Sellous escreveu:Pelo que entendi até agora, os 20 níveis da 3 edição foram destrinchados em 30 níveis na 4. Monstros épicos tiveram seu poder reduzido e enquadraram os últimos 10 níveis como se fossem épicos. O conceito de épico da terceira edição (com feats mega apelativos e no sense) não existe nessa nova edição. Virtualmente, um personagem de 30 nível na antiga edição é muito mais forte. Algo equivalente ao 45 nível. Aliás, essa comparação nem deveria ser feita. É mais fácil realmente terminar sua campanha no antigo sistema.
Dentro da proposta dos livros da 4ed eles se encaixam perfeitamente com a minha idéia inicial para final de campanha no level 30. Os personagens vão ter exatamente o nível de poder que eu gostaria que eles tivessem.
E realmente não quero mais usar a 3.5, são muitas razões para não usar contra poucas para usar. O Barbáro é o menor dos problemas do grupo. O Druida é um problema, mas efetivamente vou considerar adaptar ele para ver se conseguimos criar uma classe. Ainda temos tempo antes de começar a campanha efetivamente então vamos ver no que dá.
É muito longo para o mestre criar coisas. Já as batalhas são 8 ou 80. Ou rápidas demais, ou infinitamente demoradas. Já na nova edição,
aparentemente o negócio se inverteu. Fica rápido para o mestre, e devagar para os jogadores. (dano menor, monstros com mais pvs e todas as classes com poderes?

)
A geração de tudo no D&D 4 está bem mais fácil. Além de termos ferramentas que anteriormente não eram sugeridas. Minions por exemplo se encaixam perfeitamente com a campanha que estou usando ontem volta e meia os jogadores se confrontam com hordas de inimigos. Lembro que na última aventura eu tive que jogar hordas de NPCs contra meus PCs em um momento final e foi um dos combates mais complexos que eu já mestrei. No fim das contas eles matram quase 50 NPCs, muitos deles extremamente fracos, mas ficaram com uma sensação de ter participado de uma batalha. Eu queria ver isso feito de uma forma mais fácil e lógica e me parece que a 4 ed permite isso muito bem, pelo menos até onde eu li achei excelente e que cai bem como que eu quero.
Concordo, eu acho que o trabalho que ele vai ter vai demandar muito mais tempo e esforço do que terminar a campanha no 3.5 mesmo.
Ai eu já discordo. Balancear uma aventura de level 15+ na 3.5 é um caos. Sem brincadeira tem vários poderes que você tem que considerar, meios que os jogadores podem simplesmente ferrar uma aventura que se torna um exercício mental prever e previnir tudo. Até agora onde eu li na 4 ed isso está bem mais fácil de se administrar até pela necessidade de um ritual para algumas magias, que normalmente eram as coisas mais game breaking.