[OGL] Tormenta - o que você gosta e o que você odeia

Venha trocar idéias sobre os mais variados sistemas de RPG e seus cenários.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Corvo da Tempestade em 20 Mai 2008, 19:33

Sobre a dificuldade dos nomes: bem se você pensar que há uns 20 anos atrás (ou menos) nomes como: Seya, Tamoyo, Sakura, etc causariam espanto, não é difícil imaginar que se a Russia fosse país dominante, seus nomes não seriam estranhos.

Sobre a tal Tina Tirocerto: eu particularmente gosto dos nomes em sua linguagem original, ou seja, nomes em inglês para FR, por exemplo, e em português para Arton. (Não estou defendendo o "movimento viva Brasil" - já usei durante muito tempo o nick de storm crow :sobrancelha: ) Como disse não é o nome dela que me intriga, e sim, o que ouvi falar dela (Reafirmo: ouvi falar. Nunca li nada a respeito da personagem). E outra coisa, "Tirocerto" e o nome da família ou um "título"?
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Bini em 20 Mai 2008, 19:52

Na personagem eu não sei.. , mas no Brasil, Tirocerto é um sobrenome. Não tão comum quanto o nosso Silva, Moreira, Pereira, Pessoa... etc.

O ridiculo é que a personagem parece ser uma pistoleira centaura (pqp) aí é que está o tosco. Ela sozinha já seria o conjunto cowboy aiuahiuahuihaiu.
"Buscar a perfeição é a tolice de muitos, amá-la é a escolha de poucos, ser percebido por ela é a realização de um!"
Bini

Mensagempor Youkai X em 20 Mai 2008, 20:08

uma centaura COWBOY!?!?! Queo ver o que eles usaram pra jutificar isso.

Ah, Luminus, fala sério (aquela linguagem bem podre de adolescente), nenhum dessesnomes ficaria bom num personagem de mundos de fantasia heróica. Só se o nome soar além do português, que não soe tão português ou brasileiro.
Youkai X

Mensagempor Luminus em 20 Mai 2008, 20:26

Youkai,

Chico-picadinho é o melhor nome que eu conheço para um maníaco homicida... é o Jack, O Estripador dos trópicos... nem tem como não morrer de medo de um mito com um nome desses...

E!
Luminus

Mensagempor Youkai X em 20 Mai 2008, 20:34

Mas ainda asim não consigo imaginar um sujeito desses num mundo de fantasia heróica, e muito sombria ou de qualquer tipo, só se fosse um mundo focado num Brasil interiorano fantástico.
Youkai X

Mensagempor Luminus em 20 Mai 2008, 20:45

Tsc, que pena... no dia em que você topar com um paladino chamado Vital, ou com uma caçadora chamada Anita, talvez mude de idéia...

O interessante dessa discussão é que fica muito evidente o fascínio da língua estrangeira nas pessoas. Nos jogos norte-americanos (ou nos jogos com diálogos em inglês) os nomes e termos atraentes são aqueles em línguas latinas (contra, alma, cobra, zero...) ou de outro modo "exóticas"... quando é em inglês, eles meio que desdenham também, e tem até umas expressões depreciativas em inglês, como "Filthy McNasty", que seria algo como "João Sujão" para a gente.

A grama deve ser mais verde no quintal do vizinho mesmo... ou sei lá.

E!
Luminus

Mensagempor AKImeru em 20 Mai 2008, 20:49

Eu ainda acho TINA TIROCERTEIRO um nome imbecil. Pensem nisso: Uma Cenataura com nome de vaqueira que é uma cowgirl. Eu consigo pensar em um conceito melhor no banheiro, como José Perele, o Meio Homem-Meio Saci que galopa uma mula sem cabeça e possui três olhos, um no meio do peito. Okay talvez não tenha sido melhor, AINDA É MAIS INTERESSANTE QUE UMA MEIO MULHER MEIO CAVALO ATIRANDO POR AI EM PESSOAS.

E parem de falar TINA TIROCERTO, está errado.

E outros, muitos outros, mostram que a língua portuguesa tem nomes para todos os gostos e desgostos. Desmerecer um Silva é desmerecer um Tiradentes, zombar do Pessoa é zombar do Négo; retirar mérito de um sobrenome como Tirocerteiro, Tirocerto, Tirerrado ou sei lá o quê é esquecer de nossos Villaverde, Soares, Silvino, Alvim, Mesquita, Lousada...

TINA TIROCERTEIRO é um nome radicalmente diferente de Santos Drumont e você sabe disso,
AKImeru
Coordenador da seção de Card Games, Wargames e Miniaturas

Mensagempor Luminus em 20 Mai 2008, 20:54

Oda,

Ao que me parece, tua cisma com o nome é a lembrança que ele te traz... só de imaginar uma "personagem" dessas aí, a minha imaginação ativa o "super emergency shutdown preventer of reality collision" e bota o filme do pôr-do-sol em floripa pra eu ver...

... agora, se "tiro certeiro" fosse algo que te fizesse se lembrar de uma música do Chico Science e Nação Zumbi (como é o meu caso), provavelmente vc reagiria de forma diferente AO NOME.

Coisas da vida.

E!

"Tiro Certeiro, é de tiro certeiro, como bala que já cheira à sangue... quando o gatilho é tão frio, quanto quem tá na mira... pum!, morto: ê, foi certeiro, ó se foi, ahhh..."
Luminus

Mensagempor Youkai X em 20 Mai 2008, 21:06

Tsc, que pena... no dia em que você topar com um paladino chamado Vital, ou com uma caçadora chamada Anita, talvez mude de idéia...

Mas Vital e Anita ainda não são nomes que eu vejo como exclusivamente brasileiros. Ainda vconseguriachar uma italiana ou uma espanhola/hispânica chamada/apelidada Anita.

Agora compare esses nomes com coisas como Eriosvaldo ou Virgulino, Severino, Francisco Mendes ou as traduções da Devir pr personagens da 4E (Junquilho, Vaubrilho).

O interessante dessa discussão é que fica muito evidente o fascínio da língua estrangeira nas pessoas. Nos jogos norte-americanos (ou nos jogos com diálogos em inglês) os nomes e termos atraentes são aqueles em línguas latinas (contra, alma, cobra, zero...) ou de outro modo "exóticas"... quando é em inglês, eles meio que desdenham também, e tem até umas expressões depreciativas em inglês, como "Filthy McNasty", que seria algo como "João Sujão" para a gente.

isso incluria também os RPGs japoneses XD ? Depois deles alguns nomes em português ficaram até mais acewitáveis, mas ainda assim são só os nomes mais comuns e genéricos desses locais, e não os Severinos, Eriosvaldos e Junquilhos Vaubrilho.
Youkai X

Mensagempor Cebolituz em 20 Mai 2008, 21:13

Chico-picadinho...

Gostei da idéia...

XD
Imagem
Cebolituz

Mensagempor Luminus em 20 Mai 2008, 21:15

1. não existe nome "exclusivamente brasileiro"... tá, talvez entre os índios exista, mas nos termos dessa discussão aqui, não existe. Vital é um caso clássico de adjetivo (?) substantivado, uma coisa que não era nome e virou nome. Antero é outro nome "raro", mas como tem uma sonoridade considerada bacana, as pessoas aceitam melhor.

Agora, você virar e dizer que Virgulino, Severino, etc são "nomes ruins", não me leve a mal, mas me parece preconceito contra o nordeste brasileiro. O que me diz, então, de Ariano? Epitácio? Aroeira? Angico? São todos nomes relativos ao nordeste... por acaso, são desprovidos de sonoridade?

2. Você virar e dizer que certos nomes brasileiros ficarem mais aceitáveis após sua débuté (??) em RPG's japoneses mostra o quanto vc dá mais valor ao trabalho estrangeiro que ao nacional... sugiro que vc aprenda um pouco mais sobre os heróis da nossa literatura, especialmente Macunaíma :) e também sobre os autores, como Euclides da Cunha.

E!
Luminus

Mensagempor Corvo da Tempestade em 20 Mai 2008, 21:36

Oda,

Ao que me parece, tua cisma com o nome é a lembrança que ele te traz... só de imaginar uma "personagem" dessas aí, a minha imaginação ativa o "super emergency shutdown preventer of reality collision" e bota o filme do pôr-do-sol em floripa pra eu ver...

Concordo.

Acho que uma centaura...bem o que levou a ela adotar essa "profissão" tão perigosa e exótica (até mesmo para os padrões de Arton).

Se "Tirocerto" for um título até vai. mas se for "nome de batismo" ai e muito rídiculo (assim como chamar um filho de "máscara da morte" )
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Mensagempor Youkai X em 20 Mai 2008, 21:43

T, vou ler então Macunaíma e os Sertões (o do Euclides da Cunha). mas ainda assim duvido que mude minha opinião em questão aos nomes.

É, nomes que soam muito noprdestinos ou interioranos não me entram ainda em mundos de fantasia, assim como nomes caboclos ou nomes em tupi. E não, nomes nipônicos também não me entram em cenários fantásticvos no geral, exceto aqueles específicos no Japão feudal.

Agrora, um nome desses de origem nordestina ou nortista cairiam bem em um jogo como aquele dos bandeirantes, não?
Youkai X

Mensagempor Corvo da Tempestade em 20 Mai 2008, 21:48

E não, nomes nipônicos também não me entram em cenários fantásticvos no geral,

Não tem um tal de "Mako alguma coisa" em Arton... :roll:
Corvo da Tempestade

Mensagempor Luminus em 20 Mai 2008, 22:01

Que isso, cara!!! Olha só essa lista:

I-Juca-Pirama
Belmiro, O Amanuense
Narcélio Garrincha
Cecília & Clarice (uma dupla de gêmeas feiticeiras?)
Torquato, Neto de Alphonsus
Sousândrade, o Araripé

E, o melhor nome de paladino jamais criado: AUGUSTO DOS ANJOS... claro, menção honrosa para CYRO DOS ANJOS.

E!

"Não tenho sentimento nenhum político ou social. Tenho, porém, num sentido, um alto sentimento patriótico. Minha pátria é a língua portuguesa."

- Fernando Pessoa
Luminus

AnteriorPróximo

Voltar para Sistemas e Cenários