Já que ninguem posta, lá vou eu de novo...rs
(bando de desanimados

)
Rocky Balboa
Da minha parte houve pouco entusiasmo quando fiquei sabendo que este filme seria feito. "Caça-níqueis" foi a primeira palavra que me ocorreu e nem sabia ao certo se iria ver Stallone humilhar seu próprio personagem, fazendo um filme tentando reerguer-se através de um velho (sem ambiguidades) personagem. Depois do filme lançado as críticas pareciam boas, e fui entusiasmando um pouco mais. Fui ao cinema esperando um filme 2 estrelas e acabei vendo este filmaço!
A história do filme todos conhecem, então vamos direto ao ponto.
Filme volta às origens dos dois primeiros filmes da série e se foca no seu personagem principal, problemas pessoais e conflitos. E o filme é muito bom nisso. Retratando Rocky Balboa sem exacerbação, com humildade e sensibilidade, o roteiro faz uma verdadeira jornada pelo que passou o boxeador nos últimos anos que nãoa companhamos sua vida e, mais do que nunca, mostra como ainda tem uma inquietação, uma infeliciade não-explícita e ainda sofre com a morte de sua ex-esposa. A história do filme é boa, mas nada de fantpastico, algo que não poderia se esperar deste filme.Temos cenas clássicas de todos os filmes da série, como o treinamento para se aperfeiçoar. No entanto, não a subestimem, ela tem sua consistência e trás um grau de fideldignidade a esta história que poderia ser tão surreal. Os diálogos são surpreendentemente bons, e totalmente adequados a cada personagem. Rocky por exemplo,têm dificuldade com as palavras mas mesmo asism esforça para se expressar, e o roteiro vai muito bem na criação das falas para este e outros personagens. Sem dúvida, no mínimo um BOM roteiro de Stallone.
O destque porém, vai para a atuação FANTÁSTICA de Stallone. Não é exagero. Stallone demonstra de uma forma cuidadosa todos os sentimentos e confusões de seu personagem. Trata-o com o extremo respeito que merece e usa de recursos sofisticados na atuação como rápidos olhares e expressões corporais sutís, como cabeça deslocada, lábio retraído, ombros encolhidos, passo vacilante, etc.
Tudo isso muito bem ultilizado de acordo com a ocasião, muitas vezes várias pequenas expressões físicas que deixam Rocky EXTREMAMENTE real, palpável e humano. Seu trabalho de voz tb é muito bom. Soa engasgado (não forçadamente) quando prestes a ficar emocionado, voz tensa, calma, enfim.. é ver pra crer.
Não esperava uma atuação de Stallone que igualasse sua performace no primeiro filme nunca mais. Pois neste ele ainda a superou um pouco.
Mais uma característica louvável é conceder um tremendo carisma ao personagem truculento e ignorante que ainda por cima neste filme faz a ousadia (ou pateticidade) de voltar a lutar já em uma idade bem avançadad para o boxe. Seria fácil trasformar Rocky em uma figura caricata ou que só funciona devido a nostalgia dos outros filmes, mas Stallone consegue compor muito bem a ponto cativar tanto quanto, ou mais, que os demais filmes da série.
Em síntese, é um filme muito bom, sobre um ex-boxeador, sobre um homem, sobre ícone e sobre um pouco que ele tem de cada pessoa. Não espere ver cenas de luta como nos últimos Rockys (apesar da única sequência de luta do filme ser de fato muito boa), pois o filme preza pelo respeito ao seu personagem e não um clímax cinematográfico. É um grande filme que não deve ser perdido, seja por fãs do Rocky ou não.