Religião - Tópico permanente.

RPG é tudo mas não é 100%! Aqui você pode postar sobre qualquer outro assunto que goste, como quadrinhos, cinema, música, teatro, TV e muitos outros.

Moderador: Moderadores

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Lune em 30 Jul 2008, 14:44

Alguém discorda, como eu já disse antes, que amar ao próximo não deva ser um princípio sagrado? Ou acha que seja errado considerar o homicídio (EDIT) doloso um pecado?

Sim, eu discordo. Esses atos devem ser repudiados porque são prejudiciais ao ser humano, e não porque ferem um conjunto de leis etéreas passadas por um ser sobrenatural. Amar ao próximo e respeitar a vida são princípios éticos, e não religiosos. Filósofos como Kant e Hume deram centenas de explicações racionais de por que devemos seguir esses preceitos, sem precisar apelar para nenhuma justificativa religiosa (e veja que Kant era profundamente religioso!).

A religião é completamente desnecessária (e potencialmente danosa) nesse caso.
Imagem

Imagem
Avatar do usuário
Lune
 
Mensagens: 2737
Registrado em: 27 Ago 2007, 18:01
Localização: Brasília - DF

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Sampaio em 30 Jul 2008, 16:59

Ignoraram sumariamente meu post e voltaram para o "meio-termo é o ideal" ou "devemos é tentar aprender um com o outro, não mostrar que o outro está errado".

Como eu odeio demagogia, permitam-me dizer que isso é lindo, muito lindinho. Mas estúpido e sem sentido.

Não tenho nada a aprender com o ponto de vista religioso, e pq teria? É simples: eles acreditam em coisas que não existem, sustentam seus princípios e vida nestas coisas imaginárias, foram enganados por outros e tentam levar outros mais para o mesmo caminho, além é claro, de ser uma postura que atrapalha a humanidade essa de acreditar em coisas e não questiona-las.

Repare que nada disso sequer tem a ver com Igreja. A simples crença em dogmas já é tudo isso que descrevi.

Apontei vários pontos relevantes apenas nos últimos posts (sequer preciso lembra-los do resto do tópico inteiro), que, quando convenientes, são ignorados. Daí partem pra atitude reconciliadora.
Não quero atitude reconciladora. Pelo mesmo motivo que vc não vai querer chegar num meio termo com um cara que acredita que os judeus devem ser mortos e os arianos são uma espécie superior.

Vc pode estar disposto a debater mas, depois de ver que o ponto de vista dele não se sustenta e tudo indica que vc está certo, não motivo para aceitar qualquer oferta de meio-termo ou "temos o que aprender com o ponto de vista deles". Temos o escambau!

Se vcs fossem congelados e acordassem no futuro, num mundo aonde a maioria das pessoas acreditam que o Scooby-Doo na verdade era um cachorro falante que existiu, era um símbolo dos deuses e um ser sagrado de sabedoria, reencarnado na forma animal + home para nos mostrar a humildade e o caminho da temerança, e que o Salsicha representava o anacronismo do mau, o glutão e devorador que o Soocy só aceita devida a sua eterna bondade e sabedoria.

Suponham que vcs despertem nesse mundo absurdo, e vcs sabem o que besteira eles estão fazendo. na verdade qualquer pessoa que pensar, mesmo nesse mundo, poderá deduzir a besteira que é, já que não há indícios que ele seja mas do que um desenho e na verdade até sabem quem o produziu e pq. Muitos combatem essa idéia idiota e absurda, ainda mais pq ela gera assassinatos em massa, ódio, pessoas fanáticas que fazem sacríficios por Scooby-Doo, que proibem coisas por ele, que gera preconceito e descriminação e que faz as pessoas viverem suas vidas baseadas nas tolas falas do desenho como se fossem os ensinamentos inquestionáveis de um ser divino.

Caramba, é assim que me sinto. É assim que qualquer pessoa que pense se sente. Não tenho nada a aprender com essa bobagem, os valores de "amar o outro" e blabla são facilmente dedutíveis como algo bom, e não precisam dessa idéia primitiva e imbecil para sustenta-la. Não é desculpa ara existir religião ou o pensamento religioso.
Eu já fiz um enorme post sobre isso mais atrás.

Vcs, preguiçosos, que não leram nem querem ler, que não querem saber de nada na verdade, apenas martelar seu ponto, ou que simplesmente não Lêem mas simplesmente querem continuar a debater, por favor, LEIAM:

Se esses valores viessem da religião os ateus não praticariam, e aliás, não existiriam desde sempre.
Pior ainda é crer que a religião é que é que proporciona isso. Não é.

É deprimente pensar que o desejo de agradar um ser superior e o medo de uma punição sobrenatural sejam necessárias para isso. Acho que podemos muito bem continuar pregando isso sem precisar acreditar num ser onipotente que observa a tudo, pode tudo, que se desobedecermos-no irá nos punir com o sofrimento eterno, embora ele nos ame.

Definitivamente não é assim que funciona.
Se uma proclamação pública repentinamente anunciasse a anulação de todas as leis criminais, imagino que nenhum de nós teria coragem de ir para casa sob a proteção das causas religiosas.

Vc teria?

Na verdade penso justamente o oposto. Sempre que a moralidade baseia-se na teologia, sempre que o correto torna-se dependente da autoridade divina, as coisas mais imorais, injustas e infames podem ser justificadas e estabelecidas.


Veja bem, se vc sair do paradigma relgioso verá que o que não faltam são razões para estar vivo. O mundo, as sensações, as experiências, o gozo, o amor, a música, a beleza... Um ateu admira o mundo tanto quanto (ou mais) do que um religioso. E digo mais, talvez a não-crença em Deus seja um motivo a mais para iver. Afinal de contas, se não há uma vida depois desta, pra que desperdiçar a única que temos? É aprender a valorizar ainda mais sua existência, e ainda sim se libertar do consolo ilusório de ter uma outra vida imaterial te esperando.

O ateísmo é o máximo do humanismo, da vivência e experiência, justamente por negar a idéia de Deus. Vc tb pergunta o que impede de sacanear os outros, oras viver em harmonia é uma questão de INTELIGÊNCIA, e deveria ser príncipio básico da humanidade, como filosofia de vida. Afinal, se está é sua vida, sua única existência, a idéia é que vc conviva da melhor forma possível. Tratar bem os outros faz com que receba um bom tratamento de volta. Cuidar do planeta faz com que vc viva melhor nele, assim como seus filhos, que vc continuará amando mesmo sem acreditar em Deus. Sacanaear os outros e ser desonesto é punido pela sociedade e da mesma forma que é hoje, muitos acreditarão que vale a pena correr o risco, serão punidos, e outros tantos acreditarão que não.
Afinal, vai querer passar sua única existência trancado ou rejeitado?

Nós temos justamente de parar com esse tipo de pensamento, de acreditar que Deus é responsável pelos nosso méritos, e tirar as responsabilidades de causas divinas (cuja própria idéia é muito danosa, como venho dizendo) e cujos supostos benefícios.. Bem, eles vêm de nós mesmos! E os ateus estão aí pra provar isso.

Não vale a pena se iludir por ser mais confortável... Tanto quanto este argumento é verdadeiro, também é covarde. Ninguém senão um covarde escolheria conscientemente viver no paraíso dos tolos. Quando um homem suspeita da infidelidade de sua esposa, não lhe dizem que é melhor fechar os olhos à evidência. Não consigo ver a razão pela qual ignorar as evidências deveria ser desprezível em um caso e admirável no outro.


Estes são só DOIS, dos muitos e muitos momentos que comentei o assunto;

Afinal, as pessoas vão e vem no tópico, não lêem ele ou simplesmente ignoram e tentam vencer pela repetição.


Não há motivo para chegar num meio-termo com o ponto de vista religioso, pq ele está errado. Podemos aproveitar o "ame os demais" e et cetera, mas eles equer são ensinamentos religiosos. Nunca leu Confúcio, Heráclto, Aristóteles, Epicuro etc? Todos antes de Cristo. Isso é um senso comum do bem-conviver, e não há necessidade da religião aí. na verdade, conforme já expus, disse e repeti trilhões de vezes, ela só atrapalha.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Avatar do usuário
Sampaio
 
Mensagens: 2578
Registrado em: 19 Ago 2007, 21:57
Localização: Perdido

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor ferdineidos em 31 Jul 2008, 11:54

Sampaio, o maior problema é que você quer impor seu ponto vista sobre todos os outros. Você afirma categoricamente que Deus não existe, mas não apresenta provas, apenas a ausência delas. Concordo que quando não existam provas de que determinada coisa exista ou não, a lógica é que não exista, mas aí entra a fé, e contra isso meu amigo, não dá pra discutir. Um homem sem fé discuti-la é como uma homem discutir as dores do parto.

Segundo, seus posts são gigantes e soam extremamente prepotentes. Não sei se esse é um traço seu ou é simplesmente a forma como discute, mas é cansativo ler um post imenso com a aparência de "Vocês são burros e ignorantes e eu sou o bonzão". Repito que não sei se essa é a intenção, mas pelo menos pra mim isso é o que parece.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
Avatar do usuário
ferdineidos
 
Mensagens: 1002
Registrado em: 27 Ago 2007, 14:59

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor ferdineidos em 31 Jul 2008, 12:03

Primeiro, desculpe-me pelo post duplo, mas por alguma razão louca não consigo postar nada maior do que o quanto foi postado aí em cima.

Voltando ao assunto do tópico:

Acho que se querem uma discussão frutífera, é legal deixar de lado esse papo de "Deus existe" e "Deus não existe" e simplesmente discutirem a religião, como um todo, e como ela se apresenta hoje e quais benefícios ou malefícios ela traz.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
Avatar do usuário
ferdineidos
 
Mensagens: 1002
Registrado em: 27 Ago 2007, 14:59

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor anarcocaos em 31 Jul 2008, 12:37

Pode fazer uma brincadeira quase interna antes de responder? Cara, você é o Arthur Virgílio da Spell. Se se esforçar um pouco mais, consegue chegar a ser o Agripino Maia.

Enfim, eu não sei se você reparou, mas o único ponto real de discordância é a admissão da existência das religiões na sociedade como coisa que, se não é essencialmente boa, também não é essencialmente ruim. Os valores coletivamente e individualmente bons são compartilhados tanto por quem acredita quanto por quem não acredita em uma religião específica. Posso falar por mim: eu não acho que um ateu seja uma pessoa má por conceito, ou que necessariamente vai fazer tudo que é oposto ao que diz uma doutrina religiosa, mesmo os pontos bons dela. Eu mesmo era um ateu declarado e tão chato quanto você (no sentido de teimoso e insistente) até bem pouco tempo atrás. Seria absurdo pensar assim. Visão crítica, ceticismo e racionalidade são valores que têm sim que estar aliadas à fé, até para evitar que exista uma massa de manobra à mercê do interesse de poucos que manipulam um determinado conjunto de crenças em benefício próprio. Como eu já disse, não existe motivo para que haja necessariamente uma dicotomia entre as duas coisas (o lune citou Kant, que é um ótimo exemplo disso).

A impressão que me dá é que, na verdade, existe um sentimento de segregação entre "aqueles (os ateus) que pensam criticamente, são inteligentes e já estão em um estado mais avançado de civilização e concepção de mundo" e "aqueles (os teístas) que se deixam levar pelo que há de mais atrasado, são ignorantes e manipuláveis e ainda têm um conceito de sociedade medieval e absolutamente descartável". Por isso, você tem a missão civilizadora de abrir os olhos dessas pessoas para o ateísmo. Nisso, você fala como um bom e velho jesuíta.

Muita gente acredita e segue uma religião (ou parte dela) não é massa de manobra da Igreja (aliás, Lanzi, todas as críticas que você fez são destinadas às instituições que se arvoram o direito de serem donas de determinadas religiões, e não ao conceito de religião em si). Existe a plena possibilidade de o indivíduo ter fé e, ainda assim, ter opiniões e posturas coerentes com o contexto em que vive. Ser a favor do uso de camisinha, das pesquisas com as células troncos, do aborto, da liberdade para que os outros acreditem em outras religiões ou até em nada, se preferirem.

O problema, nesse caso, é a educação da população. Aí sim, conhecimento x ignorância, uma questão muito maior do que a discussão entre se você é religioso ou não. Até porque a religião não é a coisa mais importante da vida da maioria das pessoas (com exceção, talvez, dos ateus, que dão uma atenção sobrenatural a ela). A educação combate o fanatismo, a ignorância e o comodismo. Não o ateísmo, por si só, até porque ateísmo puro e simples não é sinônimo de educação. Aliás, colocado como fato irrefutável e impassível de revisão ou questionamento é, também, um caso de fé. Um dogma imposto pelo pseudo-intelectual.

E daí também a dizer que o conjunto de crenças (per si, quaisquer que sejam) é completamente dispensável e qualquer coisa pode substituir a religião, especialmente nos dias de hoje, é complicado. Em primeiro lugar é um ítem de identificação cultural de um conjunto de pessoas, parte do processo histórico de construção da própria civilização. Também determina o alinhamento moral e ético de uma população, independentemente se os mesmos valores são constatações possíveis sem o envolvimento da religião, e, principalmente, nem sempre uma imposição. Se a gente se lembrar do princípio do livre-arbítrio, que não deixa de ser o conceito existencialista de que somos absolutamente responsáveis por TODAS as nossas ações, que tudo é uma escolha influenciada ou não pelo contexto exterior, não dá pra dizer que as pessoas tenham acatado uma determinada doutrina sem concordar com ela, como um todo ou com base nas informações que têm à disposição para analisar e comparar com outras alternativas.

A parte ritualística também é importante. Não quero dizer que se as pessoas não rezarem a missa todo dia deus vai nervoso e jogar gafanhotos em cima delas. Estou falando do efeito psicológico e social de alguns rituais: o casamento, por exemplo, como grande evento de ratificação de um compromisso, tem um peso muito grande para algumas pessoas. E é uma festa, um momento de celebração do amor e das relações. Você cria até um laço de parentesco com seus maiores amigos, os padrinhos, as madrinhas. Pra mim, é simplesmente bonito.

Fora isso, a reunião de pessoas para que mantenham um relacionamento comunitário é ótima. Estou trabalhando, no momento, como assessor político, e o número de grupos baseados em uma identificação religiosa, mas independentes da Igreja e atuantes em muitas outras áreas, que nos convidam para participar de debates com as comunidades é enorme. O nosso candidato, inclusive, pertenceu à Teologia da Libertação, que é outra doutrina maravilhosa absolutamente contrária ao enterramento do senso crítico e à letargia social.

Não quero converter ninguém, porque sinceramente acho isso impossível e desnecessário. Mas estou apresentando argumentos para que, talvez, você compreenda que a crença religiosa pode existir no mundo sem ser algo essencialmente danoso ao ser humano.
Avatar do usuário
anarcocaos
 
Mensagens: 32
Registrado em: 22 Jul 2008, 17:07

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor anarcocaos em 31 Jul 2008, 12:39

Pô, desculpa, agora eu que exagerei no tamanho. :/
Avatar do usuário
anarcocaos
 
Mensagens: 32
Registrado em: 22 Jul 2008, 17:07

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Eltor Macnol em 31 Jul 2008, 12:47

Concordo que quando não existam provas de que determinada coisa exista ou não, a lógica é que não exista, mas aí entra a fé, e contra isso meu amigo, não dá pra discutir.


Cara, eu não tenho a menor intenção ou esperança de que esse tópico fosse fazer alguém mudar radicalmente sua visão religiosa. Mas se apenas essa mentalidade de que "religião/fé não se discute" fosse derrubada, eu já ficaria mais do que satisfeito.

Desculpem por eu meio que ter largado a conversa pela metade ali atrás, estou envolvido com outras coisas no momento, mas assim que puder eu retomo de onde parei.
ImagemImagem Gmail/gtalk/MSN: gilnei.nh ahoba gmail.com
Imagem@Macnol ImagemFacebook ImagemGoogle Reader
Imagem
Avatar do usuário
Eltor Macnol
Administrador
 
Mensagens: 6691
Registrado em: 17 Ago 2007, 17:42
Localização: Novo Hamburgo - RS
Twitter: http://twitter.com/Macnol

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor ferdineidos em 31 Jul 2008, 12:59

Eltor, acho que não me expressei direito.

Acho que religião se discute, de preferência colocando no mundo prático, se determinados atos são válidos ou não, se determinada religião se aproveita de seus fiéis e coisa e tal, mas não acredito que exista uma conversa sadia do tipo: "Deus existe e ponto, você tem que aceitá-lo como O Salvador" ou mesmo "Deus não existe, você não pode me provar então você está errado." Acho essa discussão de Deus existe ou não infrutíera, acho interessante uma discussão que comece com: "independente da existência de Deus..."

Quanto a fé: acho que pode haver uma discussão sobre quais são os motivos de alguém acreditar em Deus ou não. Mas normalmente se esbarra na tal "fé". Muitas vezes o cara tem uma prova pessoal que Deus exista, e isso dá a ele fé. Essa prova pode ser pra nós uma coincidência. Mas nesse momento acho legal chegarmos ao consenso de que discordamos e seguirmos em frente.
"Entre todas as tiranias, a tirania exercida para o bem de suas vítimas é a mais opressiva.Talvez seja melhor viver sob o olhar de nobres usurpadores do que de intrometidos moralistas onipotentes."
Avatar do usuário
ferdineidos
 
Mensagens: 1002
Registrado em: 27 Ago 2007, 14:59

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Khelben Arunsun em 31 Jul 2008, 12:59

_Virtual_Adept_ escreveu:Dando meu pitaco:
Nos últimos dias eu venho percebendo que entendo bem mais da Bíblia que a maioria dos ditos cristãos.
E sou um ateu Budista.
Para argumentar a favor do cristianismo, não seria necessário... conhecê-lo?

Falando sério... quantos aqui leram a maior parte da Bíblia?


A li inteira. Algumas vezes, e em alguns idiomas.

Mas minha melhor experiência com a Bíblia cristã foi a de ler alguns trechos, em sessões especiais com a ayahuasca. Lemos algumas partes da Bíblia, do Livro dos Espíritos, dos Vedas, e dos Éditos de Asoka. Pena que não tínhamos o Alcorão. Mas ouvimos o áudio book dO Profeta, do Gibran. :aham:




Lanzi, para você afirmar que não há provas de que a religião não faz o bem hoje, eu preciso de algo mais que palavras, e sim de fatos. Durante meu período no catolicismo, presidi e coordeneis 8 pastorais, o que me deixa com números, atas, fotos, provas concretas de que sua afirmação é no mínimo errônea. A prática cristã difere da teoria... de qualquer teoria.

Aliás, falando em prática, e inspirado pela pergunta do Vitual Adept, eu tenho uma pergunta para os ateus presentes:

Quantos de vocês "caminham o verbo", isto é, vivenciam o que apregoam? Na prática, no dia a dia, do nascer do sol à calada da noite, como vocês põem em prática a teoria filosófica, e em que campos e partes ela proporcionou crescimento e melhora em suas vidas, e o que vocês fizeram, aplicando sua base teórica, para melhorar a sociedade (nem que seja somente a sociedade familiar)?

Não quero ler citações de pensadores famosos, quero ouvir de vocês, mesmo. Deixando de lado a teoria de como se deve agarrar no cabo da enxada, qual o grau exato de inclinação para golpear o solo, e qual a força que deve ser aplicada.... quantos aqui já agarraram na sua enxada, e sob o sol ardente da vivência, qual a profundidade dos buracos que cavaram?
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Avatar do usuário
Khelben Arunsun
 
Mensagens: 796
Registrado em: 02 Dez 2007, 19:01

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Cebolituz em 31 Jul 2008, 13:14

Apontei vários pontos relevantes apenas nos últimos posts (sequer preciso lembra-los do resto do tópico inteiro), que, quando convenientes, são ignorados. Daí partem pra atitude reconciliadora.
Não quero atitude reconciladora. Pelo mesmo motivo que vc não vai querer chegar num meio termo com um cara que acredita que os judeus devem ser mortos e os arianos são uma espécie superior.


Mas aí eu lhe pergunto: o que você quer então?

Vou ser bem sincero: você quer apenas transformar os argumentos das pessoas que debatem com você em pó, como você mesmo diz. Por quê? Porque isso é legal. É legal ver as pessoas de fora dizendo "ó, eu concordo com o Sampaio".

Porque essa linha de discussão "me prove que a religião não é um esterco flamejante", "me prove que Deus existe", ou "religião é uma merda inútil Uuuuurrrrrr" não tem utilidade nenhuma.

É como se fosse um jogo de máfia em que um acusa e o outro se defende, e a cidade tem que escolher quem falou com mais evidência e votar para linchar o sujeito que não se denfendeu bem. E independente se o que acusa é mafioso ou cidadão, faz bem para o ego que a cidade concorde com você e que acabe por votar no outro sujeito.

Mas olhando a linha de raciocínio do anarcocaos e a sua, bem eu acho que o senhor é o mafioso e ele a cidade. E eu nem sou religioso.

VOTE: Sampaio
Imagem
Avatar do usuário
Cebolituz
 
Mensagens: 4365
Registrado em: 25 Ago 2007, 12:45
Localização: Guarapuava - PR

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Lanzi em 31 Jul 2008, 13:25

Khelben Arunsun escreveu:Lanzi, para você afirmar que não há provas de que a religião não faz o bem hoje, eu preciso de algo mais que palavras, e sim de fatos. Durante meu período no catolicismo, presidi e coordeneis 8 pastorais, o que me deixa com números, atas, fotos, provas concretas de que sua afirmação é no mínimo errônea. A prática cristã difere da teoria... de qualquer teoria.

Aliás, falando em prática, e inspirado pela pergunta do Vitual Adept, eu tenho uma pergunta para os ateus presentes:

Quantos de vocês "caminham o verbo", isto é, vivenciam o que apregoam? Na prática, no dia a dia, do nascer do sol à calada da noite, como vocês põem em prática a teoria filosófica, e em que campos e partes ela proporcionou crescimento e melhora em suas vidas, e o que vocês fizeram, aplicando sua base teórica, para melhorar a sociedade (nem que seja somente a sociedade familiar)?

Não quero ler citações de pensadores famosos, quero ouvir de vocês, mesmo. Deixando de lado a teoria de como se deve agarrar no cabo da enxada, qual o grau exato de inclinação para golpear o solo, e qual a força que deve ser aplicada.... quantos aqui já agarraram na sua enxada, e sob o sol ardente da vivência, qual a profundidade dos buracos que cavaram?


Eu não afirmei em nenhum momento que religioes não fazem o bem. O que todos nós estamos tentando dizer desde o começo - seria bom se vocês lessem ao invés de ficarem repetindo argumentos que foram derrubados há várias páginas - é que todo o bem que a religião faz pode ser feito de outras maneiras, sem a necessidade da mesma.

Além do que, eu não tenho teoria nenhuma para que possa aplicá-la na prática. Afinal, não tenho certeza nenhuma.

anarcocaos escreveu:Muita gente acredita e segue uma religião (ou parte dela) não é massa de manobra da Igreja (aliás, Lanzi, todas as críticas que você fez são destinadas às instituições que se arvoram o direito de serem donas de determinadas religiões, e não ao conceito de religião em si). Existe a plena possibilidade de o indivíduo ter fé e, ainda assim, ter opiniões e posturas coerentes com o contexto em que vive. Ser a favor do uso de camisinha, das pesquisas com as células troncos, do aborto, da liberdade para que os outros acreditem em outras religiões ou até em nada, se preferirem.


Se você tivesse lido o tópico - eu sei que é grande, mas evita repetições de argumentos - teria notado que meu conceito de religião é uma idéia de fé institucionalizada. Então quando falo religião, me refiro às instituições e a forma como essa fé é assimilada e dogmatizada.

Se você tivesse lido o tópico teria também notado que eu não defendo o extermínio de todo o tipo de fé do mundo, porque, como eu também já disse aqui, admito a possibilidade do ser humano ser, geneticamente, um ser místico, com fé - mesmo que em coisas estúpidas - e "espiritualidade" inerentes.

Se você tivesse lido o tópico, teria TAMBÉM notado que, ao meu ver, essa fé não possui em si uma postura que seja prejudicial ao ser humano, e a sociedade. O problema apresentado por essa fé é que ela pode atingir outros patamares se não cuidada "devidamente". O que quero dizer? Quero dizer que ela pode ser institucionalizada, transformada em religião, dogmatizada e aí sim, atingir uma postura que seja prejudicial à sociedade. Por isso a necessidade de se pensar a fé, e consequentemente as religiões. Por isso a necessidade de uma postura crítica e condenação de tais atitudes "conciliadoras". Não me faltam exemplos históricos, e por favor, não me peçam para citá-los.

anarcocaos escreveu:O problema, nesse caso, é a educação da população. Aí sim, conhecimento x ignorância, uma questão muito maior do que a discussão entre se você é religioso ou não. Até porque a religião não é a coisa mais importante da vida da maioria das pessoas (com exceção, talvez, dos ateus, que dão uma atenção sobrenatural a ela). A educação combate o fanatismo, a ignorância e o comodismo. Não o ateísmo, por si só, até porque ateísmo puro e simples não é sinônimo de educação. Aliás, colocado como fato irrefutável e impassível de revisão ou questionamento é, também, um caso de fé. Um dogma imposto pelo pseudo-intelectual.


Se você tivesse lido o tópico, teria visto que eu disse algo semelhante ao que você disse. A fim de se evitar religiões dominadoras e extremamente prejudiciais, é necessária educação da população em geral, e uma posição autônoma do Estado. De modo que não se permitam religiões fortes, mas também não se extermine qualquer manifestação de fé.


Cebolituz

Seu post foi completamente dispensável, pra não dizer boçal.
Editado pela última vez por Lanzi em 31 Jul 2008, 13:38, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Lanzi
 
Mensagens: 2322
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:51

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Agnelo em 31 Jul 2008, 13:31

Apesar de eu odiar com todas as minhas forças o paralelo com Máfia feito pelo Cebola eu tenho que concordar que essa discução está num pé inútil.

Fora dar aos Ateus "Fortes" a satisfação quase sexual de pulverizar os argumentos do adversário, qual o objetivo dessa discução?

O mundo não vai se tornar ateu por uma discução no fórum da Spell, aliás, como visto até aqui nem mesmo os "crentes" da Spell vão se converter por causa da contundência dos seus argumentos.
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Avatar do usuário
Agnelo
 
Mensagens: 3786
Registrado em: 26 Ago 2007, 14:21
Localização: Aqui.

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Lanzi em 31 Jul 2008, 13:46

Locke

Caso você não saiba, o tópico começou como Sampaio x cigano. E continuou porque foi se alimentando das opiniões de cada um que vinha postá-la aqui.
Avatar do usuário
Lanzi
 
Mensagens: 2322
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:51

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Khelben Arunsun em 31 Jul 2008, 13:51

Lanzi escreveu:Eu não afirmei em nenhum momento que religioes não fazem o bem. O que todos nós estamos tentando dizer desde o começo - seria bom se vocês lessem ao invés de ficarem repetindo argumentos que foram derrubados há várias páginas - é que todo o bem que a religião faz pode ser feito de outras maneiras, sem a necessidade da mesma.


Não? Ah, tá. Interpretei errado isso aqui, então:

Lanzi escreveu:O que estou dizendo é que pouco importa o que "pregam" as religiões; amor, caridade, o que seja. Ninguém garante que as próprias irão cumprir. Isso aconteceu no passado, acontece no presente, e infelizmente muito provavelmente acontecerá no futuro.

O que quer dizer é que esse papo de que elas pregam também coisas boas é pura hipocrisia, já que as mesmas nem fazem questão de seguí-los.

E altruísmo por altruísmo, não precisamos de religiões para nos guiar nessa questão, concorda?


Deu a entender que você afirmava algo, ali onde negritei. Mas beleza, valeu por me informar. Deu pra entender melhor sua opinião lendo sua resposta pro anarcocaos. Bem, altruísmo por altruísmo, sem prática não se chega a lugar nenhum. A religião, pelo menos, pratica algo. Garanto procê.

Além do que, eu não tenho teoria nenhuma para que possa aplicá-la na prática. Afinal, não tenho certeza nenhuma.


Ok, obrigado pela resposta.
"The worthy GM never purposely kills players' PCs, He presents opportunities for the rash and unthinking players to do that all on their own."
- Gary Gygax

"Don't ask me what you need to hit. Just roll the die and I will let you know!"
- Dave Arneson

Dado Mestre A Forja das Almas
Avatar do usuário
Khelben Arunsun
 
Mensagens: 796
Registrado em: 02 Dez 2007, 19:01

Religião - Tópico permanente.

Mensagempor Lanzi em 31 Jul 2008, 13:52

Lanzi escreveu:Ninguém garante que as próprias irão cumprir
Avatar do usuário
Lanzi
 
Mensagens: 2322
Registrado em: 25 Ago 2007, 13:51

AnteriorPróximo

Voltar para Off-Topic

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante