Iniciando os trabalhos

Moderadores: louc0, Madrüga, cavaleiromorto, Moderadores

Iniciando os trabalhos

Mensagempor Faerunian em 08 Jul 2008, 23:21

Bom, invadindo a seção protegida por senha e já de cara fazendo uma observação: sub-seção de fórum visível a todos, mas inacessível pelo fato de ter senha é tolice. Isso esfria os animos do restante dos membros que tavam afim de participar do projeto, "ah, os caras já tão trabalhando lá, posso ficar tranquilo que vai sair". O cara acomoda, é fato. Se pelo menos as discussões tivessem a todo vapor aqui, mas nem isso. E-mail funciona muito bem pra esse propósito.

Sobre o projeto:

Revista em pdf da Spell, hoje, nos moldes que querem implementar, é furada. Pra começar, formato é ultrapassado sem nunca ter sido atual. A propagação boca a boca (msn, orkut..) é quebrada no momento em que o cara tem que baixar, no mínimo (sendo BEM generoso), 6mb de arquivo apenas pra dar uma passadela de olho. Ou, já sabendo de antemão o que foi publicado, mas atrás apenas uma matéria. É incômodo, pouco prático.

Tem vantagens? (1) Sim, periodicidade por exemplo. Isso é uma ótima "ferramenta" fidelizadora. Saber que tal dia vai ter coisa nova chegando faz a pessoa voltar.

(2) Outra: em uma revista é fácil você começar a ler uma matéria e de repente você se pega lendo tudo da revista; você pode folhear.

(3) Mais uma: impressão. Já tá ali, em formato prontinho pra ser impresso.

Em contrapartida você pode ter (1) também na publicação web (o termo não está correto, mas vocês sabem a idéia), então elas por elas. No (2) o ponto negativo é que ler no PC cansa rápido, e você não pode ler enquanto tá no banheiro - nem todos tem notebook. Ok, você imprime (3) e pode ler em qualquer lugar, certo? Bom, eu como leitor não quero ter mais custos, além da energia elétrica/internet/etc, e trabalho ao procurar algo sobre RPG na net.

Têm e-zines que funcionam. A The Escapist Magazine por exemplo. A diferença é que eles tem um ótimo portal. Um complementa o outro. Os artigos e colunas do site te instigam a querer mais, e a e-zine é esse mais. Então você acaba ignorando o tamanho do arquivo, porque você já sabe que vai ter qualidade na revista.

Então antes de ter essa Spellzine, a Spell teria que ter um portal decente. Convenhamos, o portal que temos hoje é ruim. Me surpreendi quando o Allef disse que tem muitos acessos; por sinal graças às notícias que ele posta.

Periodicidade é bom, e ao contrário do que o Madruga disse, acho que tem que ser adotada no portal também. Tem material em excesso? Ótimo, segura e publica na data certa. Muita coisa sendo segurada? Atualizações semanais ao invés de quinzenais.

Como fazer pra linkar material, de modo que a pessoa entre no site atrás de X mas acabe vendo Y e Z? Hyperlinks. Uso inteligente de links faz milagre.

Pô, quero ler enquanto to cagando, mas ao imprimir diretamente do browser fica tudo desconfigurado. Solução simples: versões para impressão disponibilizadas juntamente com a matéria.


Bom, isso é o básico do porque devemos ter um portal decente, forte, antes de implementar a e-zine. Se essa tartaruga chegar a quebrar o ovo, vai morrer na praia. Infelizmente.

Se decidirem por dar um up no portal, to dentro pra ajudar.
Imagem
_________________________________________
"The guy doesn't wanna talk? Lets rough him up."
http://twitter.com/fabriciotav
Avatar do usuário
Faerunian
 
Mensagens: 333
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:10
Localização: BelÔrizonte

Iniciando os trabalhos

Mensagempor Sampaio em 11 Jul 2008, 01:13

Então, sua idéia foi tão boa que estamos levando a Moderação/Supervisão.
Não só para a e-zine mas para toda uma reforma estrutural do Portal, que realmente precisa de reformas.

Manteremos todos informados, e com certeza não esqueceremos da e-zine.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Avatar do usuário
Sampaio
 
Mensagens: 2578
Registrado em: 19 Ago 2007, 21:57
Localização: Perdido

Iniciando os trabalhos

Mensagempor Faerunian em 13 Jul 2008, 22:28

Bom, nesse fim de semana me afundei nos estudos das linguagens pra restruturar o site (se a idéia for pra frente), e um amigo meu (cadastrado na spell como arckanthoon) está pesquisando e analisando o melhor sistema pra ser usado, pois criar um do zero gastaria mais de um ano.

Fora layout e sistema, dei uma pincelada em seções e sites do portal, aí vai um resumo:

O portal seria constituído de 4 sites, o SpellRPG, SpellCast (que no caso é um blog), Fórum Spell e Loja da Spell.

SpellRPG

Aqui ficaria as seções Notícias, Artigos, Colunas, Sistemas e Classificados.

Notícias

Nada muito diferente do que é feito hoje pelo Allef. Um pouco mais atualizada, mas bem nos moldes que é feito hoje.

Artigos

Aqui entraria artigos e textos de usuários sobre assuntos RPGísticos, ou que tangenciam o RPG, mas que não é um "material" de jogo, digamos assim. Resenhas, cobertura de um evento de RPG, enfim, coisas desse tipo.

Com 12 pessoas escrevendo UM artigo a cada 3 meses, já teríamos aí uma atualização semanal. Algo muito bom.

Colunas

Auto explicativo. Aqui seria o local ideal para comportar, por exemplo, o Cotidiano Spell (da Myako), ou então uma série de artigos que alguém se interesse e se disponha a escrever. A idéia aqui é ser contínuo.

Sistemas

Talvez o nome da seção não explicite muito bem tudo que ela engloba, mas é aqui que ficaria o "material usado em jogo". O Cenário Oriental ficaria aqui. Uma ficha diferente que um cara cria pra D&D, aqui também. Aqui ficaria o material de jogo, devidamente separado em sub-seções, claro. O ideal eria talvez Material de Jogo mesmo, como é atualmente.

Classificados

Classificados seria isso mesmo. Classificados. Só que não como é feito atualmente, pelo fórum. Aqui entraria um sistema só pra isso.

Por exemplo: eu to procurando um suplemento de D&D. Vo lá, clico em Classificados > Livros > D&D > Suplementos > Suplemento X. Aí vejo quantas pessoas tem aquele suplemento anunciado, o preço, estado de conservação, etc. Isso facilitaria a busca por determinado produto. O sistema hoje, de anúncio pelo fórum, é anti-prático. Mas acredito que seja feito assim, porque é uma coisa difícil de implementar, mas que daria muito certo.

SpellCast

Essa é uma idéia que até agora tá dando certo, e eu acho que tem tudo pra ficar. Esse blog a parte na verdade é o que o Eltor vai colocar por agora. (não to falando de layout aqui)

Fórum

Dispensa comentários e remodelamento. Esse é o trunfo da Spell afinal.

Loja

A Spell precisa se manter, e patrocínio não cai do céu. Hoje são vocês, moderadores, que doam para pagar o host e o domínio. Só que isso não é o "certo". A Spell deveria ser, no mínimo, auto suficiente, levando em consideração a qualidade do material humano que temos. Então enquanto o patrocínio não chega...

No EIRPG, conversando com o Allef e o Madruga surgiu a idéia de verdermos camisetas com temáticas RPGísticas. NENHUM site de RPG brasileiro faz isso hoje. E camisa com estampa bacana VENDE. Tá aí a Camiseteria (http://www.camiseteria.com.br) pra provar isso.

Essa talvez seja a parte mais difícil de implementar. Requer muita coisa e dá trabalho. Mas acredito que o resultado seria positivo demais para ser ignorado.

_________________________________________________________________________________________________

Quando a Spell tiver forte no quesito portal, e a seção "Sistemas" esteva fervilhando, aí sim acho uqe é o momento de começar a E-zine.

A pincelada foi essa. E aí?
Imagem
_________________________________________
"The guy doesn't wanna talk? Lets rough him up."
http://twitter.com/fabriciotav
Avatar do usuário
Faerunian
 
Mensagens: 333
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:10
Localização: BelÔrizonte

Iniciando os trabalhos

Mensagempor Faerunian em 13 Jul 2008, 22:38

Claro, nada disso será possível se os usuários não se mobilizarem pra criar conteúdo. Mas o Sampaio me falou por MSN que isso é o de menos. Sei não...

---------------------------------------------------------------------------------------------------------

Uma coisa que tem que ser muito bem pensada e discutida é o incentivo. Como instigar o usuário a ser um colaborador?

Poucas pessoas fazem coisas de graça. Sempre queremos algo em troca. Com relação a Spell, alguns ficam satisfeitos por ver o próprio trabalho sendo consumido pelos demais, isso já é suficiente pro cara criar. Para outros não. E esses outros são a esmagadora maioria. Então, como fazer esse cara colaborar de alguma forma, sem pagar por isso?

Acho que nenhuma reforma pode ir muito longe se esse lance do incentivo não for uma realidade.
Imagem
_________________________________________
"The guy doesn't wanna talk? Lets rough him up."
http://twitter.com/fabriciotav
Avatar do usuário
Faerunian
 
Mensagens: 333
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:10
Localização: BelÔrizonte

Iniciando os trabalhos

Mensagempor Sampaio em 17 Ago 2008, 00:08

Podemos pensar em formas de incentivo também, mas nada realmente bom me vem a cabeça.

Acho interessante é valorizar a Spell e demonstrar que ter seu nome publicado nela pode ser algo interessante.

Gostei dos números apresentados, 12 pessoas escrevendo um artigo a cada 3 meses é algo MUITO viável.
Gostei tb da idéia das colunas, mas teríamos de ter cuidado antes de aceita-las, para não abarrotar. Desta forma tb colocamos o fato de ter coluna na Spell como algo honroso, não apenas algo que qualquer um pode chegar e fazer.
Spell: não somos bonzinhos, somos sinceros!
http://www.spellrpg.com.br/portal/index ... &Itemid=72

Perguntem qualquer coisa lá:
http://www.formspring.me/Pedrohfsampaio
Avatar do usuário
Sampaio
 
Mensagens: 2578
Registrado em: 19 Ago 2007, 21:57
Localização: Perdido

Iniciando os trabalhos

Mensagempor Madrüga em 21 Ago 2008, 11:02

Bom, poderíamos, de qualquer jeito, "abrir licitação" e ver quem poderia ter colunas. Lembrando que a opinião é sempre do autor, não da Spell, etc. Eu gostaria de ter uma, não por egocentrismo, mas para colocar umas idéias (e dividir com o Mirallatos, mas mal o encontro agora).

O Speranza abriu uma iniciativa, a mesa dos criadores de jogos, que tem tido uma participação moderada (pendendo para baixo), mas que pelo menos agora tem o propósito áureo de traduzir artigos bons sobre RPG e criação de jogos em geral. Acho uma boa contatarmos oficialmente o Speranza e unir a iniciativa aos planos da Nova Spell, porque tem muito assunto lá, e vários contatos legais também.

Um amigo meu (anarcocaos, cadastrado recentemente) é assessor de imprensa e sugeriu uma outra abordagem para a Spell. Para se obter patrocínios e parcerias, é importante mostrar os números concretos da Spell. Allef nos disse no EIRPG que temos muitos acessos, coisa e tal, mas que só ele e Eltor têm acesso a esses números. Esses números têm de ser compilados e tornados públicos, para que possamos trabalhar a partir deles. Eu pedi que ele formulasse uma proposta escrita para apresentar à equipe Spell (vou apressá-lo).

Além disso, poderíamos também assumir um caráter até mais... jornalístico. Fazer umas matérias, ter umas pautas, entrevistar gente, sair um pouco até do esquema de podcast. Temos membros no Brasil todo, isso pode gerar uma iniciativa legal, ainda mais na era da câmera digital, do Youtube e do cacete. Quem sabe? Eu ainda preciso editar minha fita do EIRPG, mas estamos aí.

Minha namorada está trabalhando na Bienal do livro, em um estande de uma editora de Porto Alegre, a Artes & Ofícios, e o dono veio conversar comigo sobre como é e como anda o mercado de RPG no Brasil. Ele está pensando em, futuramente, abrir um ramo em SP (isso demoraria um tempo) e, se der certo, pensar também em se enveredar no mercado de RPG. Quem sabe.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Iniciando os trabalhos

Mensagempor Lady Draconnasti em 21 Ago 2008, 11:40

A idéia de levar a coisa mais a sério me agrada e muito, pois assim não correremos o risco de encontrarmos textos com aquele aspecto de "eu axu ki u jogu eh muitu boum".

A Spell tem gente que pode dar essa orientação "formal" a quem desejar escrever. Se for toar para frente, sugiro até mesmo iniciar com um artigo com essa orientação, para que haja maior variedade de escritores.
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

Iniciando os trabalhos

Mensagempor Dragão de Bronze em 27 Ago 2008, 22:56

Olá a todos. Fui convocado para cá, e cá estou.

E-mail funciona muito bem pra esse propósito.

Eu concordo. Agora vejo um novo tópico nessa seção, então não vejo mais erro na seção, mas

Sampaio escreveu:Gostei dos números apresentados, 12 pessoas escrevendo um artigo a cada 3 meses é algo MUITO viável.

Como seria o esquema de filtragem? Uma comissão avaliadora? Uma pré-postagem no fórum?
Se quisermos manter a qualidade, acho isso importante. Não que vamos cortar o que não estiver no nível da Spell, mas evita muita bobagem. Apesar de que, por outro lado, isso poderia desencorajar alguns a escrever.
O último post da Nasti, acho que falou tudo.

Aliás, já tenho permissão de John Ross para publicar a tradução do artigo dele (Decisões Criativas) no site da Spell.

Faerunian escreveu:A pincelada foi essa. E aí?

Gostei bastante das tuas idéias, cara. Desde lá de cima, tudo se aproveita. Também acho que e-zine é um formato que nunca emplacou, mas...
Eu mesmo já tava pensando em tentar implementar a idéia da loja, e quando a li aqui, fiquei bem feliz.

Uma coisa que tem me incomodado são os congestionamentos eventuais no fórum. Imagino que isso seja por causa de servidores fracos. Então, precisamos de servidores melhores, mas sei que é simplesmente inviável no momento. Que essa seja uma iniciativa de longo prazo então, mas não podemos descartá-la.

Faerunian escreveu:Sistemas
O ideal seria talvez Material de Jogo mesmo, como é atualmente.

Sim, material de jogo. Sistemas implica ter um sistema, e não é esse o caso.

Faerunian escreveu:Classificados

Essa idéia foi genial.

Faerunian escreveu:No EIRPG, conversando com o Allef e o Madruga surgiu a idéia de verdermos camisetas com temáticas RPGísticas. NENHUM site de RPG brasileiro faz isso hoje. E camisa com estampa bacana VENDE. Tá aí a Camiseteria (http://www.camiseteria.com.br) pra provar isso.

Essa talvez seja a parte mais difícil de implementar. Requer muita coisa e dá trabalho. Mas acredito que o resultado seria positivo demais para ser ignorado.

Cara, essa é uma idéia que eu gostei bastante. Dá pra pensar em vários tipos de estampas simples e legais que funcionarão perfeitamente bem. Se possível, eu quero ajudar quem se encarregar disso (não me encarrego porque sei que se ficar comigo não vai pra frente).

Seu_Madruga escreveu:Acho uma boa contatarmos oficialmente o Speranza e unir a iniciativa aos planos da Nova Spell, porque tem muito assunto lá, e vários contatos legais também.

Eu já estou combinando com ele traduções de outros artigos.
Se quiser, eu falo com ele sobre essa união do fórum com a lista de discussão.

Seu_Madruga escreveu:Além disso, poderíamos também assumir um caráter até mais... jornalístico. Fazer umas matérias, ter umas pautas, entrevistar gente, sair um pouco até do esquema de podcast. Temos membros no Brasil todo, isso pode gerar uma iniciativa legal, ainda mais na era da câmera digital, do Youtube e do cacete. Quem sabe? Eu ainda preciso editar minha fita do EIRPG, mas estamos aí.

Isso traduz uma verdade, ao mesmo tempo que dá o aviso de que haverá mais trabalho.
Nos engajando assim, teremos um portal fortíssimo.

E por ora é isso. Abraços.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Iniciando os trabalhos

Mensagempor Dragão de Bronze em 14 Set 2008, 01:28

Dragão de Bronze escreveu:Aliás, já tenho permissão de John Ross para publicar a tradução do artigo dele (Decisões Criativas) no site da Spell.

Revivendo a discussão, eu envio o artigo agora, pra ser postado assim que possível, ou espero o novo design do site?

Acho importante o site mudar de visual já contando com material novo. Por mim, eu espero, só que não sei quão longa será essa espera.
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

Iniciando os trabalhos

Mensagempor Lady Draconnasti em 14 Set 2008, 23:02

Se precisarem de alguém pra layout, tem eu aqui, mas de resto, HTML/PHP/MySQL e etc... é bom arrumar mais alguém.
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

Iniciando os trabalhos

Mensagempor Madrüga em 15 Set 2008, 14:59

DdB, vamos juntando coisa. Sei lá, guardar num lugar comum até que seja possível publicar.
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Avatar do usuário
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas
 
Mensagens: 10153
Registrado em: 23 Ago 2007, 12:30
Localização: São Caetano do Sul, SP

Iniciando os trabalhos

Mensagempor Moon[K]Night em 29 Set 2008, 17:43

Antes tarde do que nunca, apareci aqui para colaborar com vcs aqui. ^-^

Eu acho que a idéia do e-zine em formato pdf não deve ser abandonada, acho que dá para conciliar um pdf e um portal. Gostei muito da idéia do portal da Spell.
Agora vou tentar explicar como se conciliaria isso. O e-zine é uma maneira muito boa de divulgação de material e trabalhos dos usuários, tem um formato mais ágil e fácil de ler, vc pode ler sem estar conectado na internet, e pelo fato de ter páginas vc acaba lendo todo o conteúdo mais facilmente. Em relação ao tamanho creio que se não passat de 14 mb vai ter muita gente baixando, estamos em uma época que muita gente tem banda larga e baixa livros.
Agora, a forma de chamar atenção ao portal seria: tornar a publicação do E-zine bimenstral, disponibilizar estensão das matérias publicadas no E-zine, além de materiais divulgados no próprio E-zine( Como uma adaptação ou um cenário criado por usuários do e-zine), e criar uma coluna sobre os cenários originais da Spell tanto no site como no e-zine( sendo que no site teria material novo a cada semana).
Imagem
Avatar do usuário
Moon[K]Night
 
Mensagens: 528
Registrado em: 22 Out 2007, 19:44
Localização: Duque de Caxias, Vale das Colinas Distantes, RJ

Iniciando os trabalhos

Mensagempor Lady Draconnasti em 30 Set 2008, 09:32

Conselho de quem estudou ergonomia para web:

Leitura para internet fica inviável em caso de textos longos por N motivos que posso citar para quem pedir. Logo...

Se for fazer algo para ser lido na tela do monitor, recomendo até 20 páginas.

Se for fazer algo para imprimir, até 50 páginas.
Imagem

Status: Cursed
Alinhamento do mês: Caótica e Neutra
Avatar do usuário
Lady Draconnasti
 
Mensagens: 3753
Registrado em: 25 Ago 2007, 10:41
Localização: Hellcife, 10º Círculo do Inferno

Iniciando os trabalhos

Mensagempor Magyar em 12 Jan 2009, 15:45

Caramba, adorei as idéias.

Só gostaria de saber se elas estão andando ou não. Divulgar isso entre os usuários é igualmente fundamental. Propaganda é a alma do negócio, seja ela dentro ou fora da empresa -no caso, da Spell. Não adianta nada mudar tudo sem conseguir mobilizar o pessoal da Spell.

Incentivos são ótimos também. Se tem algo que aprendi, é que as pessoas reagem à incentivos. Quanto maior ele, maior a reação. Creio que essa onda de Concursos da Spell sejam o incentivo que vocês etejam dando para botar o projeto para frente.

Acho que, se essas informações estivessem visíveis para os demais usuários, talvez isso também aumentasse a produção. Tenho certeza que muita gente aqui tem aquela vontade de fazer com que a SpellRPG seja tão bem sucedida quanto a SpellBrasil, apesar das suas diferenças.

Eu adorava ler as notícias que o Allef postava no portal! Ajudava um pouco a lembrar da Spell Brasil , e direto tinha algo de meu interesse. O que eu gostava também da SpellBrasil eram os contos publicados. O Lendas Lendárias foi o que mais me atraiu, me fazendo voltar constantemente só para conferir tal tópico. Lembro até hoje que eu tinha entrado na Spell em busca de material de RPG, e acabei frequentando o fórum por consequência da recepção que ele proporcionava.

Friso o que o Faerunian falou sobre a organização das coisas no site & no fórum. Isso pode até parecer banal, mas acaba por definir muitas coisas. Desde o público alvo até a importância das coisas.

Para a concretização de tal projeto, acredito que seja necessário também aumentar a própria equipe da Spell. Pelo que me pareceu (me desculpem se eu estiver errado), só o Allef estava se responsabilizou pela atualização do site. Acho que se houvessem mais pessoas ajudando, talvez o site não ficasse com aquele período de poucas notícias seguido pela enxurrada seguinte. Era até estranho, algumas vezes ficava dias sem notícias novas, de repente, tinham umas 8 novas.

Outra coisa: talvez incentivar a divulgação do site com (principalmente) tópicos já existentes no fórum, interligando os dois ao máximo. Tanto os de projetos, como os de lazer -tomo como exemplo o Lendas Lendárias.

Por enquanto acho que é isso.
Assim que for lembrando, postarei mais idéias.
Inté!
Quem me leva a sério não deveria ter saído do hospício.
Avatar do usuário
Magyar
 
Mensagens: 905
Registrado em: 25 Ago 2007, 03:10
Localização: Em busca de uma casa.

Iniciando os trabalhos

Mensagempor Dragão de Bronze em 12 Jan 2009, 21:26

O que acham de fazer da revista uma compilação de material interessante postado no site pelos usuários?
ImagemImagem
Cenário de piratas da Spell


"A pólvora fica molhada, os revólveres emperram, mas o aço sempre corta, mesmo debaixo d'água." - Castelo Falkenstein
Avatar do usuário
Dragão de Bronze
Coordenador de Izzlin, o cenário de piratas da Spell
 
Mensagens: 3071
Registrado em: 19 Ago 2007, 20:15
Twitter: danielmpaula

AnteriorPróximo

Voltar para E-Zine da Spell

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

cron