mande ver...

Sobre sistemas (3.5 e 4ªed) o cenário é completo por sí só as regras são irrelaventes, eu mesmo prefiro muito mais o livro básico do Ravenloft Dominios do Medo (AD&D) em vez do Ravenloft 3.0 (Claro que os gazetters (3.0), também tem muito material bom), as regras contidas neles são detalhes...

Eu não aconselho tirar todas as raças Fantásticas pois pode ser que voce sinta a necessidade de usá-las mais para frente então por enquanto simplesmente as ignore. Como? Fazendo os personagens não iteragirem com eleas por enquanto ou não visitando nenhum dominio que tenha muita influência das mesmas (Como por exemplo Sithicus ou Darkon).

Sobre ter em mãos um cenário simplesmente por gostar da leitura, se se bolso permitir vá em frente, eu mesmo tenho uns 5 cenários que eu adoro aqui em casa e nunca cheguei a narrá-los, curo somente a leitura a conhecer sobre eles...

PS: se voce for como eu e tiver problemas com a lingua inglesa e não conseguir ler livros importados eu sugiro que voce procure pelo Livro "Ravenloft, Dominios do Medo" (AD&D), eu prefiro ele até que o do 3.0 e as vezes voce acha ele muito barato (eu vendi o meu num leilão num Internacional por 30,00 Reais na época, só para sentir falta e comprar outro (Em outro Leilão no Internacional) por 35,00, levei um Preju de 20,00 mas levei junto um ótimo livro...)
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Mensagempor Torneco em 15 Abr 2008, 00:14

Uma questão interessante que você pode trabalhar com o cenário, que eu pelo menos nnca ouvi ninguém comentar a respeito, é a diferença de visão de mundo de quem nasceu e morou pra sempre no semiplano, e quem veio de fora. Deixa eu explicar.

Quem nasceu no lugar, conhece o lugar e sabe como o semiplano funciona, mesmo sem saber que ele é um semiplano.

Quem veio de fora, de início não conhece o mundo, mas, aos pucos, percebe que o lugar não é normal, e que tem algo sinistro rondando por aí. Sabe que não é um mundo normal. Ele tem como notar que certas coisas que acontecem com frequência no semiplano é algo bizarro demais, e pode usar isso ao seu favor pra mudar o mundo.

Espero ter conseguido passar direito a minha idéia.
Torneco

Mensagempor Cebolituz em 18 Abr 2008, 12:48

Obrigado pelas idéias pessoal! Foram de grande ajuda!

Agora vou encomendar meus livros. Que sites me recomendam? A Moonshadows é confiável?
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Madrüga em 18 Abr 2008, 13:33

Eu costumo comprar com eles, nunca me deram mancada.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Khelben Arunsun em 18 Abr 2008, 13:59

Também só compro via Moonshadows ou Dwarven Halls Book Store. Como a DH só trabalha com importados, vai na Monnshadows, que o Gordog é gente boa. :b
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Khelben Arunsun

Mensagempor Allefcapt em 18 Abr 2008, 16:00

Olá a todos,

CEBOLITUZ,
Antes de tudo quero lhe dar parabéns e boa sorte (Juntos são fundamentais) por voltar a jogar. Todas as vezes que vejo este esforço por parte dos amantes do RPG faço um brinde junto a minha tripulação.

Vamos lá. Quem sabe não posso contribuir com algo. :aham:

“A falta de experiência do mestre e dos jogadores.”
É comum Fique tranqüilo.
Passo 1: Isto jamais pode assustar jogadores ou mestre.

“ Um passo importante para que as nossas sessões estejam funcionando é que todos estão levando a sério os jogos.”

O raciocínio já começa correto.
O primeiro passo a meu ver é RESPEITAR as sessões, ou seja, os dias e horários.
O PLANEJAMENTO portanto, especialmente por parte do mestre deve ser criterioso neste ponto.

Desde já, aqueles que acreditam não se encaixar nestes horários, em prol do grupo, deverão participar de forma especial (Como importantes NPC’S) e jamais fazer parte da espinha dorsal do jogo.

“resolvi optar por Ravenloft 3.0 e mais um Nativos das Trevas.”

Excelente escolha.
Como todos são pouco experientes, procure centralizar o enredo em uma cidade única e não coloque personagens épicos do contexto histórico do jogo.
Com isto, o grupo acabará crescendo junto a própria mística do jogo.
Faça-os não serem nativos, assim como fiz com meus jogadores em AL-QADIM. Descobrir aos poucos os terríveis segredos de RAVEN será infinitamente mais divertido.

Vamos a suas questões:

1.Ravenloft possui suas facilidades quanto ao cenário. Com os dois livros você já pode construir toda uma campanha. A adaptação é simples e rápida. Todos os livros anteriores, desde os títulos do AD&D, servem como itens de consulta para o enredo. Não terá problemas. É um investimento relativamente pequeno e que dará bons resultados.

Mestro uma campanha em um cenário congelado desde a década de 90. AL-QADIM. Isto é excelente porque tenho uma mitologia própria, definida e bem construída. Posso trabalhar linhas temporais sem receio de novos cataclismos ou mudanças de enredo oficiais. (Mesmo tendo sempre a opção de ignorá-las)

2.Creio que a potencialidade dos seus jogadores, ou seja, na verdade dos indivíduos que estarão com você na mesa, só poderá ser observada ao longo da campanha. Na verdade o mais importante é tentar.

3.Esta é uma opção que eu sempre sigo. Sou até suspeito para falar sobre. Creio que neste caso, ficaria perfeito junto a jogadores sem tanta experiência. Se a proposta é fazer uma nova linha de interpretação, colocar estas opções como sendo raras, quase míticas é uma excelente saída. Ou melhor, bom começo.

4.Sim. O cenário é interessante e ao menos conhecerá a mitologia de um dos cenários mais antigos e históricos do D&D.

5.Acredito que todos os jogadores de D&D deveriam ao menos jogar uma aventura nele. Falo sempre isto aos que se apresentam na EIRPG. Experimentar sempre.

Boa sorte novamente.
Precisando, chame ao convés. :victory:

Um abraço,
"É o seu navio que faz o porto.
Lance ferros com sabedoria"

Diários do Capitão Allef: http://www.fotolog.net/allefcapt
Aventura: http://www.alqadim.blogger.com.br/index.html

"Todo o homem é culpado do bem que não fez." Voltaire
Allefcapt

Mensagempor kimble em 18 Abr 2008, 16:25

Comprei na Moonshadows o Promethean. Chegou rápido e ainda veio umas besteirinhas, como umas propagandinhas de D&D com um desenho de beholder.
Comprei dados d10 e o escudo de Exalted na quarta. Hoje o pacote já chegou aqui em Floripa e acredito que já tenha sido entregue em casa. Foram muito atenciosos e pacientes enquanto negociavam comigo os produtos.
Mas também conheço gente que teve problemas. Um grupo de amigos resolveu pedir livros fazendo um pacotão, que somava mais de 200 reais. Nunca receberam resposta para aquele e-mail.
Na média, eu confiaria, mas acompanharia o pedido quando eles te mandarem o número do envio.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Cebolituz em 18 Abr 2008, 20:50

Mooshadows foi muito rápida. Depositei o dinheiro as 14:00 de hoje, mandei o email de confirmação as 15:00, e já me responderam e antes das 17:00 já postaram o pedido e já me passaram os dados para rastreio.

Impressionante!
Imagem
Cebolituz

Voltar para Dicas & Ideias