Penn & Teller sobre a Bíblia (parte 1, 2 e 3 - com legendas):
http://br.youtube.com/watch?v=akYvX2u2tt8
http://www.youtube.com/watch?v=5pUtdH_j27k
http://br.youtube.com/watch?v=iQfoD__Z5tM
BULLSHIT!
Moderador: Moderadores
Qualquer discussão sensata sobre cristianismo tem de OBRIGATORIAMENTE partir do pressuposto de que a Bíblia não é literal.
Religião é uma coisa a ser aplicada e não apenas discutida, embora caiba aí a troca de experiências e concepções sobre qual é a melhor forma de praticá-la sem "errar" muito no que diz respeito aos objetivos iniciais da coisa toda, como harmonizar a vida em sociedade, com a natureza e buscar respostas aos questionamentos comuns de todas as pessoas.
O problema dessa discussão de quem tá certo, quem tá errado é que sempre se chega à um beco sem saída.
Não há como se provar que Deus existe, nem que não existe.
“Muitos indivíduos ortodoxos dão a entender que é papel dos céticos refutar os dogmas apresentados – em vez de os dogmáticos terem de prová-los. Essa idéia, obviamente, é um erro. De minha parte, poderia sugerir que entre a Terra e Marte há um pote de chá chinês girando em torno do Sol em uma órbita elíptica, e ninguém seria capaz de refutar minha asserção, tendo em vista que teria o cuidado de acrescentar que o pote de chá é pequeno demais para ser observado mesmo pelos nossos telescópios mais poderosos. Mas se afirmasse que, devido à minha asserção não poder ser refutada, seria uma presunção intolerável da razão humana duvidar dela, com razão pensariam que estou falando uma tolice. Entretanto, se a existência de tal pote de chá fosse afirmada em livros antigos, ensinada como a verdade sagrada todo domingo e instilada nas mentes das crianças na escola, a hesitação de crer em sua existência seria sinal de excentricidade.”
O vídeo do Penn e Teller não prova nada
Acho válido desconsiderar partes da Bíblia e considerar outras. O cientista, que sabe da importância de alimentar a espiral ascendente do conhecimento e de atualizar conceitos, deveria valorizar o cristão que sabe fazer isso, e não ridicularizá-lo. Se a Bíblia é um livro que não tem um único autor, mas a gente assume que ao menos uma boa parte deles realmente acreditando em contribuir para a cristalização da palavra de deus, é válido que continuemos escrevendo seus textos sagrados, e, principalmente, reescrevendo.
Religião é uma coisa a ser aplicada e não apenas discutida, embora caiba aí a troca de experiências e concepções sobre qual é a melhor forma de praticá-la sem "errar" muito no que diz respeito aos objetivos iniciais da coisa toda, como harmonizar a vida em sociedade, com a natureza e buscar respostas aos questionamentos comuns de todas as pessoas.
EM VERDADE VOS DIGO: ateu militante é tão chato quanto crente evangelizador.
Prova que a Bíblia é BULLSHIT oras.
Afinal, está errada historicamente, está errada conceitualmente, apresenta gritantes contradições (e aquelas foram só pouquissimas das CENTENAS), além de defender o assassinato, estupro, sacrifício ritual e outros valores nada bacana. É como eles dizem, tem trechos isolados que dão bons quotes
mas o livro em sí é uma porcaria tanto como literatura, como guia de conduta.
É, mas tem alguns problemas aí:
1- Deus não existe. Isso já acaba com o que vc disse...
A ciência, a filosofia e praticamente qualquer outra coisa faz esse papel de maneira muito mais eficiente e sem os efeitos colaterais, a meu ver inaceitáveis, da religião.
O vídeo não prova que a Bíblia é bobagem. Apenas demonstra argumentos (que eu aceito e com os quais eu concordo) contra a idéia de que o texto da Bíblia é literal.
Não é verdade que não é boa literatura. Leia Jonas. Xorulítrus de dar risada.
Deus como o conceito de todas as forças que, em conjunto, de forma consciente ou não, criaram e, de certa forma, regulam a existência, por que não?
Sampaio, religião também é filosofia.
Então me prova que existe o mundo das idéias.
Aliás, prova que ELE existiu. Se não conseguir, eu vou assumir que o filósofo é uma invenção imbecil e que qualquer contribuição creditada a ele para o gênero humano é BULLSHIT. Não soa ignorante?
2- "desconsiderar partes da Bíblia e considerar outras" é uma prova de que o livro não deveria ser sagrado e muito menos considerado resultado da "inspiração divina"
Demonstra, também, que algumas das práticas e condutas que eram comuns no mundo antigo não funcionam mais (mas, por isso mesmo, caíram no desuso completo. Deveriam sim ser retiradas do texto. Reeditar a Bíblia resolveria muitos problemas, e não seria nenhuma heresia.)
Deus como um homem barbudo gigantesco sentado num trono de nuvens observando o mundo que ele criou lá de cima? Concordo, não existe motivo nenhum pra crer nisso. Deus como o conceito de todas as forças que, em conjunto, de forma consciente ou não, criaram e, de certa forma, regulam a existência, por que não?
Se vc chamada de Deus a natureza, ou o conjunto de leis da física, química et cetera, que regulam nosso mundo, então concordo, claro. Mas prefiro chamar a natureza de natureza, já que não encaixa nessa idéia qualquer necessidade de um ser superior
logo vc tb deveria chamar de natureza
2- "desconsiderar partes da Bíblia e considerar outras" é uma prova de que o livro não deveria ser sagrado e muito menos considerado resultado da "inspiração divina"
Mas aí levanta várias questões interessantes, por exemplo, se a bíblia "é a palavra de deus", não perderia a validade ao ser editada por homens? Se fosse realmente a palavra de um deus, ela precisaria ser editada para corrigir seus problemas? Se os homens têm uma capacidade de julgamento moral melhor do que o que há na bíblia - afinal, podem editar seu conteúdo e torná-lo melhor - então qual a utilidade, que dirá a necessidade, dela em primeiro lugar?
A diferença é o "consciente ou não". Nenhum de nós tem provas e/ou argumentos para afirmar que não existe, realmente, algum tipo de "mente" ou "razão" maior (apenas no sentido de que extravasa a percepção humana) que guia os processos naturais, sem necessariamente rompê-los, distorcê-los ou recriá-los a qualquer momento, como se o universo tivesse algum tipo de cheat mode.
Não acho. Um livro que começou a ser escrito por homens pode continuar sendo escrito por homens. O que vocês caracterizam como "inspiração divina"? Seria um acontecimento que nunca mais vai acontecer? E como exatamente aconteceria? Na minha concepção, aliás, o grande defeito da Bíblia é que ela nunca foi atualizada nesse tempo todo. E não se menosprezem tanto assim. Não precisa de um bispo, um santo ou uma pessoa pretensamente superior pra fazer algo sagrado. O importante é a mensagem e suas conseqüências nas atitudes coletivas dos homens. O que há de errado, por exemplo, no amor incondicional pelo próximo? Isso poderia, sim, estar em qualquer outro livro, em qualquer outro contexto. Mas é um valor que me parece valer a pena considerar sagrado (sem querer ser emo).
Eu continuo dizendo que é um erro condenar a religião pelas cagadas das igrejas em geral (e são muitas - tanto as igrejas quanto as cagadas), e que, pela argumentação que eu vi até agora, é isso que está acontecendo.
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes