Atributos: quando rolar-los ?

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Mensagempor Corvo da Tempestade em 15 Jan 2009, 15:12

Retirado de: http://rpgbrasil.freeforums.org/

Qual o limite (pra vocês) da interpretação de um atributo? deixaria rolar inteligência pra resolução de um enigma? carisma para consequir informações? ou deixaria "na interpretação"? deixaria um personagem com inteligência baixa ter uma ideia (sem acento, eu realmente irei demorar a me acostumar... ) expetacular, ou proibiria ele de ter essa ideia, por causa de sua baixa inteligência?
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Twitter: http://twitter.com/macoaz

Mensagempor Madrüga em 15 Jan 2009, 15:26

Quando é uma idéia, algo súbito, não me incomoda. Mas quando começam as elocubrações, teorias e análises, aí é hora de falar para o jogador que ele passou um pouco da conta. Qualquer um pode ter uma idéia de repente, um flash, sabe?

Quando é enigma, fica chato ter de rolar Inteligência só porque a galera não entendeu.

No mais, acho que dá para aliar rolagens e interpretação, juntamente. Às vezes, dar um bônus ou penalidade POR CAUSA da interpretação pode incentivar uns jogadores mais "roladores" a levantar da cadeira e pelo menos fingir que está conversando ao invés de

Jogador: "eu falo com ele."
*rola d20*
Jogador: "tirei 13, isso dá 22. E aí?"
Cigano, a palavra é FLUFF. FLUFF. Repita comigo. FLUFF

Imagem
Madrüga
Coordenador do Sistema E8 e Cenário Terras Sagradas

Mensagempor Youkai X em 15 Jan 2009, 15:32

Droga, o Madruga falou tudo XD !
Youkai X

Mensagempor Corvo da Tempestade em 15 Jan 2009, 15:34

Quando é enigma, fica chato ter de rolar Inteligência só porque a galera não entendeu.

Eu acho que fica mais chato "travar" a aventura porque os players não sabem a resposta daquele enigma simples...

Às vezes, dar um bônus ou penalidade POR CAUSA da interpretação pode incentivar uns jogadores mais "roladores" a levantar da cadeira e pelo menos fingir que está conversando ao invés de

Ok, até está certo por esse lado...mas e aqueles jogadores tímidos? deveriam ser penalizados pela sua timidez? ou melhor será que um jogador " pouco carismático" não pode fazer um personagem carismático?
"Se a Liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer as outras pessoas o que elas não querem ouvir" - George Orwell
Corvo da Tempestade

Mensagempor Madrüga em 15 Jan 2009, 15:35

Esqueci de dizer: às vezes um enigma é bacana o suficiente para que você permita aos jogadores pesquisar na internet, por exemplo, SE os personagens tiverem esse acesso. Um jogo de Vampiro que narrei precisava que os caras traduzissem um bilhete em latim, que continha uma pista para a ativação de um artefato velho (eu sei, clichê), e eles estavam reunidos no covil do Nosferatu, usando a internet. Ao invés de rolar os dados, falei: "virem-se", e foi mais divertido, na verdade.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Corvo da Tempestade em 15 Jan 2009, 15:40

eles estavam reunidos no covil do Nosferatu, usando a internet. Ao invés de rolar os dados, falei: "virem-se", e foi mais divertido, na verdade.

Pode até ter sido mais divertido ( e só por isso digo que foi válido) , mas ai entra a mesma questão: quem "rolou" ineligencia+ computação? os personagens ou os jogadores? e se tivesse um pesoangem "hacker" e o jogador apenas um usuário normal de computador?
Corvo da Tempestade

Mensagempor kimble em 15 Jan 2009, 15:43

Eu costumo permitir rolagens em enigmas, mas para conseguir pistas. Mesma coisa quando percebo quando os jogadores travaram e não conseguem resolver algo.
Em interações sociais eu peço interpretação. A jogada de dado varia de acordo com a situação. Se for importante, eu peço também. Se não for, eu digo que o personagem consegue o que queria se não disser nada absurdo. Se eu não gostei do que ele disse, eu peço rolagem de dado de acordo com a dificuldade que eu acredito seria adequada para aquela situação.
Algumas vezes eu dispenso a rolagem quando percebo que o personagem está levando a sessão para algo que eu não tinha previsto e achei interessante.
Material que disponibilizei no 4shared (tudo criação minha e/ou gratuito) pros jogadores das minhas campanhas. Inclui house rules e erratas do Exalted:
[Link]http://www.4shared.com/dir/10183502/4d808442/sharing.html[/Link]
kimble

Mensagempor Madrüga em 15 Jan 2009, 15:54

Corvo da Tempestade escreveu:
eles estavam reunidos no covil do Nosferatu, usando a internet. Ao invés de rolar os dados, falei: "virem-se", e foi mais divertido, na verdade.

Pode até ter sido mais divertido ( e só por isso digo que foi válido) , mas ai entra a mesma questão: quem "rolou" ineligencia+ computação? os personagens ou os jogadores? e se tivesse um pesoangem "hacker" e o jogador apenas um usuário normal de computador?

Ser hacker (ou não) não te ajuda realmente a pesquisar latim na internet, ajuda?

Corvo escreveu:Ok, até está certo por esse lado...mas e aqueles jogadores tímidos? deveriam ser penalizados pela sua timidez? ou melhor será que um jogador " pouco carismático" não pode fazer um personagem carismático?

Ah, mas ficar jogando sentado olhando para o chão não dá. Se tem um clima legal, mesmo um jogador tímido se solta um pouco. Você está tomando tudo por um viés meio... pesado. Se o cara fala para dentro normalmente, eu é que não vou enfiar -2 de penalidade nele por causa disso. Narrador se adapta, só isso.

Imagem
Madrüga

Mensagempor Corvo da Tempestade em 15 Jan 2009, 15:59

Ser hacker (ou não) não te ajuda realmente a pesquisar latim na internet, ajuda?

Não, mas com certeza esse personagem tem computação acima de 3 (coisa que o jogador, provavelmente, não teria) e isso ajudaria no teste de "computação + inteligencia" :b

Você está tomando tudo por um viés meio... pesado. Se o cara fala para dentro normalmente, eu é que não vou enfiar -2 de penalidade nele por causa disso. Narrador se adapta, só isso.

Realmente só estou no campo teórico... :victory:
Corvo da Tempestade

Mensagempor Agnelo em 15 Jan 2009, 16:10

Seu_Madrüga escreveu:Ser hacker (ou não) não te ajuda realmente a pesquisar latim na internet, ajuda?

Tá Madruga, tu entendeu o ponto do cara, se ele fosse um linguísta por exemplo, não teria vantagem nenhuma?

Editado: A questão é fazer o cidadão se interessar pelo jogo, ser inteligente ou carismático não é pré-requisito pra jogar RPG.

Pensando bem ser inteligente e carismático aumentaria as chances de ele ter mais o que fazer num sábado de madrugada do que jogar RPG :b

Editado: Corvo, no título não deveria ser Rolá-los?
Eu amo você. Você é meu único filho e tenho orgulho de você. Você trouxe à sua mãe e a mim mais alegria do que eu achei que houvesse. Seja bom pra ela e cuide bem dela.

Seja um dos mocinhos. Você tem que ser como John Wayne: Não aguente merda de nenhum idiota e julgue as pessoas pelo que elas são, não pela aparência.

E faça a coisa certa. Você tem que ser um dos mocinhos: Porque já existem Bandidos demais.
Agnelo

Mensagempor Corvo da Tempestade em 15 Jan 2009, 17:42

creio eu que sim... :parede:
Corvo da Tempestade

Mensagempor Smaug em 03 Fev 2009, 19:07

Em situações sociais peço para o personagem descrever o que ele fala e como se comporta enquanto fala. E isso pode conceder um bônus (nunca uma penalidade) para o teste social. Eu costumava não pedir testes, mas isso terminou por prejudicar personagens que investiam no social em detrimento do fisico ou mental, pq os jogadores que investiam nesses dois ultimos soh precisavam interpretar legal e pouco importava se eles tinham 1 em carisma e ainda eram bons nas ações fisicas e mentais.

Nas ações mentais costumo jogar o enigma e esperar uma resposta dos jogadores, se tiverem dificuldade peço um teste. Tb aceito um jogador que investiu em mental e engimas (ou qualquer outra pericia que possa ajudar) role ao invés de responder.
I will create in my own image
If God can then why can't I?
No thought of the consequences
I've got to know the meaning of life

Visite Zhephinlin:http://2x6.wikidot.com
Imagem
Imagem
Imagem
Smaug

Voltar para Dicas & Ideias