Ignoraram sumariamente meu post e voltaram para o "meio-termo é o ideal" ou "devemos é tentar aprender um com o outro, não mostrar que o outro está errado".
Como eu odeio demagogia, permitam-me dizer que isso é lindo, muito lindinho. Mas estúpido e sem sentido.
Não tenho nada a aprender com o ponto de vista religioso, e pq teria? É simples: eles acreditam em coisas que não existem, sustentam seus princípios e vida nestas coisas imaginárias, foram enganados por outros e tentam levar outros mais para o mesmo caminho, além é claro, de ser uma postura que atrapalha a humanidade essa de acreditar em coisas e não questiona-las.
Repare que nada disso sequer tem a ver com Igreja. A simples crença em dogmas já é tudo isso que descrevi.
Apontei vários pontos relevantes apenas nos últimos posts (sequer preciso lembra-los do resto do tópico inteiro), que, quando convenientes, são ignorados. Daí partem pra atitude reconciliadora.
Não quero atitude reconciladora. Pelo mesmo motivo que vc não vai querer chegar num meio termo com um cara que acredita que os judeus devem ser mortos e os arianos são uma espécie superior.
Vc pode estar disposto a debater mas, depois de ver que o ponto de vista dele não se sustenta e tudo indica que vc está certo, não motivo para aceitar qualquer oferta de meio-termo ou "temos o que aprender com o ponto de vista deles". Temos o escambau!
Se vcs fossem congelados e acordassem no futuro, num mundo aonde a maioria das pessoas acreditam que o Scooby-Doo na verdade era um cachorro falante que existiu, era um símbolo dos deuses e um ser sagrado de sabedoria, reencarnado na forma animal + home para nos mostrar a humildade e o caminho da temerança, e que o Salsicha representava o anacronismo do mau, o glutão e devorador que o Soocy só aceita devida a sua eterna bondade e sabedoria.
Suponham que vcs despertem nesse mundo absurdo, e vcs sabem o que besteira eles estão fazendo. na verdade qualquer pessoa que
pensar, mesmo nesse mundo, poderá deduzir a besteira que é, já que não há indícios que ele seja mas do que um desenho e na verdade até sabem quem o produziu e pq. Muitos combatem essa idéia idiota e absurda, ainda mais pq ela gera assassinatos em massa, ódio, pessoas fanáticas que fazem sacríficios por Scooby-Doo, que proibem coisas por ele, que gera preconceito e descriminação e que faz as pessoas viverem suas vidas baseadas nas tolas falas do desenho como se fossem os ensinamentos inquestionáveis de um ser divino.
Caramba, é assim que me sinto. É assim que qualquer pessoa que pense se sente. Não tenho nada a aprender com essa bobagem, os valores de "amar o outro" e blabla são facilmente dedutíveis como algo bom, e não precisam dessa idéia primitiva e imbecil para sustenta-la. Não é desculpa ara existir religião ou o pensamento religioso.
Eu já fiz um enorme post sobre isso mais atrás.
Vcs, preguiçosos, que não leram nem querem ler, que não querem saber de nada na verdade, apenas martelar seu ponto, ou que simplesmente não Lêem mas simplesmente querem continuar a debater, por favor, LEIAM:
Se esses valores viessem da religião os ateus não praticariam, e aliás, não existiriam desde sempre.
Pior ainda é crer que a religião é que é que proporciona isso. Não é.
É deprimente pensar que o desejo de agradar um ser superior e o medo de uma punição sobrenatural sejam necessárias para isso. Acho que podemos muito bem continuar pregando isso sem precisar acreditar num ser onipotente que observa a tudo, pode tudo, que se desobedecermos-no irá nos punir com o sofrimento eterno, embora ele nos ame.
Definitivamente não é assim que funciona.
Se uma proclamação pública repentinamente anunciasse a anulação de todas as leis criminais, imagino que nenhum de nós teria coragem de ir para casa sob a proteção das causas religiosas.
Vc teria?
Na verdade penso justamente o oposto. Sempre que a moralidade baseia-se na teologia, sempre que o correto torna-se dependente da autoridade divina, as coisas mais imorais, injustas e infames podem ser justificadas e estabelecidas.
Veja bem, se vc sair do paradigma relgioso verá que o que não faltam são razões para estar vivo. O mundo, as sensações, as experiências, o gozo, o amor, a música, a beleza... Um ateu admira o mundo tanto quanto (ou mais) do que um religioso. E digo mais, talvez a não-crença em Deus seja um motivo a mais para iver. Afinal de contas, se não há uma vida depois desta, pra que desperdiçar a única que temos? É aprender a valorizar ainda mais sua existência, e ainda sim se libertar do consolo ilusório de ter uma outra vida imaterial te esperando.
O ateísmo é o máximo do humanismo, da vivência e experiência, justamente por negar a idéia de Deus. Vc tb pergunta o que impede de sacanear os outros, oras viver em harmonia é uma questão de INTELIGÊNCIA, e deveria ser príncipio básico da humanidade, como filosofia de vida. Afinal, se está é sua vida, sua única existência, a idéia é que vc conviva da melhor forma possível. Tratar bem os outros faz com que receba um bom tratamento de volta. Cuidar do planeta faz com que vc viva melhor nele, assim como seus filhos, que vc continuará amando mesmo sem acreditar em Deus. Sacanaear os outros e ser desonesto é punido pela sociedade e da mesma forma que é hoje, muitos acreditarão que vale a pena correr o risco, serão punidos, e outros tantos acreditarão que não.
Afinal, vai querer passar sua única existência trancado ou rejeitado?
Nós temos justamente de parar com esse tipo de pensamento, de acreditar que Deus é responsável pelos nosso méritos, e tirar as responsabilidades de causas divinas (cuja própria idéia é muito danosa, como venho dizendo) e cujos supostos benefícios.. Bem, eles vêm de nós mesmos! E os ateus estão aí pra provar isso.
Não vale a pena se iludir por ser mais confortável... Tanto quanto este argumento é verdadeiro, também é covarde. Ninguém senão um covarde escolheria conscientemente viver no paraíso dos tolos. Quando um homem suspeita da infidelidade de sua esposa, não lhe dizem que é melhor fechar os olhos à evidência. Não consigo ver a razão pela qual ignorar as evidências deveria ser desprezível em um caso e admirável no outro.
Estes são só DOIS, dos muitos e muitos momentos que comentei o assunto;
Afinal, as pessoas vão e vem no tópico, não lêem ele ou simplesmente ignoram e tentam vencer pela repetição.
Não há motivo para chegar num meio-termo com o ponto de vista religioso, pq ele está errado. Podemos aproveitar o "ame os demais" e et cetera, mas eles equer são ensinamentos religiosos. Nunca leu Confúcio, Heráclto, Aristóteles, Epicuro etc? Todos antes de Cristo. Isso é um senso comum do bem-conviver, e não há necessidade da religião aí. na verdade, conforme já expus, disse e repeti trilhões de vezes, ela só atrapalha.