Narração do RPG.

Essa é a seção para conversas gerais sobre RPG, que não são sobre um sistema específico ou envolvem a sociedade em discussão sobre aspectos culturais, religiosos, comportamentais e educacionais do RPG, a popularização do jogo e o combate ao preconceito.

Moderador: Moderadores

Narração do RPG.

Mensagempor Kear em 20 Fev 2009, 20:55

(Aos que nunca me viram começar uma discussão, ou seja, todos...Eu enrolo muito, tenham paciência x.x).

Depois de digitar um "dicas para mestrar RPG" ou qualquer coisa do tipo no google, ou mesmo vasculhas qualquer fórum, notei que a maioria das discussões são orientadas na parte dos plots, como gerar um plot bom, como juntar jogadores sem forçar a barra, como fazer eles odiarem seu vilão e como fazer ele ser um vilão de verdade sem ser imune a tudo que jogam nele...Um ponto que ficou meio de fora, é o como narrar, encontrei muito pouco sobre o assunto e gostaria de discutir a respeito.

Fiquei curioso sobre isso alguns dias atrás (ano passado, tanto faz), quando peguei um grupo diferenciado pra jogar RPG, nenhum deles tinha jogado RPG, mesmo que eletrônico, e nenhum deles sequer tinha algum conhecimento sobre o fantastico mundo da espada e da magia.

Eu comecei a mestrar e, digamos, tive mais sucesso do que esperava, eles gostaram do jogo, ainda que na fase inicial do "CHAAAARRRRGEEEE!", mas ja é um começo, o que me surpreendeu mesmo foi a falta de informação, eu era frequentemente interrompido com perguntas como "o que é um gnoll?", perdi o fio da meada várias vezes, e acabei notando que meu estilo de narração era "um pouco" ruim.

Fiquei pensando bastante no assunto e me deparei com o livro Desvendando Quadrinhos, de Scott McCloud, que tratava do mesmo assunto, só que sobre a "narração" dos quadrinhos. De fato, desenhar quadrinhos sempre foi um processo totalmente intuítivo, grande parte dos livros ensinam a desenhar uma figura corretamente, e nenhum havia dissecado academicamente a linguagem dos quadrinhos até Will Eisner lançar "Quadrinhos e Arte Sequencial".

Pensando nisso, estou tentando partir do ponto de que pouca gente tentou dissecar as técnicas de narração de um RPG (ou do ponto de que eu sou um cego idiota que não sabe procurar informações, tanto faz), minhas comparações serão feitas, no geral, com quadrinhos e literatura.

Tanto nos quadrinhos como na literatura, o sentido da visão é responsável por absorver toda a história, mesmo assim, palavras simulam falas e sons, um quadrinista experiente pode levar o cheiro da morte ao seu cérebro apenas com as imagens, e um bom escritor te fa sentir o gosto de uma fruta sem que haja a fruta. Partindo disso, será que o RPG é capaz de causar o mesmo efeito a partir da audição?

A audição é o principal sentido usado no RPG, mas, diferente dos quadrinhos ou dos livros, não é o único a ser usado, os jogadores também podem ver, sentir, cheirar, e algumas vezes esses sentidos podem trabalhar contra a narração, como fazer para que eles cooperem? Prender a visão dos jogadores aos dados na mesa? Ao mapa? Aos livros? Às imagens? Usar desenhos ou descrever os NPCs? Descrever subjetivamente ou detalhar ruga por ruga?
Kear

Narração do RPG.

Mensagempor Gun_Hazard em 20 Fev 2009, 21:14

Bom assunto este tópico.

Editado: Tá legal lá vou eu fazer propaganda gratuita de novo...

Mass fazer o quê a situação surgiu...

Eu escrevi um pequeno artigo com título:
Melhorando sua narração!
Parte1
Parte2
Parte3

Só que me foquei nos aspectos de clima da narração e ritmo da narração, bem como alguns elementos dentro da narração, mas nunca me atentei a NARRAÇÃO em sí (No sentido de 'como descrever algo').

Pois para mim isso é algo que eu tinha como automático e inerente ao mestre...

Vou pensar um pouco ao longo deste tópico para ver se tenho algo a acrescentar sobre "Narração em sí"...
Se não puder ajudar, Atrapalhe, O Importante é participar!Imagem

BLOG FALHA CRÍTICA

Masmorras & Dragões

SPOILER: EXIBIR
Imagem
Inverta Admin e o Mod que dá no mesmo...
Gun_Hazard

Narração do RPG.

Mensagempor Aluriel de Laurants em 22 Fev 2009, 14:12

Gun, artigos interessantes, parabéns.
SPOILER: EXIBIR
Imagem Bons tempos aqueles em que você podia por um satã travesti num desenho de criança.

twitter www.twitter.com/aluriel facebook http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100001002584902 , tumblr http://alurieldelusionland.tumblr.com

As vezes a maior sabedoria é parecer não saber nada.
Aluriel de Laurants

Voltar para Dicas & Ideias