Na verdade o problema é que historicamente a bastarda ou a de duas mãos não existiam (não lembro especificamente qual, sim, minha memória é péssima).
Existiam várias espadas de duas mãos, como a zweihander e a claymore.
Tenho impressão que era a bastarda. O que existia era a espada longa sendo usada com duas mãos, com algumas variações de tamanho.
Mas é exatamente isso. Ninguém falava em "espada bastarda" da mesma forma que ninguém falava em "espada longa". Era espada e pronto, com alguns termos regionalizados como spatha e por aí vai. Espada curta, espada longa e espada bastarda são termos usados no jogo pra distinguir entre as diversas variações de espada. Mas não significa que essas variações às quais elas se referem não existiram; só o nome não era usado.
Até a 2ª edição, a espada longa era de cabo curto, impedindo que fosse empunhada com duas mãos, e a bastarda era de cabo mais longo, permitindo esse uso, mas não sendo tão grande quanto a que se diz de duas mãos, que visava arrebentar cavalos ou cavaleiros enlatados.
A espada larga, a famosa espada de duas mãos sugiu bem depois, e tinha uma função mais limitada, que era destruir a ponta das lanças usada pela infantaria e assim abrir um caminho pro resto das tropas passarem. Depois disso ela perdia uma boa parte da funcionalidade.
Tem isso também. Se bem que eu não chamaria de espada larga, pra não confundir com a broadsword, que é de 1 mão e tinha aquelas proteções afrescalhadas pro punho.
Por falar nisso, a chamada "espada montante" era a bastarda ou a de duas mãos?