NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Lector em 30 Abr 2008, 17:31

espero que essa restrição de multiclasse seja uma regra fácil de ignorar
Lector

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Fëanor em 30 Abr 2008, 22:46

espero que essa restrição de multiclasse seja uma regra fácil de ignorar

Não parece só facil, parece que está pedindo pra ser ignorada.
Simplesmente não afeta em nada o jogo. Apenas daria mais opções para o personagem com a vantagem de não se perder tanta coisa como era na 3.5.

A diferença principal, é que na 3.5 multiclasse de conjuradores é praticamente impraticavel. Só se tornou possivel graças as classes de prestigio.

Ex.:
Mago 15/Clérigo 5

Nivel máximo de magia de mago: 8
Nivel máximo de magia de clérigo: 3

Aplicando a regra da da 4e, o personagem poderia ter algumas magias de clérigo de nivel até 8, em troca de uma magia de mesmo nivel de mago. Em troca de 1 talento, claro.

Se talentos forem muito dificeis de conseguir, eu iria sugerir que se puderesse fazer essa troca sempre que o personagem evoluir um nivel da classe que ele quiser ganhar a habilidade.

Tirando a parte de poder fazer apenas multiclasse entre 2 classes, as regras apenas evoluiram em relação a 3e.
"Tomorrow will take us away
Far from home
No one will ever know our names
But the bards' songs will remain"

http://www.valinor.wikidot.com
Fëanor

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Gladius Dei em 30 Abr 2008, 23:07

Espera, mas ainda não tem a possibilidade de se comprar "X Training" (sendo X o nome da classe) para você ganhar alguns poderes EM ADIÇÃO aos o que você ganha normalmente?

Tinham dado a entender que multiclasse, você ganharia em adição alguns poucos poderes, mas sem perder os seus. Algo do tipo: um paladino 10 paga o talento para ter treinamento de warlord, e ao invés de ganhar todos os poderes do warlord, ganharia algo como um terço, ou metade dos poderes que ganharia por nível, e de níveis inferiores ao seu nível de personagem, como metade ou um terço do nível também.

Ao menos fiquei com esta impressão.
Inteligência é perceber que, daqui a dez anos, você será menos tolo.
Sabedoria, portanto, é compreender que você é um tolo agora.
Bom senso, por fim, é tentar não ser um tolo hoje.
- Desconhecido

(Gladius, tentando sempre ser menos tolo)

Gladius desencanou. Ele sabe quem ele é, o que faz, e o que foi feito à ele. Nada disso pode ser mudado. Procure uma contra-resposta, ela existe. Tenha um bom dia.

Imagem
Gladius Dei

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Fëanor em 01 Mai 2008, 01:05

Eu sei lá, acontece que eu não vi nenhuma regra que impessa a pessoa de evoluir como uma classe x niveis, e outra classe mais y niveis.

Adept Power
Prerequisites: Any class-specific multiclass
Benefit: Swap one daily power with one of multiclass **feats, 10th level**

Ok, isso permite você trocar um poder diario por um talento multiclasse.
Por exemplo, você tem um poder de cura 1/encontro.
Daí digamos que você pegue esse:
Arcane Initiate
Prerequisites: Int 13
Benefit: Wizard: Arcana skill, wizard power 1/encounter

Você então terá um poder de mago de level igual ao que você abdicou.
Agora você perdeu a sua cura 1/encontro e ganhou bola de fogo 1/encontro.

EDIT: embora não tenham dito nada, eu dei uma pesquisada e parece que realmente não existe multiclasse "de verdade" na 4e. Ou seja, nada de Clerigo 3/Ladino 3.
Far from home

Fëanor

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Deicide em 01 Mai 2008, 09:47

É mais ou menos assim:

- Antigamente: Clérigo 3/Mago 15. Tinha habilidades de Clérigo 3 e magias de Clérigo de até 2o. nível (Nível Conjurador 3), habilidades de Mago 15 e magias de mago até 8a. nível (nível de Conjurador 15).

- Agora: Você pode ser um Clérigo 18 com habilidades de mago ou um Mago 18 com habilidades de Clérigo. Vamos pegar o segundo caso, por exemplo. Você teria habilidades de Mago 18, 18o. "nível de conjurador" e magias de Mago 18. Contudo, você teria habilidades básicas de Clérigo, é considerado Clérigo para comprar Talentos e Paragon Paths e tem "nível de conjurador 18" para habilidades de Clérigo. Com outros Talentos, pode substituir algumas das habilidades de Mago por outras de Clérigo.

Basicamente, Multiclasse agora consumirá TALENTOS ao invés de "níveis de Classe", e para todos os propósitos, sua segunda "classe" é o mesmo nível da primeira, exceto que você não tem automaticamente todas as habilidades dela.

Personagens "puros" ainda terão vantagem pois terão mais Talentos disponíveis do que os multiclasse.
Há incontáveis séculos, houve um reino, Eussey-lah seu nome, que se estendeu por todas as terras do mundo conhecido. Esse tempo acabou quando o rei-destino, Khem, enlouqueceu e quase levou o mundo à ruína. Sete heróis e um oráculo o impediram.

Desde então, grandes heróis e vilões têm mantido o mundo girando a cada geração.

Deicide

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Styker em 01 Mai 2008, 11:35

Porém como talentos parecem ter menos importância e servir mais pra esse tipo de customização então acho que talvez até valha a pena... como eu disse antes, é esperar o conjunto todo da obra para poder dizer alguma coisa.
Imagem
Homens de Verdade não precisam de justificativa para matar coisas – a necessidade é óbvia.
Styker

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Fëanor em 01 Mai 2008, 12:03

Ok, mas não tem como analizar se é pior ou melhor sem antes ver como vão ser os poderes da classe.
Porque, digamos, se o mago ganha 5 poderes no nivel 1, eu posso querer pegar 1 nivel de mago, ganhar esses 5 poderes e depois evoluir todo o resto como guerreiro. Pode ser que fazer isso valha mais a pena, poir eu não sacrificaria nenhum dos meus poderes de guerreiro.
Far from home

Fëanor

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Elven Paladin em 01 Mai 2008, 13:45

Restrição ao Multiclasse? Perícias de classe obrigatórias? Isso parece AD&D.

E, estranho eles "restringirem" o multiclasse. Eles já sinalizaram, no Tome of Battle, que havia maneiras mais razoáveis de lidar com isso, especilamente para Casters ( para quem não se lembra, um Blade Caster avançava seus níveis em 1/2 ao fazer multiclasse ).
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Fëanor em 01 Mai 2008, 14:26

É que permitir mais\de uma classe adicional pode tornar o personagem forte demais. Mas isso só o tempo dirá.

Eu ainda não sei se gostei muito dos Paragon Path. Acho eles muito bons para dar mais opções aos personagens, por outro lado não acho eles bons substitutos para Classes de Prestígio.
Far from home

Fëanor

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Cebolituz em 01 Mai 2008, 14:56

As imagens dos livros e a qualidade parecem estar impecáveis. Mas creio que iremos lamentar muito os preços dos livros quando forem lançados no mercado brasileiro.

E eu gostei da imagem do Dragão Branco de Olhos Azuis! XD
Imagem
Cebolituz

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor AKImeru em 01 Mai 2008, 16:27

E eu gostei da imagem do Dragão Branco de Olhos Azuis!

E você acaba de ativar minha carta-armadilha!

Quanto as restrição de multiclasse: BOOO-RNS, BOOO-RNS!
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Torneco em 01 Mai 2008, 17:03

Eu achei interessante a idéia de multiclasse proposta. Normalmente, quando você pensa em fazer multiclasse, é para pegar apenas alguns poderes da outra classe, nada muito avançado. Desse jeito, você pode pegar alguma coisa sem prejudicar sua progressão principal.
Torneco

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor ShinRyuu em 01 Mai 2008, 22:14

Espera, mas ainda não tem a possibilidade de se comprar "X Training" (sendo X o nome da classe) para você ganhar alguns poderes EM ADIÇÃO aos o que você ganha normalmente?

Até onde eu vi, os talentos básicos da multiclasse dão algumas features ou um poder da classe, mas não é regra geral, depende do talento. Na fase paragon, você pode optar por pegar poderes da outra classe em vez de poderes de paragon, aí sim são em adição aos da classe.

EDIT: embora não tenham dito nada, eu dei uma pesquisada e parece que realmente não existe multiclasse "de verdade" na 4e. Ou seja, nada de Clerigo 3/Ladino 3.

Bem, se você chama isso de multiclasse "de verdade", realmente, não existe.

Deicide resumiu bem o esquema.

Porque, digamos, se o mago ganha 5 poderes no nivel 1, eu posso querer pegar 1 nivel de mago, ganhar esses 5 poderes e depois evoluir todo o resto como guerreiro. Pode ser que fazer isso valha mais a pena, poir eu não sacrificaria nenhum dos meus poderes de guerreiro.

Não é bem assim. A progressão de poderes é igual pra todas as classes, então esse tipo de esperteza não rola. Você começa com 2 poderes à vontade, 1 de encontro e 1 diário. Depois, ganha 1 utilitário, mais tarde mais 1 de encontro, e daí por diante. Eu fiz uma tabela disso poucas páginas atrás.

O que vai definir qual a tua classe principal serão mais os bônus de defesas, PVs (inclusive surtos de recuperação), proficiências e perícias.

Perícias de classe obrigatórias? Isso parece AD&D.

Não acho. Na prática, Identificar Magias e Concentração eram obrigatórias pro mago 3.x. Sim, você podia optar por não tê-las, mas ia se lascar. Identificar Magias no 3.x é parte intrínseca à vida do mago: necessária pra aprender magias, escrevê-las no seu livro etc. Não fazia sentido não tê-la, mas era possível, e isso pra mim era incoerente. Da mesma forma, era estranho o ranger ganhar Rastrear de graça mesmo que não treinasse Sobrevivência. Pior ainda o ladino ter Trapfinding sem ser treinado em Operar Mecanismo, pois pelo menos Sobrevivência não requer treinamento pra se usar, mas Operar Mecanismo sim. Eu acho mais consistente que a classe dê treinamento automático nas perícias pertinentes mas deixe a maioria à escolha.

Dito isso, tem muita coisa boa em AD&D que vale a pena resgatar. Não acho que comparar com AD&D seja necessariamente negativo. A apresentação simplificada dos monstros me lembra muito as edições anteriores à terceira. A diferença é que a construção dos monstros da 4e segue critérios bem mais bem-definidos, com margens numéricas bem testadas. A 3.x seguiu muito pro simulacionismo, viram que não deu certo, e voltaram ao estilo original com o benefício das lições aprendidas durante esse flerte com a simulação. Agora, vai ficar bem jogável como a 2e, mas também bem embasado como a 3.x.

E, estranho eles "restringirem" o multiclasse. Eles já sinalizaram, no Tome of Battle, que havia maneiras mais razoáveis de lidar com isso, especilamente para Casters ( para quem não se lembra, um Blade Caster avançava seus níveis em 1/2 ao fazer multiclasse ).

Nisso eu concordo. Ainda não enxerguei a necessidade da restrição.

É que permitir mais\de uma classe adicional pode tornar o personagem forte demais. Mas isso só o tempo dirá.

Não acho. Se tem que pagar um talento pra cada coisa, e os poderes você troca em vez de pegar a mais, o máximo que vai acontecer é o personagem perder foco e ficar fraco.
ShinRyuu

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Kinn em 01 Mai 2008, 22:53

2 coisas que não gostei até o momento do 4E então registradas: paragons tiers e multiclasse... :evil:

Mas considerando todas as benesses, ainda os pros ganham de longe dos contras...
Kinn

NOTÍCIAS D&D 4ª Edição

Mensagempor Elven Paladin em 01 Mai 2008, 23:16

Não acho. Na prática, Identificar Magias e Concentração eram obrigatórias pro mago 3.x. Sim, você podia optar por não tê-las, mas ia se lascar. Identificar Magias no 3.x é parte intrínseca à vida do mago: necessária pra aprender magias, escrevê-las no seu livro etc. Não fazia sentido não tê-la, mas era possível, e isso pra mim era incoerente. Da mesma forma, era estranho o ranger ganhar Rastrear de graça mesmo que não treinasse Sobrevivência. Pior ainda o ladino ter Trapfinding sem ser treinado em Operar Mecanismo, pois pelo menos Sobrevivência não requer treinamento pra se usar, mas Operar Mecanismo sim. Eu acho mais consistente que a classe dê treinamento automático nas perícias pertinentes mas deixe a maioria à escolha.

Aqui vem um problema que passei a ver em D&D desde que mestrei d20 Modern: A pouca modularidade das classes ( exemplo de classes modulares? Star Wars: Saga e d20 Modern ). Vincular uma perícia a uma classe não é algo que me agrada, e repetir esse problema adicionando agora a obrigatoriedade de ter tal perícia é algo que me agrada menos ainda.

Dito isso, tem muita coisa boa em AD&D que vale a pena resgatar. Não acho que comparar com AD&D seja necessariamente negativo. A apresentação simplificada dos monstros me lembra muito as edições anteriores à terceira. A diferença é que a construção dos monstros da 4e segue critérios bem mais bem-definidos, com margens numéricas bem testadas. A 3.x seguiu muito pro simulacionismo, viram que não deu certo, e voltaram ao estilo original com o benefício das lições aprendidas durante esse flerte com a simulação. Agora, vai ficar bem jogável como a 2e, mas também bem embasado como a 3.x.

Eu creio que você já notou, mas caso não tenha notado: Eu sou um simulacionista inventerado. :b

Nisso eu concordo. Ainda não enxerguei a necessidade da restrição.

Eu até veria sentido em não usar o mesmo sistema do Tome of Battle baseado no argumento que algum espertinho teria níveis em 7 classes e avançaria em uma só dela, tendo dezenas de habilidades ( fracas ). Porém, esse mesmo problema é resolvido com o avanço em uma ou duas classes.
"Eu não sou católica, mas considero os princípios cristãos - que tem suas raízes no pensamento grego e que, no transcorrer dos séculos, alimentaram todas as nossas civilizações européias - como algo que uma pessoa não pode renunciar sem se aviltar" Simone Weil

When you decide to grant power to government, start by thinking "What powers would I allow the government to have over me if I knew that my worst enemy in the world was going to be in charge of this government?" - Hastings & Rosenberg.
Elven Paladin

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários